Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

anjonegro

Corte Passa Baixa Sem Enrolar Fio.

Recommended Posts

Postado em

O gyrator é um circuito elétrico que inverte uma impedância. Em outras palavras, ele pode fazer com que um capacitor comporte-se como indutor, um filtro passa-faixa se comportar como um filtro rejeita-faixa, e assim por diante. O conceito foi inventado por volta de 1948 por Bernard D.H. Tellegen do Laboratório de Pesquisa Philips, em Eindhoven na Holanda

Bom dia galera ontem a noite dediquei algum tempo ao estudo do método de Gyrator para confexão de indutores sem uso de enrolamentos.

Gostaria de saber da galera se alguem aqui ja usou este método e se tem alguem aqui que ao menos conhece. Eu consegui assimilar um bom conteúdo sobre o assunto e consegui alguns esquemas de crossovers ativos e passivos passa faixa, passa alta e passa baixa que pretendo testar logo logo.

Acho que seria uma solução viavel e barata pra galera poder desenvolver seus proprios cross de forma facil e com o máximo de exatidão nos cortes, sem precisar fazer indutores de fio que ao meu ver são chatos e dificeis de fazer.

Postado em

Não conhecia !!!!

fiquei mto interessado tb !!!

vc tem como me mandar esse material (ou informar onde arrumo)

Obrigado !!

alguem tem ideia se é viável (qualidade sonora)?

:legal:

Postado em

e ai blz?sou novo aki no forum,nao sei se tem à ver.mas eu construi um filtro passa banda ativo usando apenas um ci,bem simples e que pra mim ficou bom.montei dentro de 2 pyramids para tocar drivers.

post-29-1184685405.gif

Postado em

Bem, os "giradores" só funcionam em circuitos de alta impedância. Em baixa impedância você vai mandar teu amplificador pro limbo em 2 tempos... Isto porquê o capacitor se comporta como uma bobina, apenas porquê ele desvia o sinal para o terra.

É o princípio de todo crossover ativo, e todo crossover passivo de linha de sinal (PLLXO).

Postado em
e ai blz?sou novo aki no forum,nao sei se tem à ver.mas eu construi um filtro passa banda ativo usando apenas um ci,bem simples e que pra mim ficou bom.montei dentro de 2 pyramids para tocar drivers.

Opa

É isso ai mesmo.

Da mais detalhes de como VC montou ai, especificação de componentes que usou e tal.

E VC colocou o circuito na saída do ampli?

Postado em
Opa

É isso ai mesmo.

Da mais detalhes de como VC montou ai, especificação de componentes que usou e tal.

nao,tive que mexer dentro dela mesmo, na pb 780,substitui o crossover original ajustavel pelo que montei ,calculei ele pra cortar em 900hz 24db 8°,fui seguindo por onde passava o sinal pra ligar a entrada e saida,o ci é o ba 4558,ele tem 2 operacionais internos,ja os resistores sao comuns e os capacitores usei de poliester.nao sei se deu pra entender mas foi isso que fiz.

Postado em
Opa

É isso ai mesmo.

nao,tive que mexer dentro dela mesmo, na pb 780,substitui o crossover original ajustavel pelo que montei ,calculei ele pra cortar em 900hz 24db 8°,fui seguindo por onde passava o sinal pra ligar a entrada e saida,o ci é o ba 4558,ele tem 2 operacionais internos,ja os resistores sao comuns e os capacitores usei de poliester.nao sei se deu pra entender mas foi isso que fiz.

Entendi sim.

Vc na verdade substituiu o cross do Ampli.

Eu to em busca de um esquema "simples" pra montagem de um cross 3 vias ativo, sem mt frescura mas com cortes fixos de 3ª ou 4ª ordem, e preferencialmente sem necessitar de indutores de fio :).

Postado em
Seria pedir mt pra Vc por o sistema completo como montou ai? Vc lembra ainda?

Pois talvez dele surja algumas ideia de como montar ele simplesmente para ser um cross ativo fora do ampli.

Fois este o CI que Vc utilizou né.

http://www.tranzistoare.ro/datasheets/70/233498_DS.pdf

Para calcular os Capacitores e Resistores eu pretendo usar o software "esp-lr13"

esqueci de falar,usei esse soft,eu montei dentro do modulo pq esse ci usa tensao de +15/-15v da fonte .agora para montar ele por fora do ampli axo que complica mais um pouco pq ai ja envolve casamento de impedancias e tal,sou novo na eletronica e falta muito o que aprender.fiz na piramid pq o circuito e semelhante so que ajustavel.vou procurar saber e postar as novidades.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...