Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

thiago_mansur

DefiniÇÃo : Cross Ativo X Passivo ?

Recommended Posts

Ai galera mais uma resposta da mtx ... mas mandei outra pergunta mais bem elaborada quando chegar a resposta posto aqui beleza !!!

De: MTX <mtx@mtx.com>

Enviado: quinta-feira, 5 de julho de 2007 10:58:40

Para: "'thiago mansur'" <thiago_mansur@hotmail.com>

Assunto: RE: MTX Technical/Product Questions

Hello, there would be no reason to use two crossovers. I recommend using one.

thanks

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ai galera ... mais uma resposta da mtx , agora com os parametros ts do mid do kit txc 6.1 ....

FS : 48 Hz

QMS : 1,92

VAS : 20,60 liters

CMS : 0,77

MMS : 14,22 g

RMS : 2,243 kg/s

Xmax : 0,197 in

Sd : 137,6 sq.cm

Vd : 0,00243 cu.ft

Qes : 0,67

Re : 3,07 ohms

Z : 3,684 ohms

BL : 4,433 Tm

Pe : 50 watts

Qts : 0,497

No : 0,328 %

1-w spl : 87,3 db

2.8-v spl : 91.46 db

Conto com vcs para um projetinho de litragem ideal para este mid , e tb para comentátrios sobre os parametros ??? :rolleyes:

Valeu ... :rever1:

Compartilhar este post

Link para o post

Qts é relativamente baixo. Provavelmente não precise de muito volume. Pra saber exatamente tem de usar o Vas tb... faz aí alguém que exato eu não sei! Mas deve ficar legal em pesinho.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Thiago,

Parabéns pelos parâmetros, final do ano passado tentei mas não obtive resposta, apenas q era recomedado pra porta mesmo ou uma bota de no maximo 9l pasmafaute .

Não sou expert em bassbox, mas joguei os parâmetros e pedi selada, ele recomendou o seguinte:

Selada de 6,785l, forrada de fonoabsorvente com f3 em 89,13hz.

Selada de 13,32l, sem fonoabsorvente com f3 em 76,71hz.

Alexandre.

Compartilhar este post

Link para o post
Fala Thiago,

Parabéns pelos parâmetros, final do ano passado tentei mas não obtive resposta, apenas q era recomedado pra porta mesmo ou uma bota de no maximo 9l pasmafaute .

Não sou expert em bassbox, mas joguei os parâmetros e pedi selada, ele recomendou o seguinte:

Alexandre.

Pow... Ai aleanz... e nos "fosforilando"... agora ja peguei o 6.1, mas não acho q se fosse o 5.1 seria uma litragem muito menor...

So dando meu apoio ao MTX (afinal ja comprei, né)...

Acho q o principal diferencial ( e isso ja testei na loja) é a correção de angulo (livre tradução) que ele faz...

Não creio que corrija 30 e 60 graus como diz, mas uns 15/30 talvez, e a diferença é perceptivel sim...

so cuidado ao instalar, coloque a entrada do fio do mid pra baixo...

Compartilhar este post

Link para o post
Fala Thiago,

Alexandre.

Ai Alexandre...

Tb não entendo quase nada, então essa simulação que vc fez de 6,785l oque seria esse fonoabsorvente ???

O f3 que vc citou é em -3db ???

Outra coisa cara se acha que vai ter problemas em eu tirar o cross e fazer ativo ... sei que ja te perguntei mas to meio preucupado com o tweeter ???

Se sabe onde consigo compra o kit ???

Valeu ... hand26

Compartilhar este post

Link para o post

Outra resposta da mtx ... se puderem vejam oque da para entender dessa resposta e postem por favor . :rever1:

Enviado: terça-feira, 10 de julho de 2007 11:30:02

Assunto: RE: FW: MTX Technical/Product Questions

| | | Caixa de Entrada

Hello we use an 18 Db/Oct roll off. I would go as large as you can for the mid, up to a half a cubic foot.

your welcome, take care

Aguardo ... valeu.

Compartilhar este post

Link para o post

Ai amigos técnicos do forum peguei todos os parametros do mid do kit txc 6.1 da mtx...

Se der pra me ajudarem pra fazer um doorpod ideal para este mid agradeço... simulando a litragem ideal ?!

Parametros:

FS : 48 Hz

QMS : 1,92

VAS : 20,60 liters

CMS : 0,77

MMS : 14,22 g

RMS : 2,243 kg/s

Xmax : 0,197 in

Sd : 137,6 sq.cm

Vd : 0,00243 cu.ft

Qes : 0,67

Re : 3,07 ohms

Z : 3,684 ohms

BL : 4,433 Tm

Pe : 50 watts

Qts : 0,497

No : 0,328 %

1-w spl : 87,3 db

2.8-v spl : 91.46 db

Se puderem me ajudar , agradeço antecipadamente... :rever1:

Compartilhar este post

Link para o post
Outra resposta da mtx ... se puderem vejam oque da para entender dessa resposta e postem por favor . :rever1:

Enviado: terça-feira, 10 de julho de 2007 11:30:02

Assunto: RE: FW: MTX Technical/Product Questions

| | | Caixa de Entrada

Hello we use an 18 Db/Oct roll off. I would go as large as you can for the mid, up to a half a cubic foot.

your welcome, take care

Aguardo ... valeu.

Fala Thiago... Aih vai:

===================================

Olah, nós usamos um corte de 18 dB/oitavaf. Eu iria com o maior tamanho que você pudesse para o mid, até meio pé cúbico [aproximadamente 14 Litros].

Nós que agradecemos, se cuide.

E eh isso aih... Vai dar uma bela bota! hehehe

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
Outra resposta da mtx ... se puderem vejam oque da para entender dessa resposta  e postem por favor . :rever1:

De:  MTX <mtx@mtx.com>

Enviado:  terça-feira, 10 de julho de 2007 11:30:02

Para:  "'thiago mansur'" <thiago_mansur@hotmail.com>

Assunto:  RE: FW: MTX Technical/Product Questions

|  |  | Caixa de Entrada

Hello  we use an 18 Db/Oct roll off.  I would go as large as you can for the mid, up to a half a cubic foot.

your welcome,  take care

Aguardo ... valeu.

Fala Thiago... Aih vai:

Olah, nós usamos um corte de 18 dB/oitavaf. Eu iria com o maior tamanho que você pudesse para o mid, até meio pé cúbico [aproximadamente 14 Litros].

Abraços!

TO FUDIDO ...... pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post
Outra resposta da mtx ... se puderem vejam oque da para entender dessa resposta  e postem por favor . :rever1:

|  |  | Caixa de Entrada

Hello  we use an 18 Db/Oct roll off.  I would go as large as you can for the mid, up to a half a cubic foot.

your welcome,  take care

Aguardo ... valeu.

Fala Thiago... Aih vai:

Abraços!

o-o-

E vc q pensava q era brincadeira minha quando eu disse q 4L era pouco, heim!

Mas calma... isso ñ é o fim. Kits assim são recomendados p/portas.

Como vc tá querendo montar um 3 vias, pode usá-los na porta e trabalhar c/peitinhos p/os midranges.

Compartilhar este post

Link para o post

|  |  | Caixa de Entrada

Hello   we use an 18 Db/Oct roll off.  I would go as large as you can for the mid, up to a half a cubic foot.

your welcome,   take care

Aguardo ... valeu.

Fala Thiago... Aih vai:

Abraços!

o-o-

E vc q pensava q era brincadeira minha quando eu disse q 4L era pouco, heim!

Mas calma... isso ñ é o fim. Kits assim são recomendados p/portas.

Como vc tá querendo montar um 3 vias, pode usá-los na porta e trabalhar c/peitinhos p/os midranges.

não penso em 3 vias não ...

e tb vo trabalha com este mid em doorpod e vou bi-amplifica o kit fazendo corte ativo no cd ... será que consigo ??? pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

e tb vo trabalha com este mid em doorpod e vou bi-amplifica o kit fazendo corte ativo no cd ... será que consigo ??? pasmafaute

ahh... pensei q vc ainda tava c/essa idéia.

Quanto ao door-pod, dá um trabalhinho, mas dá certo sim... sem problemas. Faz uma pesquisa no DIY ;)

Se seu cd fizer todos os cortes, então, blz! Bola p/frente q dá na boa.

Compartilhar este post

Link para o post

Man, já mostrei um cálculo pra vc no outro tópico...

varia de 6 a 13,32l, dependendo de vc usar ou não fonoabsorvente(pode ser aquela fibra de silicone) dentro da bota.

Vlw,

Alexandre.

Ps.: tenta concentrar dúvidas correlacionadas num mesmo tópico.

Compartilhar este post

Link para o post

varia de 6 a 13,32l, dependendo de vc usar ou não fonoabsorvente(pode ser aquela fibra de silicone) dentro da bota.

Vlw,

Alexandre.

sim ... sim ... cara oque é esse fonoabsorvente ... fibra de silicone ????

oque varia de acordo com a litragem de 6l para 13l ???

Desculpe se desfoquei o tópico, é que pensei que abrindo outro poderia ter maior ajuda ... :blink:

Aguardo , valeu . :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

e tb vo trabalha com este mid em doorpod e vou bi-amplifica o kit fazendo corte ativo no cd  ... será que consigo ??? pasmafaute

ahh... pensei q vc ainda tava c/essa idéia.

Quanto ao door-pod, dá um trabalhinho, mas dá certo sim... sem problemas. Faz uma pesquisa no DIY ;)

Se seu cd fizer todos os cortes, então, blz! Bola p/frente q dá na boa.

Então amigo to querendo fazer o doorpod com 7l e fono absorvente... será que fica bom o aleanz projeto e disse que fica legal com fono ???

Compartilhar este post

Link para o post

Deve ficar bom sim.. Lembrando que a reposta da MTX eh que as botinhas podem ter ateh 14 L, dando a entender que não deve passar disso.

Acredito que com uns 7ou 9L e bastante fono, jah fique bem legal...

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Segundo o WinISD, com os parametros dados acima, uma botona de 12L, selada te dará um F3 em 72 Hz! :) até que não é uma resposta ruim, mas a bota é bem grande :)

Imagino que com plumante dentro do pezinho, deva descer mais um pouco, poré deve haver alguma perda de spl, mas nada absurdo.

Compartilhar este post

Link para o post

Vlw,

Alexandre.

Desculpe se desfoquei o tópico, é que pensei que abrindo outro poderia ter maior ajuda ... :blink:

Ae pessoal... No final do ano estou indo para o paraguai e pretendo comprar esse kit da MTX... Ele eh bom??? Qualquer dica é válida.. Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Vlw,

Alexandre.

Fibra de silicone é um tipo de material fonoabsorvente, bem como a caixa de ovo...

De acordo com a litragem oq varia é a resposta do falante, falantes em caixas maiores tendem a descer mais.

Uso fibra de silicone na minha caixa do sub, que é selada e um tanto seca, embora com litragem muito acima do recomendado pelo fabricante, aí com a fibra os graves têm uma extensão melhor.

Vc encontra essa fibra em casas que vendam itens pra decoração, da fibra que sobrou da forração da minha caixa, a empregada fez umas almofadas roxxx... o-o-

Abraço,

Alexandre.

Compartilhar este post

Link para o post

Vlw,

Alexandre.

Fibra de silicone é um tipo de material fonoabsorvente, bem como a caixa de ovo...

De acordo com a litragem oq varia é a resposta do falante, falantes em caixas maiores tendem a descer mais.

Uso fibra de silicone na minha caixa do sub, que é selada e um tanto seca, embora com litragem muito acima do recomendado pelo fabricante, aí com a fibra os graves têm uma extensão melhor.

Vc encontra essa fibra em casas que vendam itens pra decoração, da fibra que sobrou da forração da minha caixa, a empregada fez umas almofadas roxxx... o-o-

Abraço,

Alexandre.

Essa fibra de silicone é a mesma coisa de lã de vidro ???

Que tipo de lojas de decoração que acho a fibra ???

Colocando esse enchimento não vou estar reduzindo a litragem interna da caixa ???

:huh:

Compartilhar este post

Link para o post
Segundo o WinISD, com os parametros dados acima, uma botona de 12L, selada te dará um F3 em 72 Hz! :) até que não é uma resposta ruim, mas a bota é bem grande :)

Imagino que com plumante dentro do pezinho, deva descer mais um pouco, poré deve haver alguma perda de spl, mas nada absurdo.

Então a questão é que irei trabalhar com o highpass para o mid em 80hz então é ideal que ele trabalhe dessa área pra cima não é ???

Esse fono que me intriga eu loto tudo dentro de fono ??? tipo lã de vidro e fibra de silicone (um ou outyro eu quiz dizer)?

Compartilhar este post

Link para o post

Acreito então que um pezinho em torno de 7L, como ja foi dito antes de mim, cheio, ia ser bom!

eu prefiro plumante! Desde que vi o kleber usando, aprovei também. A densidade não é muito grande, daí fica mais facil.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...