Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
AndreBSb

Posicionamento dos dutos (pra cima)

Recommended Posts

Gosatria de saber se no caso de tocar o som com o porta-malas aberto, se os dutos forem na parte supeior da caixa, se perde rendimento. Eu imagino que o som sai do sub e o que importa é ter os dutos, não importando pra onde o ar vai vazar. To certo ou to errado? Valeu.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Gosatria de saber se no caso de tocar o som com o porta-malas aberto, se os dutos forem na parte supeior da caixa, se perde rendimento. Eu imagino que o som sai do sub e o que importa é ter os dutos, não importando pra onde o ar vai vazar. To certo ou to errado? Valeu.

Oi André !!! os dutos podem ficar onde você quiser, menos obstruidos...

No painel dos falantes você tem um pentelhésimo de vantagem...

O melhor e que eles fiquem acima da linha do conjunto magnético do falante para melhorar a sdissipação de calor dos mesmos. isso faz com que o sub demore mais para começar a perder rendimento por compressão de potência.

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

O melhor e que eles fiquem acima da linha do conjunto magnético do falante para melhorar a sdissipação de calor dos mesmos. isso faz com que o sub demore mais para começar a perder rendimento por compressão de potência.

[]

Sandro

e em termos de rendimento sonoro, posso vim a ganhar dBs ou uma resposta melhor so pelo fato de posicionar melhor o duto??

Compartilhar este post

Link para o post

[]

Sandro

e em termos de rendimento sonoro, posso vim a ganhar dBs ou uma resposta melhor so pelo fato de posicionar melhor o duto??

Pode sim, mas nada muito perceptivel... A questão do duto acima do conjunto magnético ou na parte de cima da caixa, é válida sim. Como sabemos o ar quente sobe, logo ele sairá pelo duto mantendo a caixa mais "fria"...

Abraços, Vitor Abreu.

Compartilhar este post

Link para o post

estou montando um caixa de 112 litros para 2 subs de "12 pionner

estou colocando os 2 dutos entre os subs, no centro da caixa, um em cima do outro

algo de errado nisso?

Compartilhar este post

Link para o post

[]

Sandro

Pode sim, mas nada muito perceptivel... A questão do duto acima do conjunto magnético ou na parte de cima da caixa, é válida sim. Como sabemos o ar quente sobe, logo ele sairá pelo duto mantendo a caixa mais "fria"...

Abraços, Vitor Abreu.

E porque sera que a maioria coloca o duto no painel (onde fica o sub) mas na parte inferior?? questão de estética??

Compartilhar este post

Link para o post

salve galerinha do som... eu tava na praia desde dezembro e cheguei sabado..

bem na minha caixa os 4 dutos foram posicionados pra cima... foi a maneira que encontrei de não os obstruir pois a caixa é pra 2 subs (extremes) de 15" e tem 180 litros e o carro é um palio.

Por dentro coloquei um cotovelo em cada duto que aponta diretamente pra bobina de cada sub, dessa forma fica sempre refrigerado, e realmente, ja dei muito pau e nunca vi esquentar nada.

Editado por Vector

Compartilhar este post

Link para o post

Se não me falha a memoria, eu lú uma materia na Som e Carro que o cara da Tein Tein alinhava os dutos com as bobinas do sub e ganhava rendimento com isso...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu to pensando seriamente em fazer uma caixa com o duto na parte traseira, virado pro assoalho do porta-malas...

pq? ainda nao sei se a minha teoria tem embasamento teorico, mas o q tenho reparado é q os graves se propagam melhor atraves d vibraçao d supercifies do q por simples compressao direta do ar q vai pro ouvido das pessoas...

existem diversos modelos d caixas profissionais para baixo q usa essa tecnica, e o rendimento é aparentemente superior

e tb sei la, mas acho q talvez vc tenha alguma perda d rendimento com o duto proximo ao falante, pq enqto um esta criando pressao positiva, o outro esta criando pressao negativa, e vice-versa....

ainda to tentando achar um embasamento tecnico pra minha teoria... favor postem comentarios se concorda ou discorda dela... :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu concordo com o GGG. Mas, e se o duto for posicionado alinhado com a parte de traz da bobina? Sei la o ar "fluiria" mais facil... essa minha ideia eh valida?

Compartilhar este post

Link para o post

imagina uma caixa trapezoidal...

ela tem um bico na base, na parte traseira, certo?

agora imagina q vc corte esse bico e transforme el numa parede, deixando a caixa com 7 faces...

eu quero colocar um duto nessa face extra!! ela é virada pro assoalho do carro, mas nao é obstruida...

Compartilhar este post

Link para o post
Eu to pensando seriamente em fazer uma caixa com o duto na parte traseira, virado pro assoalho do porta-malas...

pq? ainda nao sei se a minha teoria tem embasamento teorico, mas o q tenho reparado é q os graves se propagam melhor atraves d vibraçao d supercifies do q por simples compressao direta do ar q vai pro ouvido das pessoas...

existem diversos modelos d caixas profissionais para baixo q usa essa tecnica, e o rendimento é aparentemente superior

e tb sei la, mas acho q talvez vc tenha alguma perda d rendimento com o duto proximo ao falante, pq enqto um esta criando pressao positiva, o outro esta criando pressao negativa, e vice-versa....

ainda to tentando achar um embasamento tecnico pra minha teoria... favor postem comentarios se concorda ou discorda dela... :legal:

Sorry, mas sua teoria está furada :-(

Se você fizer o banco vibrar, boa parte da "energia acústica" será perdida em forma de "energia mecância", dessa forma você obterá menos pressão sonora.

Em relação ao duto, você pode colocar ele em qualquer posição, desde que deixe uns 10cm livre nos extremos para não dificultar o deslocamento de ar, pois os coprimentos de onda envolvidos são muito maiores que a maior aresta da caixa.

Um abraço,

Renato

Compartilhar este post

Link para o post

Então yamane, quer dizer q se eu tenho uma caixa que ocupa o porta malas todo e encosta no banco traseiro eu vou ganhar desempenho se colocar algo entre a caixa e o banco, tipo uma espuma ortofônica? Porque a caixa encostando no banco o faz vibrar sim, e muito.

Compartilhar este post

Link para o post

numa dutada, o duto serve só para sintonizar ou também sai som nele, na minha caixa que tô construindo tô pensando por o duto posicionado para dentro do carro, vou usar uma dutada com 2 dutos, vou ganhar alguma coisa com isso?

Compartilhar este post

Link para o post
Então yamane, quer dizer q se eu tenho uma caixa que ocupa o porta malas todo e encosta no banco traseiro eu vou ganhar desempenho se colocar algo entre a caixa e o banco, tipo uma espuma ortofônica? Porque a caixa encostando no banco o faz vibrar sim, e muito.

Essa espuma (que imita o Sonex) serve para tratamento acústico (ou bagunçar a acústica do ambiente, quando utilizada indevidamente). O que eu quiz dizer foi que tudo deve ser extremamente rígido, nada deve vibrar (o que é impossível em um carro "normal" do dia-a-dia).

Um abraço,

Renato

Compartilhar este post

Link para o post
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...