Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Fabio Arisa

Para Ajudar O Fórum (off Topic)

Recommended Posts

Caso os moderadores queiram remover para o coffee.... []-[]

MUDANÇAS NA ORTOGRAFIA DA LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DE JANEIRO 2008

A partir de janeiro de 2008, Brasil, Portugal e os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa — Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste — terão a ortografia unificada.

O português é a terceira língua ocidental mais falada, após o inglês e o espanhol. A ocorrência de ter duas ortografias atrapalha a divulgação do idioma e a sua prática em eventos internacionais. Sua unificação, no entanto, facilitará a definição de critérios para exames e certificados para estrangeiros. Com as modificações propostas no acordo, calcula-se que 1,6% do vocabulário de Portugal seja modificado. No Brasil, a mudança será bem menor: 0,45% das palavras terão a escrita alterada. Mas apesar das mudanças ortográficas, serão conservadas as pronúncias típicas de cada país.

Resumo da ópera - o que muda na ortografia em 2008:

- As paroxítonas terminadas em "o" duplo, por exemplo, não terão mais acento circunflexo. Ao invés de "abençôo", "enjôo" ou "vôo", os brasileiros terão que escrever "abençoo", "enjoo" e "voo".

- mudam-se as normas para o uso do hífen

- Não se usará mais o acento circunflexo nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos "crer", "dar", "ler", "ver" e seus decorrentes, ficando correta a grafia "creem", "deem", "leem" e "veem".

- Criação de alguns casos de dupla grafia para fazer diferenciação, como o uso do acento agudo na primeira pessoa do plural do pretérito perfeito dos verbos da primeira conjugação, tais como "louvámos" em oposição a "louvamos" e "amámos" em oposição a "amamos".

- O trema desaparece completamente. Estará correto escrever "linguiça", "sequência", "frequência" e "quinquênio" ao invés de lingüiça, seqüência, freqüência e qüinqüênio.

- O alfabeto deixa de ter 23 letras para ter 26, com a incorporação de "k", "w" e "y".

- O acento deixará de ser usado para diferenciar "pára" (verbo) de "para" (preposição).

- Haverá eliminação do acento agudo nos ditongos abertos "ei" e "oi" de palavras paroxítonas, como "assembléia", "idéia", "heróica" e "jibóia". O certo será assembleia, ideia, heroica e jiboia.

- Em Portugal, desaparecem da língua escrita o "c" e o "p" nas palavras onde ele não é pronunciado, como em "acção", "acto", "adopção" e "baptismo". O certo será ação, ato, adoção e batismo.

- Também em Portugal elimina-se o "h" inicial de algumas palavras, como em "húmido", que passará a ser grafado como no Brasil: "úmido".

- Portugal mantém o acento agudo no e e no o tônicos que antecedem m ou n, enquanto o Brasil continua a usar circunflexo nessas palavras: académico/acadêmico, génio/gênio, fenómeno/fenômeno, bónus/bônus.

Fontes: Revista Isto É, Folha de São Paulo e Agência Lusa

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa a idéia.

Mas se já escreviam errado, sem as mudanças, será que com elas não irá piorar?

É bom deixar este tópico em alguns sub-fóruns em evidência,pois os erros de caligrafia e de gramática estão de doer.

Compartilhar este post

Link para o post

É fo** pra quem ta na escola inda

aprender tudo de novo ano que vem :angry:

Compartilhar este post

Link para o post

Boa iniciativa Fabio,

Não bastasse a caligrafia por essas bandas do fórum, a concordância tb é algo raro muitas vezes, é preciso fazer uma verdadeira ginástica mental pra entender oq alguns querem dizer. Considerando que muitos não sabem exatamente oq querem do som e ainda escrevem totalmente errado, ajudar fica complicado.

Abraço,

Alexandre.

Compartilhar este post

Link para o post
É fo** pra quem ta na escola inda

aprender tudo de novo ano que vem :angry:

E quem não estuda na escola mais, vai aprender aonde? Errando? Antes poder errar em um lugar que aceita isso do que redigir uma monografia para a faculdade ou um relatório para o chefe com erros de acentuação.

Compartilhar este post

Link para o post

na teoria eh lindo...

na pratica... poxa.. nosso pais eh governado pelo LULA... não tem nem ateh a 4º serie (eh comprado ateh a quarta pq ele fez tipo um EJA)... minha irmazinha jah leu mais que ele, não duvido disso!!

Compartilhar este post

Link para o post

Não tem nada que colocar o Lula no meio!

Não aprendem a escrever e falar direito OU por não ter oportunidade (não poder estudar) OU porque é vadio e relaxado mesmo. A maioria é um bando de preguiçosos que não escreve uma linha à mão faz anos e prefere ver TV a ler um livro.

Compartilhar este post

Link para o post

Pra escrever não tem problema, o problema será quando nós, mais velhos - acima de 14 anos - começar a ler textos desta escrita, pois vai ser muito estranho.

Mas no mais, não tem problemas, acho que escrevo melhor em inglês do que em português haauiahauaihaaui.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Pra escrever não tem problema, o problema será quando nós, mais velhos - acima de 14 anos - começar a ler textos desta escrita, pois vai ser muito estranho.

Mas no mais, não tem problemas, acho que escrevo melhor em inglês do que em português haauiahauaihaaui.

Pelo que percebi pelo texto, quem já tem boa escrita e fluência na língua portuguesa (PT-BR), não vai apanhar nada pra se adaptar. Já quem não sabe nada hoje em dia ... fica na mesma ou tenta estudar um pouco pra variar.

Compartilhar este post

Link para o post

Taqueopariu... pra quem escreve profissionalmente (sou redator publicitário) vai ser fo** acostumar a escrever nessas regras... já é chato ter 4 tipos de porquês diferenmtes (por que, por quê, porque e porquê), imagina mudar os acentos conforme a conjugação?

Só não digo que não vai pgar, pq já teve reforma ortográfica e funcionou... :vts

Sinto que os revisores vão achar muito mais erros... o-o-

Compartilhar este post

Link para o post

kraio.. eh mais dificil de intende do q essas pira de som e talz... :pirou:

pra q muda isso.. ja eh uma das linguas mais inuteis q existe.. ainda vao kere muda.. kkkkkkkk

pácábá memo! :vts

Compartilhar este post

Link para o post
kraio.. eh mais dificil de intende do q essas pira de som e talz... :pirou:

pra q muda isso.. ja eh uma das linguas mais inuteis q existe.. ainda vao kere muda.. kkkkkkkk

pácábá memo! :vts

Viram o que eu disse ... KO!

Compartilhar este post

Link para o post
kraio.. eh mais dificil de intende do q essas pira de som e talz...  :pirou:

pácábá memo!  :vts

o-o-o-o-o-o-

Compartilhar este post

Link para o post
Boa iniciativa Fabio,

Não bastasse a caligrafia por essas bandas do fórum, a concordância tb é algo raro muitas vezes, é preciso fazer uma verdadeira ginástica mental pra entender oq alguns querem dizer. Considerando que muitos não sabem exatamente oq querem do som e ainda escrevem totalmente errado, ajudar fica complicado.

Abraço,

Alexandre.

Realmente essa linguagem de internet cansa viu !

Compartilhar este post

Link para o post
kraio.. eh mais dificil de intende do q essas pira de som e talz... 

pácábá memo! 

antes ler um texto com a nova grafia do que ter que ler um post deste tipo. o-o-

não saber escrever é uma coisa... mas escrever errado porque quer... afff. :banghead

para se acostumar a novas regras creio que não seja dificil não, alias, tem coisas ai que normalmente ( digo, se não é o word para avisar que está errado) passa desapercebido mesmo

Compartilhar este post

Link para o post

Simplesmente nojento...

" nauum d preuir, to mi axanduuu ".

[o_]

Excelente Fabio Arisa !!

Para quem irá prestar concurso público, tem que ficar bem atento.....

Compartilhar este post

Link para o post

Não é tanto a linguagem de internet.

Mas a ignorância.

Vai ter que ser colocado um corretor aqui.

Compartilhar este post

Link para o post
Não tem nada que colocar o Lula no meio!

Não aprendem a escrever e falar direito OU por não ter oportunidade (não poder estudar) OU porque é vadio e relaxado mesmo. A maioria é um bando de preguiçosos que não escreve uma linha à mão faz anos e prefere ver TV a ler um livro.

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

Boa iniciativa [-]

Como já foi falado, às vezes é muito complicado de entender o que o pessoal escreve, alguns não conseguem formular um raciocínio com começo, meio e fim!!!

Se o pessoal prestar mais atenção no que escreve, acredito que o nível do Fórum vai melhorar ainda mais, afinal aqui é uma grande fonte de informação GRATUITA.

Penso que tentar escrever de forma correta em qualquer situação é um ótimo exercício.

Afinal a prática leva a perfeição...rs

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Qualquer semelhança com o usualmente visto em fóruns, chat, escolas, e demais lugares, não é mera coincidência.

ep3rl9.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

pácábá memo! 

Escrever errado forçadamente, além de ser triste, dificulta o entendimento do texto digitado. <_<

Já presenciei tópicos onde a pessoa não conseguia explicar o que desejava, simplesmente por não escrever corretamente. Nem mesmo colocava pontuação adequada. :blink:

Fábio Arisa, Valeu pela informação. Abraço! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

pácábá memo! 

Escrever errado forçadamente, além de ser triste, dificulta o entendimento do texto digitado.

Já presenciei tópicos onde a pessoa não conseguia explicar o que desejava, simplesmente por não escrever corretamente. Nem mesmo colocava pontuação adequada.

Fábio Arisa, Valeu pela informação. Abraço! :legal:

Concordo ! Não sou de postar muito no forum , mas sempre leio varios tópicos , e em muitos eu não consigo entender o que a pessoa esta querendo dizer !

Realmente acho que isso é mais uma questão de cultura , o povo não tá nem ai pra esse tipo de coisa !

Fugindo um pouco do topico , alguem já viu o comercial da Ford , onde uma senhora faz o papel de " Lady Murfy " ?

Eu achei um comercial muito bem elaborado e inteligente , mas com muita gente que eu conversei que tambem viram o comercial , dizem não ter entendido patavinas ! E quando expliquei que era uma alusão sobre a Lei de Murfy , ainda me perguntaram qual era a referida lei !!!! Agora pergunta para qualquer um deles qual é a capa da Contigo! da semana.

Muita gente não tem nem vontade de aprender !

Fazer o que né !

Abraços a todos ! :legal:

Ps: Link para o comercial para quem não viu ainda :

http://www.ladymurfy.com.br/kpff_lady.asp

Clique em " Lady Murfy na tv e no radio "

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, se acaso vocês acharem melhor podemos agora então começar a avaliar cada palavra que um usuário venha a digitar.

Não acho importante muito menos conveniente, entendendo pra mim é o bastante, mais já que vocês acham a lingua portuguesa tão bela e tão útil, discutam a vontade.

Só odeio a lingua, acho totalmente inútil (onde mais se fala português? Alguém quer aprender?? pra que finalidade???)

"e eh, realmente linguagem de net eh fodah, ma faze o q."

[¨]:vts:vts

Compartilhar este post

Link para o post
...

Só odeio a lingua, acho totalmente inútil (onde mais se fala português? Alguém quer aprender?? pra que finalidade???)

...

Só odeio a lingua,

[/b]Me ofende enquanto brasileiro, mas tudo bem...cada um com seu cada um...

acho totalmente inútil (onde mais se fala português?

...Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste...

Alguém quer aprender??

Eu.

pra que finalidade???

Conseguir ler e enteder coisas como isso: "e eh, realmente linguagem de net eh fodah, ma faze o q." e aprender a me expressar melhor pra cada vez falar mais com menos palavras.

Finalidade boa não?

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...