Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

LeoEng

Blaupunkt Gta 480 X N.a.r 10"

Recommended Posts

Depois de pesquisar muito aqui no forum, tirei minhas conclusões e montei meu sonzinho basico,apenas para o dia-a-dia mesmo...

Gostei muito do meu sistema, que é composto de:

1)Par de coaxial N.A.R 6"

2)Par de triaxial Bravox 5"

3)Subwoofer N.A.R 10" (180rms) (4ohms)

5)Modulo Blaupunkt GTA 480

6)Par de cabo RCA UNIQ TOP

7)Cd player Sony (nao vale nada, acho que é por ser muito velho...)

8)Cabo de força de 6 mm² (porém sao 3 cabos juntos, resultando em 18 mm²)

O som é limpo, o grave nao embola de jeito nenhum, o volume vai até o 23 sem problema, numa escala de 32 (nao da pra desmontar o carro, lógico, mas que faz o nariz coçar um pouco faz).Resumindo pelo valor investito acho que foi a melhor escolha.

Porém to com um problema sério, o meu modulo esta esquentando muito!! em 20 minutos (mas com o som no talo) se colocar a mão ele ta quase "fervendo", mas até que minha antiga Pyramid 800W Gold Series!!

É assim mesmo? O que pode ser? O que fazer?

Conto com vocês

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

nao sei se o blau esquenta assim mas se nao for normal dele pode ser a alimentacao (tbm nao sei te dizer se 3 fios de 6mm é = a um de 18mm) e olharia as ligacoes no amp pra ver se nao tem nada em impedancia errada.... essas coisas todas

Compartilhar este post

Link para o post
5)Modulo Blaupunkt GTA 480

Onde comprou ??

Compartilhar este post

Link para o post
1)Par de coaxial N.A.R 6"

2)Par de triaxial Bravox 5"

3)Subwoofer N.A.R 10" (180rms) (4ohms)

Se ligou isso tudo no mesmo módulo ele vai esquentar mesmo, reveja toda a instalação.

Compartilhar este post

Link para o post

3 cabos de 6mm2, naum eh dificil que isso de azia... nas junções vc pode estar com contatos mal feitos... isso arrebenta a alimentação!! pode usar sim 3 cabos de 6mm2 (claro que naum eh igual a um 18mm2, tem outros fatores como indutancia, que são bastante alterados nessa zona)... mas vai ter que tomar todos os cuidados com junções e conecões, e o terra terá que ser feito da mesma forma, tanto na saida do modulo p/ chassis como na bateria p/ chassis...

vc tb tem que prestar atenção no modo como está trabalhando o modulo... está usando o modulo ao maximo ligando esses dois kits em paralelo... use somente o dianteiro no modulo (creio que deva ser o NAR de 6") e deixa os triaxiais bravox ligados direto no aparelho... vc vai ganhar mtuuuuu mais!!

por ser mosfet o modulo vai esquentar um pouquinho sim... mas nada que de pra fritar um ovo em cima... cheque no manual para ver se ele tem proteção contra super aquecimento... se essa proteção acionar algum dia, eh pq tem coisa errada!!

Compartilhar este post

Link para o post

eu usava fio de potencias ( akeles blindados , 6x 2,5) e funcionava de boa...

eh meio fo** passar ele pelo carro... mais como eu nao tinha mta grana pra gasta... usava eles... pq tenho uns 100mts desse fio... jogado em casa =]

claro q um desses eu nao vo ligar um taramps de 6.2kw neh mais uns 500rms da pra toca bem susse

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu pelas dicas....

Comprei tudo do Capone_Rasta, o cara foi gente fina entregou tudo certo e ate mais rapido do que pensava alem de ter esclarecido milhares de duvidas...

Essa ideia de por 3 fios de 6mm² foi do "mestre" estalador, é o mesmo pro fio terra que ta conectado no cinto traseiro...

Minha istalação esta assim:

1 bateria de 47Ah (original do Gol IV, vou ver se troco logo)

Canal 3 e 4 em bridge pro sub (que é de 4Ohms)

Canal 1 pro par de coaxial nas portas dianteiras

Canal 2 pro par de triaxial 5" (no espaço original traseiro)

Fusivel é de 48 ah

Hoje prestei mais atenção na temperatura, e vi que tem algo errado mesmo, porque ta esquentando absurdo, queima a mao se brincar...

Compartilhar este post

Link para o post

Testa com um cabo (força/terra) de 18mm.

pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post
Testa com um cabo (força/terra) de 18mm.

pasmafaute

3 cabos de 6 mm² é a mesma coisa que um unico de 18 mm².As areas das bitolas se somam.USar os 3 cabos pdoe ser vantojoso, pois podermos ter ao final uma menor resistencia no dio, por conta de mais fios menores(lembrando que um cabo é um conjunto de fios).Mas acho dificil o problema estar no cabeamento.

Ahh e quanto essa ligação dos coaixais.Está errada.Assim você perde a esterofonia.Precisa colocar 1 coaxial traseiro e um dianteiro do mesmo lado em cada canal restante a bridge, mantendo asism esterofonia.

Compartilhar este post

Link para o post

Carlos Kbsom,nao entendi o que quiz dizer... Poder ser mais claro?entendo muito pouco de ligação em modulo... Mas acho que vou fazer o seguinte, canal 1 e 2 so pro par de coaxial mesmo e o traseiro ligo na saida do cd player

Pra falar a verdade, nao acho que apenas isso resolva o problema da temperatura

to meio encucado com esse negocio de 3 fios juntos...

quando instalei primeiramente so liguei o stereo (porque a caixa nao tava pronta) e liguei no talo tambem, mas nao esquentou tanto, so foi ligar o sub que o modulo ferve...

Alguem pode me ajudar a fazer os cortes de frequencia no modulo? Tipo: Level, bass e faixa de frequencia?

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Tava vendo a instalação e percebi que na bateria nao tem fio terra, tipo o mesmo que sai do modulo e vai pro cinto de segurança...

Outra coisa, comprei o par de cabo RCA, porem so to usando 1 cabo, porque meu cd player so aceita essa ligação (e nao o par) entao to usando 2 cabos Y, pode ser isso?

Pode ser a bateria e porta fusivel de 48 Ah?

To bastante satisfeito com o som, nao tem chiadeira, o grave ta rapido (pode por musica com 3 batidas diferentes que nao embola) unica coisa que ta pegando essa elevada temperatura, nao acho normal ser maior do que a Pyramid 800W...

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post
Canal 1 pro par de coaxial nas portas dianteiras

Canal 2 pro par de triaxial 5" (no espaço original traseiro)

Na minha opinião o motivo de esquentar está aqui.

Deixa só um par ligado, uma unidade por canal, ligue os coaxiais de preferência e os triaxiais ligue direto no Cd player, aí você observa se ainda esquenta muito.

Compartilhar este post

Link para o post
Tava vendo a instalação e percebi que na bateria nao tem fio terra, tipo o mesmo que sai do modulo e vai pro cinto de segurança...

Então, se vc quis dizer que o força (+) vem do cofre (bat. do carro) até o modulo. E outro cabo (terra) sai do modulo até o parafuso do cinto de segurança.... está correto se for de mesma bitola os cabos.

Não posso criticar porque desconheço o assunto mas, já procurei sobre " 3 x 6mm ser igual/melhor 1 x 18mm" (para força) e não encontrei nda sobre o assunto ....

Siga o Maviael.... tente com apenas o par + sub para ver se isso melhora. Se não mudar, daí passe um cabo 18mm por fora mesmo só para testar....

pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é Beraldo, a ligação ta certa, a mesma bitola que sai da bateria e vai para o modulo é a mesma que sai do modulo e vai para o cinto, tudo 3 fios de 6mm²..

Uma pergunta:

Quero passar o coaxial da frente (ligado no canal 1) pra fazer ligação em bridge, basta eu pegar o fio negativo da coaxial que esta nesse respectivo canal, tirar e ligar no negativo do canal 2? So isso?

Como ligar o triaxial traseiro direto no player?

Caso continue esquentando muito, vou trocar o cabo de força pra 18 mm²

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Ligar na bridge logo? Será que os coaxiais aguentam? Tenta logo ligar o par nos canais 1 e 2 e o sub na bridge, depois vc testa em bridge.

Compartilhar este post

Link para o post
Ligar na bridge logo? Será que os coaxiais aguentam? Tenta logo ligar o par nos canais 1 e 2 e o sub na bridge, depois vc testa em bridge.

:+1

Quero passar o coaxial da frente (ligado no canal 1) pra fazer ligação em bridge, basta eu pegar o fio negativo da coaxial que esta nesse respectivo canal, tirar e ligar no negativo do canal 2? So isso?

Ligação bridge

Deve ter como proceder no manual do seu modulo....

Como ligar o triaxial traseiro direto no player?

No manual do seu player ensina como fazer esta ligação...

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Maviael, mas fazer isso que voce esta falando ja nao é ligação em bridge?

"Tenta logo ligar o par nos canais 1 e 2 e o sub na bridge, depois vc testa em bridge"

Tipo, passei o fio negativo que tava no canal 1 para o canal 2 e o possitivo deixei no canal 1, igual o instalador fez com o sub. Sera que força muito? No modulo deixei no HP (para o stereo) sem nada de Bass Boost...

Resumindo, antes o som estava como mostra o esquema que o Beraldo passou. Agora tirei o par de triaxial e liguei o coaxial igual o sub

Vixi... Sera que fiz confusao?

Compartilhar este post

Link para o post

"Tenta logo ligar o par nos canais 1 e 2 e o sub na bridge, depois vc testa em bridge"

Tipo, passei o fio negativo que tava no canal 1 para o canal 2 e o possitivo deixei no canal 1, igual o instalador fez com o sub. Sera que força muito? No modulo deixei no HP (para o stereo) sem nada de Bass Boost...

Resumindo, antes o som estava como mostra o esquema que o Beraldo passou. Agora tirei o par de triaxial e liguei o coaxial igual o sub

pelo que entendi você pegou o par de coaxiais e ligou eles, provavelmente em paralelo e ligou em bridge, se for isso você baixa a impedância para 2 ohms e força seu amplificador.

Faça a ligação conforme a figura abaixo, retirado do link que o beraldo colocou.

post-29-1183073629.gif

Compartilhar este post

Link para o post

pelo que entendi você pegou o par de coaxiais e ligou eles, provavelmente em paralelo e ligou em bridge, se for isso você baixa a impedância para 2 ohms e força seu amplificador.

Faça a ligação conforme a figura abaixo, retirado do link que o beraldo colocou.

cara... de repente vc faz td isso q falaram aí e não resolve, pq o problema pode ser o módulo mesmo.... tinha q ver com quem tem esse mesmo módulo e verificar se tem esse problema de esquentar mto rapido e acionar a proteção... já tive um soundstream antigo e era mto bom, porém, tinha este defeito quando forçava ele com subwoofer.... ja vi kennwood antigo fazer a mesma coisa... era problema do próprio módulo.... de repente pode ser o seu caso.... eu não conheço esse módulo..

Compartilhar este post

Link para o post

Ja conversei com quem tem esse modulo, falaram que é normal esquentar, mesmo porque é um AB. Porem o meu esta esquentando alem do normal, estou tendo quase certeza que é ligação do stereo... (seria impossivel a N.A.R ia me mandar um sub com especificação 4 ohms, mas que na verdade seja 2ohms)

Entao, so pra reforçar a ideia deixa ver se entendi. Vou pegar por exemplo o coaxial esquerdo e ligar no canal 1 e o coaxial direito no canal 2, é isso mesmo?

Se nao me engano cada falante tem a impedancia de 4 omhs, ne? (nao sei talvez seja 2omhs), ligando em apenas um canal, este fornecer 2omhs, sendo assim ainda vou ter problema em casar a impedancia..

É assim, mesmo ou so falei besteira?

Vou ver se nesse fim de semana vou no estalador...

Compartilhar este post

Link para o post

Vc já entrou em contato com o Capone e perguntou se é normal isso ??

Esquentar é uma coisa.... fritar um ovo é problema...

Exatamente como o Maviael citou....

1: coaxial

2: coaxial

3:4 sub

Se não me engano este modulo é parecido com o 475, ele rola 2 ou 4 Ohms por canal e somente 4 Ohms no bridge. Acho difícil mas mesmo que seu coaxial fosse 2 Ohms, não tem problema algum.

GTA 475:

Potência RMS a 4 Ohm 4x75 /2x210 Watt

Potência RMS a 2 Ohm 4x105 Watt

:legal:

P.S. Mesmo que eu não saiba o por que se sim ou não, eu ainda colocaria apenas 1 cabo força de 18mm.... e não 3 x 6mm.

Cabos falantes, é outra história.

Compartilhar este post

Link para o post

É idêntico ao 475, muda só a carcaça, acho difícil ser o módulo, o meu esquenta um pouco, mas coisa normal, o bom é desmontar e montar tudo de novo.

Compartilhar este post

Link para o post
É idêntico ao 475, muda só a carcaça, acho difícil ser o módulo, o meu esquenta um pouco, mas coisa normal, o bom é desmontar e montar tudo de novo.

Maviael, mal lhe pergunte, o seu módulo está alimentando qual som?

Comprei um desse Blau 480, estou só aguardando chegar.

Estou na tremenda dúvida

Penso em ligar no sub de 180 da NAR, no kit da bravox e fico na dúvida se ligo os coaxiais que tenho na porta de trás ou se deixo os coaxiais ligados somente na amplificação do player.

Esse módulo é bom mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post

Agora to decidido, esse fim de semana vou mexer nessa instalaçao toda. Depois posto o resultado pra voces, nao acho que seja problema no modulo...

Racarmo, como voce viu (digo leu) tenho praticamente essa configuração, so nao tenho o kit 2 vias porque o meu carro nao tem lugar pro tweeter, entao pus um par de coaxial mesmo.

Se fosse voce, deixaria os coaxiais da porta traseira ligado no player, pra nao ter problema de super aquecimento (problema qual estou enfrentando).

Maviael, me fala como voce fez os cortes de frequencia, o sub pus em Low pass e pra tocar frequencia de 10 Hz a 150Hz. O high pass ta com a chave virada ate uns 75% O Bass Bosst pus uns 70% e o Level uns 65%

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...