Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Amin

6x9

Recommended Posts

Olá pessoal! Sou bem novato tanto no forum como na vida prática com som automotivo, mas sempre ouvi falar, continuo vendo isso aqui, e também tenho opiniões a respeito de triaxiais, pentaxiais, heptaxiais, decaxiais, e coisas do gênero denominadas de 6x9.

 

A moral da história é que simplismente NINGUÉM que conheço que entende de sonorização automotiva indica esses falantes para nenhum tipo de uso, seja para fidelidade, SPL e até mesmo trio-elétrico. Eu mesmo já tive a oportunidade de ouvir vários modelos e também não gostei do que ouvi...mas agora me digam: qual a utilidade real da existência desses falantes? Apenas um custo baixo para quem quer fazer "barulho" e não liga para qualidade sonora? O que as tornam tão mal-faladas? Por que temos na crença de muitos populares que esses falantes são muito bons e temos como sonho de muitos possuir o maior numero delas em seu carro?

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho q isso é muito relativo.... =X

quem tem um gosto mais refinado mesmo... exige mais qualidade...

qualidade esta q é muito difícil um 6x9 oferecer...

devido ao grande numero de médios e teweeters...

 

por exemplo... meu primo tem um par de 6x9 e não troca eles por nada...

é de gosto... ele ja ouviu bons kit 2 vias... mas mesmo assim não muda de opinião...

axo q tem a ver com o potencial q eles tem de chamar atenção =P

hehehe afinal... um 6x9 pentaxial pioneer não é qualquer um q aguenta, inda mais com 65w rms nele (acho q pamonhero deve curti... xD)

 

mas então...

no caso de um conhecido nosso aqui do fórum o peagaah,

instalou no carro dele recentemente um sub de qualidade incrível

e na instalação entro um par de 6x9, na hora ele foi bombardeado por perseguidores de 6x9...

mas concordo com a justificativa dele... quando for fazer um churrasquinho pode abri o porta mala e curti um sonzinho...

 

gosto é gosto... se todo mundo pensasse igual não teríamos saverinho com 40 drivers e 20 teweeters o-o-

nem cara rodando com 2 kicker de 15' no porta malas... OpO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
acho q isso é muito relativo.... =X

quem tem um gosto mais refinado mesmo... exige mais qualidade...

qualidade esta q é muito difícil um 6x9 oferecer...

devido ao grande numero de médios e teweeters...

 

por exemplo... meu primo tem um par de 6x9 e não troca eles por nada...

é de gosto... ele ja ouviu bons kit 2 vias... mas mesmo assim não muda de opinião...

axo q tem a ver com o potencial q eles tem de chamar atenção =P

hehehe afinal... um 6x9 pentaxial pioneer não é qualquer um q aguenta, inda mais com 65w rms nele (acho q pamonhero deve curti... xD)

 

mas então...

no caso de um conhecido nosso aqui do fórum o peagaah,

instalou no carro dele recentemente um sub de qualidade incrível

e na instalação entro um par de 6x9, na hora ele foi bombardeado por perseguidores de 6x9...

mas concordo com a justificativa dele... quando for fazer um churrasquinho pode abri o porta mala e curti um sonzinho...

 

gosto é gosto... se todo mundo pensasse igual não teríamos saverinho com 40 drivers e 20 teweeters o-o-

nem cara rodando com 2 kicker de 15' no porta malas... OpO

Cara eu tenho 2 amigos q tem 6x9 e tocam muito tanto em qualidade como em potencia. Um deles tem um corsa 07 ele tem um par de triaxiais na frente e um par Booster 69 de 240rms ( o par) atras e ele regulou tao bem q nem parece ser 69 .Ele so deixou nos 69 os medios e os graves eu gosto muito do som dele,porem n sei se tem muita diferença os triaxiais dele pra um kit 2 vias ate pq eu nunca escutei um.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

imagine...

é a mesma coisa q assisti um filme num cinema bom e num meia boca...

aparentemente é igual... mais na hora de ouvi é diferente...

instalei o som de uma veraneio deluxe daquelas novas, uma barca, mais muito lindo o carro...

kit 2 vias o teweeter dele fica fixo no meio do painel lugar de fabrica... muito bem bolado

na hora de escuta... nossa q delicia de som.. isso porque estava apenas com a potência do player +- 22rms

kit 2 vias tem controle de palco, basta apenas ajustar bem o teweeter

6x9 peca bem nesse tipo de coisa, igual a quauer 'n'axial

lógico q pra tudo existe exceção...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu gosto muito do som dele,porem n sei se tem muita diferença os triaxiais dele pra um kit 2 vias ate pq eu nunca escutei um.

Este é o ponto, tudo é bom se vc não conhece nada melhor!! bendita hora que começamos a entender de som, sempre queremos mais dbs e mais qualidade!! Isso só acaba com nosso bolso.

 

Feliz é aquele que se contenta com um CD e um par de coaxial qualquer!!

 

OBS: os fabricantes de 6x9 tem mercado específico, por exemplo: Goiania o-o-

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu gosto muito do som dele,porem n sei se tem muita diferença os triaxiais dele pra um kit 2 vias ate pq eu nunca escutei um.

Este é o ponto, tudo é bom se vc não conhece nada melhor!! bendita hora que começamos a entender de som, sempre queremos mais dbs e mais qualidade!! Isso só acaba com nosso bolso.

 

Feliz é aquele que se contenta com um CD e um par de coaxial qualquer!!

 

OBS: os fabricantes de 6x9 tem mercado específico, por exemplo: Goiania o-o-

uahuahuahauhaauh [¨]

 

pior q essa coisa de som não acaba no so no carro não =P

auhauahuah

logo logo postarei meu projetinho aqui, ehehhee

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
imagine...

é a mesma coisa q assisti um filme num cinema bom e num meia boca...

aparentemente é igual... mais na hora de ouvi é diferente...

instalei o som de uma veraneio deluxe daquelas novas, uma barca, mais muito lindo o carro...

kit 2 vias o teweeter dele fica fixo no meio do painel lugar de fabrica... muito bem bolado

na hora de escuta... nossa q delicia de som.. isso porque estava apenas com a potência do player +- 22rms

kit 2 vias tem controle de palco, basta apenas ajustar bem o teweeter

6x9 peca bem nesse tipo de coisa, igual a quauer 'n'axial

lógico q pra tudo existe exceção...

Eu continuo com minha opinião sobre custos e sobre falta de conhecimento do povo. Pensa só: basicamente precisamos de produtos que respondam em várias faixas de frequência para se completarem e que reproduzam as mesmas com qualidade, independente de ser "som pra fora" ou qualquer outra coisa.

 

Em um sonzinho interno avançado temos um sub para responder aos sub-graves e graves, um kit onde podemos tocar "médios" e um tweeter para os "agudos". Mas agora me diga: onde se encaixaria uma meia-nove nesse sistema? Até onde eu sei um kit reproduz mais frequências e com uma divisão muito melhor entre elas, e um sub de boa qualidade é incomparável nos graves...

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Mas agora me diga: onde se encaixaria uma meia-nove nesse sistema? Até onde eu sei um kit reproduz mais frequências e com uma divisão muito melhor entre elas, e um sub de boa qualidade é incomparável nos graves...

 

Abraços.

Os 6x9 foram feitos para serem usados no tampão (bagagito) dos automóveis, era uma época em que nem se sonhava com subwoofer dentro de carros, por isso os 6x9, por uma questão de tamanho ele foi muito utilizado, pois pode-se extrair um grave mais forte que um de 6", mas hoje, eu só aconselharia um 6x9, para quem não quer (ou não se importa), com palco imagem e muito menos de onde vem o som .... e não pode (ou não quer), utilizar sub.

 

Já ouvi muitos 6x9, mas nenhum se compara com um kit 2 vias, mesmo os mais básicos como o Bravox 60b, lógicamente por uma questão física (tamanho), normalmente os 6x9 dão mais graves (nem todos) , mas esta é uma função do subwoofer.

 

Os 6x9 (salvo raras exceções), trabalham apenas com divisores passa alta, e normalmente 3db por 8ª, ou seja seu woofer está recebendo freqëncias superiores a que poderia tocar (idem aos médios).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Mas agora me diga: onde se encaixaria uma meia-nove nesse sistema? Até onde eu sei um kit reproduz mais frequências e com uma divisão muito melhor entre elas, e um sub de boa qualidade é incomparável nos graves...

 

Abraços.

Os 6x9 foram feitos para serem usados no tampão (bagagito) dos automóveis, era uma época em que nem se sonhava com subwoofer dentro de carros, por isso os 6x9, por uma questão de tamanho ele foi muito utilizado, pois pode-se extrair um grave mais forte que um de 6", mas hoje, eu só aconselharia um 6x9, para quem não quer (ou não se importa), com palco imagem e muito menos de onde vem o som .... e não pode (ou não quer), utilizar sub.

 

Já ouvi muitos 6x9, mas nenhum se compara com um kit 2 vias, mesmo os mais básicos como o Bravox 60b, lógicamente por uma questão física (tamanho), normalmente os 6x9 dão mais graves (nem todos) , mas esta é uma função do subwoofer.

 

Os 6x9 (salvo raras exceções), trabalham apenas com divisores passa alta, e normalmente 3db por 8ª, ou seja seu woofer está recebendo freqëncias superiores a que poderia tocar (idem aos médios).

Justamente cara, então concluímos que 6x9 não tem função, a não ser que o cara não queira colocar um sub.

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá boa a discussão, estão dissecando o famigerado Meianove.

 

Só digo uma coisa, pra som externo, prefiro mil vezes 69 do que cornetas. Mete hi-pass neles que atendem bem pra externo. Lógico que, acompanhados de subwoofer.

 

Mas olha, pra quem quer som pra dentro, e deixar som pros passageiros de tras, um bom 69 ainda é a melhor opção eu acho. pasmafaute

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
nem cara rodando com 2 kicker de 15' no porta malas... OpO

Pois é, eu serei um desses, e mto feliz, nao me atenho a modinhas.

 

Abraços

 

By Joeyzaum

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

auhauhauha

se eu tivesse $$$ certeza q iria num 15' l7 no minimo auhauhauha...

mais faze oq =X

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu gosto muito do som dele,porem n sei se tem muita diferença os triaxiais dele pra um kit 2 vias ate pq eu nunca escutei um.

Este é o ponto, tudo é bom se vc não conhece nada melhor!! bendita hora que começamos a entender de som, sempre queremos mais dbs e mais qualidade!! Isso só acaba com nosso bolso.

 

Feliz é aquele que se contenta com um CD e um par de coaxial qualquer!!

 

OBS: os fabricantes de 6x9 tem mercado específico, por exemplo: Goiania o-o-

OBS: os fabricantes de 6x9 tem mercado específico, por exemplo: Goiania

 

po*** nem me lembra!! meu pai tah querendo mudar para lah!!

 

mais so de depensar nas bizarices do tipo!!

20 cornetas , 10 super tweeter e 2 sub de 12 !

jah fico com medo!!

 

este povo de lah eh doido :pirou:

 

naum sabem o que eh qualidade

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

topico mais inútil esse, já se cansou de discutir isso aqui

 

até mesmo os mais renomados fabricantes internacionais de falantes, mbquart e vários outros tem 6x9 em suas linhas, eles tem um mercado específico, não tem nenhum sentido dizer que 6x9 não pode ter qualidade de som, por que não teria, só por causa do formato oval.

Claro que a maioria deles não visa isso, mas o formato 6x9 não tem o por que de limitar a qualidade.

Pra quem quer um sonzinho basico, podendo ainda abrir a mala e tocar um pouco pra fora, não tem nada melhor, mais fácil e mais econômico que isso

 

obs: antes que falem alguma coisa, eu não tenho 6x9, apenas expressei uma opinião

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
topico mais inútil esse, já se cansou de discutir isso aqui

 

até mesmo os mais renomados fabricantes internacionais de falantes, mbquart e vários outros tem 6x9 em suas linhas, eles tem um mercado específico, não tem nenhum sentido dizer que 6x9 não pode ter qualidade de som, por que não teria, só por causa do formato oval.

Claro que a maioria deles não visa isso, mas o formato 6x9 não tem o por que de limitar a qualidade.

Pra quem quer um sonzinho basico, podendo ainda abrir a mala e tocar um pouco pra fora, não tem nada melhor, mais fácil e mais econômico que isso

 

obs: antes que falem alguma coisa, eu não tenho 6x9, apenas expressei uma opinião

:+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho muito valido usar 6x9 quando não se quer montar um trio, mais quer ter um pouco de som pra fora.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu gosto muito do som dele,porem n sei se tem muita diferença os triaxiais dele pra um kit 2 vias ate pq eu nunca escutei um.

Este é o ponto, tudo é bom se vc não conhece nada melhor!! bendita hora que começamos a entender de som, sempre queremos mais dbs e mais qualidade!! Isso só acaba com nosso bolso.

 

Feliz é aquele que se contenta com um CD e um par de coaxial qualquer!!

 

OBS: os fabricantes de 6x9 tem mercado específico, por exemplo: Goiania o-o-

OBS: os fabricantes de 6x9 tem mercado específico, por exemplo: Goiania

 

po*** nem me lembra!! meu pai tah querendo mudar para lah!!

 

mais so de depensar nas bizarices do tipo!!

20 cornetas , 10 super tweeter e 2 sub de 12 !

jah fico com medo!!

 

este povo de lah eh doido :pirou:

 

naum sabem o que eh qualidade

Não tem mesmo como negar que aqui praticamente só tem som de ruim a horrivel... se vier a goiania não tente explicar pra alguem aqui o que é e o como fazer um cross passivo.... ou que um midbass precisa de uma caixa acustica, ou que a caixa pode ser projetada de acordo com o uso que vc quer... realmente são bem cabeçudos (ao ponto de dizer que ele trabalha com isso a 1 milhao de anos e eu querendo ensinar ele), mas nao julguem o carater e a qualidade de vida de uma cidade pelo tipo de som que montam em seus carros... pra quem gosta de mulher (o meu caso) nao trocaria goiania por cidade nenhuma nesse pais e com certeza não perdera o seu tempo criticando o som em uma festa da abelvolks... ou em festas da cidade normais... o som ruim aqui com certeza não chega a 1% do meu cotidiano...

 

e pode ter certeza que quando estou por lá ouvindo a gritaria eu sofro bem feliz!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
topico mais inútil esse, já se cansou de discutir isso aqui

 

até mesmo os mais renomados fabricantes internacionais de falantes, mbquart e vários outros tem 6x9 em suas linhas, eles tem um mercado específico, não tem nenhum sentido dizer que 6x9 não pode ter qualidade de som, por que não teria, só por causa do formato oval.

Claro que a maioria deles não visa isso, mas o formato 6x9 não tem o por que de limitar a qualidade.

Pra quem quer um sonzinho basico, podendo ainda abrir a mala e tocar um pouco pra fora, não tem nada melhor, mais fácil e mais econômico que isso

 

obs: antes que falem alguma coisa, eu não tenho 6x9, apenas expressei uma opinião

Cara, primeiramente, não me referi aos "6x9" apenas pelo formato, mas sim pelo que representam: triaxial, quadraxial, etc...e SIM, isso aí limita e MUITO a qualidade sonora dos mesmos comparados aos kits 2 vias que podem ser muito melhor dimensionados!

 

 

Tópico inútil? Pode até ser, mas já que você tem uma opinião formada e irredútivel à respeito das 6x9 era mais fácil não postar do que chamar o tópico de inútil. Caso não tenha lido no começo, sou relativamente novato aqui e pretendo adquirir mais conhecimentos sobre os tipos de produtos, mas agora me diga: você nos trouxe algum conhecimento? aprendeu alguma coisa no meu tópico? NENHUM DOS DOIS! Só veio aqui falar sobre a utilidade do mesmo....

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

um cara umirdi como eu auiaiuaaiuaiu

compra um monza 86, mal tem dinheiro pra comprar os subs

o carro não tem lugar nas portas para kit 2 vias

pezinhos não rola (atrapalha muito o pezão aiuaiua)

enquanto não acho o forro da porta do monza classic (que tem lugar pro kit)

e arrumo o dinheiro pros kits (ainda to sofrendo pela rapada que os subs fizeram no meu bolso)

 

a única saída é usar os 69 que ja vieram no carro

ok, os tweeters dele são toscos, mas melhor que ficar sem medio/agudo

 

outra coisa

não é todo mundo que importa-se com palco sonoro e qualidade

 

se o cara quer um som barato, só pra ouvir rádio ou uma musica com volume moderado

 

por motivos financeiros ou por não se importar mesmo

ele vai comprar o que de oque ele quer, pelo menor preço

no caso os 69, axiais e cia

 

e acredito que uns 80% do mercado são assim

pelomenos no meu convivio social é assim

então, acho que os os axiais têm MUITA importância

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tópico inútil? Pode até ser, mas já que você tem uma opinião formada e irredútivel à respeito das 6x9 era mais fácil não postar do que chamar o tópico de inútil. Caso não tenha lido no começo, sou relativamente novato aqui e pretendo adquirir mais conhecimentos sobre os tipos de produtos, mas agora me diga: você nos trouxe algum conhecimento? aprendeu alguma coisa no meu tópico? NENHUM DOS DOIS! Só veio aqui falar sobre a utilidade do mesmo....

 

a pergunta do tópico foi pra que serve o 6x9 e eu respondi pra que serve, portanto contribui pro tópico.

 

aprendi alguma coisa: não

 

sobre eu ter dito que o tópico é inútil, isso aqui é um forum e eu posso expressar minha opinião assim como todos os outros, ou é proibido?

 

O posto do Hoogle mostra tudo, a grande maioria não está nem ai pra palco sonoro, precisam apenas que o som toque alto e sem distorção dentro do carro e não querem complicações na hora de instalar. Um kit 2 vias, instalado numa porta qualquer , com sua baixa sensibilidade e ligado direto num player certamente não atenderia o gosto desse tipo de usário.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Usei por muito tempo 6x9 ( pioneer 6988 ) e gostava até escutar um setup com um kit duas vias na frente + sub ... pra som pra fora as 6x9 no tampo + sub tem sua função sim pois tocam alto e aproveitei muito elas assim nos churras da vida ....

 

Pra resumir a pouco tempo eu troquei minhas 6x9 e coaxiais que eu tinha na frente por apenas 1 kit duas vias Bravox CS60D batendo com meu sub Kenwood e o resultado foi fantástico ( isso que tenho um módulo bem meia boca - porém moosfet ) e o player eu me recuso da dizer .... pois é ruim , mas também cansei de dar player bom à larapios ... minha fase de barulho também acabou e não sinto falta da 6x9 mas a pergunta do tópico é : pra que serve ? ... serve pra quem não tem muita grana pra montar um som pois som sai delas ( e como já foi falado tem 6x9 lixo e tem 6x9 legais ) eu acho que quem quer montar um som intermediário ( som dentro e fora - o que na realidade acho quase impossível pois ou você opta por um ou outro ) um kit 2 vias na frente + sub na mala e umas 6x9 no tampo ligadas no canal traseiro e só ligadas ( FAD ) quando você quiser abrir a mala acho que resolveria muito essa questão som interno-externo pois hoje sem as 6x9 não tem como escutar som fora do carro, porém o ganho dentro é absurdo, o palco sonoro com um kit é impagável ( aquelas palmas , assobios e gritos de um show ao vivo é fantástico !! ) .. mas se as 6x9 tiverem ligadas dentro do carro você só escuta elas e adeus qualidade, eu não as condeno elas só tem que ser usadas na hora certa :legal:

 

Abrçs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

só para complementar o tópico

 

eu acho que colocar um par (ou dois) de 6x9 em trio misto (com sub)

fica melhor que botar drivers e tweeters

 

pois vai complementar, pelomenos um pouco, o buraco de frequêcia que os drivers e tweeters têm nos médios graves (100~800hz)

e não vai ficar aquela gritaria danada (isso se não for daqueles com milhares de axiais)

 

já com sistema com woofers para médio grave a coisa muda

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

na minha opniao

 

um 6x9 pra mim seria pra usar em som basico... ow pra churras por ele dar um som bom pra fora...

 

monta um som basico com 4 falantes de 6" coaxial ow midbass

 

e monta um com 2 de 6" e 2 6x9" ligado direto no player e veja a diferença ^^

 

o vicio de som começa por ae....um belo dia algm vai la e liga um som e cobre o teu..

 

dae vc vai la economiza e compra um sub e um modulo....

depois vc pensa em por 1 corneta pra da mais um gas

 

dae cobrem seu som de novo.... um chevete com 4 cornetas apavora seu som

 

 

dae vc vai la e compra 8 corneta lafaiete e mete um stetsomzao( estalador sempre empurra) e apavora o kra...

 

dae vem otro com um golf com 2 extremes de 15" 12 cornetas e 3 banda 9.8 e cobre seu som...vc fica puto e vende tudu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

igual eu eu tinha 1 BMI (mó lixo), com 1 par de 6", depois comprei um Falcon booster e um falcon de 150wrms, super feliz com aquela mer**, passou um tempo comprei um pyramid mosfet, vendi os 2 módulos, ae fiquei com medo de queimar os falantes (nem me ligava pra que servia aquele ganho que tinha no módulo), vendi tudo e comprei 1 selenium bass, e 1 par de 6x9 da hurricane, hoje vendi o módulo tenho "2 Audiobank um 4060 e outro 4100, Pionner 9500ib, os 6x9 da hurricane que não vendo por nada muito bom!, 2 Keybass KD 505 MH (titanium), 1 selenium bass e estou procurando outro para comprar, e kit 2 vias selenium :)", e eu sei que um dia vo enjoar de tudo isso e vou vender tudo e comprar tudo denovo! é vicio!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...