Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Hellmind

Início Parcial Projeto Akron 2-way

Recommended Posts

Algumas pessoas pensaram até que eu tinha desistido do projeto mas não, ainda estava tudo parado aqui esperando verba e coragem.

 

Apenas uma breve descrição para quem não acompanhou este tópico. Comprei os drivers Akron do Paulo Ramos após ficar insatisfeito com o desempenho medíocre do Bravox CSD (foi adquirido apenas pra tapar buraco) e impaciente com uma amiga que esta no USA, que poderia me trazer drivers gringos, e sempre adia a sua volta.

 

Drivers adquiridos no final de Janeiro, componentes do xover adquiridos no começo de Março e um tópico aberto no meio deste mesmo mês para tirar algumas dúvidas.

 

Como podem ver já se passaram quase 3 meses e não fiz nenhuma movimento em relação ao projeto. Parte por falta de verba para poder comprar a relação completa de materiais necessários, parte falta de coragem que o resultado final não fique do meu agrado e parte por não decidir entre door-pod ou pezinho. A última questão ainda não foi resolvida, mas acredito que logo já saberei o que fazer. Enquanto isso vou fazendo o que não depende desta decisão.

 

Bom, chega de história e vamos para as fotos.

 

01qw2.th.jpg 02wy7.th.jpg

Sabe aqueles retalhos de madeira que vc não quer jogar fora pois acha que um dia ainda terá serventia mas alguém em casa fica reclamando para jogar? Não joguem, uma hora vai ter serventia, mesmo que isso demore mais de um ano. :)

 

03ux7.th.jpg 04it8.th.jpg

Akron KBT25. Queria o preto pois além de ser mais barato chama menos a atenção dentro do carro, mas segundo o Paulo foi retirado de produção pois é mais trabalhoso de ser acertado e a tinta utilizada muda a resposta do driver. Fs=771Hz e segundo o gráfico de resposta sobe com força até 30kHz.

 

05vd7.th.jpg 06zu7.th.jpg

Akron KB6. Passa fácil por um sub se considerado apenas os parâmetros. Tem Fs=36Hz, mas acredito que devido ao phase plug que o Paulo implementou neste driver ele consiga responder bem à frequências superiores. Será que dá pra ficar um período sem sub?

 

07in0.th.jpg 08fr5.th.jpg

Capacitores de 2,2uF/250V e indutores de 1,13mH. Capacitores baratos da Siemens de polipropileno metalizado que serão ligado em paralelo para formar 4 conjuntos de 4,4uF. Indutores enrolados pela Lider, 16 AWG para os tweeters e 14AWG para os mids. Foi utilizado fio de cobre esmaltado de maior bitola para os mids por causa do fator de amortecimento que é mais crítico para drivers que respondem baixas frequências. Só não foram enrolados com fio de bitola maior ainda por causa do custo, desse jeito os 4 já pesam pouco mais de 2kg. A combinação dos capacitores e indutores dão um corte exato em 2261Hz de intensidade 12dB/8ª na configuração Linkwitz-Riley. Queria baixar mais ainda o corte mas o Paulo me alertou sobre o perigo de danificar os tweeters pois os mesmos não possuem ferrofluido para melhorar a resposta.

 

Por enquanto é apenas isso pessoal. Quero ver se corto os baffles ainda hj para poder ir atrás da fibra e resina. Espero que este tópico sirva de incentivo para que eu não enrole mais. :rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pow Hellmind, 6:33 da manhã é hora de começar? Ou é muita empolgação a ponto de começar tão cedo, ou, como é o meu caso, é noite não dormida mesmo... tô aqui no escritório desde 10 da manhã de domingo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pow Hellmind, 6:33 da manhã é hora de começar?  Ou é muita empolgação a ponto de começar tão cedo, ou, como é o meu caso, é noite não dormida mesmo... tô aqui no escritório desde 10 da manhã de domingo...

A 2ª opção mesmo... maldita Pizza Hut! Já não chega ser menor do que antes (a grande ficou com tamanho de média e sei lá que tamanho ficou a média) e ainda me faz mal. 2 copos de Eno e 3 filmes depois, quando olhei no relógio já era 5:50.

 

Não fiz nada de mais, marquei as madeiras e bati algumas fotos apenas. Quero ver se corto ainda hj pois estou enrolando pra fazer isso desde a semana passada.

 

Ow kleber, ou vc ganha pouco ou ganha muito pra ter coragem de virar um domingo trampando. :rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
A 2ª opção mesmo... maldita Pizza Hut! Já não chega ser menor do que antes (a grande ficou com tamanho de média e sei lá que tamanho ficou a média) e ainda me faz mal. 2 copos de Eno e 3 filmes depois, quando olhei no relógio já era 5:50.

 

Não fiz nada de mais, marquei as madeiras e bati algumas fotos apenas. Quero ver se corto ainda hj pois estou enrolando pra fazer isso desde a semana passada.

 

Ow kleber, ou vc ganha pouco ou ganha muito pra ter coragem de virar um domingo trampando. :rolleyes:

Não, eu tenho um CNPJ incrito com meu nome, muitas contas a pagar, e um prazo que já estava prá lá de vencido... :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

iii Hell.. esses capacitores ai... sei não...

 

e essa madeira velha... ixx, isso pode ficar ruim!, será que esse mid sobe tudo que promete mesmo... com esse fs de 36Hz... num sei ein...

 

hauehuaehuaehuaheuheauaheuehueahuaehuaehuaehauehaueh

 

brincadeira!

 

Com certeza vai ficar mto bom isso ai! Tenho MTA vontade de ouvir esse "kit" akron, mas pelo jeito eu vou ter q comprar um pra ouvir, pq aki na região... "hi-fi? é de comer?"

 

keep us updated! principalmente quanto ao cross, to curioso pra ver o resultado! e EU não cortaria mais baixo que isso não!

 

e Kleber... essa parada do CNPJ me assombra! em breve eu provavelmente vou ter um pra cuidar tbem :blink:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz... até hoje não ouvi o tweeter apenas... mas pelo que falam do mid e do tweeter, dá pra animar... o que descrevem do mid é a pura realidade. Toca MUITO... infinitamente melhor que importar woofers "madisound", que vão chegar aqui pelo mesmo preço.

 

Em ambiente carral, dá pra viver sem sub... se eu não fosse fã de uma forcinha a mais nas baixas frequências, viveria fácil sem sub, basta um pé de 20L... :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hell,

 

To quase na mesma q vc... haha

Comprei o kit akron em dezembro do ano passado e ate agora oq eu fiz? Nada!!!

O meu tweeter eh o preto mesmo, mais baratinho...

 

De lah pra ca, comprei uns capacitores... uns resistores... deichei amaciar os woofers umas noites na expectativa d colocar eles pra tocar logo... pesquisei preço d MDF... cotei indutores...... e foi isso.....

 

Falta grana hahahaha

 

O meu kit nao eh pro carro e sim pra fazer um par d bookshelves... mas se depender do dinheiro soh sai lah pro fim do ano...

 

 

Ah e sobre o mid e o tweeter? Quem nao ouviu nao sabe oq esta perdendo... o mid pode dar a impressao q nao sobe, mas nao tem buraco nenhum na resposta do mid+tweeter bem ajustado no cross e desce super bem!!! Lah na sala do Paulo, o dia q eu fui comprar, ele colocou uns cds d orgão d tubo, dava pra sentir a vibração, logico q naum eh um senhor sub né, mas da pra brincar bem.

 

Ah! E nao sei se o Paulo já tá vendendo, mas a +- 1 mes atras q eu fui na casa dele, ele me mostrou uns midbass novos. 6,5" igual o outro, mas sem o phase plug e deu uma bela diferença no grave e nao tava nada amaciada, numa torre midbass+mid+tweeter.

 

E é isso! Te desejo boa sorte Hell!

E recomendo um doorpod jah q pra tocar direito precisa d pelo menos uns 18L.

E pezinho com 18L é continuaçao do banco quase, vai dar ate pra descansar a coxa em cima... =P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ah! E nao sei se o Paulo já tá vendendo, mas a +- 1 mes atras q eu fui na casa dele, ele me mostrou uns midbass novos. 6,5" igual o outro, mas sem o phase plug e deu uma bela diferença no grave e nao tava nada amaciada, numa torre midbass+mid+tweeter.

Isso! Atenderam minhas preces! Eu tava sonhando nesses mids com calota, sem o plug... assim dá pra fazer uma seladinha... minha vontade é usar como sub. Uns 4 deles, com muita potência e uma leve equalizada, pra tirar leite de pedra. Velocidade é o que não vai faltar :pirou:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gabriel, quando o set estiver pronto e instalado, e caso vc esteja perdido por aqui por algum motivo desconhecido, está convidado a ouvi-lo. Quero ver se adianto todo o serviço para este mês pois mês que vem volto a estudar.

 

Renato, obrigado pela força. Só quem tem este kit parado sabe o que é a angústia de não poder escutá-lo.

 

Kleber, na primeira etapa eu vou testá-lo sem o sub. Na verdade o sub seria eliminado pela necessidade da troca de amp, e como estou de olho em um 2ch não teria como os Panthers ficarem no set.

 

Gostaria de dizer que a dúvida em relação ao pod e pezinho não é questão de estética, mas sim pelas complicações que eu teria para moldá-los. O problema na porta é o peso, quem conhece o Palio e mais alguns populares sabe que aquilo com o tempo já é propenso a aqueles barulhos chatos. O pezinho pode ter o volume muito limitado pelo fato que o Palio tem as alavancas de abertura do pm e do tanque de combustível no assoalho que nem o Civic e o Corolla. Vou pensar mais um pouco o que eu faço.

 

E finalmente os baffles estão cortados. No tweeter eu ia fazer um tipo de um copo, mas acabou ficando muito grande e optei apenas pelo baffles. Os baffles dos mids eu abri muito a circunferência do corte interno e acho que a fogla que ficou está muito grande. O problema é que os furos de fixação são muito próximos a borda, podendo haver complicações na hora da vedação.

 

Gostaria de dar os méritos ao jogo de serras da Skil que comprei para esta tarefa. Uma delas é especial para curvas, o que facilitou pra caramba no baffle do tweeter. Foram os R$12 mais bem investidos nos últimos tempos. Agora eu afirmo que para o corte perfeito a serra é 20% importante no processo, 5% é força e os outros 75% experiência.

 

Vou postar fotos mais tarde pois estou sem a cam agora.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Jogo de serras da Skill? interessei! hehe!

 

cara... 18L não vai ser facil em doorpod nem pesinho nenhum! nem um 307 que é uma mãe pra pesinhos comporta facil uma BOTA dessas! a solução acho q é mesmo fazer como o perfectblue (ele chama renato?) disse, levantar ele e chegar até a base do banco, mas mesmo assim não vai ser facil puxar tudo isso! PUTZ, só de imaginar um galão de agua no lugar dos pesinhos chega a assustar! hahahaha

 

assim q eu me mudar daki desse apErtamento pretendo fazer uns clones das sublimes! mas com alguns tweaks... esse mid akron é extremamente sugestivo para LT, e o Renatão fez... e deu certo! a idéia é ficar sem subs de inicio, e eu tenho serias suspeitas de que eu acabe ficando definitivamente sem sub em casa! hehe

 

Gabriel

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Jogo de serras da Skill? interessei! hehe!

 

cara... 18L não vai ser facil em doorpod nem pesinho nenhum! nem um 307 que é uma mãe pra pesinhos comporta facil uma BOTA dessas! a solução acho q é mesmo fazer como o perfectblue (ele chama renato?) disse, levantar ele e chegar até a base do banco, mas mesmo assim não vai ser facil puxar tudo isso! PUTZ, só de imaginar um galão de agua no lugar dos pesinhos chega a assustar! hahahaha

 

assim q eu me mudar daki desse apErtamento pretendo fazer uns clones das sublimes! mas com alguns tweaks... esse mid akron é extremamente sugestivo para LT, e o Renatão fez... e deu certo! a idéia é ficar sem subs de inicio, e eu tenho serias suspeitas de que eu acabe ficando definitivamente sem sub em casa! hehe

 

Gabriel

Rapaz, 18L no 307 é brincadeira... se vc ver os do Carlos, vai se espantar...

 

Atualmente meu sonho de consumo parcialmente acessível é uma 307SW, mas nem posso pensar em gastar com carro agora...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eh... ja vi o pessoal falando dos pesões dele, são qtos litros, 21? se não me engano já li esse valor em algum lugar...

 

e um 307 tbem é meu sonho de consumo, mas creio q vai ficar no sonho por um tempinho ainda! =/

 

a SW eu não curti mto não, alias, não gosto NADA dessas SW, sei la, fica uma coisa esgualepada, parece uma adaptação! mas o 307 é LINDO, dirigir akilo é um TESÃO QUASE SEXUAL, e a quantidade de itens que vc leva pelo preço padrão é incomparavel com qqr carro na categoria de preços dele! o coitado do golf só tem mercado pq a volks do Brasil dispensa uns 20 itens de segurança da versão européia e sempre lança a versão "canela seca" mesmo dos hatches de luxo, dai o preço fica mto convidadtivo...

 

eu sabia q o 307 é ignorante no espaço pra pesinho, mas eu achei q uns 16L ia bem, dai pra cima começava virar zona... to gostando MAIS ainda da criança! hahahah

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Jogo de serras da Skill? interessei! hehe!

Opa Gabriel, é este aqui.

 

O que ele chama de corte rústico é para cortes redondos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

SHOW, Hell!!!

 

vo procurar isso aki em cudemundópolis! =]

 

akela de corte rápido deve ser legal pra cortes longos e retos né?

 

eu gostei tbem dakele corte "fino", eh legal pra detalhes

 

eu perdi minha ultima serra bosch q eu comprei, ja vou comprar esse kit no lugar de uma serrinha só! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Belo projeto Hell...

 

Estou com um kit aqui parado tbm, a idéia era residencial mesmo.

 

Mas a falta de tempo é tanta que nem testar algo testei ainda...

 

EDIT: vc trabalha na área de papel??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
EDIT: vc trabalha na área de papel??

Meu pai que trabalha na Huyck.Wangner (antiga Itelpa). Este mês ele completa 41 anos de casa, e antes dele o meu avô trabalhou 35 anos lá se não me engano. Não acharia nada ruim se ele me colocasse lá dentro pra seguir a tradição. :rolleyes:

 

Vou postar fotos amanhã pois o carro está no funileiro e queria mostrar as alavancas que ficam no assoalho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Algumas fotos apenas para o tópico não morrer...

 

09my9.th.jpg

As malditas alavancas.

 

10mn2.th.jpg

Os baffles.

 

11ma3.th.jpg 12cq6.th.jpg

A precisão do corte. :rolleyes:

 

13fk8.th.jpg serratbw8.th.jpg

E o que tornou isso possível.

 

Vou ver se semana que vem já compro pelo menos a fibra pra começar a base. Grande possibilidade de ser pezinho mesmo, mesmo que eu não consiga o volume que eu quero. pasmafaute

 

Ps. Links do imageshack refeitos para evitar aqueles malditos popups. :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hell... havia me esquecido que seu carro era um Palio G3 tbm.

 

Essas alavancas matam qualquer tentativa de extensão em volume no pezinhos, maior mer**...! Eu tentaria um door-pod, pelo fato do carro ter o porta treco como peça única, singular (como o Rodrigo KLBO fez).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Hell... havia me esquecido que seu carro era um Palio G3 tbm.

 

Essas alavancas matam qualquer tentativa de extensão em volume no pezinhos, maior mer**...! Eu tentaria um door-pod, pelo fato do carro ter o porta treco como peça única, singular (como o Rodrigo KLBO fez).

Então, semana que vem um amigo vai em alguns desmanches para procurar uma peça do carro dele e aproveitei para pedir que ele procure tb pelo porta-mapa e pelas colunas dianteiras do Palio. Se achar blz, se não achar paciência. Mas o meu medo é que o peso extra entorte a porta já que o conjunto destes carros populares já é uma porcaria com o peso original.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Este kit promete hein!

Eu gostei tanto destes drivers que encomendei minha Spala com o PR, deve ficar pronta em 2 semanas.

Para quem não sabe, Spala é a book da Akron usando estes mesmos drivers.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Hell... havia me esquecido que seu carro era um Palio G3 tbm.

 

Essas alavancas matam qualquer tentativa de extensão em volume no pezinhos, maior mer**...! Eu tentaria um door-pod, pelo fato do carro ter o porta treco como peça única, singular (como o Rodrigo KLBO fez).

Então, semana que vem um amigo vai em alguns desmanches para procurar uma peça do carro dele e aproveitei para pedir que ele procure tb pelo porta-mapa e pelas colunas dianteiras do Palio. Se achar blz, se não achar paciência. Mas o meu medo é que o peso extra entorte a porta já que o conjunto destes carros populares já é uma porcaria com o peso original.

Eu faria um big doorpod. Já viu o doorpod do Working Man? É feito em folhas de compensado fino, 4mm se não me engano.

 

Como a porta do fiat não tem muitos detalhes (quer dizer, não sei no seu modelo), eu pegaria toda a extensão da porta pra fazer um puta doorpod. Usaria MDF de 6mm, pegando toda a extensão da porta. Faria então uma caixa estreita e bem alongada. Com cabos de vassoura faria reforços de 15 em 15 cm, colados e parafusados dos dois lados. Pra parafusar isto na lata, deixaria alguns desses tocos sem parafuso, vazaria-os com uma broca longa, assim vc pode parafusar pela frente. O resto é acabamento. Pq só no porta mapas bvc não chega nem nos 10 litros.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu faria um big doorpod. Já viu o doorpod do Working Man? É feito em folhas de compensado fino, 4mm se não me engano.

 

Como a porta do fiat não tem muitos detalhes (quer dizer, não sei no seu modelo), eu pegaria toda a extensão da porta pra fazer um puta doorpod. Usaria MDF de 6mm, pegando toda a extensão da porta. Faria então uma caixa estreita e bem alongada. Com cabos de vassoura faria reforços de 15 em 15 cm, colados e parafusados dos dois lados. Pra parafusar isto na lata, deixaria alguns desses tocos sem parafuso, vazaria-os com uma broca longa, assim vc pode parafusar pela frente. O resto é acabamento. Pq só no porta mapas bvc não chega nem nos 10 litros.

Confesso que a minha vontade hj de moldar os pezinhos é por causa do menor trabalho que iria dar. Gosto muito do mundo DIY pois sou detalhista ao extremo, mas sinceramente, se eu tivesse ao menos R$400 em mãos hj procuraria o instalador do Ometto para jogar a bomba no colo dele.

 

Devo procurar a loja que vende fibra ainda hj. Já passei umas 5 vezes na rua (estava apenas de passagem mesmo, já que não estava com a grana em mãos) que eles dizem estarem localizados mas não achei a maldita. Isso que por aquelas bandas só tem galpão grande.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vc deve encontrar fibra de vidro e resina com alguma facilidade em casas de tintas.

 

O único problema é que nestes lugares, geralmente vendem em quantidade pequena, mas pelo menos já dá pra começar a brincar de moldar o carro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O peso de um door-pod respeitável como esse com certeza traria danos estruturais à porta.

 

Uma bota seria mais apropriado, além de ser mais fácil reforçar, pq VAI FICAR PESADAO BAGARAIO!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma opção pra fazer pezinhos é eliminar a alavanca dalí... ou usar solenóide pra abrir o capu, ou mudar a alavanca de ligar. E depois catar cada milímetro possível, pra fazer chegar em pelo menos 15 litros.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...