Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sh4rKi11

Duvida Sobre Ligação Interruptor

Recommended Posts

Pessoal meu som atual é:

- CD-Player Roadstar (1 par RCA +1 SUB);

- 6x9 Bomber dub 100w rms;

- 1 sub Bravox UXP 12" 400w rms

- 1 modulo Boss C-1000

Atualmente a ligação esta da seguinte forma:

Canal 1 - 6x9

Canal 2 - 6x9

Canal 3 e 4 - Bridge UXP

Comprei um par de drives seleninum D-250 e pretendo ligar conforme o esquema na imagem:

wJa78498.jpg

http://www.ispedy.com/pt/images/wJa78498.jpg

Estou com varias dúvidas, se alguem puder ajudar.

1 - Essa ligação funciona?

2 - O uso do interruptor interfere na impedancia? ou seja, quando os drives estiverem desligados como fica a impedancia?

3 - É certo usar interruptor apenas no positivo?

4 - Caso seja possivel esta ligação o interruptor pode ser desligado com o som tocando? Caso não, que problemas causaria?

5 - Me falaram que ao inves de ligar 6x9+drive eu deveria ligar drive+drive no canal 1, resultando em 4 ohms, e 6x9.+6x9 no canal 2, resultando em 2 ohms. Essa ligação nao tras problema ao modulo pelo fato do canal 1 e 2 estar trabalhando em impedancias diferentes? Caso seja possivel esta ligação qual seria mais viavel, drive+69 ou drive+drive e 69+69?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se vc não está colocando o interruptor para escutar quando abre o porta malas, desconsidere a informação abaixo.

Pq ao invés do interruptor vc não coloca um relê?? quando vc abrir o porta-malas, a corneta liga automaticamente, e quando fecha desliga tb, é muito mais interessante.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Se vc não está colocando o interruptor para escutar quando abre o porta malas, desconsidere a informação abaixo.

Pq ao invés do interruptor vc não coloca um relê?? quando vc abrir o porta-malas, a corneta liga automaticamente, e quando fecha desliga tb, é muito mais interessante.

Com certeza é mais pratico, mas meu carro é um celta e nem interruptor na tampa traseira tem =/. Também prefiro interruptor pra escutrar com tampa fechada se eu achar necessario.

Vlw pela ajuda, mas mesmo que seja relê as duvidas acima são as mesmas e continuam ^^.

Compartilhar este post

Link para o post

1 - funciona sim

2 - Qdo desligados a impedância será apenas a do 6x9 ou seja 4 ohms

3 - na prática dá no mesmo, positivo ou negativo, e não é necessário nos dois

4 - pode desligar com o som tocando sim, mas para ligar eu aconselho não estar em volume muito alto, vc poderá danificar a corneta, pois vc abaixará a impedância (consequentemente aumentará a potência), elevando a distorção e a potência aplicada (tb nos 6x9)

5 - em termos técnicos, não há muitos problemas, mas um canal irá trabalhar mais que o outro (tb aquecerá mais), elem disso vc perderá a imágem stereo de seu sistema, é mais aconselhável fazer o que vc está fazendo!

Não se esqueça do capacitor da corneta!!

Compartilhar este post

Link para o post
1 - funciona sim

2 - Qdo desligados a impedância será apenas a do 6x9 ou seja 4 ohms

3 - na prática dá no mesmo, positivo ou negativo, e não é necessário nos dois

4 - pode desligar com o som tocando sim, mas para ligar eu aconselho não estar em volume muito alto, vc poderá danificar a corneta, pois vc abaixará a impedância (consequentemente aumentará a potência), elevando a distorção e a potência aplicada (tb nos 6x9)

5 - em termos técnicos, não há muitos problemas, mas um canal irá trabalhar mais que o outro (tb aquecerá mais), elem disso vc perderá a imágem stereo de seu sistema, é mais aconselhável fazer o que vc está fazendo!

Não se esqueça do capacitor da corneta!!

Vlw pela ajuda. :legal:

Eu ja estava meio que ciente disso tudo, mas levei em 2 lojas hoje e os caras falaram tudo ao contrario e fizeram de tudo pra me convercer que estavam certo hehe. Esses "estaladores" tão cada vez pior.

Se eu não fosse tão preguiçoso eu mesmo ligava isso so pra nao ter dor de cabeça, mas acho que vou imprimir o esquema e levar tudo mastigado pra ver se eles conseguem ligar.

Compartilhar este post

Link para o post
Pessoal meu som atual é:

- 1 modulo Boss C-1000

Canal 1 - 6x9

Canal 2 - 6x9

Canal 3 e 4 - Bridge UXP

Comprei um par de drives seleninum D-250 e pretendo ligar conforme o esquema na imagem:

wJa78498.jpg

2 - O uso do interruptor interfere na impedancia? ou seja, quando os drives estiverem desligados como fica a impedancia?

4 - Caso seja possivel esta ligação o interruptor pode ser desligado com o som tocando? Caso não, que problemas causaria?

5 - Me falaram que ao inves de ligar 6x9+drive eu deveria ligar drive+drive no canal 1, resultando em 4 ohms, e 6x9.+6x9 no canal 2, resultando em 2 ohms. Essa ligação nao tras problema ao modulo pelo fato do canal 1 e 2 estar trabalhando em impedancias diferentes? Caso seja possivel esta ligação qual seria mais viavel, drive+69 ou drive+drive e 69+69?

o interruptor interfere sim na impedancia...

quando estiver ligado vai funciona com 6 ohms e quando estiver desligado vai funciona com 4ohms.

eu colocaria os 2 drives em um canal ligado em paralelo que daria 4ohms e o amplificador mandario 200wrms (ainda vai ter q comoca um resistor pra nao queima os drives)

e no outro canal colocario o bomber que casaria perfeitamente com os 4ohms do amplificador e daria o maximo d potencia suportado por ele. (200wrms)

pode ser desligado com o som tocando, so vai fazer um barulho quando ligar mais se pra vc estiver tudo bem... pode ser feito sim

e o interruptor tem q ser no positivo mesmo

espero ter ajudado

abraço

Compartilhar este post

Link para o post
Pessoal meu som atual é:

- 1 modulo Boss C-1000

Canal 1 - 6x9

Canal 2 - 6x9

Canal 3 e 4 - Bridge UXP

wJa78498.jpg

quando estiver ligado vai funciona com 6 ohms e quando estiver desligado vai funciona com 4ohms.

eu colocaria os 2 drives em um canal ligado em paralelo que daria 4ohms e o amplificador mandario 200wrms (ainda vai ter q comoca um resistor pra nao queima os drives)

e no outro canal colocario o bomber que casaria perfeitamente com os 4ohms do amplificador e daria o maximo d potencia suportado por ele. (200wrms)

pode ser desligado com o som tocando, so vai fazer um barulho quando ligar mais se pra vc estiver tudo bem... pode ser feito sim

espero ter ajudado

abraço

Não entendi como você chegou nesses 6ohms.

Compartilhar este post

Link para o post

(8+4)/2.....

Não to falando que está certo... como professor, soh estou interpretando raciocínios... hahahahahaha

Compartilhar este post

Link para o post

espero ter ajudado

abraço

amigo, da onde vc tirou esses 6 ohms???

ele perguntou se o interruptor alteraria a impedância, repare que na ilustração ele já havia calculado a impedância final do conjunto 2,66 ohms.

Qual a explicação para ser obrigatória a ligação do interruptor no positivo? já que vc estaria abrindo o circuito tanto no positivo quanto no negativo!

repare que a 2,66 ohms, o ampl. estaria fornecendo quase sua capacidade máxima de potência, e com esta ligação que está hoje ele não afetaria o efeito estereo.

Quanto ao resistor, concordo com vc, talvez seja necessário, pois as corneta irão gritar demais, talvez um 15r 10w estaria ótimo, alem do capacitor.

Compartilhar este post

Link para o post

espero ter ajudado

abraço

amigo, da onde vc tirou esses 6 ohms???

ele perguntou se o interruptor alteraria a impedância, repare que na ilustração ele já havia calculado a impedância final do conjunto 2,66 ohms.

Qual a explicação para ser obrigatória a ligação do interruptor no positivo? já que vc estaria abrindo o circuito tanto no positivo quanto no negativo!

repare que a 2,66 ohms, o ampl. estaria fornecendo quase sua capacidade máxima de potência, e com esta ligação que está hoje ele não afetaria o efeito estereo.

Quanto ao resistor, concordo com vc, talvez seja necessário, pois as corneta irão gritar demais, talvez um 15r 10w estaria ótimo, alem do capacitor.

Vo ligar sem resistor mesmo... O objetivo eh fazer elas gritarem mesmo :vts

Mas so quando for necessario, por isso o interruptor.

Se caso eu ver que ta muito fora eu boto o resistor porteriormente. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
(8+4)/2.....

Não to falando que está certo... como professor, soh estou interpretando raciocínios... hahahahahaha

realmente a conta q eu fiz foi essa :rever1:

mais e meramente ilustrativa...

e quando eu estava aprendendo me falaram q essa era a certa... coisa de estalador meia boca

mais se eu for falar que tem uma formula pra calcula eu vo passar mais tempo falando como q ele vai usar a formula do q respondendo oq ele quer realmente sabe

mais ja que estao dazendo todo esse barrulhor por causa disso

tah ai a formula

z=1/[(1/i1)+(1/i2)+ .................(1/in)]

onde z e impedancia resultante

i1, a impedancia do equipamento 1

i2 a impedancia do equipamento 2 e assim ate vc coloca todos os equipamentos que vao ser ligados em paralelo...

e pra quem falo q tanto faz ligar o interuptor no negativo ou no possitivo tah falando besteira pq interruptor tem q ser no possitivo por uma questao de segurança....

abraço

Compartilhar este post

Link para o post
(8+4)/2.....

e quando eu estava aprendendo me falaram q essa era a certa... coisa de estalador meia boca

mais se eu for falar que tem uma formula pra calcula eu vo passar mais tempo falando como q ele vai usar a formula do q respondendo oq ele quer realmente sabe

tah ai a formula

i2 a impedancia do equipamento 2 e assim ate vc coloca todos os equipamentos que vao ser ligados em paralelo...

e pra quem falo q tanto faz ligar o interuptor no negativo ou no possitivo tah falando besteira pq interruptor tem q ser no possitivo por uma questao de segurança....

abraço

a conta ateh eh valida... eh uma simplificação da conta certa que passou...

enfim..

eh valida quando as impedancias são iguais.. e pra dois itens solamente....

Compartilhar este post

Link para o post
(8+4)/2.....

tah ai a formula

abraço

errou nos calculos entao...

Botei os dados nessa sua formula e deu exatamente 2,666 ohms :legal:

Ja deu pra entender a ideia ^^, não precisamos ficar discutindo isso.

Obrigado ai o pessoal que ajudou, vlw mesmo :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, a idéia e o esquema estão ótimos, parabéns.

Parece que você está querendo suprir a falta de voz dos Bomber. Sim, você terá muita voz assim.

Mas talvez seja o caso de trocar de 6x9 para outro de outra marca, assim você terá mais voz mantendo a qualidade padrão de 6x9, claro que não tanta voz quanto corneta.

Compartilhar este post

Link para o post

abraço

Olá amigo,

quando eu disse que tanto faz, estava levando em consideração que a energia enviada para os falantes é AC, portanto até onde eu saiba, dá na mesma!!

Gostaria de saber qual a segurança que poderia ser maior ligando o botão no positivo?

PS: não estou querendo discutir, apenas aprender. Quem se fecha em velhas ideias e conceitos não evolui!!! Temos sempre algo novo a aprender.

Compartilhar este post

Link para o post

abraço

Olá amigo,

quando eu disse que tanto faz, estava levando em consideração que a energia enviada para os falantes é AC, portanto até onde eu saiba, dá na mesma!!

Gostaria de saber qual a segurança que poderia ser maior ligando o botão no positivo?

PS: não estou querendo discutir, apenas aprender. Quem se fecha em velhas ideias e conceitos não evolui!!! Temos sempre algo novo a aprender.

Tanto faz, positivo ou no negativo, mas é mais comum fazermos no positivo.

E na verdade, se for por questão de segurança mesmo, é melhor cortar os dois porque nem mesmo o negativo pode tocar a massa (lataria ou terra) por que esses amplificadores e até mesmo a saída para alto falantes dos CD players não usam mais o terra comum. Mas tudo bem conectado e isolado não tem perigo.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu de vc faria diferente..

Ligaria 4 cornetas, não necessariamente as D-250x, optaria pelas D-250, que são mais fracas mais tem um Timbre Muito bom..

Ligaria 2 drives em paralelo, resultando em 4 ohms, depois ligaria em paralelo com o 6x9, resultando em 2 ohms e ligaria em um canal..

faria o mesmo no outro..

o módulo vai mandar algo na casa de 230~250 rms para o conjunto (2 Drives + 1 6x9). Isso ja fica bem bacana mesmo..

depois uma boa regulada no ganho..enfim. Uma voz forte pra dentro e pra fora do carro..

E ficaria tudo no mesmo preço +/-, e assim os caras conseguem instalar ai na tua cidade sem fazer merd* (espero!)

Compartilhar este post

Link para o post
Eu de vc faria diferente..

Ligaria 4 cornetas, não necessariamente as D-250x, optaria pelas D-250, que são mais fracas mais tem um Timbre Muito bom..

Ligaria 2 drives em paralelo, resultando em 4 ohms, depois ligaria em paralelo com o 6x9, resultando em 2 ohms e ligaria em um canal..

faria o mesmo no outro..

o módulo vai mandar algo na casa de 230~250 rms para o conjunto (2 Drives + 1 6x9). Isso ja fica bem bacana mesmo..

depois uma boa regulada no ganho..enfim. Uma voz forte pra dentro e pra fora do carro..

E ficaria tudo no mesmo preço +/-, e assim os caras conseguem instalar ai na tua cidade sem fazer merd* (espero!)

Gostei da ideia... Quem sabe futuramente, porque no momento ja estou gastando mais do que podia gastar ^^.

Tenho também problema do espaço, por sorte coube as 2 cornetas, pensei que teria que modificar a caixa, ai complicava tudo.

Mas vlw a dica. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...