Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

kelvisson

Turbinar Amplificador

Recommended Posts

Bom galera estou aqui novamente e com um pepino para resolver .

E o seguinte :

Andei fuçando a internet e encontrei no proprio site autosom um topico que encina a trubinar um amplificador

http://www.autosom.net/artigo.asp?cod=73

, até ai tudo bem , mas eu andei pensando em turbinar meu amplificador roadstar RS 4150 que tem a placa bem parecida com o Rs 4210

Sabendo que mudando o secundario do trafo e enrolando mais espiras a tensão de saida ira aumentar , portanto a potencia do amplificador tende a aumentar tb ,mas ai vem uma pequena duvida , o que terei de fazer para esse aumento de tensão possa ser considerado como um aumento de potencia sem queimar tudo ?

É só trocar os capacitores da fonte por uns de tensões mais altas , terei de trocar todos ?

E o resistor segura a tensão que vao pro diodo ZENER terei que aumentar um resistencia ?

Se alguem tiver alguma experiencia com transformadores toroidais posta ai um tutorial.

VALEU

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma pergunta: QUANTO você pretende aumentar?

Dependendo de quanto, pode ser simples, mas também pode não ser nada simples. Até uns 30% de aumento é tranquilo... 50% de aumento vai exigir reforços consideráveis... 100% de aumento é coisa pra poucos.

Compartilhar este post

Link para o post

Dependendo de quanto, pode ser simples, mas também pode não ser nada simples. Até uns 30% de aumento é tranquilo... 50% de aumento vai exigir reforços consideráveis... 100% de aumento é coisa pra poucos.

kleber valeu por estar me dando uma força! :legal:

To pensando em aumentar uns 20 %a 30 % pois o meu amp só da 110rms e eu to pretendendo aumentar pra 140wrms ou qualquer tanto q passe de 110.

Sera q nao tem risco q queimar tudo?

e vc sabe algum metodo mais facil, ou é so fazer isso q falei acima?

valeu ! hand26

Compartilhar este post

Link para o post

kleber valeu por estar me dando uma força! :legal:

To pensando em aumentar uns 20 %a 30 % pois o meu amp só da 110rms e eu to pretendendo aumentar pra 140wrms ou qualquer tanto q passe de 110.

Sera q nao tem risco q queimar tudo?

e vc sabe algum metodo mais facil, ou é so fazer isso q falei acima?

valeu ! hand26

Bom... tudo depende... qual o amp?

Primeiro meça a tensão no secundário da fonte... vc pode medir nos terminais do capacitor, entre o coletor e o terminal negativo do falante...

Tendo esta tensão na mão, pegue o datasheet do transístor de saída. Atente a 3 coisas: Tensão máxima de trabalho (costuma ser bem alta, então não é um fator que vá arapalhar), dissipação máxima (em watts) e corrente máxima (em ampéres).

Pra um aumento de 30% na potência, vc sai de 110W e chega nos 143W.

Digamos que sua fonte trabalhe em +20V e -20V. Pra calcular o aumento, basta uma regrinha de 3:

100W = 20V

143W = ?V -> transformando: ?V * 100W = 143W * 20V -> 100*V=143*20 -> 2860 / 100 = 28,6V

Logo, você vai precisar aumentar 8,6V em cada lado da fonte (+28,6V e - 28,6V). Assim sendo, desmonte o transformador da placa, desfaça o secundário, contando quantas voltas existem entre o centro do enrolamento e o enrolamento positivo, e entre o centro e o negativo. Aí faça outra regra de 3 pra descobrir quantas espiras você precisa. Digamos que seu secundário seja assim: 10 voltas - comum - 10 coltas.

10voltas = 20volts

Xvoltas = 28,6 volts -> 10voltas*28,6volts = xvoltas*20volts -> 286 = 20x -> x = 286/20 -> x=14,3 voltas... arredondando, dá 14 voltas.

Faça o novo enrolamento, exatamente igual ao anterior, com 14 voltas - comum - 14 voltas. monte de volta.

Na saída, veja se o transístor vai suportar... vamos usar valores estimados, pois é apenas por segurança. Se seu amplificador trabalha com 20V em cada lado da saída, então assuma a potência desse lado como metade da total (55w), e aplique na fórmula:

P=U*i -> 55=20*i -> i=55/20 -> i=2,75A.

Este é o valor que você tem originalmente. Seu transístor de saída deve suportar esta corrente.

Calcule o novo valor (considerando 71,5W)

71,5=28,6*i -> i=71,5/28,6 -> i=2,5A (deu sorte, nem sempre fica abaixo!).

Por fim, veja se a dissipação máxima do transístor ainda está acima dos 71,5W. Se não estiver, é bom já pensar em trocar por um transístor equivalente que suporte maior potência, ou mesmo adicionar outro(s).

Compartilhar este post

Link para o post

ALGUEM SABE SE TEM COMO DAR UMA PEQUENA TURBINADA NUM HBM-4100???????????????????????????????//

COMO DEVERIA FAZER, E O QUE TENHO QUE TROCAR??

Compartilhar este post

Link para o post
ALGUEM SABE SE TEM COMO DAR UMA PEQUENA TURBINADA NUM HBM-4100???????????????????????????????//

Lasanha de bolacha

Ingredientes:

300g de bolacha água e sal (48 bolachas ou 1 ½ pacote)

350g de presunto picado ou triturado

350g de mussarela picada ou triturado

3 xícaras (chá) de molho vermelho

3 xícaras (chá) de molho branco

50 g de queijo parmesão ralado grosso

Molho Branco:

3 colheres (sopa) de manteiga

1 colher (sopa) de alho picado

3 colheres (sopa) de cebola picada

3 colheres (sopa) de farinha de trigo

600ml de leite

1 Pitada de noz moscada

Sal

Modo de Preparar:

Com os ingredientes, faça a montagem num refratário de 24 x 30 cm e 5 cm de altura aproximadamente. Coloque: molho branco, bolacha, molho vermelho, mussarela, presunto e bolacha. Vá intercalando os produtos até finalizar com o queijo parmesão ralado. Leve ao forno pré-aquecido por mais ou menos 15 minutos.

Molho branco:

Numa panela, coloque a manteiga, refogue o alho e a cebola. Acrescente a farinha de trigo, mexendo sempre para não empelotar. Adicione o leite e mexa até formar um creme. Acerte o sal e coloque a noz-moscada.

QUER RECEITA DE BOLO MANDA E-MAIL PRA ANA MARIA BRAGA!

:angry:

Kleber, desculpa ai, mas vc tava dando uma explicação INCRIVEL pro kelvissom, e vem o giraia ai pedir receitinha de bolo pra turbinar o amp dele... estressei mesmo! desculpa, se kiser deleta esse meu post!

PS: poo, esse tópico tá excelente, nunca tinha visto uma explicação tão CLARA do método!!!!

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post

Lasanha de bolacha

Ingredientes:

300g de bolacha água e sal (48 bolachas ou 1 ½ pacote)

350g de presunto picado ou triturado

350g de mussarela picada ou triturado

3 xícaras (chá) de molho vermelho

3 xícaras (chá) de molho branco

50 g de queijo parmesão ralado grosso

Molho Branco:

3 colheres (sopa) de manteiga

1 colher (sopa) de alho picado

3 colheres (sopa) de cebola picada

3 colheres (sopa) de farinha de trigo

600ml de leite

1 Pitada de noz moscada

Sal

Modo de Preparar:

Com os ingredientes, faça a montagem num refratário de 24 x 30 cm e 5 cm de altura aproximadamente. Coloque: molho branco, bolacha, molho vermelho, mussarela, presunto e bolacha. Vá intercalando os produtos até finalizar com o queijo parmesão ralado. Leve ao forno pré-aquecido por mais ou menos 15 minutos.

Molho branco:

Numa panela, coloque a manteiga, refogue o alho e a cebola. Acrescente a farinha de trigo, mexendo sempre para não empelotar. Adicione o leite e mexa até formar um creme. Acerte o sal e coloque a noz-moscada.

QUER RECEITA DE BOLO MANDA E-MAIL PRA ANA MARIA BRAGA!

:angry:

Kleber, desculpa ai, mas vc tava dando uma explicação INCRIVEL pro kelvissom, e vem o giraia ai pedir receitinha de bolo pra turbinar o amp dele... estressei mesmo! desculpa, se kiser deleta esse meu post!

PS: poo, esse tópico tá excelente, nunca tinha visto uma explicação tão CLARA do método!!!!

Gabriel

Isso vai dar pau ainda, tô me rachando aqui o-o-hand26

Compartilhar este post

Link para o post

SubSonic

haUHUahAUHAuhHUAauhHUA

QQ ISTO KRA...

iaHUuhAUH ro raxando os bico de ri aki....

huaUAhuhaHHUAaUHAh o-o-o-o-

Compartilhar este post

Link para o post
Já fiz a receita, uma delícia...

o-o-o-o-

Pitadinha de Sal igual a que a vovó ensino :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

só rindo pra não chorar

achei a explicaçao Kleber show de bola, mas tô no serviço e fica ruim de aprender eletronica, dai me dizendoo que tenho que trocar, eu imprimo, E levo pra um parceria meu, e tá resolvido o problema, hehehe

OU quem sabe um vcs compra minha hbm 4100 por 260 pila, dai eu pego uma pone pra mim, e acaba essa frescuritz de querer fazer LESMA CORRER, KKKKKK

Compartilhar este post

Link para o post

Giraia,

até te peço desculpas pela minha "delicadeza", tipo, eu tava expulsando uns otários da comunidade que eu sou mediador, deletando tópicos mediocres e tava nesse flame! mas tipo, oq o Kleber tava explicando serve pra qualquer amp, ele usou os numeros como EXEMPLO, ele mesmo não sabe quantas voltas tem o trafo do 4150 e nem a voltagem q ele trabalha, ele usou numeros FICTICIOS, mas o CONCEITO pode ser aplicado em qualquer amplificador convencional!

desculpa mesmo cara, agora q eu vi q eu fui meio grosso!

e a lasanha de bolacha é especialidade do Kleber! se alguem precisar de alguma dica pode perguntar pra ele q ele conhece bem a receita! uhaeuaehuhaeuhaeuhae o-o-

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post

Po kleber brigadão mesmo ,isso valeu mesmo .

rapaz vou fazer isso que vc disse qualquer outra duvida estarei aqui denovo.

Valeu a todos que ajudaram.

:rever1:

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...