Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Joeyzaum

(diy)faça Um Cd Player De Carro Com Seu Cd-rom

Recommended Posts

Postado em

Introdução

Para ser usada como CD player, a unidade de CD-ROM não precisa estar conectada ao computador. Com isso, é possível transformar facilmente uma unidade de CD-ROM em um CD player para carro. Parece loucura? Não é. Com este tutorial você conseguirá colocar em seu carro um CD player sem gastar praticamente nada.

A unidade de CD-ROM usada pode ser de qualquer tipo, desde os primeiros modelos ("1x") até os modelos mais atuais ("60x"). O único pré-requisito que a unidade precisa ter é ter uma saída para fone de ouvido com controle de volume. E isso praticamente todas as unidades de CD-ROM tem.

Há duas grandes vantagens em se transformar uma unidade de CD-ROM em CD player para o carro. Primeiro, quem vai querer quebrar o vidro do seu carro para roubar um CD-ROM? E, segundo, como qualquer tipo de unidade de CD-ROM serve, você poderá aproveitar uma unidade velha, que esteja largada em um canto (por exemplo, aquela unidade 2x do seu velho 386), fazendo com que o custo seja próximo de zero.

Para instalar um CD-ROM no carro, você precisará de um plugue de alimentação fêmea, usado para encaixar no plugue de alimentação do CD-ROM (esse plugue você pode cortar de uma fonte de alimentação velha) e de um circuito integrado regulador de voltagem chamado 7805, que é facilmente encontrado nas lojas de componentes eletrônicos (lojas da Rua República do Líbano no Rio de Janeiro e da Rua Santa Ifigênia em São Paulo). Você precisará comprar também um dissipador de calor para o 7805 (vendido na mesma loja).

A bateria do carro é de 12 V, mas para funcionar a unidade de CD-ROM precisa de duas tensões de alimentação: 12 V e 5 V. O circuito 7805 consegue converter a tensão de 12 V em 5 V (o seu pino 1 é a entrada, o pino 2 é o terra e o pino 3 é a saída de 5 V). O esquema de ligação você confere na Figura 1. O pino do terra deve ser ligado ao fios de terra do plugue e ao pólo negativo da bateria do carro, o que é feito simplesmente conectando-se esse pino à carroceria metálica do carro.

6ap41z6.gif

Basta fazer a ligação mostrada no esquema (não se esqueça de isolar com fita isolante todas as conexões) e pronto, você terá o seu CD-ROM funcionando como CD player em seu carro.

A saída de áudio será feita através da saída de fone de ouvidos. Para escutar o CD, você terá de usar fones de ouvido. Para escutar o som através dos alto-falantes do carro, você terá de comprar um aplificador com entradas RCA e comprar um cabo P2 estéreo x RCA (mesmo cabo usado para ligar aparelhos Discman a um amplificador). O pino P2, que é o mesmo usao por fones de ouvido, deverá ser encaixado na saída de fone de ouvido do CD-ROM, enquanto os plugues RCA deverão ser encaixados nas entradas do amplificador. O controle de volume será feito através do controle de volume existente no CD-ROM.

Um último lembrete: na maioria das unidades de CD-ROM, o botão de reprodução (play) e o botão de avanço de faixa (skip) estão posicionados na mesma tecla. Ou seja, para trocar a faixa, basta pressionar o botão play.

Esses tempos vi uma pessoa perguntando sobre isso, agora encontrei na net e resolvi postar por aqui, pode servir pra mta gente.

Ps: Os creditos nao sao meus, e nao tenho informaçao sobre o autor, como ja disse, encontrei na net.

Abraços

By Joeyzaum

Postado em

:legal: Parabéns, tópico muito interessante.

Salientando que o componente 7805 tem terminais que precisam ser soldados numa placa de circuito ou diretamente em fios flexíveis para a instalação ( bem isolados após para não entrar em curto).

É bom também usar um chicotinho com um fusível na entrada de 12V para evitar qualquer problema. Acredito que de 5 ampéres já protege bem.

Muitos cd roms tem uma saída de áudio estéreo na traseira deles, não é a conexão IDE, são 4 terminaizinhos indicados como R - - L ou algo assim. Também podem ser usados.

edit: Os módulos boosters também funcionam se ligados em saída de fone de ouvido. Pode ocorrer de não fornecerem sua máxima potência devido a baixa intensidade da saída de fone. A impendancia ou sensibilidade de entrada de RCA é bem mais alta que a entrada de fio dos boosters.

Postado em

Os créditos desse texto são do gabriel torres se não me engano. Mas tenho sérias dúvidas que copiou de um artigo que eu tinha postado num site meu há alguns anos, pois a forma como o texto está estruturado e muitas das palavras está muito parecida com meu artigo. Na época eu vi isso num site gringo, o sorgonet.com e pedi pra fazer a tradução. ;)

Postado em

Eu já fiz isso, mas não usei a saída dos fones de ouvido e sim a saída analógica que tem atrás do CD. Usei por pouco tempo pois meu CD havia sido roubado e havia colocado no carro um toca fitas que tinha entrada para diskman. Ná época, eu não inha diskman e os tocadores de MP3, tão populares hoje em dia, eram raros e caríssimos. Então resolvi fazer essa adaptação que encontrei no site do Gabriel Torres, mas usei pouquíssimo pois qualquer trepidação fazia o CD pular. Era impossível usar o CD com o carro em movimento. Às vezes, até a trepidação causada pelo sub era suficiente para fazer o CD pular. Logo arranjei um CD player novo e parei de usar essa gambiarra.

[]

Crawling Chaos

Postado em

Já usei isto... pulava pra kct... :vts O pior é que quando pula, vai pra quelquer ponto do CD, menos pro que vc estava ouvindo. Não sei se era mal dos drives que eu usei.

O projeto tem uma falha... muitas unidade de CD pedem 0,7 a 1,2A no +5V. Isto faz com que o 7805 esquente bastante, ou mesmo torre por sobrecarga. Ele suporta 1A mais ou menos de Imax. Pra unidades que consumam menos de 1A dá pra usar, mas é bom pensar num bom dissipador de calor, não é qualquer chapinha que serve. Um dissipador de fonte de computador já consegue segurar a onda. Ou então usem um cooler de pentium 100, fazendo um furo e prendendo o 7805 nele. Aí o ventiladorzinho ainda ajuda a manter frio. Nem pensem em puxar mais de 300mA de um 7805 sem providenciar alguma dissipação, pois a longo prazo ele fica bem quente. Providenciem uma chave pra desligar todo o sistema e o remoto do amplificador.

Postado em

Eu mesmo nunca tentei isto, apenas estou comentando. Não sabia que era tão feio assim o pula-pula, mas pode ser uma alternativa pra som em casa...

Acho que rola ligar 2 ou mais 7805 em paralelo para guentar mais corrente ou deve haver outro componente mais parrudo também.

Postado em
Eu mesmo nunca tentei isto, apenas estou comentando. Não sabia que era tão feio assim o pula-pula, mas pode ser uma alternativa pra som em casa...

Acho que rola ligar 2 ou mais 7805 em paralelo para guentar mais corrente ou deve haver outro componente mais parrudo também.

Amigos! Estou interessado em ligar meu MP3 Player direito no amplificador. Como poderei fazer isso?

Postado em

Amigos! Estou interessado em ligar meu MP3 Player direito no amplificador. Como poderei fazer isso?

Assim: http://autoforum.com.br/index.php?act=Search&f=29

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...