Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

kelvisson

Tamanho Da Corneta

Recommended Posts

Eai galera BLZ

To sem tempo para pesquisar no forum , então resolvi postar aqui mesmo ,nem sei se é o lugar certo ,mas ai vai minha duvida:

no mercado tem vairos tipos e tamanhos de cornetas para drivers , muito bem ,dai fiquei "pensãnu"eheheh se eu colocar uma corneta curta em meu driver falcon sera que teria alguma perda sonora ou dava no "mermo" corneta grande ou pequena ?

Pois to querenu colocar os drivers em outro lugar.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eai galera BLZ

To sem tempo para pesquisar no forum , então resolvi postar aqui mesmo ,nem sei se é o lugar certo ,mas ai vai minha duvida:

no mercado tem vairos tipos e tamanhos de cornetas para drivers , muito bem ,dai fiquei "pensãnu"eheheh se eu colocar uma corneta curta em meu driver falcon sera que teria alguma perda sonora ou dava no "mermo" corneta grande ou pequena ?

a corneta maior joga o som mais longe mais a diferença acho que nao deva ser tao grande assim nao mais ja que estamos falando de trio entao quanto mais forte e mais longe melhor e claro com qualidade.

Compartilhar este post

Link para o post

eu prefiro as cano curto, fica melhor de se ouvir de perto e tal, não agride tanto os ouvidos..

Compartilhar este post

Link para o post
eu prefiro as cano curto, fica melhor de se ouvir de perto e tal, não agride tanto os ouvidos..

em se tratando de cornetas com boca de 1" de rosca, com material plastico, quanto menor melhor.Evita bastante as ressonancias criadas nas paredes, tão famosas por causarem o som de voz de pato.Não é raro ver uma d250-x numa hl1425 soando muito ruim.Tem gente que gosta mas eu acho horrivel.Cornetas de fibra ou aluminio valem mais a pena.

Ah e falando em tiro: olhe atentamente no manual corneta a sua dispersão horizontal e vertical.Quanto mais fechado for o angulo, mais longo será o "tiro" da corneta.Por exemplo uma Hl1425, a famosa cano longo tem dispersão de 45ºH x 45º V contra os 60ºH x 40º V da hm1725, conhecida por alguns como "xuxinha"

Compartilhar este post

Link para o post
em se tratando de cornetas com boca de 1" de rosca, com material plastico, quanto menor melhor.Evita bastante as ressonancias criadas nas paredes, tão famosas por causarem o som de voz de pato.Não é raro ver uma d250-x numa hl1425 soando muito ruim.Tem gente que gosta mas eu acho horrivel.Cornetas de fibra ou aluminio valem mais a pena.

Ah e falando em tiro: olhe atentamente no manual corneta a sua dispersão horizontal e vertical.Quanto mais fechado for o angulo, mais longo será o "tiro" da corneta.Por exemplo uma Hl1425, a famosa cano longo tem dispersão de 45ºH x 45º V contra os 60ºH x 40º V da hm1725, conhecida por alguns como "xuxinha"

então; a longa tem alcançe maior, desempenho maior e toca frequencias mais baixas, as curtas menor alcançe, menor desempenho e frequencias mais altas, certo?

Compartilhar este post

Link para o post

De forma bastante resumida, os modelos de cornetas, entre outras coisas influencia:

1 - determina a máxima potência a ser aplicada

2 - determina o alcançe que pode ser curto, médio ou longo

3 - determina o valor do corte mínimo

4 - determina a faixa útil de resposta

5 - determina o SPL final

Esses itens estão intimamente ligados, ou seja, um influencia no outro.

Lembre-se de que eu não falei no material, na qual a corneta confeccionada pois isso influencia diretamente no que será reproduzido.

Compartilhar este post

Link para o post

então; a longa tem alcançe maior, desempenho maior e toca frequencias mais baixas, as curtas menor alcançe, menor desempenho e frequencias mais altas, certo?

Branco,

Não necessáriamente.. cada tipo de corneta tem sua devida aplicação!

As mais longas, chamadas de tiro longo, te ajudão a transferir o som a uma distância prontal maior, enquanto que as mais abertas, te ajudam na dispersão.

As longas geram muitas reflexões e uma sonoridade um tanto quanto ruim.

Compartilhar este post

Link para o post

no pouco q entendo, a corneta influencia na resposta de frequência.

qto mais curta, maior deve ser o corte, e mais alta a resposta, as longas q geralmente uso aqui, corto em aprox. 600 hz e elas reproduzem mto bem, assim por diante..

relação a potencia aplicada e na qualidade não acho q tenha influencia, sei não hein...

PS: TENHO DE 3 MODELOS DIFERENTES AQUI

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

esqueci d citar:

lógico q o ângulo da boca influencia na disperção do audio neh!

acho q nem era necessário...

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

"relação a potencia aplicada e na qualidade não acho q tenha influencia, sei não hein..."

Veja bem, como disse anteriormente os itens que eu listei estão associados e não podem ser avaliados separadamente. Senão vejamos:

- o valor do corte influencia na potência aplicada

=> Se você colocar um corte muito baixo a tendência é que a potência suportada seja menor antes de causar danos ao falante. Isso significa que a potência admitida pode ser até menor do que a potência nominal.

=> Se você colocar um corte mais alto, pode até ultrapassar a potência nominal.

Observação: Não estamos falando de qualidade de sinal e ordem do divisor, para não tumultuar.

- o valor do corte determina a faixa útil

- o tipo de corneta também determina a faixa útil

- o material a qual é confeccionada influencia na qualidade

- o valor do corte influencia na qualidade sonora. Tente colocar um corte baixo para um Driver fenólico para ver o que acontece?

Parei por aqui, pois há uma série de coisas a falar!

Compartilhar este post

Link para o post
"relação a potencia aplicada e na qualidade não acho q tenha influencia, sei não hein..."

Veja bem, como disse anteriormente os itens que eu listei estão associados e não podem ser avaliados separadamente. Senão vejamos:

=> Se você colocar um corte muito baixo a tendência é que a potência suportada seja menor antes de causar danos ao falante. Isso significa que a potência admitida pode ser até menor do que a potência nominal.

Observação: Não estamos falando de qualidade de sinal e ordem do divisor, para não tumultuar.

- o valor do corte influencia na qualidade sonora. Tente colocar um corte baixo para um Driver fenólico para ver o que acontece?

Podes determinar que o comprimento da corneta é igual a 1/4 do comprimento de onda da menor frequencia possivel de reproduzir com eficiencia.Logo cornetas mais longas possibilitam cortes mais baixas, mas ae é onde mora o perigo, pois cornetas longas exigem paredes mais grossas.Como o custo pesa nesse caso, as vezes temos cornetas com paredes finas demais e que ressonam.Essas ressonancias podem criar picos e vales na resposta.

Tem também as cornetas de diretividade constante, que auxiliam os drivers de titanio nas altas, onde a depender da corneta o padrão polar se torna muito fechado(mais direcional).Nesse caso os agudos no eixo(on axis) estão bons,mas é só dar um passo para o lado e deus altas.

Compartilhar este post

Link para o post

amigo, acho q n fui bem claro, o q vc falou a respeito da potencia aplicada NO DRIVER a respeito dos cortes, qto mais baixo menor a potencia suportada e qto mais alto maior, sei como funciona, n sou tão leigo assim.......

o q quis dizer era a respeito de rendimento, qto mais curta, mesmo cortando baixo, n irá reproduzir tão bem qto nas longas, acho q justifica os twiters serem pequenos não?? aproximadamente uns 2/3 cm d boca neh??

n quis falar nem d qualidade nem de corte msm, somente no rendimento das frequencias na reprodução delas.....

sisi, c um corte mto baixo, ja vi reparo n queimar e rasgar a circunferencia inteira por EXCURSIONAR! vc ja deve t visto isso tb..

uhum. isso era td o q eu quis dizer, que a CORNETA, como foi questionado, não influencia na potencia aplicada, e q cada boca tem sua determinada FAIXA ÚTIL... :legal:

:rever1:

abraço..

Compartilhar este post

Link para o post
Eai galera BLZ

eu penso em comprar uma snake TI de 2

+ eu nao kiria colocar akelas cornetas gigantes de 10kg lol

prefiro um som com 1 aparencia d pkeno + q seja fo**

tb nao kero uma de tiro longo

uma pkena e aberta.... iria fica ruim ?

Compartilhar este post

Link para o post

Para um D405, numa área aberta de uns 30 metros de comprimento com as cornetas em 2 metros de altura, qual seria a corneta ideal para ter uma boa relação qualidade x dispersão?

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...