Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

DRoP

Par De 10 Nar Sw3, + Qual Amp?

Recommended Posts

Postado em

Bom comprei esses subs, e to na duvida de qual amp usar pra tocar.

Pensei no SPX666 da Wharf, sera que vai casar bem, to meio por fora de som a algum tempo, e nem lembro mais como casa falante com amp.

Mas no caso acho que ficaria 2x300rms a 2 ohmns, e eu ligaria isso em 3 ohmns resultante da ligação da bobina dupla de cada sub.

Dessa forma eu obviamente tenho uma perda, mas sera que no total consigo uns 520 rms?

Teria outro amp de melhor custo beneficio, ou que casaria melhor e tocaria tao bem quanto o Wharf?

Já tenho pro Stéreo um kit 2 vias Visteon de 6" e um JVC 6500.

O player é um JVC AVX2.

[]s

Daniel

Postado em
Bom comprei esses subs, e to na duvida de qual amp usar pra tocar.

Pensei no SPX666 da Wharf, sera que vai casar bem, to meio por fora de som a algum tempo, e nem lembro mais como casa falante com amp.

Mas no caso acho que ficaria 2x300rms a 2 ohmns, e eu ligaria isso em 3 ohmns resultante da ligação da bobina dupla de cada sub.

Dessa forma eu obviamente tenho uma perda, mas sera que no total consigo uns 520 rms?

Teria outro amp de melhor custo beneficio, ou que casaria melhor e tocaria tao bem quanto o Wharf?

Já tenho pro Stéreo um kit 2 vias Visteon de 6" e um JVC 6500.

O player é um JVC AVX2.

[]s

Daniel

Eu acho o wharf uma opção legal, outros amplis que recomendo tambem são Blaupunkt, e os db drive e quantum, tocam muito bem, ñão sao muito comentados aqui no forum ate porque muita gente nao conhece direito ou nunca ouviu, mas para sub tocam muito bem, como fosgate, não sao um super hi fi, mas apresentam exelente custo beneficio.

O wharf é uma boa pedida, só acho o 666 meio grande e desajeitado.

Postado em
bom, eu tb apostaria numa fosgate, outra dica (pq eu OUVI, e ADOREI, TOCOU MUITO)

um MTX 6004

ficou ótimo com esse sub, só acho o preço dele um tanto salgado ;)

Pelo preço que ele vai pagar em um novo, sou muito mais o SPX.

Se o custo for problema, pode caçar algum Fosgate usado. Eu procuraria o 500M.

Postado em

Bom esse 400x4, eu até achei nos classificados por 500 reais.

Mas pelo que vi ele fornece 2 canais de 200rms a 2 ohmns.

Ou seja, é mais fraco que o Wharf SPX666. Sera que vai tocar melhor? Como vou fechar esse modulo em 3? Pelo que vi vai acontecer a mesma coisa que o SPX, ou seja, gerar menos do que 200rms em 3 ohmns.

Achei esse aqui: MTX Thunder 801D Mono Amplifier

Description: Key Features: 400 watts x 1 at 4 ohms 800 watts x 1 at 2 ohms 4-gauge power and ground leads Adaptive Class D Technology variable 40-200 Hz low-pass crossover, 24 dB/octave preamp outputs PWM MOSFET switching power supply gain control Thunder EQ bass boost (0-18 dB at 40 Hz) speaker-level inputs with SmartEngage (turns on the amp when it detects signal from the receiver, eliminating the need for a turn-on lead) 11-5/8"W x 2-1/4"H x 9-13/16"D

O cara quer 620 reais nesse. Mas como o ampli é digital, não posso fazer a mesma coisa de fechar em 2 ohmns mas usar em subs de 3 né? Sem contar que por ser digital a qualidade não é a mesma correto?

Postado em

o fato de ser digital não tem nada a ver com a impedancia! mas eu não gosto da sonoridade do 800.1D principalmente se for da linha nova

o P400-4 tem 2 bridges de 200W a 4 ohms! vc colocaria a 3 e teria em torno de 300W pra cada sub, não da headroom, mas toca MTO bem! e se o intuito é hi-fi mesmo, 600W de sub é coisa demais em 99% dos casos (não digo todos pq SEMPRE tem a pajero do Ometto haeuhaeuhaueh)

Postado em
o fato de ser digital não tem nada a ver com a impedancia! mas eu não gosto da sonoridade do 800.1D principalmente se for da linha nova

o P400-4 tem 2 bridges de 200W a 4 ohms! vc colocaria a 3 e teria em torno de 300W pra cada sub, não da headroom, mas toca MTO bem! e se o intuito é hi-fi mesmo, 600W de sub é coisa demais em 99% dos casos (não digo todos pq SEMPRE tem a pajero do Ometto haeuhaeuhaueh)

O que é headrom? Seria o fato de fazer o amp trabalhar em 3 ohmns, quando o recomendado é 4, isso queimaria o modulo a medio-longo prazo, já que vai forçar ele... certo?

Postado em

headroom é reserva de potencia, seria vc utilizar um amplificador superdimensionado para seu subwoofer

por exemplo, tocar um sub que suporta 300w rms com um amplificador que pode fornecer 500w rms

esses 200 que sobra, é chamado de headroom..

vc manda do seu módulo para o auto falante apenas o que ele suporta, deixando o amplificador folgado, tendo os picos de ondas mais longe de ficar quadrados, as famosas ondas quadradas, ou clipadas, assim além de vc tem uma maior qualidade, pois tem menor distorsão, tem menos risco de queimar o sub (por incrível que pareça), aquece menos o seu amplificador, sem contar, que como vc vai estar trabalhando com uma onda mais "limpa" da pra abusar um pouco mais do que a potencia declarada d sub :)

enfim, todos ficam felizes, principalmente o seu ouvido :)

Postado em

vc precisa de um modulo que cada bridge toque em 04 ohms...

Eu tinha um NAR 12sw3d6 e ligava em um modulo q o bridge dava 400rms a 04ohms... tocava forte.

Eu te aconselho a pegar um blaupunkt GTA de 04 canais..novo vc vai pagar uns 500,00... excelente custoxbeneficio.... o bridge dele vai dar 2 x 210 wrms a 04 ohms ... ai c liga as bobinas do NAR em paralelo resultando a impedância final de 03 ohms.... ligando no modulo vc vai ter aprox. os 300rms q precisa.

O fato desse GTA ter o bridge a 04 ohms, nada impede de vc usar ele em 03ohms... vai tocar legar e não vai esquentar o modulo.

abraços

Postado em
vc precisa de um modulo que cada bridge toque em 04 ohms...

Eu tinha um NAR 12sw3d6 e ligava em um modulo q o bridge dava 400rms a 04ohms... tocava forte.

Eu te aconselho a pegar um blaupunkt GTA de 04 canais..novo vc vai pagar uns 500,00... excelente custoxbeneficio.... o bridge dele vai dar 2 x 210 wrms a 04 ohms ... ai c liga as bobinas do NAR em paralelo resultando a impedância final de 03 ohms.... ligando no modulo vc vai ter aprox. os 300rms q precisa.

O fato desse GTA ter o bridge a 04 ohms, nada impede de vc usar ele em 03ohms... vai tocar legar e não vai esquentar o modulo.

abraços

Mas se eu fecho em 3, eu to fazendo o modulo trabalhar por canal a 1.5 ohmns, correto? Isso é gerando mais potencia do que foi especificado, esse é meu medo.

Eu achei um Fosgate 700S que gera 2x350rms a 2ohmns, consequentimente quando ligar tudo, ele vai fechar em 3 ohmns mandando 2x262.5 rms a 3 ohmns.

Acho que tá de bom tamanho, se levar em consideração que os subs nãod evem ter extamente 6ohmns de resistencia, deve ser um pouco menos e o valor ta arredondado, devo chegar perto dos 280rms por sub. Isso já me deixa com uns 550 rms no total pelo menos, e estaria otimo pro que eu quero.

Alguem conhece esse amplificador? To comprando ele hj na hora do almoço...

ps: Vai me sair 650 reais em ótimo estado de conservação.

Postado em

Mas se eu fecho em 3, eu to fazendo o modulo trabalhar por canal a 1.5 ohmns, correto? Isso é gerando mais potencia do que foi especificado, esse é meu medo.

Eu achei um Fosgate 700S que gera 2x350rms a 2ohmns, consequentimente quando ligar tudo, ele vai fechar em 3 ohmns mandando 2x262.5 rms a 3 ohmns.

Acho que tá de bom tamanho, se levar em consideração que os subs nãod evem ter extamente 6ohmns de resistencia, deve ser um pouco menos e o valor ta arredondado, devo chegar perto dos 280rms por sub. Isso já me deixa com uns 550 rms no total pelo menos, e estaria otimo pro que eu quero.

o modulo têm 04 canais.. vc ligando em bridge vai ficar 02 canais de 210wrms a 04ohms.

vc vai ligar 02 sub nar....cada sub possui bob. dupla de 06 ohms.

Cada sub ligado em paralelo resulta em 03ohms.

cada sub de 03 ohms vc liga em cada canal do modulo de 04 ohms.

Entendeu???

01 sub ligado a 03ohms em 01 bridge do modulo

+

01 sub ligado a 03ohms no outro bridge do modulo

como cada bridge do modulo da 210wrms a 4ohms... vc ligando 01 sub a 3 ohms vc vai chegar nos 300rms que precisa.... e o modulo nem esquenta

Eu iria do blaupunkt GTA 475... modulo novo com garantia sempre é melhor q algo usado... e acho q aqui na loja do forum têm ele por 520,00

abraços

Postado em

Fosgate possui uma ótima proteção. É muito provável que ele desarme antes de queimar. E outra, como vc vai escutar música nunca que o amp vai chegar na potência máxima, então pode usar tranquilo o bridge em 3 ohms.

Sobre o 700S, eu choraria pra pagar R$600.

Postado em
Fosgate possui uma ótima proteção. É muito provável que ele desarme antes de queimar. E outra, como vc vai escutar música nunca que o amp vai chegar na potência máxima, então pode usar tranquilo o bridge em 3 ohms.

desculpe meu amigo, mas todos fosgate que eu conheço nunca vi proteção, só se for os novos, pq os antigos nenhum tem proteção, já vi um queimar umas 4 vezes por falta de proteção, e tambem usar abaixo dos ohms especificados queima também, pq queimou, e não entra proteção nenhuma. isso são relatos vistos, não ouvidos de outros, se tiver algum fosgate com proteção me fala que eu mesmo vou testar. abração

PS: tem fosgate que nem tem fusivel, varios modelos.

Postado em

Nossa Hellmind so diz besteira mesmo se fosgate tivesse proteção ´ninguém precisava mandar os queimados pro Zé Chaid pra consertar ne, ainda mais essa linha tipo "morcego" que o pessoal diz, não tem nem proteção de fusível tem, so essa linha nova.

Se tiver um curto na bobina do falante adeus amp. Mas boa sorte

Postado em

é infelizmente ele tem razão, é um ótimo amp, mas cuida pra não exagerar no volume que vai ir uma boa potencia pros falantes, quem tem fosgate sabe que é um amp bom mas tem que cuidar muito, qualquer coisa pode queimar e custar uns pilinhas pra arrumar depois e adivinhar o que queimou hehehe, pois nao tem fusivel. ótimo amp pra grave.. but take carefull

ps: tem muita gente que usa cooler

Postado em
desculpe meu amigo, mas todos fosgate que eu conheço nunca vi proteção, só se for os novos, pq os antigos nenhum tem proteção, já vi um queimar umas 4 vezes por falta de proteção, e tambem usar abaixo dos ohms especificados queima também, pq queimou, e não entra proteção nenhuma. isso são relatos vistos, não ouvidos de outros, se tiver algum fosgate com proteção me fala que eu mesmo vou testar. abração

Meu deus, cada dia aparece uma nova atrocidade ao intelecto aqui! Novato querendo botar banca, vendedor de muamba que se acha esperto, sem mencionar outras ocorrências...

Apenas uma imagem e algumas palavras pra poupar o meu tempo:

amprfeg8.jpg

Manual RockFord Fosgate Punch 4040DSM/4080DSM 1993 página 5.

Preciso falar mais alguma coisa ou tenho que pedir ao Sr. que procure a palavra proteção no dicionário?

Quer saber pq os fabricantes começaram a colocar fusível no próprio amp? Por causa da ignorância de certos usuários que não liam o manual e achavam que o fusível e o porta fusível que vinham junto com o amp era um tipo de chaveiro engraçado. Quer comprar o amp usado e não veio junto com estes itens? fo**-se, o fabricante só tinha compromisso de pós-venda com o primeiro usuário.

E Rodizzio, volta pra suas muambas... ou será que vou ter que mencionar a palavra Lighting Audio para lhe espantar deste tópico tb?

Postado em

Meu deus, cada dia aparece uma nova atrocidade ao intelecto aqui! Novato querendo botar banca, vendedor de muamba que se acha esperto, sem mencionar outras ocorrências...

Apenas uma imagem e algumas palavras pra poupar o meu tempo:

amprfeg8.jpg

Manual RockFord Fosgate Punch 4040DSM/4080DSM 1993 página 5.

Preciso falar mais alguma coisa ou tenho que pedir ao Sr. que procure a palavra proteção no dicionário?

Quer saber pq os fabricantes começaram a colocar fusível no próprio amp? Por causa da ignorância de certos usuários que não liam o manual e achavam que o fusível e o porta fusível que vinham junto com o amp era um tipo de chaveiro engraçado. Quer comprar o amp usado e não veio junto com estes itens? fo**-se, o fabricante só tinha compromisso de pós-venda com o primeiro usuário.

E Rodizzio, volta pra suas muambas... ou será que vou ter que mencionar a palavra Lighting Audio para lhe espantar deste tópico tb?

o meu amigo o único novato que tem aqui é vc, vc não me conhece, trabalhei com som automotivo, trabalho ainda como autonomo, então não vem falar o que não sabe, e ninguém ta aqui pra saber mais do que ninguém, vc não é intelecto e nem sera com sua palavras de baixo ..., tenho varios conhecidos que queimou os fosgates deles pela mesma razão, não tem fusivel e quando esquenta queima, e tenho eles como prova e trocaram por outros amps até de pior qualidade só para não terem mais os mesmos problemas, e isto é prova aqui mesmo no forum, eu posso ser novo no forum mas não em matéria de som, vc sendo veterano ou sei la o que no forum isso nao faz minima diferença pra mim nem pra ninguem aqui no forum, mas essa não é a questão o que importa é a veracidade dos fatos, e fosgate queima sim e todos são provas disso, meu conhecido queimou varias vezes um fosgate 500, por não ter proteção contra baixa impedancia e termica, agora se tu não acredita, o problema não é meu é seu, todos do forum estejamos claro referente a isso, Fosgate é bom, muito bom, mas tem seus defeitos. vamos ser conciêntes e conversar como gentes civilizadas, assim o assunto flui melhor a um teor menor, somos adultos, pelo menos eu sou.

Postado em

Houve um tempo em que o que eu mais ouvia era "Fosgate esquenta e torra fácil". Eu achava isso muito estranho pois já tive várias cosias da marca, e resolvi pesquisar o por quê disso.

Como resultado, descobri que as antas usavam amplificadores RF abaixo da impedância mínima suportada e com cabeamento/alimentação subdimensionada. Aí não dá mesmo né? Esse negócio de tacar cooler não resolve o problema.

Postado em
Houve um tempo em que o que eu mais ouvia era "Fosgate esquenta e torra fácil". Eu achava isso muito estranho pois já tive várias cosias da marca, e resolvi pesquisar o por quê disso.

Como resultado, descobri que as antas usavam amplificadores RF abaixo da impedância mínima suportada e com cabeamento/alimentação subdimensionada. Aí não dá mesmo né? Esse negócio de tacar cooler não resolve o problema.

concordo contigo noise, mas ja aconteceu também com pessoa com sistema bem feito, por baixa impedancia e por aquecimento mesmo, me falaram que tem um ai no forum que sabe bastante de fosgate e ele poderia dizer o que se passa pelos fosgate. Aconteceu certa vez com um, que tava escutando , esquento, esquento e puf queimo, kd a proteção?? isso varias vezes, e mesmo que seja mal dimensionado com cabos etc, a proteção deveria ligar não? abraços

Postado em

Não precisa não, onde vc posta o pessoal some com frequÊncia, ainda mais vc sendo um pirralho não conhece nada da vida, quando a fosgate lançou seu primeiro amp vc nem tinha tirado as fraldas ainda e chupando chupeta.

Agora vem dar lição de moral, pega o teu fosgate de 1993 e fecha um curto pra ver se entra em proteção ok.

Muambas ou não , não diz respeito a vc, não sou que nem vc que vai comprar coisas do paraguai e fala que tem um puta som(nada contra quem compra ou deixa de comprar).

Agora vc so posta ofendendo pessoas, acho que sua educação que teus pais deram não adiantou pra nada, se te deram educação.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...