Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

SaciBahia

04 Snake Gtx + Sd2300

Recommended Posts

Postado em
Essa caixa acho q é mais pra quem tem uns falantes de subgrave... achei a de 26L mais plana ate... mas vou aguardar pra ver qual o juliano usou!

vlww

Acredito que caixa para trio tem que ter pico, posso estar totalmente enganado. Mas até que me provem a não nessecidade de um pico continuo com esse pensamento

Então cara, acho q tem q ter um pico alto mesmo...

Mas tbm, no meu caso nao tenho um woofer q desça pra tocar subgrave...

Então queria uma caixa q o falantes desça bastante...

abs

Postado em

Bom galera to aqui quebrando a cabeça pra ver se consigo usar o winISD.

projgtxwd3.jpg

Na figura acima tem duas caixas:

[1] Caixa que o juliano indicou pra 1 falante: VERDE

40L

01 duto de 5,33 x 30cm e 28cm de comprimento!

Sintonizada em 53,65Hz

[2] Caixa que to querendo fazer pra 2 falantes: AZUL

80L

01 duto de 5,33 x 60cm e 17cm de comprimento!

Sintonizada em 53,65Hz

Então posso estar fazendo besteira(por favor me avisem), mas pra mim essas caixas são teoricamente iguais certo?

Me digam se eu tive um raciocinio correto, e se isso vai ficar bom.

Aqui como eu imagino que tenha q ser o layout:

layoutsomwh6.jpg

Aguardo a ajuda de vcs, e muito obrigado pra quem opinou ate agora. :legal:

abraços

Tiago

Postado em
Aqui como eu imagino que tenha q ser o layout:

layoutsomwh6.jpg

Gostei desse layout, ficou uma configuração interessante, bastente compacto e com uma qualidade sonora (imagino eu) boa.

To acompanhando.

É cara, tbm gostei dele por ser compacto.

Agora eu quero saber se o duto vai poder ficar ali, pois pretendo fazer uma caixa trapezoidal. vo fazer otro desenho de +- como vao ficar os dutos dentro da caixa!

abs

EDIT: Um layout tosco de como ficaria +- o duto por dentro da caixa trapezoidal, tenho uma grande duvida se isso pode mesmo fazer, por causa da diferença da base maior pra base menor.

layoutsom2cv6.jpg

PS: Aparte cinza é o duto hehehe

Postado em

Blz !

Uma correção, a caixa que te passei tinha 40L, 160 cm² de area e 20 de comprimento, não os 28 que vc colocou, se foi eu que te passei errado desculpe, foi erro de digitação.

A caixa que a snake me passou com menos de 30L eu me dei o trabalho de mander fazer e colocamos no RTA, mas o rendimento ficou muito pior que o da caixa que te passei, que desceu bem mais no RTA.

Pode usar a sintonia em 50 Hz sem problema, a snake recomendou esse corte e eu testei eles sem nenhum problema.

Quanto ao Clevando estar precisando do SD2300 de 2 ohms e vc do de 4 não tem problema, pode pegar o do Clevando de 4 ohms que envio o seu de 2 ohms a ele e vocês racham o frete de volta. Fica a criterio de vocês.

Qualquer outra duvida é só falar.

Abs !

Juliano.

Postado em
Blz !

Uma correção, a caixa que te passei tinha 40L, 160 cm² de area e 20 de comprimento, não os 28 que vc colocou, se foi eu que te passei errado desculpe, foi erro de digitação.

A caixa que a snake me passou com menos de 30L eu me dei o trabalho de mander fazer e colocamos no RTA, mas o rendimento ficou muito pior que o da caixa que te passei, que desceu bem mais no RTA.

Pode usar a sintonia em 50 Hz sem problema, a snake recomendou esse corte e eu testei eles sem nenhum problema.

Quanto ao Clevando estar precisando do SD2300 de 2 ohms e vc do de 4 não tem problema, pode pegar o do Clevando de 4 ohms que envio o seu de 2 ohms a ele e vocês racham o frete de volta. Fica a criterio de vocês.

Qualquer outra duvida é só falar.

Abs !

Juliano.

Juliano valeu pela ajuda.

Então, eu fiz a simulação com o comprimento de duto que vc falou, e com 50Hz não consegui 20cm e 160 de area. Mas sim com 62Hz.

Tem certeza que a frequencia que vc quis dizer não era 62Hz?

Tbm 50Hz fica abaixo da FS do falante ai me confundiu todo hehehe

Observe a imagem:

projetos2kp4.jpg

To pensando em fazer essa caixa com camaras independentes mesmo, mas assim só da pra fazer retangular(espaço da mala). A que vc testou era RETANGULAR ou TRAPEZOIDAL?

Se eu fizer retangular será q terei muitar perdas com akeles problemas de ondas estacionarias, cancelamentos e etc?

vlw abraços

Postado em

A caixa que eu tenho é retangular, a trapezoidal poderia dar um rendimento melhor sim.

O que vc deve analizar para definir a freq. de corte do subsonico não é somente a sintonia da caixa, mas sim o grafico de excursão do falante. Com a potencia máxima aplicada ele não deve exceder o x-max, essa é a ideia do uso do subsonico.

Abs !

Juliano.

Postado em

Bom a caixa eu ja decidi qual vai ser...

Será 40L e duto retangular de 160cm² de area por 20 cm de comprimento pra cada GTX.

Agora quero saber os cortes...

Tava pensando em fazer um corte low pass em 900Hz nos GTX e HI PASS 24dB/8ª em 900Hz pros drivers sd3100, o que acham?

E sobre as cornetas, essas ovais de aluminio tem rendimento melhor que as HL 14-50 ? Falando nisso qual o nome, modelo dessas ovais?

Foto:

20070503212319dsc05729.jpg

Então é isso galera, conto com a ajuda de vcs nessa parte tbm... abraços!

:legal:

Postado em

Será 40L e duto retangular de 160cm² de area por 20 cm de comprimento pra cada GTX.

Tava pensando em fazer um corte low pass em 900Hz nos GTX e HI PASS 24dB/8ª em 900Hz pros drivers sd3100, o que acham?

E sobre as cornetas, essas ovais de aluminio tem rendimento melhor que as HL 14-50 ? Falando nisso qual o nome, modelo dessas ovais?

Foto:

Essa oval é melhor, chamam ela de boca de pato, bico de pato, boca de ovo. QQ coisa me add no msn. meu tel eh 71-8709-4124

Postado em

Foto:

Essa oval é melhor, chamam ela de boca de pato, bico de pato, boca de ovo. QQ coisa me add no msn. meu tel eh 71-8709-4124

Vlw clevando vou ve se acho pra comprar essa oval, tem algum lugar que vc sabe q eu ache com facilidade?

E ai cara o que acha da proposta do juliano? ele re-envia o amp e a gente racha o frete e faz a troca por aki mesmo. uma mao lava a outra. qq coisa é só falar.

abraços

Postado em

cara eu tenho uma caixa pra 4 desses de 12 quase igual o projeto da snake na real é uma mista entre o projeto spl + o projeto fullrange, eu testei no RTA bateu muito, pego mais de 5khz, corneta pra q? rs rs

Quanto aos graves, 120hz FORTe, menos nao desceu qse nada.. 80hz chegou menos nao, é um falante q joga longe e forte mas nao desce mtu

fiz outra caixa pra 4 de 12 com duto redondo normal, dizem q desce mais, (gente q tem 32 de 12" snake me falou e passou fotos)

Mas pelo fato dos snake gtx nao descer tanto to vendo a nova linha live-x da tomahawk, outra opcao sao os snake gtx PRO 650w, q desce um poco mais!

qq coisa me add no msn, som sc@som sc.com.br (som sc é junto!)

vlw ai

Postado em

Vlw clevando vou ve se acho pra comprar essa oval, tem algum lugar que vc sabe q eu ache com facilidade?

E ai cara o que acha da proposta do juliano? ele re-envia o amp e a gente racha o frete e faz a troca por aki mesmo. uma mao lava a outra. qq coisa é só falar.

abraços

Comprei pra um cliente por 70,00 cada corneta; se quiser posso ir lá com vc. Qto ao frete, é só pedir pro juliano mandar por EN, ficar pagando sedex eh quebrança.

[]´s

Clevando

Postado em
Comprei pra um cliente por 70,00 cada corneta; se quiser posso ir lá com vc. Qto ao frete, é só pedir pro juliano mandar por EN, ficar pagando sedex eh quebrança.

[]´s

Clevando

Então blza Clevando, vou falar pro Juliano mandar o 2Ohms de volta e aki a gente troca blza? É por EN mesmo, Sedex la de porto alegre é uma facada no rim.

Então eu vi essas ovais uma vez la na persom pra vender, saca onde é la na vasco ne?

Esse lugar ai que vc falou aceita cartao? hehehehe

valeu abraços

Postado em

Bom galera eu ja tava decidido em fazer a caixa com uma camara pra cada falante e retangular, mas revendo as medidas da mala nao vai dar o banco vai ficar sem "fechar". E nao quero isso.

Mas se eu fizer uma caixa trapezoidal a caixa vai acompanhar o desenho da mala e fica tudo certo, como eu quero.

Então o que eu quero fazer é, uma camara pra 2 falantes, total de duas caixas.

A caixa eu quero que seja similar a q eu ia fazer, descendo bem e com akele pancadao que é pra dar.

E ai quem ajuda com a simulação com caixa de 80L? Eu fiz a simulação mas quero saber da XMAX, nao to sabendo ver isso.

Aguardo a ajuda, que ja quero fazer a caixa esse fds.

Abraços

Postado em
Olá SaciBahia!

Tava aqui dando uma olhada no gtx600:

Usei na simulação cx de 40 litros fb 60hz que dá sinal verde na potência aplicada até uns 55hz; cuidado que a ladeira é grande a partir dos 50hz; na sintonia 80 hz é inviável pois teria que ser usado acima de 70 hz se observar a curva de potência admissível.

Indo para a do SPL vemos cerca de 92 dBs de 70 até passar de 100hz quando começa a aumentar alguma coisa; no pdf do falante deixaram de colocar a x-máxima, e as curvas das caixas de teste;

Olhando a do ESX125 pode-se ter uma idéia de onde vai tocar; a do gtx 600 deve ser semelhante; quem toca é o domo.

Alguém que ouviu o sistema do Juliano relatou que o som é do tipo tá, tá, tá, tá e não bumm, bumm, bumm, bumm, o que é o óbvio ululante para falante de qts baixo e fs alta.

Caixa menor sem chance pois piora.

Assim 92 dBs não me parece grande coisa a partir de 70 hz; a aplicação seria para médio grave, e assim há falantes que fazem o mesmo por menos, usando a metade da potência e custo.

Se o tivesse a mão, tentaria cornetá-lo, quando eventualmente poderia descer mais, se fosse bem longa...

É o que penso.

Saudações,

Paulo.

Olá Sr. Paulo Duto,

Primeiramente obrigado pro comparecer aqui.

Vou te passar os parametros completos pra ve se te ajuda a simular, a caixa que eu pretendo fazer. Com 80L totais(pra 2 falantes, Sintonia 60Hz, Subsonico 50Hz.

Sei que esses GTX não são uns subwoofer q desceram q nem meus Eros SDS desciam, e como desciam bem.

Mas uma caixa que tire um grave legal(sub grave eu descarto hehehe), acho que da pra fazer sim.

E ai o que vc acha dessa caixa?

Se a de 40L pra cada falante for BEM melhor, eu prefiro fazer ela mesmo, mas se for POUCO melhor eu prefiro arriscar nela mesmo.

Desde já. Obrigado!

sds

Tiago Fonseca

Postado em
Mas pelo fato dos snake gtx nao descer tanto to vendo a nova linha live-x da tomahawk, outra opcao sao os snake gtx PRO 650w, q desce um poco mais!

Ou espera pela nova versao do GTX que ta em testes...concorrente do novo GDS da Eros de 1000 RMS,hehehe!!!!

Postado em

[]´s

Clevando

Então blza Clevando, vou falar pro Juliano mandar o 2Ohms de volta e aki a gente troca blza? É por EN mesmo, Sedex la de porto alegre é uma facada no rim.

Então eu vi essas ovais uma vez la na persom pra vender, saca onde é la na vasco ne?

Esse lugar ai que vc falou aceita cartao? hehehehe

valeu abraços

A persom acho q divide, essa semana passei lá e tinha alguns ainda.

Postado em
A persom acho q divide, essa semana passei lá e tinha alguns ainda.

Clevando te add no msn, acho que vc nao aceitou, qq coisa me add ai pra a gente resolver a troca do amp... MSN: sacijdt@comendoagua.com.br

Vou la na Person essa semana :legal:

Postado em
Clevando te add no msn, acho que vc nao aceitou, qq coisa me add ai pra a gente resolver a troca do amp... MSN: sacijdt@comendoagua.com.br

Vou la na Person essa semana :legal:

aceitei sim, eh minha internet q não vale nada, ficaram de vir resolver amanha

Postado em

Bom galera...

Comprei duas cornetas ovais de aluminio pra meus sd3100.

E notei que elas são MUITO "irregulares" na parte de dentro.

Seria uma boa lixar? Pra ficar mais LISA?

Pq pelo que sei interfere no resultado.

somshow001rr4.th.jpg

abs

Postado em
Olá SaciBahia!

Usei na simulação cx de 40 litros fb 60hz que dá sinal verde na potência aplicada até uns 55hz; cuidado que a ladeira é grande a partir dos 50hz; na sintonia 80 hz é inviável pois teria que ser usado acima de 70 hz se observar a curva de potência admissível.

Indo para a do SPL vemos cerca de 92 dBs de 70 até passar de 100hz quando começa a aumentar alguma coisa; no pdf do falante deixaram de colocar a x-máxima, e as curvas das caixas de teste;

Olhando a do ESX125 pode-se ter uma idéia de onde vai tocar; a do gtx 600 deve ser semelhante; quem toca é o domo.

Alguém que ouviu o sistema do Juliano relatou que o som é do tipo tá, tá, tá, tá e não bumm, bumm, bumm, bumm, o que é o óbvio ululante para falante de qts baixo e fs alta.

Assim 92 dBs não me parece grande coisa a partir de 70 hz; a aplicação seria para médio grave, e assim há falantes que fazem o mesmo por menos, usando a metade da potência e custo.

Se o tivesse a mão, tentaria cornetá-lo, quando eventualmente poderia descer mais, se fosse bem longa...

É o que penso.

Saudações,

Paulo.

Olá Sr. Paulo Duto,

Vou te passar os parametros completos pra ve se te ajuda a simular, a caixa que eu pretendo fazer. Com 80L totais(pra 2 falantes, Sintonia 60Hz, Subsonico 50Hz.

Sei que esses GTX não são uns subwoofer q desceram q nem meus Eros SDS desciam, e como desciam bem.

Mas uma caixa que tire um grave legal(sub grave eu descarto hehehe), acho que da pra fazer sim.

Se a de 40L pra cada falante for BEM melhor, eu prefiro fazer ela mesmo, mas se for POUCO melhor eu prefiro arriscar nela mesmo.

Desde já. Obrigado!

sds

Tiago Fonseca

Olá Tiago!

Acima coloquei esse alinhamento 40 litros fb 60hz;

A caixa de 80 litros com 2 falantes deve dar resposta semelhante a de 2 câmaras de 40 litros na mesma sintonia;

Eventual parada por falha de um coloca o outro em risco devido ao novo volume, agora dobrado visto pelo falante que sobrar, especialmente se estiverem sendo usados no limite.

O cuidado deve ser redobrado no subsônico pois 50 hz pode não ser suficiente para manter a integridade do falante; vide curva da potência admissível;

Acho que vais sentir saudades dos SDS.

Saudações,

Paulo.

Será Paulo? Fiquei ate com receio agora... hehehe

Mas vou arriscar ja que ja embarquei no barco...

Será que não ficarei satisfeito com os GTX mesmo quando se observa os estilos musicais? Axé forró funk pagode, é o quese escuta por aki... e nisso eu sentia a falta de algo com mais PANCADA qnd tinha os SDS... claro que o ideal seria os dois SDS + 4 GTX, ai sim ficaria completo.

Que dilema hehehehehe

Valeu mais uma vez Sr. Paulo Duto, vou fazer a de 80L pra 2 falantes mesmo, qnto a se um falante queimar e o outro enxergar uma litragem grande, eu fico bem atento ao meu som, mesmo qnd tem cachaça no meio hehehehe

Vamo ve no que vai da...

Paulo vc sabe me dizer sobre a corneta, ser muito aspera na parte interna, se é aconselhavel lixa-la?

obrigado pelos toques.

abraços

Postado em

Será que não ficarei satisfeito com os GTX mesmo quando se observa os estilos musicais? Axé forró funk pagode, é o quese escuta por aki... e nisso eu sentia a falta de algo com mais PANCADA qnd tinha os SDS... claro que o ideal seria os dois SDS + 4 GTX, ai sim ficaria completo.

Que dilema hehehehehe

O ideal seria isso msm,manter os SDS com os GTX.Na minha opiniao vc só nao vai sentir muita falta dos SDS qdo estiver ouvindo pancadao,tipo aqueles da amplisom que o DJ Teco grava,hehehe!!!

Postado em
Olá SaciBahia!

É o que penso.

Saudações,

Paulo.

Olá Sr. Paulo Duto,

Desde já. Obrigado!

sds

Tiago Fonseca

Olá Tiago!

Acima coloquei esse alinhamento 40 litros fb 60hz;

A caixa de 80 litros com 2 falantes deve dar resposta semelhante a de 2 câmaras de 40 litros na mesma sintonia;

Eventual parada por falha de um coloca o outro em risco devido ao novo volume, agora dobrado visto pelo falante que sobrar, especialmente se estiverem sendo usados no limite.

O cuidado deve ser redobrado no subsônico pois 50 hz pode não ser suficiente para manter a integridade do falante; vide curva da potência admissível;

Acho que vais sentir saudades dos SDS.

Saudações,

Paulo.

Que dilema hehehehehe

Valeu mais uma vez Sr. Paulo Duto, vou fazer a de 80L pra 2 falantes mesmo, qnto a se um falante queimar e o outro enxergar uma litragem grande, eu fico bem atento ao meu som, mesmo qnd tem cachaça no meio hehehehe

Vamo ve no que vai da...

Paulo vc sabe me dizer sobre a corneta, ser muito aspera na parte interna, se é aconselhavel lixa-la?

obrigado pelos toques.

abraços

No seu caso não séra problema colocar 2 falantes em uma camara, pois vão ficar ligados em série mesmo, e se um parar, o outro para tb.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...