Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

RiQuati

Adaptação Rcas Pós-pré Em Um Player Original

Recommended Posts

Amigos, após algum tempo fora do Forum (meu tempo livre reduziu-se drasticamente, estou cursando uma segunda graduação), volto aqui pro HF... de carro novo (novo comigo, bem entendido... :-) e desta vez com um meio-abacaxi para descascar.

Estou com meu sisteminha todo guardado (///7892, mtx895, rcas RGC59, EHW8, Nar Kevlar+Titanium, cross caseiro) desde que vendi meu Civic. Ia instalar o conjunto em um corolla 01, mas devido à algumas incompatibilidades ergonômicas com o Corollinha, vendi-o e fiquei por 3 meses procurando um substituto. Que finalmente apareceu, um Focus 05 hatch, bastante novo.

Pois bem... esta é a parte legal. Carro novo, som todo guardado, MDF sobrando em casa, etc... tirando o tempo livre que desapareceu, estaria tudo sob controle. Estaria se meu prédio não tivesse sido invadido duas vezes por ladrões de som... a primeira vez em janeiro deste ano, quando eu viajava (e o Corolla estava longe, então) e a semana passada (quando ainda estava sem carro). O outro carro de casa, um Uno, não foi mexido ou arrombado pq. não tem película nem som. Mas vários carros de vizinhos foram arrombados, levaram tudo o que encontraram de som... prejú grande, tto em vidro/funilaria/grades como em som. Deu dó ver o estrago, e uma sensação de "podia ter sido comigo".

Estes acontecimentos me fizeram refletir: fui um cara sortudo pacas, que não teve aborrecimentos com isso até agora; mas o meu "normal" era ter o carro estacionado com 2, 3k de som montados nele. E tweeters aparentes na coluna A, player 1DIN (com tampa plástica, mas aquela manjadíssima, com cantos arredondados), etc... enfim, mesmo com falantes nos locais originais e tampão originalzinho, saberia-se que alí há som. Apesar dos meus cuidados (alarme, não usar som alto perto de casa, sempre levar a frente), era um investimento alto que este ano (2007) tornou-se mais vulnerável justamente em casa. Estão reforçando a segurança, porém pela insistência dos meliantes creio que não seja algo tão simples de evitar - já temos portão eletrônico, cerca elétrica em todo o prédio, travas...

Dentre as muitas idéias que me passaram pela cabeça, uma delas está martelando com certa insistência: desfazer-me do amp MTX895 e do //7892, adquirir um amp simples e barato, de qualidade razoável (um 4.6x razoável, ou algo parecido), adaptar saídas RCA após o pré-amplificador do CD original do Focus (um CDR4600 1.8din) e montar um setup discreto e de baixo custo. Sei que perderia o TA, perderia o controle do sub, perderia a qualidade do ///alpino... mas não sei se é melhor perdê-los para investir em um pequeno conjunto residencial (digamos, um amp integrado bom + 2 caixas bookshelf razoáveis) do que arriscar perdê-los para um vagabundo folgado que nem saberá pra quem vender um alpine 7892 sem frente e uma "pirâmide pretona". Sad but true, tou questionando se o prazer compensa o risco. Quem já me conhece aqui há mais tempo sabe que nunca parei pra medir isso, e sempre investi (várias vezes muito mais do que podia) para ter um sisteminha aspirante à hi-fi feito em casa que me contentasse.

De certa forma, espero que este post não seja uma despedida ao sub-forum. Ainda busco fidelidade, mas vou ter de buscá-la de forma a não chamar a atenção dos fdps... pensei em usar um amp com entradas de alto nível (clarion apa4320, comprável novo no paragua), mas creio que as saídas do CD sejam horríveis. O som para um original é bom, mas daí para fidelidade há um passo enorme. Encontrei um técnico que diz puxar as saídas RCA antes do amp do CD original por 60 reais, achei um preço interessante e até daria pra arriscar sem muito medo. Mas resolvi perguntar por aqui, se alguém já fez alguma experiência semelhante. Pesquisei em tópicos antigos e ví apenas um do Sepacheco, mas com o player original do Marea - com resultados nada animadores.

Em outro post, ví o Kleber comentando sobre este tipo de adaptação... mas ele dizia em retirar o sinal antes do pré. Aí, eu teria de usar um preamp para controle de volume (pensei em um EQ Clarion 744, p.ex., ou algo assim)... novamente, algo visível e chamativo no painel. Se eu puxasse estas saídas antes do power, ou melhor, exatamente entre o pré do CD original (já com o balanço e fader - que eu usaria para equilibrar o sub) a qualidade seria suficiente??? Não espero um 7892, mas ao menos algo ouvível sem passar raiva, como eu sei que passaria ao usar as saídas amplificadas para ligar o amp. Digo, sem chiados, sem muita distorção audível, e razoavelmente equilibrado - algo como um CD Clarion ou Alpine linha de entrada.

Não manjo quase nada de eletrônica, e teria de deixar a execução da obra com um técnico acostumado à reparo. Conversei com o cara e ele parece manjar, pareceu bem tranquilo - "é simples, coisa de uma ou no máximo duas horas de serviço". Mas não sei a qualidade final como ficaria, se razoável, ou abaixo disso.

Se alguém tiver experiência nestas modificações, já tentou, já fez, e puder dar uma idéia, tá valendo. Se alguém já fez no CD da Ford, melhor ainda...

Minha outra alternativa seria montar o conjunto como tenho hj, usar a tampinha preta no adaptador para rádio 1 DIN, e rezar... aqui em Cuiabá as tampinhas ainda enganam um pouco, já que tem muito carro sem som com elas, especialmente usados - vende-se o som à parte e o carro invariavelmente sem som. Se engana, já não sei dizer, mas nunca mexeram no meu Civic com isso; por outro lado, tbem nunca fizeram um limpa destes no prédio quando ele estava lá.

[]s,

Ricardo.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ricardo, teu caso é complicado mesmo... eu instalaria o alpine em algum "canto", nem que seja no porta-luvas, e deixaria o player original no painel, mocozaria tweeters e falantes... dá pra fazer algo bem discreto, até pq focus não é carro visado pra roubo de som.

Compartilhar este post

Link para o post

melhor coisa, coloque o player no painel normal, só que deixa ele sem travar, chegando no prédio vc saca ele fora, leva pro AP e deixa o buraco aberto.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom... eu ainda buscaria uma solução conjunto dos moradores do prédio. Absurdo ter uma estrutura de proteção e principalmente, uma mesalidade de manutenção para tal e isso não funcionar.

Que bos** de segurança pública que a gente tem. De que adianta IPVA, Imposto de renda, CPMF, IPTU... cadê? Pra onde vai isso??? Nem na segurança de um condominio, no nosso "cercadinho" privado/particular as coisa funcionam mais.

Revolta a parte... eu tentaria um aparelho que a JL tem. Uma espécie de processador, converte as saídas amplificadas em RCA. Bem útil pra quem quer manter a originalidade do carro.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, concordo que deve, paralelamente ao que você está querendo, ser buscada uma solução em conjunto para aumentar a segurança do prédio. Isso não só pelo som, diga-se de passagem.

Quanto ao som, pra ficar mais discreto, eu faria o que o Kleber falou, instalaria o player num lugar mais discreto. O Focus tem a sede do rádio de 2 din? Assim como o Fiesta? Se sim, já vi gente adaptando a própria tampa original para cobrir o som (tem tutoriais na net).

Agora, se for pra baixar a bola mesmo, eu iria nesse rádio original com um amplificador com saídas altas. Acho a melhor solução. Ficar puxando RCA do rádio original eu acho que será uma decepção. O aparelho (nunca ouvi) deve ter uma qualidade não voltada para fidelidade, sendo assim, o resultado de ouvir RCA ou saída alta deve ficar muito próximo.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Ricardo!

Uma pena ter que abrir mão do Alpino por questões de segurança. Se não tiver outra opção mesmo eu aconselho, não use as amplificadas, seja pelo método de conversão ou pela ligação direta nos amps com entrada alta. Já usei os dois, problemas com distorção com o conversor e de ruídos com a entrada alta do MTX. O aparelho da JL em questão mencionado é a mesma coisa que estes conversores que vc encontra da Audiobank ou da Hurricane, só é mais cheios de firulas, ele não faz milagre.

A solução é pedir para este técnico conhecido puxar o sinal antes do CI amplificador do player e montar um pré usando amplificadores operacionais TL072.

Compartilhar este post

Link para o post

O condomínio não seria responsável por ressarcir estes equipamentos, caso haja novamente outro furto como deste tipo?

Compartilhar este post

Link para o post

Gente, valeu pelas sugestões/dicas!!

Kleber, cheguei a olhar esta opção. O porta-luvas é pequeno (apesar do painel enorme), malemá cabe o manual+CDs. Tem um espaço abaixo do volante, uma espécie de porta-trecos diminuto, mas para operar o alpino alí seria um parto. Já tive head instalado neste local antes, em duas semanas tirei o baita... :-). Alí iria bem um EQ, ou algum dispositivo que não exigisse muita "interação" como o CD (sou o próprio "zé do botão", avança um pouco, diminui, volta... :-).

Murillo, já tive players assim, soltos, tem hora que vc. acaba largando ou em casa, ou no carro. Sou do tempo das gavetas, tbem já levei meus toca-fitas pra passear... :-).

Cheguei a pensar seriamente em um eq bom como pré + iPod, como alternativa. Não sei a qualidade do iPod, e estaria restrito a MP3, com todas as desvantagens. Aliás, é um questionamento interessante, o que é "menos pior" em termos de qualidade: um iPod ou um CD original???

Moska, estamos trabalhando nisso aqui no prédio, vamos reforçar o portão (parece que tiraram ele dos trilhos), e falam em contratar um guarda para ficar de madrugada no pátio. O que complica um pouco é que são 12 aptos só, então o aumento no condomínio será meio pesado. Mas o portão ao menos garantiram que irão reforçar. De fato, dá uma raiva danada não ter segurança - já abri mão de morar em casa por conta disso, moro em apartamento à contragosto, e ainda por cima moro numa capital pequena, não era para ficar nesta paranóia toda. E fico pensando que felizmente, até agora foi só no pátio... podia ser pior. Cuiabá tá (tristemente) engraçada, qqer barraquinho tem que ter cerca elétrica e portão eletrônico, tem 2, 3 cachorros grandes... vc. anda nos bairros periféricos e vê isso. Tá ruim pra mim, mas tá pior pra muita, muita gente, que trampa pra se proteger.

O JL Cleansweep eu pesquisei preços e é meio assustador, pra lá de 250 doletas...

pr_miguel, é outra idéia válida, se houver espaço atrás do painel para montar o player recuado. Vou pesquisar a tampa original, se encontro... pelo menos disfarça melhor que a tampinha que tenho, acho que a tampa original (1.8 din) fica bem mais disfarçada que o adaptador 1.8->1din + tampa 1 din. É algo a se pensar...

Hellmind, há uma chance enorme de que eu puxe estas saídas mesmo. Só a parte do pré que não saberia montar; será que se eu jogasse o sinal destas saídas RCA "puxadas" de dentro do aparelho em um EQ (novamente, penso no 744 da Clarion, pelo custo x benefício) o resultado seria satisfatório?? Pq. com o 744, eu ganharia equalização fina, crossover HP e LP, 3 saídas RCA de 7v, seleção de fontes (dá pra usar um MP3/Ipod na segunda fonte), etc... *acho* que consigo disfarçar o 744 abaixo da direção, em um porta-trecos que há por lá. E o CD continuaria no painel, com a facilidade de ajustar volume, passar faixas, trocar discos e tudo o mais no local "normal" (o 7892 até poderia ser montado abaixo da direção, mas pra operar ou visualizar seria um porre).

Jrudness, legalmente até poderia ser pedida esta reparação, mas são 12 condôminos só, todo mundo se conhece, se fala. Ficaria meio chato exigir reparação de quem é tão vítima qto eu; pessoalmente eu não faria. Se fosse um condomínio grandão, com segurança terceirizada e o escambau, talvez fosse diferente, mas aqui são 12 famílias só, prédio simples, a gente conhece todo mundo... quero ver se consigo agilizar pelo menos um reforço na segurança. Por hora foram só prejuízos materiais, mas como disse um vizinho meu (que teve o carro depenado), qqer hora eles resolvem entrar no prédio e aí sim fica perigoso.

[]s a todos, obrigado pelas idéias e questionamentos. Prossigo pensando numa solução pros 2 problemas - segurança do som, segurança do prédio...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tentaria o player escondido, e no painel, deixar o buraco do som aberto, com um monte de fio pra fora... assim, quem ver acha q já foi levado!

Compartilhar este post

Link para o post
Hellmind, há uma chance enorme de que eu puxe estas saídas mesmo. Só a parte do pré que não saberia montar; será que se eu jogasse o sinal destas saídas RCA "puxadas" de dentro do aparelho em um EQ (novamente, penso no 744 da Clarion, pelo custo x benefício) o resultado seria satisfatório?? Pq. com o 744, eu ganharia equalização fina, crossover HP e LP, 3 saídas RCA de 7v, seleção de fontes (dá pra usar um MP3/Ipod na segunda fonte), etc... *acho* que consigo disfarçar o 744 abaixo da direção, em um porta-trecos que há por lá. E o CD continuaria no painel, com a facilidade de ajustar volume, passar faixas, trocar discos e tudo o mais no local "normal" (o 7892 até poderia ser montado abaixo da direção, mas pra operar ou visualizar seria um porre).

Pode ser que funcione sim Ricardo, acredito que o sinal antes de chegar no CI deve ter entre 400mV e 750mV. A idéia de colocar um pré é para evitar ruídos já que sinais de baixo nível são mais suscetíveis à isso.

Bom, monte com o EQ bem perto do player (de preferência dentro do painel se houver espaço) e caso vc perceba que há ruído ou que o volume ficou muito baixo vc pede pra ele montar o pré depois.

Compartilhar este post

Link para o post
Pode ser que funcione sim Ricardo, acredito que o sinal antes de chegar no CI deve ter entre 400mV e 750mV. A idéia de colocar um pré é para evitar ruídos já que sinais de baixo nível são mais suscetíveis à isso.

Bom, monte com o EQ bem perto do player (de preferência dentro do painel se houver espaço) e caso vc perceba que há ruído ou que o volume ficou muito baixo vc pede pra ele montar o pré depois.

Bão, se chegar a 500mv, já fica razoável... era o que os antigos Pios da década de 90 tinham. Como o percurso até o EQ seria curtinho, talvez "mr. ruído" não se manifeste.

Se for preciso fazer o pré é que será meio problemático, não manjo nada disso. Abriu o aparelho, já não é minha área! Será que encontra pronto em algum lugar um pré pequeno e que possa ser montado lá dentro (o aparelho é grande espaço acho que não é problema)??

valeu Hell!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estou com o mesmo problema que você :( Meu pai me deu de presente um NOVO FIESTA e no carro veio o MP3 player original.

Sou instrumentista e por isso valorizo um bom som, e confesso que não gostei da qualidade do som. O player é lindo, mas as caixinhas que veio no carro não são boas.

Meu ex-namorado mandou eu manter o player, mas substituir as caixas da frente por kit CS60D, e atrás CX60D, tudinho da bravox.

Meu pai não deixa eu colocar amplificador no carro e nem sub!

Você acha que eu colocando essas caixinhas novas o som melhorará? Desculpe por invadir seu tópico, mas estou perdidaaaaaaaaaa

hand26hand26

Compartilhar este post

Link para o post
Bão, se chegar a 500mv, já fica razoável... era o que os antigos Pios da década de 90 tinham. Como o percurso até o EQ seria curtinho, talvez "mr. ruído" não se manifeste.

Se for preciso fazer o pré é que será meio problemático, não manjo nada disso. Abriu o aparelho, já não é minha área! Será que encontra pronto em algum lugar um pré pequeno e que possa ser montado lá dentro (o aparelho é grande espaço acho que não é problema)??

valeu Hell!!!

Não precisa ser nenhum expert em eletrônica Ricardo, apenas um soldador de fios basta. :)

Os projetos de pré-amplificadores utilizando amplificadores operacionais são bem simples, coisa que pra quem está acostumado a arrumar equipamentos eletrônicos dá pra fazer vendado, com os pés amarrados, com as mãos nas costas e operando o ferro de soldar com a boca. o-o-

Aqui tem o esquema de um. Apresente para o técnico e pergunte se é viável $$$ para ele construir para vc. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

O seu Focus tem airbag duplo? se não tiver, tenta espaço ali onde ficaria o airbag do passageiro...

as vezes vc compra uma tampa nova modelo COM airbag (os que não tem air II tem uma "vala" ali, como um porta trecos), bota o alpine ali dentro...

Ai ou vc faz um esquema de dobradiça ou encaixe bacana...

Agora, aqui em BH tem um Clio q teve uma ideia TOP na minha opinião!

O cara colocou a frente do som no para-sol do motorista, puxou um flat até o player mocado... pra trocar de musica, essas coisas, ele abaixa o para sol e controla...

As vezes alguem aqui conhece o carro, é um Clio vermelho bem papagaiado, quando vi ele estava na Askar...

Compartilhar este post

Link para o post

Instala o CD no lugar original e faz uma tampa combrindo o Cd para parecer que seu carro nao tem som...

Compartilhar este post

Link para o post
O seu Focus tem airbag duplo? se não tiver, tenta espaço ali onde ficaria o airbag do passageiro...

as vezes vc compra uma tampa nova modelo COM airbag (os que não tem air II tem uma "vala" ali, como um porta trecos), bota o alpine ali dentro...

Ai ou vc faz um esquema de dobradiça ou encaixe bacana...

Agora, aqui em BH tem um Clio q teve uma ideia TOP na minha opinião!

O cara colocou a frente do som no para-sol do motorista, puxou um flat até o player mocado... pra trocar de musica, essas coisas, ele abaixa o para sol e controla...

As vezes alguem aqui conhece o carro, é um Clio vermelho bem papagaiado, quando vi ele estava na Askar...

Meu Fiesta só tem airbag motorista... no lugar onde teria o passageiro o painel é fechado... tem a tampa, mas não tem o vão... o painel dos que tem airbag tem um recorte e um suporte que o meu não tem... Não sei se o focus é assim, mas é bem possível.

Compartilhar este post

Link para o post
Podes puxar o RCA do player original e usar aquele pre-amp da soundstream, válvulado.

Rafa, eu já ví fotos deste aparelho, muito bonito. Mas o $$$ deve matar a pau...

Tou considerando o EQ744 da Clarion para a função, são 7.0v de saída, 3 rcas, hp/lp, entrada auxiliar e tudo o mais. Ficaria faltando só o TA (e a qualidade) do 7892, mas não dá para ter tudo ao mesmo tempo (tranquilidade e qualidade).

Tou aguardando o antigo dono do carro arrumar o cartao com o código do aparelho, senão é uma desligada de bateria e tchau CD... se eu conseguir o código, capaz de tentar a adaptação da RCA e ver como toca; o investimento é pequeno (60 reais) e se funcionar fica muito prático, nada de preocupação, nada de levar frente para passear, etc.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...