Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

fredy10

Bazooka Ou Caixa Selada?

Recommended Posts

Pessoal,

um amigo meu está querendo comprar uma bazooka de 10" com um sub bomber upgrade.

A bazooka tem mais ou menos 80cm de profundidade.

Vocês poderiam me dizer se é melhor uma bazooka, uma caixa selada ou uma caixa dutada para som somente para dentro?

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dutada ou selada... vai de gosto e specs do falante... eu só vou de dutada...

Bazooka [o_] .... affff.... me lembra aquelas antigas de "papelão"....

Compartilhar este post

Link para o post

teóricamente, a bazooka é a uma das melhores caixas que se tem (comparada com uma selada ou uma dutada simples..)..

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
  bramer disse:
teóricamente, a bazooka é a uma das melhores caixas que se tem (comparada com uma selada ou uma dutada simples..)..

:+1

ja vi bazooka render absurdo isso a uns 4 anos atras....ainda era girino rss

mas a mto tempo num vejo. na verdade vi até uma a pouco tempo mas estava vendendo e desligada....com um IMP acho q de 12" lembrei akele som q vi qndo muleke...mas só fikei na vontade

Compartilhar este post

Link para o post
  bramer disse:

Teoricamente sim.... o soda é acertar uma desse tipo... agora "bazooka papelão regency", ninguém merece aquilo !!!!

Nem tenho a mínima idéia de como fazer uma bazooka decente ... madeira, fibra, formato, como ?!?!

Espaço no malas ??

Esse papo vai longe... tem anos de teoria entre outras coisas... carro só arrisco em dutada ou selada... apesar de muitos "hts" meterem o pau em dutada, para mim spec é tudo na vida e depende entre outras coisas muito do falante e do tipo de "música" que costuma escutar.

Band Pass ? Nem me meto ... mais fácil eu errar do que acertar....

Compartilhar este post

Link para o post
  beraldo disse:

Lindo comentario

isso é uma frase de qm entende...é melhor vc só se meter no q vc garante sempre....

aew que mtos instaladores de fundo de quintal leia isso aki q essa...foi passando aprendizado...

Boa cara

Finalizo a minha noite de forum de forma espetacular....que mtas pessoas deem uma olhada nisso e tentem se Conscientizar.

Compartilhar este post

Link para o post

fredy10, esse é tipico topico pra se responder com:

Depende....melhor pra que? o que voce espera do rendimento? qualidade? SPL? graves rapidos? graves extendidos? subgraves?

Não existe caixa melhor ou pior, e sim a caixa certa para o que voce quer...

Como o Bramer falou, a Bazuca é um dos melhores tipos de caixa na teoria, pois não apresenta lados paralelos, apenas as bases, o que torna o cancelamento de onda minimo. Mas foi QUEIMADA, por serem feitas de qlq forma, sem o minimo de conhecimento e material correto...isso queimou mto o filme delas no "mercado"

a uns 5 meses atrás eu usei por 2 meses uma bazuca no meu carro, com um tomahawkzinho de 10 300wrms q tinha aqui....rendia horrores, geral achava que era coisa mto maior que apenas 1 sub de 10 ligado num misero bridge de megacharge400.

Nos de mais detalhes da resposta que voce espera da caixa, assim podemos lhe dizer com mais precisão.

abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

mas o volume da bazuca não poderia ser o mesmo de uma selada??

elas não são coisas parecidas???

Compartilhar este post

Link para o post

caraca... gostei da idea da bazooka, eu tava querendo fazer uma caixa diferente pro meu carrin, quem sabe eu não parto pra uma bazooka...

acho que vou começar a estudar sobre ela, checarei possibilidades :P

alguem ai sabe de um topico ou artigo que jah tenham discutido sobre ela?!!?

Compartilhar este post

Link para o post
  marcopa87 disse:
  beraldo disse:
Lindo comentario

isso é uma frase de qm entende...é melhor vc só se meter no q vc garante sempre....

aew que mtos instaladores de fundo de quintal leia isso aki q essa...foi passando aprendizado...

Boa cara

Finalizo a minha noite de forum de forma espetacular....que mtas pessoas deem uma olhada nisso e tentem se Conscientizar.

quem não arrisca não petisca aiuiuhiu

se você não tentar você nunca vai acertar

band pass estão nos meus planos futuros

mas só no futuro mesmo [^]

samatoche disse:
mas o volume da bazuca não poderia ser o mesmo de uma selada??

elas não são coisas parecidas???

bazuca eh somente a forma da caixa, pode ser "retangular", trapezoidal, cilindrica (bazuca), esférica (deve ser doida aiuaiua), e muitas outras

mesmo espaço interno para diferentes formas de caixa

qualquer uma pode ser dutada ou selada

Compartilhar este post

Link para o post

Imagino que a melhor forma de caixa seria ESFÉRICA, pois não existiriam lados paralelos.

O.O Mas quem se lançaria a uma façanha de fabricar uma caixa nesse formato??

Compartilhar este post

Link para o post
  LeandroBoni disse:
Imagino que a melhor forma de caixa seria ESFÉRICA, pois não existiriam lados paralelos.

O.O Mas quem se lançaria a uma façanha de fabricar uma caixa nesse formato??

Estive aqui conversando com os meus botões :pirou: e cheguei numa idéia de como fazer uma caixa "redonda": Vamos pensar um pouco? (parece aquele tele curso 2000 o-o- )

* A caixa poderá ser somente redonda por dentro, mesmo porque ninguém vai querer uma bola gigante no porta malas do carro com um sub parafusado nela;

* Então poderia ser cortado varios quadrados, e em cada quadrado cortar um circulo no meio, no caso cada quadrado cortado seria uma camada da caixa;

* Os círculos cortados teriam que começar pequeno e ir aumentando, conforme cada camada e quando chegasse no meio da caixa, teria que ir diminuindo até chegar no tamanho em que o sub iria se encaixar;

* Depois de cortado as camadas, elas teriam que ser unidas uma a uma e por dentro passar massa plástica ou algo que a deixaria redonda por dentro;

* Aí é só parafusar o sub e correr pro abraço.

Essa seria uma idéia, só que a caixa iria pesar horrores <_< mas essa idéia da para ser usada também para a bazuca, o que a deixaria com uma puta rigidez. O problema seria calcular a litragem antes de começar.

Pena que não estou em casa, senão eu postaria umas fotos para dar uma noção da idéia.

Compartilhar este post

Link para o post

Bacana pessoal!

Obrigado pela ajuda!

O que meu amigo está buscando é um grave profundo e com um pouco de spl...

Pelas respostas que ví, a bazooka pode ser uma boa opção, desde que seja bem feita e não seja de papelão, certo?

Compartilhar este post

Link para o post

poots.. fiquei muito interessado, uma bazooka pra um subzin de 10 deve fica legalzin ;O alguem tem alguma foto ou vidio de uma bazooka tocando?

Compartilhar este post

Link para o post
  gariba disse:
Estive aqui conversando com os meus botões :pirou: e cheguei numa idéia de como fazer uma caixa "redonda": Vamos pensar um pouco? (parece aquele tele curso 2000 o-o- )

* A caixa poderá ser somente redonda por dentro, mesmo porque ninguém vai querer uma bola gigante no porta malas do carro com um sub parafusado nela;

* Então poderia ser cortado varios quadrados, e em cada quadrado cortar um circulo no meio, no caso cada quadrado cortado seria uma camada da caixa;

* Os círculos cortados teriam que começar pequeno e ir aumentando, conforme cada camada e quando chegasse no meio da caixa, teria que ir diminuindo até chegar no tamanho em que o sub iria se encaixar;

* Depois de cortado as camadas, elas teriam que ser unidas uma a uma e por dentro passar massa plástica ou algo que a deixaria redonda por dentro;

* Aí é só parafusar o sub e correr pro abraço.

Essa seria uma idéia, só que a caixa iria pesar horrores <_< mas essa idéia da para ser usada também para a bazuca, o que a deixaria com uma puta rigidez. O problema seria calcular a litragem antes de começar.

Pena que não estou em casa, senão eu postaria umas fotos para dar uma noção da idéia.

Sei que é muita viagem, mas vamos lá... [¨]

gariba, se entendi seu raciocínio você disse que podíamos cortar várias folhas de madeiras com um furo centralizado, sendo que o diâmetro iria aumentado até atingir a madeira que ficaria no centro da caixa. Estas madeiras seriam coladas uma nas outras por fim formando a caixa quadrada por fora, mas esférica por dentro. Porém o peso da caixa ficaria muito grande, praticamente inviável. Acho que o carro ficaria rebaixado atrás. Hehehe :vts

A IMAGEM 1 ilustra o raciocínio, com algumas folhas de madeiras intermediárias, mas lógico que seriam necessárias muito mais.

Para minimizar o peso pensei que poderiam ser feitos diversos outros furos, com diâmetros variados de tal forma que diminuísse o peso, mas lógico que a parte utilizada pelo autofalante seria apenas o furo principal (em cinza). A IMAGEM 2 ilustra o segundo raciocínio.

Iria dar um trabalho miserável, mas que ia ficar com uma rigidez grande iria.

Valeu galera... Foi só um momento de delírio meu mesmo. :pirou:

post-29-1178465526.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
  NoiseSteel disse:
Dá pra ter uma idéia ...

subnabolauv6.png

subnabola2zf0.jpg

O.O auhuhaua oia q coisa *&**&%$ aauhaahuaha

axo q a melhor forma é a fibra de vidro mesmo...

uma boa armação, e um bom revestimento por dentro... pelo menos axo q seria o mais fasil =P ehehehhe

e até q não fica tão feio ter uma bola no porta mala... xD aaauhuhauhauhahauha não acredito q falei isso auhauhauah

Compartilhar este post

Link para o post
  NoiseSteel disse:
Dá pra ter uma idéia ...

subnabolauv6.png

subnabola2zf0.jpg

caracaaa... essa bolinha me deu umas ideia mtuuuu loka!!

serah que rola um subzinho de 10" dentro dessa bolinha de futebol soh que dutada?!!?

eheheh... eh pra ontem que vc começa a calcula algumas coisas!!

Compartilhar este post

Link para o post

Veja pelo lado bom, se não ficar bom dá para aproveitar a caixa como penico:D kkkkk

Brincadeira, achei estilosa a esfera.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que pode valer a pena o esforço que deve ser pra fazer uma dessas ... mas pra isso deve ser usado algum bom falante (ou então um falante bem ruim heheh) pra notar algum ganho.

O sub que está nessa bola azul é um PPI PRO 12' "flat piston" .... um baitaaa sub pra quem visa qualidade ou SPL forte.

Compartilhar este post

Link para o post
  Hoogle disse:

Correto .... frase "Aqueles que conseguiram foi porque tentaram".... porém nesse caso o soda seria $$ e tempo também....

Eu seguiria o princípio do Noise .... só se eu tivesse um baita sub ...

Compartilhar este post

Link para o post
  beraldo disse:
  Hoogle disse:

Correto .... frase "Aqueles que conseguiram foi porque tentaram".... porém nesse caso o soda seria $$ e tempo também....

Eu seguiria o princípio do Noise .... só se eu tivesse um baita sub ...

do jeito que eu so meio loko das ideias... sou mil vezes fazer com um sub barato.... dos piorzinhos ateh... se tiver um das antigas por ai então, pra mim eh festa!!!

acho que o mais gostoso de um serviço mega trabalhoso eh a galera chegar do lado, dar uma olhadinha e falar: "ca*****oooo... essa porraaaa velha, barata e vagabunda tah tocando tudo isso!?!? putxxx, um monte de estaladô fala pra mim que isso eh besteira... to vendo que vc intende mesmo, vamo ali ve meu carro, to querendo faze blah blah blah..." não sei se vou ter animo e espaço pra uma coisas dessas no momento... ams que daqui uns tempos vou me meter a fazer uns testes com uns subs bem normais... eh ctzzaaaaaa que vo :D o/

Compartilhar este post

Link para o post

Pô...

eu me amarrei nesse que o cara fez...

Acho que dá pra fazer um com fibra e levar nesse pessoal que pinta capacete e pedir para fazer uma pintura bacana... dá pra ficar até mais louco que esse aí!

Aqui em Brasília conheço um cara que pinta capacete ah mais de 20 anos e o preço dele é muito bom!

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...