Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

elsio jr.

Ajuda Urgente, Nao Sai Grave

Recommended Posts

Pessoal, to precisando mto da ajuda d vcs!

É o seguinte, montei um som, e nao sai grave de jeito nenhum, o meu som ta com grave equivalente ao de um amigo meu, q tem um falante de 10` pionner bem antigo, ligado num corzus 703!

Ai vai minha configuraçao!

-Bateria 60A

-Cabo de alimentaçao 10mm

-Cd sony xplod

-modulo hbm2100

-falante roadstar thunder 12` bobina 60mm dupla 2+2.

E a caixa é trapezoidal que pelos meus calculo derao 70l com dois dutos de 20cm e 3`.

Sei q a litragem da caixa é superior a do falantes, entao coloquei uma espuma na parte trazeira e lateral da caixa!

as dimensçoes internas da caixa são (e ela usa mdf 20mm)

B=32

b=12

A=36

L=90

-Acho q o problema é o falante, pois o mesmo jah foi trocado a sua bobina!

Porem quero a opiniao de vc`s.

-Se for mesmo falante, to pensando em um Bp 550w de 12`, acho q é uma boa parceria em falante e modulo, pelo q pesquizei aki no forum, ai se alguem jah teve um bp ligado num hbm fala ai oq acho, e se troco o bp por outro falante fala ai pq tmb!

Ah, descarto a possibilidade do modulo tah ruim, pq liguei ele numa caixa de P.A. e ele puxou bem a caixa!

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

fellipe.ce eu calculei a caixa pelo winisd pro, e nao sei pq tinham dados dutos de 8cm.

Ai achei estranho e almentei os dutos para 20 e poucos cm. e continuo ruim do mesmo jeito!

Valew^^

Compartilhar este post

Link para o post
Esse teu cabo ae d alimetanção...

No minimo 21mm pro HBM

exato

pode ser a caixa, falante... massssss pelo q vc ta falando é o cabo de alimentacao mesmo

Compartilhar este post

Link para o post

po*** cara..

21mm de cabo é MTOOO

grandeee!

segundo a ABNT o cabo de 10mm suporta uma corrente de ateh 63 A.

O modulo nao deve consumi mais doque isso.

Troquei de falante hj,

coloquei um Buster, Mto mto parecido msm com o papao de 550, pelo menos fisicamente.

Fiko melhor, mais nem tanto ainda!

Bom,

bom agora se vcs insistirem q é cabo eu coloco um maior pra testa, porem acho mto pouco provavel, pois testei o hbm em uma caixa de PA e fikou bem forte, o problema msm e o som interno no carro. E o modulo nem eskenta mto^^

Valew pessoal^^

Compartilhar este post

Link para o post

bom man, vindo de um roadstar tu nao pode exigir mta coisa né, mas troca seus cabos de alimentaçao e ve se melhora, outra coisa, se tu puder, aumenta seus dutos para 25 cm, pode melhorar um pouco, pois baixa a sintonia da caixa.

Abraços

By Joeyzaum

Compartilhar este post

Link para o post

-Se for mesmo falante, to pensando em um Bp 550w de 12`, acho q é uma boa parceria em falante e modulo, pelo q pesquizei aki no forum, ai se alguem jah teve um bp ligado num hbm fala ai oq acho, e se troco o bp por outro falante fala ai pq tmb!

E ae cara, tudo bem? Olha só, eu já tive essa configuração, mas era um BP de 15 e digo que é uma combinação muito boa cara, fica exelente, se em uma caixa bem projetada vai tocar muito bem.

Em relação aos cabos, use mesmo 21 mm², eu usava de 10 mm² e os cabos esquentavam muito, e alem disso após a troca deu pra perceber que o falante desce mais e toca mais suave alem de não cortar mais quando em volume elevado!!

Sua caixa deve ter algum problema, ou na litragem, ou na estrutura ou nos dutos, o falante pode não ser dos melhores, mas ele tem que fazer algum grave, pois, eu instalei um Roadstar de 10 para um amigo em uma caixa bem feitinha e um boosterzinho da stetsom e o grave ficou muito bom, muita gente não acredita que é um roadstar e ainda de 10, tocou mais que muito falante de 12 por ae!!

Compartilhar este post

Link para o post

E ai pessoal, valew pelas dicas ateh agora.

Troquei de falante, to com um Hbuster killer de 12` Mto parecido fisicamente com o BP de 550w!

Amanha vo deixar a minha caixa identica a especificaçao do manual do auto falante!

50l Com 1 duto de 3` com 12cm!

Enquanto ao cabo, nunca esquentaram nadinha d nada, mais assim q eu arruma a caixa vo tenta mexe no cabo tmb. quero tira o maior rendimento possivel essa configuraçao!

Vcs vao ver só, vai fika Xique.. e ta só começando^^

(so maluco por som, Quenem todos aki pelo jeito sao neh!")

Agora mudando um pouco de assunto, um amigo meu tem um Banda Ice 1500w ligado num cabo de 10mm, Ele ta perdendo potência?

Ah,

e enquanto aterramento, vcs ligao o gnd direto na bateria, ou na estrutura do carro, Em quantos pontos?

Valewwww

Compartilhar este post

Link para o post

Troquei de falante, to com um Hbuster killer de 12` Mto parecido fisicamente com o BP de 550w!

Amanha vo deixar a minha caixa identica a especificaçao do manual do auto falante!

Enquanto ao cabo, nunca esquentaram nadinha d nada, mais assim q eu arruma a caixa vo tenta mexe no cabo tmb. quero tira o maior rendimento possivel essa configuraçao!

Agora mudando um pouco de assunto, um amigo meu tem um Banda Ice 1500w ligado num cabo de 10mm, Ele ta perdendo potência?

Ah,

e enquanto aterramento, vcs ligao o gnd direto na bateria, ou na estrutura do carro, Em quantos pontos?

Valewwww

o banda realmente precisa de cabo 21mm, o hbuster ideal 16mm, o aterramento pode ser feito junto ao parafuso do cinto que ja ta bom, utilizar a mesma bitola do fio utilizado para alimentaçao do ampli

espero que tenha ajudado

Compartilhar este post

Link para o post

esses dias fui numa loja um pouco conceituada aqui na cidade pensando que la devia ter cabo de pelomenos 21mm

cheguei la e o cara me fala que só tinha cabo de 6mm (isso mesmo, meu pai ta de prova)

e que alimentava até power one e banda ice com ele

quase chamei o cara de loco

eu disse que ele podia ate achar suficiente, mas no meu carro esse cabo ai não entrar não auiaiuaaiuaiuhaiu

agora em responde

porque é que algum benedito compra um ampli de 1000 reais, um par de falantes de 500 pila cada, e bota um cabo de 3,50 :blink:

eh coiz de loko :pirou:

Compartilhar este post

Link para o post

Agora mudando um pouco de assunto, um amigo meu tem um Banda Ice 1500w ligado num cabo de 10mm,  Ele ta perdendo potência?

Ah,

e enquanto aterramento,  vcs ligao o gnd direto na bateria, ou na estrutura do carro, Em quantos pontos?

Valewwww

o banda realmente precisa de cabo 21mm, o hbuster ideal 16mm, o aterramento pode ser feito junto ao parafuso do cinto que ja ta bom, utilizar a mesma bitola do fio utilizado para alimentaçao do ampli

espero que tenha ajudado

A alguns usuarios q usavam d 16mm² e falavam q o som cortava em volume auto...

Eu uso um cabo d 35mm² para já aguentar algum upgrade futuro...

http://autosom.net/artigo.asp?cod=64

Compartilhar este post

Link para o post

Como está cortando pra esse sub .... com player ou amp e em quanto?

Compartilhar este post

Link para o post
po*** cara..

21mm de cabo é MTOOO

grandeee!

segundo a ABNT o cabo de 10mm suporta uma corrente de ateh 63 A.

O modulo nao deve consumi mais doque isso.

Troquei de falante hj,

coloquei um Buster, Mto mto parecido msm com o papao de 550, pelo menos fisicamente.

Fiko melhor, mais nem tanto ainda!

Bom,

bom agora se vcs insistirem q é cabo eu coloco um maior pra testa, porem acho mto pouco provavel, pois testei o hbm em uma caixa de PA e fikou bem forte, o problema msm e o som interno no carro. E o modulo nem eskenta mto^^

Valew pessoal^^

coloque pelo menos 16mm para o HBM2100, ja que está achando um absurdo de grosso. <_<

e tem mais, tem tudo para ser aliemntação e add mais uma bateria auxiliar de pelo menos 50a para testar nesse sistema, mesmo com os cabos jacaré somente, e verá o que estamos falando. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

E ai pessoal, blz?

valew pelas ajudas ai!

Bom, pelo q eu percebo o sub nao ta cortando...

2 motivos para deduzir isso!

Qdo ligeui o hbm numa caixa esterna do carro fico forte pra xuxu, e o falante esquenta a bobina, porem nao sai mto som.

A minha principal suspeita era a caixa.

Vo deixar a caixa igual o manual pede e testar,

Dps vo almentar a bitola do fio e dps vo colocar uma bateria de 50A auxiliar.

Assim q eu tive todas as respostas eu posto aki!

E zaz..

espero ter rezolvido todo o problema^^

Valew galeraaaa

Compartilhar este post

Link para o post
E ai pessoal, blz?

valew pelas ajudas ai!

Qdo ligeui o hbm numa caixa esterna do carro fico forte pra xuxu, e o falante esquenta a bobina, porem nao sai mto som.

Assim q eu tive todas as respostas eu posto aki!

E zaz..

Valew galeraaaa

Quado me refiro a corte estou querendo dizer: como está o cross LP pra esse sub .... ou seja, quantos Hz está setado no amp ou no player ....

Compartilhar este post

Link para o post
E ai pessoal, blz?

valew pelas ajudas ai!

Assim  q eu tive todas as  respostas eu posto aki!

E zaz..

Valew galeraaaa

Quado me refiro a corte estou querendo dizer: como está o cross LP pra esse sub .... ou seja, quantos Hz está setado no amp ou no player ....

OLá pessoal!

voltando a postar aki.

terminei a caixa, fikou com 48l, Dois a menos q o manual, e fiz algusn testes com dutos diferetnes, porem achei q o q fikou melhor msm foi o q tava no manual^^

Nossa, mudou da agua pro vinho, o carro começo a tocar pra caramba!

tremeu bem dentro do carro!

Enquanto a fiaçao, Os meus d 10mm nao esquantaram nao, Mas msm assim eu quiz faze uma experiencia, colocando junto mais um fio de 4mm, Nao teve nenhum resultado signifikativo. Dps liguei uma bateria de 50A em paralelo. Bumm

Ai sim.. o som fiko Mais forte sim, parecia um grave mais estavel e forte nos volumes mais altos!!!

NoiseSteel

No meu cd nao tem como setar a frequancia do sub =(

O unico cross q tem é o do hbm msm! Onde eu deixei na 6 ordem (nao sei oq é)

e no trimpot pra ajustar a frequencia d corte q ia de 30 a 180hz deixei em 180, poiz achei q dava mais som em musica normal!

Acho q oq vc falo tem grande importancia, O carro em musica normal ta tremendo bem, Mas sabe akeles cds de teste... em 40 a 55 hz fika absurdooo

Treme d+++++

E parece q nas musicas normais ele nao ta dando akele Grave gostozooo de ouvi msm...

Deduzo q isso só trocando o cd player neh?

Ah, a bola da vez pros viciados em eletronica sonora. O falante meio q chera queimado qdo fika ligado no volume 26 em diante, sera q compensa ih atraz d outra bateria, o modulo jah na ta suplindo o falante por interiro, ou pela falata d energia no modulo ele manda uma distorçao pro falante q faiz ele chera queiamdooo???

Valew pessoall!

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo sem simular a resposta desse falante nessa caixa dá pra ver que o corte em 180Hz está detonando com seu sub. Corte em pelo menos 80Hz.

Na verdade, refaça regulagem do ganho, acerte o cross, e pegue um cabo 21mm pra alimentação. Leia os Artigos desse fórum antes que você tenha prejuízo.

Compartilhar este post

Link para o post

Aparentemente em 180hz era oq parecia dar mais som! (porem foi uma ajuste rapido)

jah diminui, mais ta mto tarde, to compreguiça e sai com o carro.

amanha eu testo pra veh.

Sera q esse cross do hbm funciona bem?

E akele negocio d 0db 6db ou 12db??? pra q q serve?

O ganho acredito eu q esteja bom, mas vo da uma olhadinha melhor!

enquanto ao cabo, qnem jah falei no meu ultimo post, nao parece ser o bico agora no sistema.

Falei errado no começo do post, a bateria q tah no carro é d 50A, e colocando o voltimetro nela da pra perceber a queda tensao na hora do grave!

qdo almentei somente a bitola do fio nao teve diferença nenhuma no som.

Para Alguem ai bitolado em eletronica, sabe me responter se é a mesma a capacidade de corrente q o fio suporta em CA e CC???

A tabela da som e carro q foi divulgada ai em cima, é completamente da tabela da siemens q eu tenho, portanto a minha tabela é para instalaçoes em CA.

Obrigado pessoal!

Compartilhar este post

Link para o post
Aparentemente em 180hz era oq parecia dar mais som! (porem foi uma ajuste rapido)

amanha eu testo pra veh.

enquanto ao cabo, qnem jah falei no meu ultimo post, nao parece ser o bico agora no sistema.

Falei errado no começo do post, a bateria q tah no carro é d 50A, e colocando o voltimetro nela da pra perceber a queda tensao na hora do grave!

Para Alguem ai bitolado em eletronica, sabe me responter se é a mesma a capacidade de corrente q o fio suporta em CA e CC???

A tabela da som e carro q foi divulgada ai em cima, é completamente da tabela da siemens q eu tenho, portanto a minha tabela é para instalaçoes em CA.

Obrigado pessoal!

ja tive este modulo:

essa chave que tem (0db,+3db,+6db) é Loud, simplesmente deixa no 0db, para não enviar distorção para o sub, alias foi isto que esquentou o sub quando vc colocou para tocar fora do carro.

tem mais, seu sistema tá sub-alimentado, tenta por pelo menos uma bateria de 70a na mala

Compartilhar este post

Link para o post

amanha eu testo pra veh.

Obrigado pessoal!

ja tive este modulo:

essa chave que tem (0db,+3db,+6db) é Loud, simplesmente deixa no 0db, para não enviar distorção para o sub, alias foi isto que esquentou o sub quando vc colocou para tocar fora do carro.

tem mais, seu sistema tá sub-alimentado, tenta por pelo menos uma bateria de 70a na mala

Amigo, essa sub alimentaçao pode forçar o meu sub wofer?

Valew

Compartilhar este post

Link para o post

cabos de 10mm???

:pirou:

pro hbm tem que ser de 16mm pra frente(de preferência 21mm)...

experiência própria!!

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
...Para Alguem ai bitolado em eletronica, sabe me responter se é a mesma a capacidade de corrente q o fio suporta em CA e CC???

A tabela da som e carro q foi divulgada ai em cima, é completamente da tabela da siemens q eu tenho, portanto a minha tabela é para instalaçoes em CA...

http://www.autosom.net/artigos/tab2.htm

Compartilhar este post

Link para o post
...Para Alguem ai bitolado em eletronica, sabe me responter se é a mesma a capacidade de corrente q o fio suporta em CA e CC???

A tabela da som e carro q foi divulgada ai em cima, é completamente da tabela da siemens q eu tenho, portanto a minha tabela é para instalaçoes em CA...

http://www.autosom.net/artigos/tab2.htm

Eu jah vih a tabela da som e carro!

a to falando q a minha tabela da siemens que eu ganhei numa palestra é bem dirente dessa da som e carro. Porém eu ganhei numa palestra sobre instalaçao residencial^^ POr isso eu perguntei se a maxima corrente suportada por um condutor em CC é diferente da maxima suportada em CA num mesmo condutor!

Sei q eu vou ser CRUCIFICADO por falar isso.

Jah coloquei o bendito cabo 16mm mais nao deu diferença NENHUMAAA,

Qdo tava com o cabo 10 Nuncka ao menos esquentou, nao que eu ache desnecessario cabos grossos (tanto é q to usando um 16mm)

mas ah um exagero na consepçao de cabo por muitos aki!!!

Acho q o meu problema agora e sempre foi e é ainda um pouco de sub alimentaçao por causa da bençoada bateria que é insuficiente e PRINCIPAMENTE caixa e regulagem do grave, Pois parece q nao da pra sentir akele grave gostozo e amortecido!

Valew galera

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...