Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Kaoru

Som Pronto E Instalado Em Casa - Corsa 98 2p

Recommended Posts

É, quem não tem um bom instalador na cidade, se vira com o que tem... :)

Em julho do ano passado comecei a fazer o som do meu carro, sem pretensões de terminar rápido, apenas curtindo pois além de gostar de música, mexer com o carro é um hobby para mim (falando em carro, é um Corsa 2p 98)

Quase um ano depois, um dos pezinhos finalmente saiu, tá faltando dar acabamento no outro (que já está devidamente vedado e tocando) e encapá-lo.

Me perdoem o procedimento rústico mas sou marinheiro de primeira viagem e detesto mexer com fibra de vidro, preferi usar uns retalhos de pano que tinha por aqui!

E também não liguem para os flamenguinhos, eles são apenas para testes de liga/desliga.

Área a ser trabalhada

th_20060713-03.jpg

Moldando

th_20060715-01.jpg

Reforçando com massa plástica e MDF

th_20060718-05.jpg

Vedando com resina

th_20060726-01.jpg

Lateral em MDF

th_20060726-02.jpg

O direcionamento foi feito sem laser mas ficou muito bom

th_20060903-01.jpg

Usando PU pra moldar a peça

th_2006-09-05-01.jpg

"Tampa" do pezinho já feita em cima do PU e posteriormente unida com o restante

th_2006-09-08-01.jpg

Reforçando com tecido + resina

th_2006-09-22-01-1.jpg

Começando a empapelar o lado do motorista. Já vi alguém aqui dizer que esta fita adesiva não é muito boa pra proteção, mas no meu caso funcionou muito bem. Protegeu direitinho o local aplicado.

th_20061002-01.jpg

Comparação do estado das peças

th_20061004-01.jpg

Lá vamos nós com PU novamente

th_20061013-01.jpg

th_20061015-02.jpg

Testando o encaixe

th_20061018-01.jpg

Acabamento de encaixe da tela

th_20061018-03.jpg

Aqui o pezinho já vedado, com 11 litros medidos com água e livre de vazamentos comprovado em um tanque de água

th_20061025-01.jpg

Comparando novamente

th_20061126-01.jpg

Pezinho do motorista vedado e pronto pra tocar (apesar de faltar MUITO acabamento aí)

th_20070124-01.jpg

Aplicando courvim

th_PICT1388_.jpg

Finalmente um pezinho pronto

th_PICT1392_.jpg

Por enquanto é isso...

Comecei a fazer as caixas acústicas em cima do painel, que vão abrigar os fullranges, mas isto é capítulo prum outro tópico, pois a novela vai longe... :)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pow... que monstrinho, hein? 11L é coisa pra kct. Ficou até bonito :vts

Só uma dúvida... vc tirou aquele PU todo? Ou tirou só o meio? É que o PU é absorvente acústico, bom pra matar médio grave.

Ah, e que falante é este? Superbranquinho?

Tô movendo pro DIY, ok?

Compartilhar este post

Link para o post
aee quantos litros tem essa botina ae?

11 litros, medidos com água.

Pelas minhas contas, ainda dava pra fazer o pezinho com 13 ~ 14 litros.

Pow... que monstrinho, hein? 11L é coisa pra kct. Ficou até bonito :vts

Só uma dúvida... vc tirou aquele PU todo? Ou tirou só o meio? É que o PU é absorvente acústico, bom pra matar médio grave.

Ah, e que falante é este? Superbranquinho?

Tô movendo pro DIY, ok?

Além do resultado sonoro, queria caprichar no visual externo... Acho que consegui então! hehe

Na verdade, eu tive o pezinho do Vectra do Diana aqui o tempo todo pra me ajudar... :)

O PU só usei pra moldagem mesmo, não ficou nada dele dentro das peças.

O falante é o Sony 5".

Compartilhar este post

Link para o post

Caramba.. esse mid ae deve fazer estragos nesse "pezinho" de 11L. Ps.: 11L é coisa pra caramba hein.

Parabéns.. ficou muito bonito tb!!!

Até mais,

Gabriel Dutra Rompa

Compartilhar este post

Link para o post

CARA ... que loko ... achei MUUUUUUUUUUUUITO legal !

meus parabéns !

vou postar esses dias ae meu novo door pod ECONOMICO !

Compartilhar este post

Link para o post

Gigante!!! :blink:

É isso aí!

Parabéns!

Dpois coloca mais fotos!

Compartilhar este post

Link para o post

nuss! tecnica interessante! parabéns ficou show!

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu pessoal.

Os pezinhos com os mids Sony realmente ficaram com um resultado bem interessante. Mas até aí eu só copiei a idéia de quem já arriscou com este setup. Mérito deles.

Tinha esquecido de postar a foto do conector do pezinho.

th_PICT1452_.jpg

Depois eu posto mais fotos da moldagem da coluna, pras caixas dos fullranges.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bacana o trabalho. Com onze litros ele vai descer bastante, né não.

Qual o corte que você vai usar para o mid?

Tá de parabéns!! [-]

Compartilhar este post

Link para o post

Os mids estão descendo bem sim.

Pra ouvir no dia-a-dia, dá pra conviver sem sub, mas meu sistema contará com um JL 10W6, cortado bem baixo (30 e poucos Hz).

O corte dos mids é 375 Hz feito por um crossover artesanal.

Abaixo uma foto dele pré-montado, em testes.

O definitivo será feito com base em acrílico e ficará debaixo do banco do motorista.

Debaixo do banco do passageiro, ficará o amp do estéreo, um Blaupunkt PA2150.

th_2006-01-11_02.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Maurício.

Resultado final ficou muito bom mesmo. Parabéns.

Depois dessa, vou ver se animo pra terminar de montar meu carro.

Compartilhar este post

Link para o post

Baita bota! Dá até pra colocar um mid de 6' daqueles bem parrudos .... parabéns!

Compartilhar este post

Link para o post
Grande Maurício.

Resultado final ficou muito bom mesmo. Parabéns.

Depois dessa, vou ver se animo pra terminar de montar meu carro.

Valeu Fábio.

É isso aí. Pára com essa frescura de vender o set de graves e monta no carro! hehe

Compartilhar este post

Link para o post
Baita bota! Dá até pra colocar um mid de 6' daqueles bem parrudos .... parabéns!

O Sony 5" já é bem parrudo, a "bunda" dele fica bem perto de uma das paredes do pezinho.

Mas realmente, se bobear dá pra colocar um mid B&W 6" aí, é só refazer o acabamento.

Compartilhar este post

Link para o post

opa colega, o trampo fico 100!! me adiciona no msn, quero trocar umas ideia cntg, tb tenho um corsa e preciso fazer um pezão desses..

gfk_zotz@hotmail.com

Compartilhar este post

Link para o post
O Sony 5" já é bem parrudo, a "bunda" dele fica bem perto de uma das paredes do pezinho.

Mas realmente, se bobear dá pra colocar um mid B&W 6" aí, é só refazer o acabamento.

Rapaz... se brincar muito dá pra botar um 6W0 em cada pezinho desses, pra responder dos 30Hz já com alguma força... dá pra cortar um sub de 12" ou 15" em 30Hz brincando... Quase que o melhor de vários mundos...

Ah, se eu pudesse... :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

De 1ª!!

As boas e velhas receitas nunca caem em esquecimento!!

Não precisa de 6w0, B&W etc. basta caprichar no fullrange pra cima que essa botinha com o sony 5" toca muito!! CxB melhor não há!!

Compartilhar este post

Link para o post
opa colega, o trampo fico 100!! me adiciona no msn, quero trocar umas ideia cntg, tb tenho um corsa e preciso fazer um pezão desses..

Te adicionei aqui.

Rapaz... se brincar muito dá pra botar um 6W0 em cada pezinho desses, pra responder dos 30Hz já com alguma força... dá pra cortar um sub de 12" ou 15" em 30Hz brincando... Quase que o melhor de vários mundos...

Ah, se eu pudesse...

Querer é poder! hehe

Uma época eu também estava tentado a pegar os 6W0 e colocar em pezinhos. Mas aí teria que refazer o crossover, que estava praticamente pronto, refazer os acabamentos, etc... Acabei ficando com o que eu já tinha, que no final das contas não é de todo ruim.

As boas e velhas receitas nunca caem em esquecimento!!

Não precisa de 6w0, B&W etc. basta caprichar no fullrange pra cima que essa botinha com o sony 5" toca muito!! CxB melhor não há!!

Grande Fábio.

Tenho que fazer uma ressalva aqui também pois vc também me ajudou a adquirir alguns equipamentos para melhorar o meu sistema! :rever1:

Em relação ao custo x benefício, é bem por aí mesmo.

No estéreo eu gastei pouco menos que 500 reais, já contando com o crossover artesanal. O único porém é o gasto com as caixas acústicas na dianteira, mas como vou ficar com o carro por um tempinho, acaba amortizando isto e vale muito a pena.

Abaixo algumas fotos da preparação da área a ser moldada para a caixa do full (falei que não gostava de fibra de vidro mas tive que me render por causa das curvas do painel, neste quesito a fibra é melhor mesmo):

th_PICT1371_.jpg

th_PICT1370_.jpg

th_PICT1373_.jpg

E a posição aproximada do falante:

th_PICT1377_.jpg

th_PICT1390_.jpg

th_PICT1398_.jpg

th_PICT1399_.jpg

th_PICT1403_.jpg

th_PICT1404_.jpg

th_PICT1405_.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

E ae cara, td certu???

Primeiramente seu projeto ta excelente, tah de parabéns...

Também tenho um corsa = o seu e to aki acompanhando o projeto pra poder tirar umas idéias tbm...

Gostaria de saber se vc jah pensou em como vai deixar dispostos os módulos e sub na mala.

Outra coisa, espero que vc tire bastante foto quando for passar a fiação no carro e tals...

Tá fikando show o carro...

Abraços...

Compartilhar este post

Link para o post

Pode deixar, com a fotografia digital, ficou mais fácil registrar isto...

Eu mesmo tenho uns 100 MB de fotos da instalação, mas vou selecionando as menos piores pra postar... :)

Em relação ao cabeamento, a parte da força já está definida.

Tanto o positivo quanto o negativo virão direto da bateria (passando pelo lado direito do carro); na parede corta-fogo terá um distribuidor negativo e uma via irá para o cd e outras 2 para os módulos.

Debaixo do banco do passageiro, ficará o amp do estéreo e um distribuidor 2 vias pro positivo.

No porta malas, eu vou deixar apenas o sub e o amp do sub.

A caixa do sub será no assoalho, com o falante apontando pro teto. Ainda preciso calcular direito, mas se tudo der certo, o amp ficará no assoalho também.

Aí as laterais e atrás do banco ficarão livres.

Meio difícil explicar em palavras, mas se tiver alguma dúvida é só perguntar. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Vai ficar bem posicionado som, no meu tava pensando em fazer um rack de cada lado na mala e a cx do sub no meio, mais pelo q andei vendo fazer rack pro corsa é meio dificil pra fazer somente com madeira, talvez terei q usar fibra pois akelas peças de plastico traseiras são muito arredondadas sem lugar pra fixar bem o rack, dai jah naum dah pra contar com a praticidade.

Jah procurei muitas fotos de malas de corsa e a maioria ou é em fibra ou o modulo vai do lado da caixa...Se vc tiver algumas fotos aí teria como me enviar por e-mail? Meu mail é ze180@hotmail.com...

Abrção...T+...

Compartilhar este post

Link para o post

O problema do Corsa hatch realmente é a parte plástica nas laterais, ocupa muito espaço.

Pretende usar quantos litros para o sub? Quais as dimensões dos amps?

Esta foto era um layout que eu ia usar a princípio. Mas por questões estéticas, acabei mudando o projeto.

th_20061125-01.jpg

A caixa tem lá seus 50 e poucos litros e o amp é um Fosgate 200.2.

Se vc não for usar um volume tão alto, pode diminuir o tamanho da caixa e se os amps não forem muito grandes, pode arrranjá-los no rack.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...