Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Edu*zin

Bobina Dupla Em Dois Canais!?

Recommended Posts

Tem problema ligar um subwoofer de bobina dupla, com uma bobina em cada canal do amplificador?

Eu to pensando em colocar um RCA em Y para o sinal dos dois canais ser idêntico...

O problema é que o meu sub eh bobina dupla de 4 ohms cada... E meu ampli não faz bridge a 2 ohms, só em 4... Se eu colocar as bobinas em série (8 ohms) fica fraco demais.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

é arriscado isso, vai mandar sinais diferentes pra cada bobina e dai .........

Compartilhar este post

Link para o post

Também enfrentei esse mesmo problema com um pioneer 306 DVC, tentando ligar ele numa Roadstar 1000SL de 4 canais.

Liguei 1 bobina em cada bridge (4ohm casadinhos), mas num ficou bom não, mesmo usando cabo Y. Tentava e tentava regular ganho mas tocava pouco e embolado.

Ainda fiquei na dúvida se eu estava fazendo a instalação errada ou se aquela Roadstar era uma b*sta mesmo.

Então vendi ela e comprei uma Banda 3.0 2canais 320Wrms, que faz bridge de 2ohm para ligar o Pioneer com as 2 bobinas em paralelo. Tô feliz da vida! Toca muito, grave bem pronunciado.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu fiz isso com o meu. Liguei uma bobina em cada bridge, deixei ganho igual e regulei o corte pelo player. Ficou show de bola.

Flw.

Compartilhar este post

Link para o post

Já fiz isso com Bomber Up Grade, com Selenium Matador, com Hiken Furios, e atualmente com Bravox UXP, e nunca tive problema. Todos foram ligados em Alpine de 4 canais.

Quanto ao cabo Y, veja se seu módulo não tem fonte chaveada, pois em alguns módulos é possível atraves do chaveamento um único cabo RCA (L e R) alimentar os 2 bridges... Aliás, em alguns módulos isso é automático, bastando conectar o cabo nas entradas 1 e 3...... PORTANTO, NÃO ERIA NECESSÁRIO O CABO Y.... Mas não tenho tanto conhecimento assim..... Portanto, espero que alguém com mais conhecimento possa esclarecer....

Compartilhar este post

Link para o post
Acho que vou arriscar... Se ficar ruim eu me mato... :P

Alguém mais tem experiência?

Cara

pode colocar tranquilo sem stress.Use 2 cabos Y, por exemplo um Y juntando o canal 1 e 3 e outro juntando o 2 e o 4.Assim em cada bridge já vai ter sinal L+R misturado.Não esqueça de deixar o ganho igual.E cuidado para não inverter a polaridade nas bobinas.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara

pode colocar tranquilo sem stress.Use 2 cabos Y, por exemplo um Y juntando o canal 1 e 3 e outro juntando o 2 e o 4.Assim em cada bridge já vai ter sinal L+R misturado.Não esqueça de deixar o ganho igual.E cuidado para não inverter a polaridade nas bobinas.

Mas eu vou usar 2 canais, como faço isso? Não são 2 bridges, são 2 canais...

Meu módulo é de 4 canais, 2 eu uso para os dois kits na frente, os outros dois, quero usar 1 pra cada bobina... O sinal não deve ser diferente nesse caso? Como faço???

Compartilhar este post

Link para o post

Cara

Mas eu vou usar 2 canais, como faço isso? Não são 2 bridges, são 2 canais...

Meu módulo é de 4 canais, 2 eu uso para os dois kits na frente, os outros dois, quero usar 1 pra cada bobina... O sinal não deve ser diferente nesse caso? Como faço???

ahh

tu tem um sub bobina dupla e quer ligar em uma bridge?

Então deixa as bobinas em serie, fechando 8 ohms e liga na bridge.Pode deixar o sinal do canal 3 por exemplo com L e o 4 com R.

Compartilhar este post

Link para o post

tenho o UXP 12d4, peguei apenas 1 RCA da saída sub do player, coloquei 3 cabos Y, e liguei nas 4 entradas do amplificador de 4 canais.

1 bridge pra cada bobina. teóricos 240wts 4ohms por bridge.

Player fletado, volume no 35 do pioneer, coloquei 60Hz pra soar, e com um multímetro comum, regulei os ganhos de modo a ficarem iguais. a mesma voltagem.

Tô muito feliz, soa bem, sem problemas. Som muito forte

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que o pessoal tá dizendo então eu chego a conclusão de que aquela roadstar que eu usei era b*sta mesmo. E se fosse vc tentaria ligar sim.

Achei legal a idéia do Makto de regular ganho com multímetro e sinal de 60Hz.

Regular de ouvido ou só olhando a posição dos potenciometros é fria.

Mas acho que ligar em 8ohm no bridge como o Carlos falou deve ficar muito fraco.

Compartilhar este post

Link para o post
Pelo que o pessoal tá dizendo então eu chego a conclusão de que aquela roadstar que eu usei era b*sta mesmo. E se fosse vc tentaria ligar sim.

Mas acho que ligar em 8ohm no bridge como o Carlos falou deve ficar muito fraco.

8 ohms vai dividir a força mesmo. tbém regulei no olhômetro na primeira vez, mas quando pús o multímetro, vi que estavam mandando valores de voltagem bem diferentes.

Compartilhar este post

Link para o post

8 ohms vai dividir a força mesmo. tbém regulei no olhômetro na primeira vez, mas quando pús o multímetro, vi que estavam mandando valores de voltagem bem diferentes.

ai ai ai

vcs tem grandes problemas com conceitos

Ligar ele em 8 ohms na bridge dá na mesma coisa que ligar 1 bobina em cada canal restante <_<

porém trabalhar na bridge em 8 ohms vai ser mais proveitoso.O damping fica o mesmo que se usasse 1 bobina por canal, mas com as bobinas em serie,o BL do falante dobra e ele trabalha mais controlado.

Compartilhar este post

Link para o post

ai ai ai

Ligar ele em 8 ohms na bridge dá na mesma coisa que ligar 1 bobina em cada canal restante <_<

porém trabalhar na bridge em 8 ohms vai ser mais proveitoso.O damping fica o mesmo que se usasse 1 bobina por canal, mas com as bobinas em serie,o BL do falante dobra e ele trabalha mais controlado.

Não entendi... Pra mim, eu entendo que ligando em série (8 ohms), eu divido a potência aplicada...

A parte do BL é verdade....

Compartilhar este post

Link para o post

ai ai ai

Não entendi... Pra mim, eu entendo que ligando em série (8 ohms), eu divido a potência aplicada...

A parte do BL é verdade....

Galera, sou novo por aqui, estou lendo e aprendendo pra caramba! Mto bom o forum!!![-]

Estou com a mesma duvida do Edu, mas li e reli as respostas e ninguem respondeu ao certo o que ele queria saber:

Pegando 2 canais de um amp (2 ohms cada) e jogando cada um em uma bobina do sub (2ohms cada), zoa o sub?

Não é fazendo ponte nos canais do amp, nem ligando as bobinas em série ou paralelo... é um canal pra cada bobina...

Valew! Abs!!!

Daniel

Compartilhar este post

Link para o post

Não vou dizer que funciona mas eu to usando assim a 4 mêses ja sem grilo algum.

Um Cruzader 8.0 Bobina Dupla de 2+2ohms ligado cada bobina a uma bridge de um HBM4200 que libera 300RMS por bridge a 4ohms. (Forçando a saída do ampli e dois canais a um mesmo falante)

Por enquanto não tive grilo mas no primeiro mês ficava de butuca no funcionamento do conjunto pra não ter prejuizo imediato. Mas agora to confiante no istema ja. Única mudanã no istema foi o maior aquecimento do amplo que ja era esperado, mas mesmo assim nada absurdo da pra deixar a mão em cima dele sem queimar os dedos. O Detalhe todo da parada é o ganho estar igual em ambos os canais.

Compartilhar este post

Link para o post
Não vou dizer que funciona mas eu to usando assim a 4 mêses ja sem grilo algum.

Um Cruzader 8.0 Bobina Dupla de 2+2ohms ligado cada bobina a uma bridge de um HBM4200 que libera 300RMS por bridge a 4ohms. (Forçando a saída do ampli e dois canais a um mesmo falante)

Por enquanto não tive grilo mas no primeiro mês ficava de butuca no funcionamento do conjunto pra não ter prejuizo imediato. Mas agora to confiante no istema ja. Única mudanã no istema foi o maior aquecimento do amplo que ja era esperado, mas mesmo assim nada absurdo da pra deixar a mão em cima dele sem queimar os dedos. O Detalhe todo da parada é o ganho estar igual em ambos os canais.

Valew cara! :legal:

Vou tentar montar assim então!

Abs!

Daniel

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...