Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

JHBauer

Ajuda Para Spl Em Um Gol Giii 4p

Recommended Posts

Opa! Comecei a participar de campeonatos de SPL na minha região na categoria normal 1 sub de 15", q só pode usar bateria no local original e carro ligado, utilizo um Gol GIII...

No 1º em que fui atingi 146,6dB e fiquei em 1º lugar, no segundo em que fui atingi 146,6dB ñ aumentei mas tbm ñ baixei e fiquei em 2 lugar perdi o 1º por 0,4db mas o outro compedidor tinha um palio e tbm utilizava um SD5000 e um sub Gladiator de 15"...

Tenho uma bateria de 750A pico, foi a maior q coube, alguem sabe onde encontro baterias a GEL mais potentes???

Alternador de 90A, cabos de 50mm², ja adicionei um cabo de 35mm² do negativo da bateria junto ao outro negativo q tinha ate a lataria e dijuntor de 200A no positivo.

Usava um SD2300.1 2ohms e troquei por um SD5000.1 2 ohms, mas obtive os mesmos resultados, pois minha fonte de energia é a mesma entuam logicamente os dois amplis devem estar gerando a mesma potência;

Sub Gladiator de 15" 2x2ohms 1100 rms dia a dia, e pra SPL aguenta o quanto conseguir mandar pra ele em alguns segundos hehe...

Caixa com MDF de 25mm com 60L brutos e 2 dutos de 10x40cm +- isolada com dumdum por dentro, dura como pedra...

Frequencia utilizada 59hz, pelo menos essa é a frequencia de ressonâcia do gol e foi a q melhor resultados obtive em RTA.

O q pretendo fazer e fixar melhor a caixa, testar outros dutos e trocar o cabo q vem do alternador ate a bateria por um mais grosso uns 35mm² +-.

O engenheiro da hinor me passou um caixa de 84L e 2 dutos de 10x60cm mas ñ atingi mais q 142,9db com ela... entuam voltei para de 60L entou pensando em diminuir ainda mais ela... utilizando algo q consuma alguns litros a cada vez para testes...

Se alguem poder ajudar fico grato pois, pois isso ficaria de esperiencia para todos

Abrigado! :legal:

Josias Bauer

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deixando um pouco de lado a caixa, daria pra tentar aqueles pequenos trequinhos que somados costumam dar um leve ganho na hora da medição.

Alterar posicionamento dos bancos, retirar encosto de cabeça, resfriar o interior do carro e caixa dos falantes, cimentar para-lamas, e mais um monte que devo ter esquecido.

Claro, o manda-chuva é o projeto de caixa e alimentação .... mas essas pequenas alterações o pessoal mais forte do SPL costuma usar.

Baterias de Gel não são uma boa no seu caso .... desconheço alguma que passe dos 80A/h nominal.

Compartilhar este post

Link para o post
Deixando um pouco de lado a caixa, daria pra tentar aqueles pequenos trequinhos que somados costumam dar um leve ganho na hora da medição.

Alterar posicionamento dos bancos, retirar encosto de cabeça, resfriar o interior do carro e caixa dos falantes, cimentar para-lamas, e mais um monte que devo ter esquecido.

Claro, o manda-chuva é o projeto de caixa e alimentação .... mas essas pequenas alterações o pessoal mais forte do SPL costuma usar.

Baterias de Gel não são uma boa no seu caso .... desconheço alguma que passe dos 80A/h nominal.

Opa! Blz NoiseSteel...

Sim alguma coisa, desse tipo ate posso fazer, mas tipo colocar manta no teto ja ñ pode, pois lembro q estou na categoria "normal", deitar demais os bancos tbm ñ pode, tirar encosto de cabeça tbm ñ, refrigerar o interior do carro ate dá mas ñ sei se compensa o gasto de bateria q terei pois o ar ligado, tbm fica com a ventuinha eo ventilador ligada oq consome bateria...

Tbm ñ posso usar vaso extra...

Posso esperimentar um megacapacitor...

tenho q tentar mesmo é trabalhar na caixa...

Se alguem poder simular essa caixa só pra ver qual o pico dela, e qual seria o duto ideail pra ela era uma boa simulei aki no winsid mas ñ deu certo...

Dizem q gol ñ é bom pra SPL, mas 146,6dB ate q ñ é uma marca ruim, ñ axam???

O problema é q meu aponente tirou 147dB entuam tenho q pelo menos passar dessa marca, se ñ nem me inscreve no domingo...

Abraço

Josias Bauer

Compartilhar este post

Link para o post

cara se tu ainda não tem e se pode usar, então taca um mega capacitor de uns 3 ou 5 farad pra vê se não dá um gás no teu SPL...

Compartilhar este post

Link para o post
Cara por qual entidade tu competiu?

Estou competindo pela SulBass, mas antes de falar q o RTA esta fora de padrão, ja aviso q ele foi aferido pela mesma empressa q aferi o RTA a Tribo do som.

E pra falar a verdade os numeros baixaram mesmo, é só comparar os resultados deste ano com os do ano passado...

abraço

Josias Bauer

Compartilhar este post

Link para o post
cara se tu ainda não tem e se pode usar, então taca um mega capacitor de uns 3 ou 5 farad pra vê se não dá um gás no teu SPL...

Como isso pode ser usado no campeonato, ja estou providenciando um pra testes, tomra q de resultados, vou medir no RTA no sabado...

Vou apertar a tampa do porta malas pois ela vibra demais quando ligo o som, talvez ajude tbm...

Eai alguem tem mais alguma ideia tipo, posicionamento de AF e dutos?

Obrigado

Josias Bauer

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca ví capacitor em sistemas de SPL mais sérios .... acredito que atrapalhem de alguma maneira na linha do amp pra alta carga que exija velocidade.

Compartilhar este post

Link para o post

O sub ta ligado em 4 ou 1 ohms?

Num sei se pode fazer diferenca, mas..... num custa nada tentar.

Acho que o SD aguenta o tranco se for por pouco tempo.

* Reforca as borrachas das portas, pra nao perder a pressao.

* Sempre vejo fotos de subs virados para o porta-malas(pra fora).

* Tira esse disjuntor, pode ter alguma resistencia.

* Ja usei relê pra segurar a tensao do remote no ampli.

* Tenta mudar o player, puxar um positivo direto da bateria, tirar o fuse dele e instalar direto.

Isso sao coisas que ja vi as pessoas fazendo, pra tentar o maximo de eficiencia no projeto.

Pra campeonato, vale tudo, nao tenha dó dos equipos se quer vencer. Ta tudo na garantia, ne? Hehehehehe...

Pega um esquema com o Juliano, quem sabe nao tem como turbinar o SD? Hehehehehehe...... o fo** e a bateria.

Qual alternador ta usando?

EDIT: Se isso tudo nao der certo, troca de sub ou de carro. :vts Lembre-se, pra ganhar vale tudo.

Compartilhar este post

Link para o post

* Tenta mudar o player, puxar um positivo direto da bateria, tirar o fuse dele e instalar direto.

Isso sao coisas que ja vi as pessoas fazendo, pra tentar o maximo de eficiencia no projeto.

Pra campeonato, vale tudo, nao tenha dó dos equipos se quer vencer. Ta tudo na garantia, ne? Hehehehehe...

Pega um esquema com o Juliano, quem sabe nao tem como turbinar o SD? Hehehehehehe...... o fo** e a bateria.

EDIT: Se isso tudo nao der certo, troca de sub ou de carro. :vts Lembre-se, pra ganhar vale tudo.

Opa! Blz...

Seguinte é um SD5000.1 2ohms e o sub está ligado a 1ohm pois utilizo apenas para tocar frequencia de 59hz, q é a frequencia de ressonância do carro.

Como todos sabem a impedância de um indutor varia com a frequência e mesmo o sub estando com as bobinas ligadas em paralelo formando 1ohm, ele nessa frequencia fica com uma impedância de 7,3ohms então posso ligar tranquilo o SD5000 nele q ñ causarei problemas no amlpi. Mesmo assim comversei pessoalmente com o Juliano e ele tbm disse q posso ligar...

Eu ñ posso tirar o dijuntor pois a categoria q participo exige tal equipamento, como tbm ñ posso colocar manta no teto, baixar os bancos demais e ai por diante...

Trocar de Sub nem pensar hehe... o gladiator de 15" foi o melhor de todos os sub's testados fora q eu tenho garantia vitalicia deles pois a Hinor nos dá hehehe....

Carro todo mundo sabe q o melhor pra SPL é o corsa 4portas mas ñ da pra trocar agora...

NOise: Q eu saiba um mega capacitor larga energia muito mais rapido q uma bateria... mas vou testar mesmo assim...

No fim das contas estou limitado em potência por causa da bateria q ñ cabe maior no lugar, como ja descrevi lá em cima o alternador é de 90A.

Abraço

Josias Bauer

Compartilhar este post

Link para o post

Usar megacap só se a energia armazenada for muito grande, o que fica muito caro.

Se ainda nao proibiram mais alternadores é a dica.

O resto é brincar com o RTA.

Obs. nao achei o cara aquele

Compartilhar este post

Link para o post
Usar megacap só se a energia armazenada for muito grande, o que fica muito caro.

Se ainda nao proibiram mais alternadores é a dica.

O resto é brincar com o RTA.

Obs. nao achei o cara aquele

O Murilo blz...

Valeu a força mesmo assim cara, vo da uma brincada amanha...

Abraço

Josias Bauer

Compartilhar este post

Link para o post

EDIT: Se isso tudo nao der certo, troca de sub ou de carro.  :vts  Lembre-se, pra ganhar vale tudo.

Opa! Blz...

Seguinte é um SD5000.1 2ohms e o sub está ligado a 1ohm pois utilizo apenas para tocar frequencia de 59hz, q é a frequencia de ressonância do carro.

Como todos sabem a impedância de um indutor varia com a frequência e mesmo o sub estando com as bobinas ligadas em paralelo formando 1ohm, ele nessa frequencia fica com uma impedância de 7,3ohms então posso ligar tranquilo o SD5000 nele q ñ causarei problemas no amlpi. Mesmo assim comversei pessoalmente com o Juliano e ele tbm disse q posso ligar...

Eu ñ posso tirar o dijuntor pois a categoria q participo exige tal equipamento, como tbm ñ posso colocar manta no teto, baixar os bancos demais e ai por diante...

Trocar de Sub nem pensar hehe... o gladiator de 15" foi o melhor de todos os sub's testados fora q eu tenho garantia vitalicia deles pois a Hinor nos dá hehehe....

Carro todo mundo sabe q o melhor pra SPL é o corsa 4portas mas ñ da pra trocar agora...

NOise: Q eu saiba um mega capacitor larga energia muito mais rapido q uma bateria... mas vou testar mesmo assim...

No fim das contas estou limitado em potência por causa da bateria q ñ cabe maior no lugar, como ja descrevi lá em cima o alternador é de 90A.

Abraço

Josias Bauer

Cara, respeito sua relação com a hinor e o gosto que vc tem pelo sub, mas no meu ponto de vista o seu problema é sub. O gladiator não é um bom sub para spl. ele até vira, mas precisa de muito mais acerto e potencia que outros subs. ou seja, não é nada eficiente.

Compartilhar este post

Link para o post
Porque não parte pra um alternador de 120A??

Já seria um gás a mais.

Ae Josias

cara

pelo o que a gente conversou aquele dia, o teu problema realmente é alimentação ,já que o spl ficou igual tanto como sd2300 quanto com o sd5000.

Acho que o negocio ae seria colocar um alternador de 120A. Ahh e outra, qual a rpm maxima da lenta que eles permitem?Com 1000 rpm não se tira tudo do alternador.

Ahh

e já chegou a testar com uma bateria de 380AH?

Compartilhar este post

Link para o post

Opa! Tenho Otimas noticias!!!

Testei de tudo q é forma coloquei duto sem curva mas ate baixou o SPL, voltei ao duto com curva para cima, uns 5cm + longos, travei melhor a caixa, na mala, troquei o cabo q vem do alternador ate a bateria, e consegui subir de 146,6dB para incriveis 146,7dB [¨] , isso com a mesma bateria potency q diz ter 750A pico...

Agora vem a parte boa hehehe... tinha um outro amigo meu lá testando seu carro, e estava com umas baterias full power, tbm zeradas, q diziam ter 850A pico, troquei a minha por está ja sem esperança pois a caixa dela tem o mesmo tamanho da minha de 750A pico e ela estava com tensão mais baixa q a minha pois tinha sido usada por meu amigo no teste dele...

Mas acreditem na primeira largada q dei apos trocar a bateria, foi para 146,9dB, ñ acreditei, só pra lembrar eu tinha q atingir no minimo 147dB pois meu oponente tinha essa marca, na segunda largada q dei a frente do player deceu e tive q correr e abrir a porta pra desligar isso na corrida... então olhei para o RTA e estava lá 147,2dB só por ter aberto a porta..., ñ acreditei... abri todas saidas de ar da ventilação do ar condicionado e medi novamente, tava lá 147,3dB...

Então atingi oq eu queria e passei 0,3dB a mais... no fim as contas aumentei 0,7dB q pra mim ja está mais q bom, praticamente só trocando a bateria por outra um pouco mais forte, axo q por ter aberto as ventilação tenha conseguido 0,1dB

Tenho consiencia q a minha limitação para conseguri marcas melhor de SPL está em bateria, vou ver se consigo talvez uma stinger mas deve ser meio cara...

Pois é se eu colocar um alternador de 120A já terei um ganho a + com certeza...

two way

Cara, respeito sua relação com a hinor e o gosto que vc tem pelo sub, mas no meu ponto de vista o seu problema é sub. O gladiator não é um bom sub para spl. ele até vira, mas precisa de muito mais acerto e potencia que outros subs. ou seja, não é nada eficiente.

Bom, com todo respeito ao seu ponto de vista, se vc axa q o sub ñ é bom pra SPL qual vc me recomenda??? Aceito sugestões na boa, pois estamos aki pra ajudar e ser ajudado...

Mas só pra constar, aqui na minha região, e axo q fora dela tbm, os melhores resultados q ja vi são com este sub o Gladiator tanto de 10", 12" ou 15" q é meu caso, ja testei alguns da bomber o unico q se deu bem foi o Destroyer, mas foi inferior ao gladiator q é um sub q foi projetado desde o seu nascimento para SPL...

Bom amanha posto como me sai no campeonato...

Um abraço a todos :legal:

Valeu pelo esforço!!!

Josias Bauer

Compartilhar este post

Link para o post
Opa! Tenho Otimas noticias!!!

Testei de tudo q é forma coloquei duto sem curva mas ate baixou o SPL, voltei ao duto com curva para cima, uns 5cm + longos, travei melhor a caixa, na mala, troquei o cabo q vem do alternador ate a bateria, e consegui subir de 146,6dB para incriveis 146,7dB  [¨] , isso com a mesma bateria potency  q diz ter 750A pico...

Agora vem a parte boa hehehe... tinha um outro amigo meu lá testando seu carro, e estava com umas baterias full power, tbm zeradas, q diziam ter 850A pico, troquei a minha por está ja sem esperança pois a caixa  dela tem o mesmo tamanho da minha de 750A pico e ela estava com tensão mais baixa q a minha pois tinha sido usada por meu amigo no teste dele...

Mas acreditem na primeira largada q dei apos trocar a bateria, foi para 146,9dB, ñ acreditei, só pra lembrar eu tinha q atingir no minimo 147dB pois meu oponente tinha essa marca, na segunda largada q dei a frente do player deceu e tive q correr e abrir a porta pra desligar isso na corrida... então olhei para o RTA e estava lá 147,2dB só por ter aberto a porta..., ñ acreditei... abri todas saidas de ar da ventilação do ar condicionado e medi novamente, tava lá 147,3dB...

Então atingi oq eu queria e passei 0,3dB a mais... no fim as contas aumentei 0,7dB q pra mim ja está mais q bom, praticamente só trocando a bateria por outra um pouco mais forte, axo q por ter aberto as ventilação tenha conseguido 0,1dB

Tenho consiencia q a minha limitação para conseguri marcas melhor de SPL está em bateria, vou ver se consigo talvez uma stinger mas deve ser meio cara...

Pois é se eu colocar um alternador de 120A já terei um ganho a + com certeza...

two way

Bom, com todo respeito ao seu ponto de vista, se vc axa q o sub ñ é bom pra SPL qual vc me recomenda??? Aceito sugestões na boa, pois estamos aki pra ajudar e ser ajudado...

Mas só pra constar, aqui na minha região, e axo q fora dela tbm, os melhores resultados q ja vi são com este sub o Gladiator tanto de 10", 12" ou 15" q é meu caso, ja testei alguns da bomber o unico q se deu bem foi o Destroyer, mas foi inferior ao gladiator q é um sub q foi projetado desde o seu nascimento para SPL...

Bom amanha posto como me sai no campeonato...

Um abraço a todos :legal:

Valeu pelo esforço!!!

Josias Bauer

No meu ponto de vista os melhores subs nacionais para SPL são o X-Max da Spyder e o EDX da bravox. Como vc compete com 15" eu iria de X-Max.

Bateria, sinceramente, a potenci é uma bosta....desculpa falar assim. Mas conheço elas muito bem. Usa a Full Power ou Nitro . São bem melhores (sinceramente qualquer bateria vai ser melhor que a potence para SPL) Se vc conseguir no paragua uma Stinguer ou uma Knetic vale por 2 dessas que eu falei, guenta muito o pau na hora de soltar o pause kkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post
No meu ponto de vista os melhores subs nacionais para SPL são o X-Max da Spyder e o EDX da bravox. Como vc compete com 15" eu iria de X-Max.

Bateria, sinceramente, a potenci é uma bosta....desculpa falar assim. Mas conheço elas muito bem. Usa a Full Power ou Nitro . São bem melhores (sinceramente qualquer bateria vai ser melhor que a potence para SPL) Se vc conseguir no paragua uma Stinguer ou uma Knetic vale por 2 dessas que eu falei, guenta muito o pau na hora de soltar o pause kkkkkkk

Olha agora q to vendo q pra SPL as potency ñ prestão mesmo... vo dar um jeito de trocar de bateria...

Olha o Spyder X-max de 15" ate posso conseguir mas eu axo q eles só dão garatia pros cupinxa deles q eu saiba, e se tu queimar um desses vai ter q pagar o conserto... pois eles sabem q o troço foi queimado pq foi dado no buxo hehehe...

Ja a Hinor troca sem custos pois ao mesmo tempo vc está fazendo propaganda pra eles né!!!

Abraços

Josias Bauer

Compartilhar este post

Link para o post

Pra tocar 59Hz, acho mais jogo trabalhar com bons woofers... Ou então fazer uma Band pass minúscula, coisa pra não ter nem 1 oitava de banda passante... o que nego chama de "mono nota"... :vts . Quanto menor a banda, maior o pico. É uma possibilidade interessante arriscar nem que seja uma 4a ordem.

Compartilhar este post

Link para o post
Pra tocar 59Hz, acho mais jogo trabalhar com bons woofers... Ou então fazer uma Band pass minúscula, coisa pra não ter nem 1 oitava de banda passante... o que nego chama de "mono nota"... :vts . Quanto menor a banda, maior o pico. É uma possibilidade interessante arriscar nem que seja uma 4a ordem.

Se couber na mala um banda pass dessas eu faço, e pode ser a mais picuda possivel, pois é só pra SPL mesmo...

Sera q woofer ia responder melhor??? É bem baixo esse grave, mas posso usar um Batestaka q é o irmão do gladiator em conjunto magnetico e bobina...

Eai quem se abilita a dar sugestões de volume dessa bandpass e comprimentos dos dutos da camara dianteira???

Eu vo tentar simular mas ñ me acerto muito bem com o winsid...

abraços

Josias Bauer

Compartilhar este post

Link para o post
Se couber na mala um banda pass dessas eu faço, e pode ser a mais picuda possivel, pois é só pra SPL mesmo...

Sera q woofer ia responder melhor??? É bem baixo esse grave, mas posso usar um Batestaka q é o irmão do gladiator em conjunto magnetico e bobina...

Eai quem se abilita a dar sugestões de volume dessa bandpass e comprimentos dos dutos da camara dianteira???

Eu vo tentar simular mas ñ me acerto muito bem com o winsid...

abraços

Josias Bauer

Woofer fica com a impedância muito alta na hora do pico, vc disperdiça muita potencia e band pass é ruim de acertar em spl pois vc não consegue pressão em cima do mic. Band pass para dar certo só com portas (duto) enormes, maiores que o SD do falante e é bastante chato de acertar.

Vc consegue garantia do X-Max sim, eu tenho uns amigos que usam, qualquer problema que dá eles sempre conseguem garantia.

Compartilhar este post

Link para o post

Fica 3 dias antes do evento carregando a bateria, quando chegar dar mais umas aceleradas... nao ligue NADA eletronico no carro, e resfrie o interior do mesmo...

Deita o maximo que der os bancos, deixa ele no ultimo click e prenda bem a caixa, passe fita pra isolar TODAS saidas do carro e bota uns 3 amigos segurando a mala dele, que voce deve subir esse resultado tambem :D

Compartilhar este post

Link para o post
Fica 3 dias antes do evento carregando a bateria, quando chegar dar mais umas aceleradas... nao ligue NADA eletronico no carro, e resfrie o interior do mesmo...

Deita o maximo que der os bancos, deixa ele no ultimo click e prenda bem a caixa, passe fita pra isolar TODAS saidas do carro e bota uns 3 amigos segurando a mala dele, que voce deve subir esse resultado tambem :D

Hahaha... ñ precisa tudo isso... o-o- ....

Venho dividir com vcs minha alegria de tirar o 1º lugar na minha categoria e (Normal 1 Sub de 15") e atingir o recorde da mesma...

Nos testes do sabado atingi 147,3dB...

Hoje no campeonato 147,4dB, e como fui para segunda medição e atingi o mesmo resultado 147,4dB, bati o recorde q era 147dB hehehe... :vts

Agradeço a todos q ajudaram e dia 1º de março tem o proximo campeonato...

Abraço a todos! []-[]

Josias Bauer

Compartilhar este post

Link para o post

Cara parabéns e muito sucesso, tu virou muito bem, em relação a algumas dúvidas venho através do meu conhecimento te dar algumas dicas:

MEGA CAPACITOR: NUNCA ultilize mega capacitor em spl, pois ele roba toda carga ke vai para os ampli e segura nele e só depois solta ai dá uma perca fudi**

VASOS AUXILIARES: ultilize pelo menos um vaso auxiliar de 2 volts para subir a voltagem de seu sistema assim ira subir no minimo 0.3, 0.5 db te garanto já fiz o teste.

SUB: Cara falar ke o GLADIATOR DE 15' não é um sub pra spl, hahaha, o ke tu mediz do SÉRGIO da SOM E VIDEO de CURITIBA então: ele usa um subs de 15', 12' e 10' gladiator e tá como recordista de todas categorias de spl da MAXPOWER 152.0 db à cima e chegou a virar 155.0 db PADRÃO RTA TRAVADO 2007, sem falar entre outros competidores ke batem muitoo forte com este sub. Então quanto ao sub pode ficar gelo ke é um sub muitooo forteee

AMPLI: Cara nunca tive a oportunidade de testar o SOUND DIGITAL mas pelo ke falaram é um ampli forte, então de ampli tá sussegado também.

Tinha um gol g2 bola 4 portas também e competia em spl cheguei a virar 157.9 db pela street sound em 2006 e 141.1 padrãp rta travado mtm neste ano, mas era categoria dia-a-dia.

Mas é isso e desculpa qualquer coisa

Abraço

Juliano

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...