Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

ThiagoM

Rs6800d Transistor! Ajuda Por Favor!

Recommended Posts

Fala galeraaaaaaaa!!!

estou com meu RS6800D paradoo faz tempooo!!! quando levei para arrumar nao deu pra saber qual o modelo do transistor, pois veio RASPADO os numeros e codigos do transistor (para saber qual modelo se trata)... consequentemente nao sabendo o modelo, nao da pra substituir ne? ehhehe!!! ai como pensei, muitos usuarios do forum possuem o RS e podem ter passado pela mesma historia!!! se alguem tiver o modelo dos transistores por favor!!!!

 

sao os transistors do canto, que ficam em baixo de umas plaquetinhas de aço nos cantos do RS6800D!!!! se alguem puder me ajudar fico MUITO gratoooo!!!! muito mesmooo!!!!

 

TA AI UMA FOTO do interior do RS! soh pra vcs verem o posicionamento dos transistores!!!

 

 

rs6800ds.JPG

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Fala galeraaaaaaaa!!!

estou com meu RS6800D paradoo faz tempooo!!! quando levei para arrumar nao deu pra saber qual o modelo do transistor, pois veio RASPADO os numeros e codigos do transistor (para saber qual modelo se trata)... consequentemente nao sabendo o modelo, nao da pra substituir ne? ehhehe!!! ai como pensei, muitos usuarios do forum possuem o RS e podem ter passado pela mesma historia!!! se alguem tiver o modelo dos transistores por favor!!!!

 

sao os transistors do canto, que ficam em baixo de umas plaquetinhas de aço nos cantos do RS6800D!!!! se alguem puder me ajudar fico MUITO gratoooo!!!! muito mesmooo!!!!

 

TA AI UMA FOTO do interior do RS! soh pra vcs verem o posicionamento dos transistores!!!

 

 

rs6800ds.JPG

bom

pela foto nota-se que os mosfets da saida que queimaram.provavelmente é algo como o irfp90n20d.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom... Praticamente qualuqer FEt de alta potência deve funcionar alí perfeitamente. O único porém, a saber, é se há apenas FETs canal N, ou se a metade é N e a outra metade é P. O ideal é esperar que alguém que realmente conheça o dito cujo diga se há diferença entre os FETs "de cima" e os "de baixo" da fonte.

 

Caso vc realmente não consiga a informação, o jeito é partir pro teste prático... tirar todos os FETs e ver qual a polarização deles. No caso de um classe D, o ideal é verificar isto com osciloscópio e sinal na entrada. O osciloscópio vc conecta à trilha que vai ao gate (olhando de frente, é a da esquerda) e olha se os pulsos são positivos ou negativos. Aí, sim, vc coloca os Fets correspondentes, N onde houver polarização positiva, P onde houver negativa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse mosfet não é muito comum Kleber, é de 400V. São todos canal N mesmo.

 

Sacanagem respar os componentes heim !

 

O pior é que todos os integrados são raspados, se queimar um deles pode colcoar o amp fora, ja condenamos uns 3 desses por aqui.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O pior juliano, é que não são só os amps dos PY que vem assim não...

 

os AUDIOBANK tb são assim...

 

isso na realidade é crime! passível de ação judicial, pois vc é condicionado a fazer o reparo somente na fábrica...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grande! já te passei o numero dele .. só nao entendi esse de 2 perninhas.. rs rs.. mas o outro é IRFP360 mesmo..

 

 

 

Por que os RS6800D torram isso?

 

A resposta seria "foram feitos pra 14.4V, vc bota numa bateria de 12.6V, as vezes nao tem bateria suficiente, e, no pico cai pra 11,5V, 10,5V, e torra a saida" ? ?

 

Já falaram que os digitais queimam com falta de bateria, este caso ai será por queda de tensao tb?

 

[""]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Já falaram que os digitais queimam com falta de bateria, este caso ai será por queda de tensao tb?

 

Os classe D que mais queimavam por falta de alimentação eram os Earthquake 200HC .... e sim, acredito que seja porque a tensão é diretamente proporcional à corrente, aí a tensão cai por falta de bateria e a corrente aumenta torrando os fets.

 

Mas amps bem projetados devem ter uma boa proteção contra sub-tensão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Grande! já te passei o numero dele .. só nao entendi esse de 2 perninhas.. rs rs.. mas o outro é IRFP360 mesmo..

 

 

 

Por que os RS6800D torram isso?

 

A resposta seria "foram feitos pra 14.4V, vc bota numa bateria de 12.6V, as vezes nao tem bateria suficiente, e, no pico cai pra 11,5V, 10,5V, e torra a saida" ? ?

 

Já falaram que os digitais queimam com falta de bateria, este caso ai será por queda de tensao tb?

 

[""]

O motivo pelo qual eles queimam, é o mesmo que faz carro turbo mal montado quebrar.

 

O motor tá forte, o mecânico dimensionou bem a vazão dos bicos, pressão da turbina, ponto, etc... aí vc acelera e o hallmeter não sai nunca da faixa vermelha com o pé embaixo... umas puxadas depois, adeus pistão.

 

Ou seja... o motor quebra e o amplificador queima pelo mesmo motivo: Não havia alimentação suficiente. Em bons amplificadores, há circuitos que desligam o amplificador em baixa tensão.

 

Mas vem a pergunta... é pq é classe D? Não, é pq os classe D costumam ter mais potência que os AB, já que os AB consomem mais.

 

E pq tem classe D queimando? Pq projeto mal montado, componente ruim e fabricante omisso formam o ambiente ideal pra marola de ampére.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Grande! já te passei o numero dele .. só nao entendi esse de 2 perninhas.. rs rs.. mas o outro é IRFP360 mesmo..

 

 

 

Por que os RS6800D torram isso?

 

A resposta seria "foram feitos pra 14.4V, vc bota numa bateria de 12.6V, as vezes nao tem bateria suficiente, e, no pico cai pra 11,5V, 10,5V, e torra a saida" ? ?

 

Já falaram que os digitais queimam com falta de bateria, este caso ai será por queda de  tensao tb?

 

[""]

O motivo pelo qual eles queimam, é o mesmo que faz carro turbo mal montado quebrar.

 

O motor tá forte, o mecânico dimensionou bem a vazão dos bicos, pressão da turbina, ponto, etc... aí vc acelera e o hallmeter não sai nunca da faixa vermelha com o pé embaixo... umas puxadas depois, adeus pistão.

 

Ou seja... o motor quebra e o amplificador queima pelo mesmo motivo: Não havia alimentação suficiente. Em bons amplificadores, há circuitos que desligam o amplificador em baixa tensão.

 

Mas vem a pergunta... é pq é classe D? Não, é pq os classe D costumam ter mais potência que os AB, já que os AB consomem mais.

 

E pq tem classe D queimando? Pq projeto mal montado, componente ruim e fabricante omisso formam o ambiente ideal pra marola de ampére.

E já ouvi vários casos de queima desse amplificador, o juliano até foi generoso em faler de "uns 3".

Como não existe assistencia técnica em lugar nenhum no mundo, o cara ainda tem que desembolsar com o conserto (quando tem).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu axo um otimo amplificador, massssss usando boas baterias, cabeamento, e um CAPACITOR para estabilizar a tensao, hoje me ligo um cara dizendo q tinha um e queria 2 falante de 1500 pra toca, e falou " sera q minha impact de 80A tioca bem tudo"?

 

Ta explicado pq queima?

 

 

vlwwww

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos...

 

bom, mas tem um "transistor" de 3 perninhas que eh esse q vcs passaram ...e tem Outro q invéz de 3 perninhas, tem a do meio Junta com a do canto (totalizando 2 perninhas) mesmo formato do transistor mema cor, muda as perninhas...será q eh o mesmo???

 

obrigado novamente!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Obrigado a todos...

 

bom, mas tem um "transistor" de 3 perninhas que eh esse q vcs passaram ...e tem Outro q invéz de 3 perninhas, tem a do meio Junta com a do canto (totalizando 2 perninhas) mesmo formato do transistor mema cor, muda as perninhas...será q eh o mesmo???

 

obrigado novamente!

isso ae é um diodo amigo

São diodos ultra rapidos usados na retiticação da fonte.Alguns suportam coisa de 15A.Não sei te dizer o codigo desse do RS, mas tenho certeza que é um diodo ultra rapido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Obrigado a todos...

 

bom, mas tem um "transistor" de 3 perninhas que eh esse q vcs passaram ...e tem Outro q invéz de 3 perninhas, tem a do meio Junta com a do canto (totalizando 2 perninhas)  mesmo formato do transistor mema cor, muda as perninhas...será q eh o mesmo???

 

obrigado novamente!

isso ae é um diodo amigo

São diodos ultra rapidos usados na retiticação da fonte.Alguns suportam coisa de 15A.Não sei te dizer o codigo desse do RS, mas tenho certeza que é um diodo ultra rapido.

Pessoal

Se foram os mosfets da saida que queimaram, o que vocês falaram sobre falta de alimentação não faz sentido.Se fosse os mosfets da fonte tudo bem.Porque se a tensão da entrada cair, se a fonte tiver PWM, vai aumentar a frequencia de oscilação dos fets, a fim de transferir mais energia ao nucleo., drenandio assim mais corrente, danificando os mosfets.Como no caso o que queimou foi a saida, pode ter sido um curto circuito ou impedancia abaixo na nominal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

realmente o q o carlos falou tem razão...

 

foi a saída que torrou e nao a fonte.... sendo assim.... foi algo como um 0,5ohm de saída ou até mesmo um curto...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

klebão,

 

pq os 'monstros' AB (de 1000wrms) sugam a bateria até a ultima gota e nao torra a fonte? a tensao cai pra 10V...9v...8v... e eles continuam a tocar!!!!

 

Abçs,

 

Rapha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
klebão,

 

pq os 'monstros' AB (de 1000wrms) sugam a bateria até a ultima gota e nao torra a fonte? a tensao cai pra 10V...9v...8v... e eles continuam a tocar!!!!

 

Abçs,

 

Rapha

Porquê os "monstros" possuem fontes PWM desreguladas. Tanto é que basta mexer no transformador e eles alteram a potência de saída.

 

Todo controlador PWM possui gerenciamento da saída... se a tensão de saída cai, ele aumenta a largura dos pulsos, e ela sobe. Só que QUASE todo mundo ignora isto, e deixa o oscilador trabalhar livre. Dessa forma, se a tensão de entrada cai, os transístores continuam operando normalmente, como se nada acontecesse.

 

Como a alimentação no carro é muito deficiente, ou o fabricante gasta um pouco a mais e monta uma fonte decente, ou ele não gasta nada a mais, deixa a fonte desregulada, e não precisa se preocupar se a fone vai ou não queimar por subtensão.

 

E olha, isto não vale só pra fabricante brasileiro não... pros importados também. Fosgate mesmo, só teve 2 linhas com fonte regulada... o 4.6 e o 4600x (que são, exatamente, os famosos que não podem ser turbinados...). Quando você vê fabricante anunciando potência máxima em 14.4V, pode desconfiar, que aí tem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa Klebao,

 

chega a ser meio curioso senão estranho sua resp... pelo seguinte... no manual dos amps, por ex, Banda, vem descrito: fonte regulada por largura de pulso PWM, isso significa que indepentende da "tensão de entrada" ele iria render o mesmo, correto? porém... se a tensão baixar... ele não vai aumentar os pulsos, correto? (o que deveria ocorrer)...

 

e agora klebao? entao, o PWM seria somente aqueles amps de antigamente... tipo os pioneer que eu ja tive um... GMX... que tinha potencia declarada em 11,5 a 14,4V e era a mesma... certo?

 

Abçs,

 

Rapha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Opa Klebao,

 

chega a ser meio curioso senão estranho sua resp... pelo seguinte... no manual dos amps, por ex, Banda, vem descrito: fonte regulada por largura de pulso PWM, isso significa que indepentende da "tensão de entrada" ele iria render o mesmo, correto? porém... se a tensão baixar... ele não vai aumentar os pulsos, correto? (o que deveria ocorrer)...

 

e agora klebao? entao, o PWM seria somente aqueles amps de antigamente... tipo os pioneer que eu ja tive um... GMX... que tinha potencia declarada em 11,5 a 14,4V e era a mesma... certo?

 

Abçs,

 

Rapha

É tudo balela... de regulado não tem nada. Afinal, se fosse regulado, a potência seria a mesma em 12 ou 14... abaixo de 12 já não dá pra contar, pois o sistema elétrico estaria saturado. Mas acima já é obrigação moral... mas quem disse que isto ocorre no mercado? Não ocorre, pq o pessoal sabe que a possibilidade da fonte trabalhar forçada é maior, e pra evitar problemas, que se fo** a regulagem... :vts

 

Pouquíssimos amps atualmente funcionam com fontes reguladas... o resto se diz regulado por PWM, mas é balela.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...