Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

igorfrota

Fonte Feita Com Nobreak De 1.2kva

Recommended Posts

Amigos, tenho aqui comigo um No-break de 1,2 KVA com defeito nas baterias e me veio a ideia de utiliza-lo junto ao som.

 

A minha ideia seria utilizar os componentes (principalmente o tranformador) e a carcaça para fazer uma boa fonte para reforço do sistema elétrico som.

 

O meu sistema de som consiste de 1 T2500 + 1 PIONEER 300W e em breve 1 amp de 600w.

 

Tudo isso vai ligado em duas baterias (70a + 150A) que ficam com o carro ligado direto enquanto o som ta tocando.

 

Queria utilizar a fonte para nao precisar ligar o carro e não perder potencia e matar as baterias.

 

Sera que da para aproveitar alguma coisa ?

 

Alguem tem esquema de fonte para esse meu propósito ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Amigos, tenho aqui comigo um No-break de 1,2 KVA com defeito nas baterias e me veio a ideia de utiliza-lo junto ao som.

 

A minha ideia seria utilizar os componentes (principalmente o tranformador) e a carcaça para fazer uma boa fonte para reforço do sistema elétrico som.

 

O meu sistema de som consiste de 1 T2500 + 1 PIONEER 300W e em breve 1 amp de 600w.

 

Tudo isso vai ligado em duas baterias (70a + 150A) que ficam com o carro ligado direto enquanto o som ta tocando.

 

Queria utilizar a fonte para nao precisar ligar o carro e não perder potencia e matar as baterias.

 

Sera que da para aproveitar alguma coisa ?

 

Alguem tem esquema de fonte para esse meu propósito ?

Poderia utilizar os dois braços do inversor, e retificar com uma ponte completa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

carlos,

 

posta o que é o que... rs rs

 

tenho 2 nobreaks aqui tb... precisando de um CARREGADOR DE BAT... só q vc ja me disse q nao é mto legal...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
carlos,

 

posta o que é o que... rs rs

 

tenho 2 nobreaks aqui tb... precisando de um CARREGADOR DE BAT... só q vc ja me disse q nao é mto legal...

Tá tá

eu ajudo

então

Rapha

tu me mandou uma foto de um nobreak sms.A partir desse foto vou te dar a base de como fazer.

Tá ae o esquema basico da fonte e na foto do nobreak, quais os fios que devem ser pegos do trafo para colocar na ponte de diodos.

No esquema da fonte não está especificado os diodos.Mas pode usar 3 ou 4 1n5404 em paralelo no lugar de cada diodo da ponte ou comprar uma ponte de diodos pronta de alguns A.O capacitor do esquema(generico que achei nos meus trabalhos) consta como 2200.Mas seria bom colocar uns 2 de 4700 uF.Já o diodo em paralelo com o led pode ser um 1n4007 comum.

 

fonte

fonteaa8.th.jpg

 

nobreak aberto

nobreakbo6.th.jpg

 

 

 

Para ligar na rede, tu vai ter que seguir o cabo de alimentação dele, para descobrir quais fios daquele chicote é que são o neutro e o fase de entrada do trafo.Não vai ser dificil.As vezes nem precisa de teste de continuidade.

Mede a tensão DC depois de retificado.Se achar que ficou alto demais, pode fazer a retificação com 2 diodos apenas, usando como referencias o fio que na fotos diz para isolar.

Lá na empresa onde eu trabalho , eu tenho uma fonte assim que montei com um trafo de um nobreak.Ela em repouso tem uns 15 16 V, mas com carga ela arria legal.Uso para car carga rapida nas baterias de 12V7AH.Carrega tbm bateria de 47AH de uns nobreaks maiores na boa.Já cheguei a medir 9 A de corrente na carga de uma bateria de 47AH.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caraca KBsom matou a pau!!! :rever1:

Também tenho um nobreak aqui parado....

 

Alias, tenho aqui também dois trnasformador 220 para 110v, um tem 47kg, e outro especifica a potencia de 2000va e bem parrudinho, posso fazer o mesmo esquema do nobreak? [¨]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Carlos,

 

Explorando mais um pouco seu conhecimento técnico, vou te fazer algumas perguntas:

 

Esse meu No-break é um pouco maior que os normais (1,2kva)

 

1: Uma fonte com esse esquema que vc passou no trafo de um no-break de 1,2kva serviria para ligar diretamente no carro enquanto o som toca para fazer o papel do alternador reforçando a amperagem do sistema?

 

2: Li aqui no autosom o esquema de uma fonte a partir de fonte de PC. Com aquele esquema, usando-se 2 fontes daquelas em paralelo, da para atender o propósito de reforçar o som do carro sem descarregar as baterias ?

 

3: O que vc indicaria para esse propósito de segurar as baterias e reforçar a amperagem do sistema ?

 

Vlw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Corrente de carga de um no-break é muito baixa... pelo tamanho do trafo, se chegar a 10A, é muito, o que na prática, é inútil.

 

Pra vc chegar ao "extremo" de não precisar ligar o carro, é bom que a fonte consiga suportar pelo menos 50% do consumo máximo do som inteiro... isto pq ele dividiria o consumo nos picos, e conseguiria ter boa margem "de sobra" pra manter a bateria carregada por flutuação nos picos. Neste caso, é claro, a fonte teria que ter tensão de saída de pelo menos 13,8V desregulados. Se for regulada, a fonte tem que suportar 100% do consumo caso sua tensão seja de 13,8 ou 14,4V, senão vc pode mandar um regulador pras cucuias.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Corrente de carga de um no-break é muito baixa... pelo tamanho do trafo, se chegar a 10A, é muito, o que na prática, é inútil.

 

Pra vc chegar ao "extremo" de não precisar ligar o carro, é bom que a fonte consiga suportar pelo menos 50% do consumo máximo do som inteiro... isto pq ele dividiria o consumo nos picos, e conseguiria ter boa margem "de sobra" pra manter a bateria carregada por flutuação nos picos. Neste caso, é claro, a fonte teria que ter tensão de saída de pelo menos 13,8V desregulados. Se for regulada, a fonte tem que suportar 100% do consumo caso sua tensão seja de 13,8 ou 14,4V, senão vc pode mandar um regulador pras cucuias.

Kleber

só para lembrar queo enrolamento que indico na foto não é o VAC do carregador original, que é para carga lenta e tem flutuação, mas sim o enrolamento do inversor do transformado.Vai notar na foto que os fios estão bem proximos aos mosfets do inversor.O vermelho que na foto digo para isolar é o center tap do enrolamento.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Corrente de carga de um no-break é muito baixa... pelo tamanho do trafo, se chegar a 10A, é muito, o que na prática, é inútil.

 

Pra vc chegar ao "extremo" de não precisar ligar o carro, é bom que a fonte consiga suportar pelo menos 50% do consumo máximo do som inteiro... isto pq ele dividiria o consumo nos picos, e conseguiria ter boa margem "de sobra" pra manter a bateria carregada por flutuação nos picos. Neste caso, é claro, a fonte teria que ter tensão de saída de pelo menos 13,8V desregulados. Se for regulada, a fonte tem que suportar 100% do consumo caso sua tensão seja de 13,8 ou 14,4V, senão vc pode mandar um regulador pras cucuias.

Kleber

só para lembrar queo enrolamento que indico na foto não é o VAC do carregador original, que é para carga lenta e tem flutuação, mas sim o enrolamento do inversor do transformado.Vai notar na foto que os fios estão bem proximos aos mosfets do inversor.O vermelho que na foto digo para isolar é o center tap do enrolamento.

Mas, de fato, ao ser ligado como secundário, a saíd aé de ~12V?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Corrente de carga de um no-break é muito baixa... pelo tamanho do trafo, se chegar a 10A, é muito, o que na prática, é inútil.

 

Pra vc chegar ao "extremo" de não precisar ligar o carro, é bom que a fonte consiga suportar pelo menos 50% do consumo máximo do som inteiro... isto pq ele dividiria o consumo nos picos, e conseguiria ter boa margem "de sobra" pra manter a bateria carregada por flutuação nos picos. Neste caso, é claro, a fonte teria que ter tensão de saída de pelo menos 13,8V desregulados. Se for regulada, a fonte tem que suportar 100% do consumo caso sua tensão seja de 13,8 ou 14,4V, senão vc pode mandar um regulador pras cucuias.

Kleber

só para lembrar queo enrolamento que indico na foto não é o VAC do carregador original, que é para carga lenta e tem flutuação, mas sim o enrolamento do inversor do transformado.Vai notar na foto que os fios estão bem proximos aos mosfets do inversor.O vermelho que na foto digo para isolar é o center tap do enrolamento.

Mas, de fato, ao ser ligado como secundário, a saíd aé de ~12V?

Kleber

retificando com apenas 2 diodos(usando o center tap como referencia), depois de retficado e filtrado, pelo que me lembro a tensão ficou meio baixa em repouso, cerca de 12 v.Com carga caiu e não adiantava nada.Dae resolvi utilizar somente as pontas do enrolamente e fazer a retificação completa com ponte.Consegui cerca de 16 17 V em repouso sem carga.

Já com a fonte ligada a uma bateria 47Ah meio descarregada, a tensão fica perto de 13V.Já medi a corrente de carga uma vez e cheguei tranquilo aos 10A.

Como esse enrolamento é do inversor, ele possui fios com uma bitola avantajada para suportar a corrente.Por exemplo esses 600VA comuns aguentam cerca de 200 250 watts continuos(carga "resistiva" lampada incandescente),então a corrente do inversor é bem alta, tanto que são usados mosfets bem parrudinhos, tipo os 3205 ou 1404.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minha preocupação é essa tensão flutuando em 17V sem carga... dá pra mandar um módulo de injeção ou um player pras cucuias.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Minha preocupação é essa tensão flutuando em 17V sem carga... dá pra mandar um módulo de injeção ou um player pras cucuias.

Kleber

Realmente isso é preocupante.No caso a fonte que montei assim, só usamos na bancada para dar uma carga rapida nas bateria, para poder testar os nobreaks.Nunca ligamos num sistema tocando e tal.

Uma vez só liguei ela em paralelo com a bateria original do carro de um colega, pois a bateria tava morta.Dae a tensão caiu legal e a fonte ajudou no motor de arranque, o suficiente pro carro pegar.

 

Poderia se pensar também em um regulador série com zener e uns 2n3055 ou tip 35.O problema é se a tensão cair demais com carga e o zener não conseguir regular.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os 1N5404 podem ser subtituidos por diodos 6A4 ou 6A8, tem existem pontes prontas de ate 35A com dicipação e tudo, ou usar diodos de alternadores de carros q suportão ate uns 50A e podem ser montados em dicipadores.

 

Pra ser usada como carregador ñ precisa de capacitor pois a bateria seria o capacitor, só os diodos bastão, ja pra fonte o ideial seria uns capacitor q tenho aki em casa de 69000uf e 50V [¨]

 

Eu tenho aki em casa um trafo do tamanho de um AF de 8", de um nobreak de 2Kw, mas ñ axei a entrada :( , pelo menos ñ identifiquei ela...

 

Outra hora posto minha fonte chaveado que montei de 13,8v e 6A...

 

Abraço :legal:

 

Josisas Bauer

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vamo resussitar esse negocio aqui.;...

 

o assunto me xamou a tenção visto que estava mesmo a procura de tal projeto no Google, e por sorte me veio um link do forum..

 

uhashushuaahuhus

 

eu me matei de rir..... to procurando alguem que pudesse me ajudar nisso a 2 meses...

 

Falei com o Carlos ontem no chat e ele respondeu o que eu qria, mas nao me deu esquema... agora eu achei....

 

O Carlos é um KBSão mesmo... asuhsuaudashua... nem pra falar que ja tinha artigo sobre isso..

 

Bom .. eu to com um Nobreak de 1.3kva.... e um de 700va, vou usar o de 1.3 se o trafo dele ainda estiver vivo...

 

depois posto umas fotos.. preciso de mais informações desse no break, e preciso identificar alguns fios...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o topico tenho um sms 600 aki tbm ... sem bateria .... o que seria necessário modificar ele para transforma em um carregador ai de uns 10 amp com flutuação ....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...