Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

SeMnOçÃo

Trio Em Casa

Recommended Posts

Meus amigos,

Estou querendo montar um som pra dar umas festas lá em casa, e coloquei na área de som Residencial mas quase ninguém aparece lá e também como o som vai ser Trio, acho que o melhor lugar é aqui.

Minha intenção é fazer um som forte e de qualidade, que tenha mais SPL do que médios/agudos.

O que tenho até o momento é somente os SLX 818 e um power Cygnus SA-5 e preciso de dicas do que colocar para acompanhar, até mesmo em termos de outros equipos como cross e etc, pois sou newbie nessa área.

Minha idéia é colocar para acompanhar os SLX 2 PW5 de 12 ou de 15, mais 6 cornetas de 1" fenólicas e 2 ST, para fechar em 4ohms no Cygnus.

Eu iria colocar os SLX no Cygnus, mas não estou conseguindo vender eles para pegar o modelo de 4 ohms, então estou pensando em comprar um Beringher de 2400 rms em bridge de 4ohms para fechar legal com eles, e deixar o Cygnus para tocar em um canal os 2 PW5 e no outro canal os drives + ST's...

Ficaria legal essa configuração? A qualidade ficaria mt ruim colocando os drives de 1"? Colocando 6 drives eles ficariam bem atenuados, então não distorceriam mt né?

Quanto a caixa para os SLX tem duas configurações indicadas pela Snake: uma 225 L e outra de 280 L para graves estendidos... como não tenho problema de espaço, estou pensando em fazer a de 280 L? Ela seria indicada para sintonia com os outros equipos?

Agora para tocar o resto do som, irei utilizar meu CPU como fonte, e pretendo comprar uma mesa de 4 canais ( talvez essa: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-54814737-_JM ) e também um cross de 4 vias ( um com esses cortes estaria bom?: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-55499218-_JM )

Sei que são muitos fatores, mas acho que podemos partir dessas condições. O som eu vou montando aos poucos, então teremos tempo para discutir.

Desde já agradeço vossos comentários!

PARAMETROS do SLX 818:

Fs: 42Hz

Re: 5 ohms

Qms: 8,710

Qes: 0,551

Qts: 0,518

Vas: 211,66 litros (7,47 pés cúbicos)

Sd: 0,125m² (194 pol.²)

Xmax: –

Le: 1,43mH

Bl: 16,72 T/m

no: 2,8%

Mms: 149g

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho q se vc colocar 4 drivers, e 2 st´s..ja vai fica legal..

faz as caixas com 1 sub+1MG+1driver+1st....

Compartilhar este post

Link para o post

O problema de usar a configuração de 4 drives e 2 ST é a impedância... colocando 6 cornetas é só aliviar no ganho do canal...

Sobre a configuração das caixas também vai ficar ruim, pois vou usar cross ativo, então vou colocar os SLX em uma caixa embaixo, acima deles os médios, e mais acima um pouco a corneteira...

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos,

Ninguém mais opinou... :(

Somente para começar, será que poderiam opinar sober o volume da caixa dos SLX?

Vale à pena fazer a de 280 L? Preciso saber pois irei fazer a caixa na próxima semana!

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Prezado Paulo,

O ambiente não vai ser fechado... será no meu quintal que é muito grande e aberto, e também a finalidade do som não será festinhas de confraternização... e sim estilo discoteca mesmo. Para ocasiões mais "sociáveis" tenho meu home com meu harman e caixas infinity, aí sim com um ótimo som.

Para os SLX irei usar o Beringher, mas para o estereo terá que ser o SA-5 mesmo, pois a grana tá curta talvez depois troque por outro como os novos Studio R.

Como coloquei no primeiro post, minha base são os SLX, e procuro algo que os acompanhe de maneira equilibrada, sem gritaria... pelo contrário, tendo mais SPL do que o resto, e como não tenho experiência com esses equipos, nem conheço o comportamento de cada um individualmente, muito menos em combinado estou buscando a ajuda de quem tem "certa" experiência com eles, hehehe

Sobre as cornetas, não achava que fosse algo tão absurdo...

Aguardo a sugestão dos amigos para continuar me ajudando nessa empreitada!

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal,

Ontem liguei para o suporte técnico da Snake e recebi a seguinte recomendação de caixa para os SLX ( modelo 8 ohms ).

160 litros livres com 4 dutos de 4 polegadas e 29cm colocando o subsonico do cross ativo em 40hertz, e no passa baixa em 200 hertz e à partir daí os PW5 de 15".

Ele disse que não vale fazer a caixa de 280 mas sei lá, ainda li o amigo Carlos Kbsom escrever num outro post que o SLX só teria uma resposta mais interessante acima de 200 L...

Alguém poderia dar uma simulada pra ver o que seria melhor? Tendo em vista que não tenho problema com espaço e o que vem depois dos SLX são os PW5 de 15" que vão responder nos médios grave.

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos,

Devido à falta de maior debate aqui sobre as opções de caixa resolvi fazer a caixa recomendada pelo manual, mas tem um pequeno problema, não tem os dutos recomendados nem o volume ocupado pelo woofer nesse lindo manual de algumas linhas. Alguém saberia dizer qual o tamanho dos dutos para essa caixa do manual com 225 litros e sintonia de 36hz, assim como a litragem ocupada pelo woofer?

Quando a gente liga pra snake eles dão um número de um outro cara que parece calcular tudo na hora e eu simplesmente não achei muito confiável...

Somente adicionando, estou querendo colocar os Kromus Voicer de 15" ao invez do PW5...

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

cara eu ja fiz e usei 150l tocando forte e bonito demais, nao arriscaria mais q 160l. vai ficar plano demais, vai perder aquele pancadão..

Compartilhar este post

Link para o post

Senhores,

Já defini os equipamentos e agora vai ficar assim:

2 Snakes SLX 818 - De 45hz a 200hz ( Caixa com 170 litros brutos e 2 dutos de 4" e 12 cm )

2 PW5 de 15" - De 200hz a 2000hz ( caixa de 50 litros recomendada pela selenium )

2 d305 ou d405

2 ST selenium tb

Estou querendo comprar o cross ativo, mas os profissionais mesmo usados estão muito caros e quase nunca tem o subsonico ( e quando tem é fixo )... então estou pensando em comprar um automotivo e mais uma fonte 12v... não sei se é possível principalmente por questão de voltagem, tensão, e se esse cross é capaz de excitar a entrada de um Amplificador PA... Estou pensando nesses dois modelos:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-566...atoso-17999-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-563...canais-novo-_JM

E para fonte eu vi essa aqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-567...0v-15-a-12v-_JM

Vocês poderiam dar uma dica se essa gambiarra serial possível sem depreciar muito o som? Os cortes desses cross seriam compatíveis com o sistema?

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

cara... com o investimento q vc ta fazendo da pra fazer coisa BEM legal!

o cross automotivo é uma opção, mas dá uma conferida no DIYaudio BRASIL que lá tem artigo falando sobre som no PC, ou seja, vc usar o PC como fonte do audio, e inclusive tem links para programas que podem transformar a sua placa de som em um cross 100% configurável, ou seja, a maioria das placas de som tem pelo menos 8 canais, e esses programas podem configurar CADA CANAL com o corte que vc kiser, vc teria 4 vias stereo perfeitamente configuráveis, sem limites e se vc kisesse mudar tudo era só dar uns cliques e pronto, se vc kisesse usar 2 vias mono mixed, tudo bem, 8 vias MONO independentes cada uma com um corte, TAMBEM DÁ! ou seja, opções infinitas com um custo quase nulo!

eu tbem to kerendo montar um sonzinho pra festa, mas o meu é BEM mais humilde! hehe da uma conferidinha no meu tópico e se kiser dar umas sugestões eu agradeço bastante!

ah... num mexe com driver fenólico não, como o Paulo disse festa é um ótimo lugar pra trocar uma idéia e tals, e cornetas berrando vão é atrapalhar a sociabilização!

abraço!

Compartilhar este post

Link para o post
Pessoal,

Ontem liguei para o suporte técnico da Snake e recebi a seguinte recomendação de caixa para os SLX ( modelo 8 ohms ).

160 litros livres com 4 dutos de 4 polegadas e 29cm colocando o subsonico do cross ativo em 40hertz, e no passa baixa em 200 hertz e à partir daí os PW5 de 15".

Ele disse que não vale fazer a caixa de 280 mas sei lá, ainda li o amigo Carlos Kbsom escrever num outro post que o SLX só teria uma resposta mais interessante acima de 200 L...

Alguém poderia dar uma simulada pra ver o que seria melhor? Tendo em vista que não tenho problema com espaço e o que vem depois dos SLX são os PW5 de 15" que vão responder nos médios grave.

Abraços!

para local aberto e ja que vc contatou com o suporte tecnico da snake, sera que naum vale a pena fazer caixas do padrao utilizado em PA, aumentando assim a eficiencia do sistema

pena que as caixas sao um pouco grande, mas eu iria de w-horn, sb1000, ou bandpass

utilizaria caixa de tres vias pw 15 + 1 driver com corneta larga + super tweeter

para completar

espero que tenha ajudado

Compartilhar este post

Link para o post

Também cogitei o uso desse outro tipo de caixa, mas de acordo com opiniões de amigos aqui do forum e até mesmo do pessoal da snake, a dutada tem o melhor custo benefício mesmo, mais simples de ajustar e com boa boa relação entre SPL x Fidelidade...

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...