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Hellmind

Confecção De Door Pods

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Há algumas semanas atrás adquiri o kit Akron do Paulo Ramos já que minha tentativa de importar drivers gringos através de uma amiga não deu certo. O intuito era instalá-lo em pezinhos, só que como os mids pedem um volume razoável para descer legal decidi pelos door pods, aproveitando tb o espaço generoso entre porta/banco e os vários pontos de fixação originais da porta.

 

Algumas medições depois e obtive o volume total bruto de 14,5l, o qual estimo que vai ter por volta de 12l líquidos. Se os parâmetros fornecidos pelo Paulo Ramos estiverem precisos dá para esperar f3 = 50Hz em pods dutados.

 

Após revelar as minha intenções gostaria de sugestões e sanar algumas dúvidas relacionadas a construção dos pods. Estou pensando em seguir o modelo que o Giovanni Palomba seguiu na confecção dos dele, os famosos "pé-de-moleque".

 

Estou pensando em uma camada interna que cobre o pod inteiro de semi-esferas presas as paredes do pod. O ganho vale o trabalho?

 

Tb estou em dúvida em relação ao esqueleto do pod. Montar oco, com vários buracos... etc? Exemplos seguem a baixo.

 

01ml4.jpg

 

02po0.jpg

 

03cx7.jpg

 

04ul5.jpg

 

05vl7.jpg

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O "pé de moleque" é reforço... não é estrutural, pois se vc fizer a estrutura com mistura de pedra de aquário (ou brita) e resina, ele vai trincar numa facilidade incrível...

 

Particularmente, o ideal é fazer o máximo possível com MDF. A parede que apoia na porta, a parede de fora (se houver uma parte ovalada, deixe recortado e faça em fibra)... o que for possível. Use MDF ou compensado de virolinha de 5mm, facilita muito a construção e reforços, vc vai descobrir isto. Sem falar que depois é só parafusar na lata.

 

Depois de tudo medido e confirmado, monte o esqueleto... podem ser apenas travessas entre as duas paredes principais, lembrando de apoiar o anel do falante nas duas paredes. Onde houverem curvas a fazer com fibra, eu gosto de reforçar com toquinhos de madeira ou palitos de picolé, deixando já no formato pra receber a fibra por cima. Aplique fibra sem dó nessas curvas, cobrindo uma parte da madeira também.

 

No final, jogue bastante batida de pedra pouco dissolvida, espalhe bem (mesmo que não alcance com pincel, basta deixar escorrer pelos cantos), e deixe secar alguns dias.

 

É trabalhoso, mas não é impossível, basta planejar bem as etapas. Qual é a vítima, ops, o carro? Vai cortar toda a parte de baixo do forro pra montar o pod, ou vai enfiar tudo entre ele e a porta?

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Paulo,eu tbm estou meio que afim de fazer um door pod no meu carro,pois tem o porta treco na porta e tirando ele acho que daria um bom volume ali,mas acontece que nunca mexi com resina e sei lá se conseguirei fazer.Vou colher uma informações no churras e vamos ver como fica.

Boa sorte no sua empreitada,e vai postando uma fotinhas tbm.

Abs

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É trabalhoso, mas não é impossível, basta planejar bem as etapas. Qual é a vítima, ops, o carro? Vai cortar toda a parte de baixo do forro pra montar o pod, ou vai enfiar tudo entre ele e a porta?

É um Palio G3. Vou montar o pod inteiro por fora. Se não fosse vidro manual dava para aumentar o volume ainda mais. Mais tarde eu tiro algumas fotos para o mostrar o real, mas enquanto isso vai o esboço.

 

podbh5.jpg

 

Azul - Apoio de braço e puxador. Fica colado ao forro e por isso não tem como tirar.

 

Cinza - Raio de ação da manivela do vidro. Mesmo sempre andando com o ar ligado tem que abaixar e levantar o vidro pra pegar ticket de estacionamento e pagar pedágio.

 

Preto - Baffle do falante. Direcionados, é claro.

 

Laranja - A estrutura lateral dos pods. Em MDF.

 

Marrom - Esqueleto principal. É a idéia daquelas imagens do primeiro post.

 

Verde - Filetes de madeira que vão ficar apoiados emcima do esqueleto principal apenas para sustentar a fibra na hora da aplicação.

 

Sim, a imagem esta desproporcional.

 

André, é meu primeiro trabalho com resina tb. Estou querendo resolver tudo logo para já começar pois se não a preguiça berra mais alto e vou acabar encostando em alguma loja aqui. Logo que começar vou abrir um tópico lá no DIY para mostrar o trabalho.

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Curiosidade .. qual o carro?

Pq tem que ser uma porta bem resistente pra aguentar um doorpod de mdf (9mm que seja) de 12L.

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Curiosidade .. qual o carro?

Pq tem que ser uma porta bem resistente pra aguentar um doorpod de mdf (9mm que seja) de 12L.

Palio. Estou planejando uma maneira de conseguir menor peso com maior resistência.

 

Tem alguma madeira fácil de encontrar em chapas entre 5mm e 9mm que seja bem leve? Como que chama aquela que é usada para montar aeromodelos?

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Curiosidade .. qual o carro?

Pq tem que ser uma porta bem resistente pra aguentar um doorpod de mdf (9mm que seja) de 12L.

Palio. Estou planejando uma maneira de conseguir menor peso com maior resistência.

 

Tem alguma madeira fácil de encontrar em chapas entre 5mm e 9mm que seja bem leve? Como que chama aquela que é usada para montar aeromodelos?

Vai de virolinha de 5mm... aquilo é leve pra kct. MDF pesa muito mais. Aí reforçando com travessas e parafusando em vários pontos na lata já te dá uma puta resistência.

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Vai de virolinha de 5mm... aquilo é leve pra kct. MDF pesa muito mais. Aí reforçando com travessas e parafusando em vários pontos na lata já te dá uma puta resistência.

É fácil achar esta madeira? Nunca ouvi sobre ela.

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www.leomadeiras.com.br

 

 

Lá tem :legal:

Infelizmente eles não chegaram aqui ainda. Uma pena, assisto o programa deles na Rede Vida e só fico na vontade das ferramentas que eles mostram.

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Paulo, acho que com este volume vai ficar muito pesado para a porta suportar, com o tempo vai ser complicado.

 

Tem este exemplo tambem, da porta do palio do Ronie,.

 

DSC00085.jpg

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O Palio é qual geração? Tem um tópico no DIY em que um usuário (posso até procurar se houver interesse) fez o doorpod mais lindo que eu já vi, só que era para Palio G3 e o volume que ele conseguiu não foi grande, pois o doorpod foi feito a partir do porta objetos. Mas que ficou lindo, ficou. Parecia até original na Fiat.

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Tem o do Rodrigo lá no DIY... muito bem feito e didático.

 

Eu tentaria algo desse tipo.

 

Se não me engano foi de um forista daqui. Projeto extremamente bem feito, repare no tratamento acústico em todo o carro.

 

Detalhe da fibra direta na porta

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O Palio é qual geração? Tem um tópico no DIY em que um usuário (posso até procurar se houver interesse) fez o doorpod mais lindo que eu já vi, só que era para Palio G3 e o volume que ele conseguiu não foi grande, pois o doorpod foi feito a partir do porta objetos. Mas que ficou lindo, ficou. Parecia até original na Fiat.

É o G3 sim. Eu acompanhei o tópico e achei muito bem feito, mas não é aquilo que eu quero. O mid Akron precisa ao menos de 8l para o pico de resposta não ficar maior do que 1dB.

 

Marcelo, estou bolando uma maneira de construir um esqueleto leve e resistente para minimizar o uso de fibra e assim o peso total do pod. Vou checar o preço daquela madeira que é usada no aeromodelismo pois é muito resistente e leve. Já conhecia este pod do Ronie e penso em algo parecido, só que maior. :)

 

Moska, se não me engano esse pod é de um user lá de Brasília para mids de 7". É mais ou menos o que eu quero fazer, só que tentando diminuir o uso de materias para conseguir maior volume líquido. A minha desvantagem é que meu vidro é manual.

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É o G3 sim. Eu acompanhei o tópico e achei muito bem feito, mas não é aquilo que eu quero. O mid Akron precisa ao menos de 8l para o pico de resposta não ficar maior do que 1dB.

 

Marcelo, estou bolando uma maneira de construir um esqueleto leve e resistente para minimizar o uso de fibra e assim o peso total do pod. Vou checar o preço daquela madeira que é usada no aeromodelismo pois é muito resistente e leve. Já conhecia este pod do Ronie e penso em algo parecido, só que maior. :)

 

Moska, se não me engano esse pod é de um user lá de Brasília para mids de 7". É mais ou menos o que eu quero fazer, só que tentando diminuir o uso de materias para conseguir maior volume líquido. A minha desvantagem é que meu vidro é manual.

Se for o mesmo pod que estou pensando, era o do ricardo SQDF... tinha um falante de 8" instalado.

 

Era montado em camadas... uma parte ficava acima do forro, outra, embaixo. Não era um volume único. Não é o tipo de coisa que eu faria, mas não vi problemas não.

 

Particularmente, faria um parecido com o do ronie. Dá pra perceber ali que vc pode montar com 2 partes retas (em madeira), e fazer apenas as laterais em fibra. Se vc quiser um mínimo de peso, monta ele todo em compensado ou MDF fino (até 5mm), com muitas travessas. As laterais vc faz em compensado também... várias tiras finas fazendo a curva (como eu fiz no meu suporte do tweeter... usei apenas palitos de picolé, depois lixei bastante até ficar redondo, cobri com massa pra matar os buracos, lixa de novo...). Depois de acertar essa parede de madeira e massa, faria 2 ou 3 camadas de fibra nessa curva, pra evitar que essa parte trabalhe, trincando a massa, e depois apenas daria acabamento com massa. Pra 14 litros, nesse esquema, chuto menos de 5kg. A minha porta, com forro e tudo, e uma estrutura MUITO pesada (1kg de massa só pra reforçar o forro) não chegou nos 5kg. E usei MDF de 6mm, que é mais pesado que compensado.

 

Bom, em cima do seu projeto, o que eu faria:

 

Fundo e paredes, formando peça única. Por dentro, um esqueleto de madeira, amarrando a frente ao fundo. Cabos de vassoura mesmo resolvem bem. Deixaria as paredes morrendo em um anel, onde a frente do pod seria parafusada. Esta frente já inclui o baffle do falante.

 

Pq isto tudo??? Pq assim vc pode atravessar pelo menos 4 parafusos, prendendo o pod na lata da porta.

 

Um desenho tosco pra ilustrar:

doorpodff6.jpg

 

O problema é que os parafusos ficariam aparentes, mas tem uns bem bonítos. Andei comprando parafuso trombeta pra dry wall que fica muito bonito aparente.

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Kleber, gostei da idéia. Amanhã mesmo já vou atrás da madeira e dos outros materiais para começar este fds.

 

Liguei para uma loja de aeromodelismo agora pouco e descobri que a madeira usada é balsa. O preço? A bagatela de R$65 uma chapa de 5mm 3cmx36cm. Só da cerca de R$1.250.000 o m3. O MDF custa por volta de R$1.500 o m3.

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Paulo estou pensando em fazer um tbm,mas é doído o trampo não?Fiquei o dia todo fazendo mais um par de RCA, fiz o RGC 59 KMP e estou trocando toda a instalação de falantes pelos Santo Angelo 2,5mm achei até muito grosso,sei lá... bom só vou terminar amanhã pois não deu tempo.Ainda falta muita coisa.Mas acho que vou tentar fazer um door pods para mim tbm,pois pezinhos nem pensar e preciso fazer a cx dos subs tbm.

Essa madeira de aeromodelo é bem cara mesmo,penso em fazer com massa e pedaços de MDF,vai tentando moldar com os pedaçinhos.

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Paulo estou pensando em fazer um tbm,mas é doído o trampo não?Fiquei o dia todo fazendo mais um par de RCA, fiz o RGC 59 KMP e estou trocando toda a instalação de falantes pelos Santo Angelo 2,5mm achei até muito grosso,sei lá... bom só vou terminar amanhã pois não deu tempo.Ainda falta muita coisa.Mas acho que vou tentar fazer um door pods para mim tbm,pois pezinhos nem pensar e preciso fazer a cx dos subs tbm.

Essa madeira de aeromodelo é bem cara mesmo,penso em fazer com massa e pedaços de MDF,vai tentando moldar com os pedaçinhos.

Sempre tem uma primeira vez, não? A única pessoa que eu conheço que faz um serviço bom aqui na minha cidade me orçou por volta de R$500 para fazer do jeito que eu quero. Estimo que vou gastar metade disso se eu mesmo fizer. Com o que sobrar dá pra financiar a troca do amp ou cabos. Depois que pega a prática, é um abraço.

 

Os speaker cables estava pensando em manter o Eprotenax que já esta no carro para os mids e usar 2 pares de cabo de rede para os tweeters. Os xovers vão ficar perto dos drivers.

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Mudança de planos!

 

Fui medir as portas com mais calma e vi que para conseguir os 12l que eu queria iria atrapalhar, ou até inviabilizar, o uso da manivela do vidro. Se agora eu conseguir ao menos 9l já estou contente.

 

Apenas para ratificar, vale a pena o uso de cabo de rede para os tweeters? Vou hj a tarde atrás da madeira e já aproveito e compro caso a resposta seja positiva.

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cabo de rede não valer a pena???? pooo... R$1,10 o metro do Furukawa! vale a pena pelo menos pra testar! (td bem q tem a trabalheira de trançar e tals, mas por preço, com ctz vale!)

 

ficaria tão caro instalar vidros elétricos? (toh perguntando por ignorancia mesmo, toh sem carro há 1 ano e totalmente por fora de preço, vidro eletrico me parece simples, e o maqunário acha bem barato em ferro velho)

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Mudança de planos!

 

Fui medir as portas com mais calma e vi que para conseguir os 12l que eu queria iria atrapalhar, ou até inviabilizar, o uso da manivela do vidro. Se agora eu conseguir ao menos 9l já estou contente.

 

Apenas para ratificar, vale a pena o uso de cabo de rede para os tweeters? Vou hj a tarde atrás da madeira e já aproveito e compro caso a resposta seja positiva.

Bem que você poderia mudar de planos denovo e fazer um pezinho com fundo falso né hellboy! Aí você tiraria o volume que precisa e eu teria um tutorial :rolleyes:

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cabo de rede não valer a pena???? pooo... R$1,10 o metro do Furukawa! vale a pena pelo menos pra testar! (td bem q tem a trabalheira de trançar e tals, mas por preço, com ctz vale!)

 

ficaria tão caro instalar vidros elétricos? (toh perguntando por ignorancia mesmo, toh sem carro há 1 ano e totalmente por fora de preço, vidro eletrico me parece simples, e o maqunário acha bem barato em ferro velho)

Eu digo se vale a pena perder tempo com isso. Eu não vou desmontar os cabos e trançar de novo, vou usar um par por via.

 

No final do ano passado eu liguei em uma loja para orçar os vidros elétricos, R$450 instalado os dianteiros. Como eu só ando com o ar ligado não tem sentido gastar essa grana apenas para economizar tempo com ticket de estacionamento.

 

Bem que você poderia mudar de planos denovo e fazer um pezinho com fundo falso né hellboy! Aí você tiraria o volume que precisa e eu teria um tutorial  :rolleyes:

Pow Noise, bem que eu gostaria, acho que o trampo iria ser bem mais fácil. O problema é que há algum tempo atrás eu fiquei policiando a minha perna esquerda e parece que tem um imã no meu pé que toda vez que tiro ele da embreagem ele vai sozinho para o canto. Por ser um movimento natural se eu impedí-lo com certeza vai rolar alguma dor crônica em trajetos mais longos.

 

Dependendo da época que vc for montar os seus pezinhos dá até para eu dar uma mão já que fico à uns 40 mins daí.

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Mudança de planos!

 

Fui medir as portas com mais calma e vi que para conseguir os 12l que eu queria iria atrapalhar, ou até inviabilizar, o uso da manivela do vidro. Se agora eu conseguir ao menos 9l já estou contente.

 

Apenas para ratificar, vale a pena o uso de cabo de rede para os tweeters? Vou hj a tarde atrás da madeira e já aproveito e compro caso a resposta seja positiva.

Pra tweeters, só montaria se fosse no esquema paralelo... um cabo pro pos, outro pro neg, unidos lado a lado... dificilmente vc usaria pouco cabo a ponto de arriscar grandes capacitâncias.

 

Uma possibilidade é testar um arranjo meio-a-meio... 2 pares (inteiros) pro neg, 2 pro positivo, e aí vc usa 2 cabos em paralelo. O esquema seria o mesmo do sintenax, com montagem cruzada, tomando cuidado de inverter o esquema no segundo cabo, e unindo bem junto. É um dos que não testei... acho que sábado vou conseguir testar alguns cabinhos... montei um par meio maluco, pra teste, e quero testar umas 2 variações do cabo de rede, além, é claro, de testar novamente o RGC contra essa galera toda.

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Essa madeira de aeromodelo é bem cara mesmo,penso em fazer com massa e pedaços de MDF,vai tentando moldar com os pedaçinhos.

Sempre tem uma primeira vez, não? A única pessoa que eu conheço que faz um serviço bom aqui na minha cidade me orçou por volta de R$500 para fazer do jeito que eu quero. Estimo que vou gastar metade disso se eu mesmo fizer. Com o que sobrar dá pra financiar a troca do amp ou cabos. Depois que pega a prática, é um abraço.

 

Os speaker cables estava pensando em manter o Eprotenax que já esta no carro para os mids e usar 2 pares de cabo de rede para os tweeters. Os xovers vão ficar perto dos drivers.

Sabe o q é mais cruel,é vc pagar para fazer de um jeito e a pessoa fazer de outro,isso me deixa dóido,por isso que estou eu msm fazendo tudo,leva tempo pois não tenho prática mais fica de prima.Amanhã eu consigo acabar e posto como ficou se deu algum ruído ou nãO.Os RGC 6 vou deixar para os subs quando eu fizer as cxs e RGC 59 vai para o estéreo,apesar que vou fazer um testinho de ambos no estéreo.

Vlw.

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