Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

wcn

Bitola De Cabos - Estão Super-dimensionando?

Recommended Posts

Gostaria de abrir esse tópico para tenter entender por que as bitolas de cabos de energia recomendadas pelos artigos da Autosom são tão superiores que os recomendados para construção civíl na norma NBR5410.

 

Para dimensionamento de cabos, sei que devem ser levados em consideração vários parâmetros como:

- Corrente que passará pelo condutor;

- Material do condutor (cobre, alumínio, ...);

- Material do isolante (PVC, PE, XLPE, ...);

- Formato e dimensões de isolante;

- Local onde será instalado;

A partir daí você encontra o seu cabo adequado.

 

Os cabos utilizados em instalações em carro são de cobre e isolamento de PVC, com especificações semelhantes às da construção civíl, e os locais em que serão instalados não são tão diferentes, quando se fala a capacidade de troca de calor entre o Condutor e o Meio. E é aí então que surge a dúvida:

 

 

Por que o as bitolas para automóveis recomendadas pelo site são tão superiores às recomendadas para construção civíl uma vez que as condições de instalação não são tão distintas?

 

Quais as diferenças básicas entre cabo para automóveis e para construção civíl?

 

Qual a norma (NBR, ASTM ou outra) que especifica os cabos?

 

Sobre qual base foram feitos esse cálculos?

 

 

Fontes de informação:

Tabela de cabos Artigo Autosom:

http://www.autosom.net/artigos/tab2.htm

 

Tabela da Norma NBR5410 do Site da SIL:

http://www.sil.com.br/produto_nbr5410.asp

 

Wilson

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

respondendo à pergunta do título eu acho que sim, mas considere tb a questão dos trios que ficam ligados por horas e no limite :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, na tabela de cabos de construção civil que vc mostrou não especifica a amperagem. Os cabos automotivos são mais grossos porque a tensão do carro é 12V, logo a potência sendo uma equação entre tensão e amperagem (quando uma cai a outra sobe), constata-se que para ter a mesma potência no carro são necessários mais amperes, por isso o cabo mais grosso.

Se você tivesse, hipoteticamente, um chuveiro funcionando com 12V o cabo para ele seria um belo charuto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos fazer uma continha basica..

 

Supondo que vc tenha 200 amperes de bateria, o que pra quem tem um trio forte é meio que fundamental

 

200ax12v = 2400

 

2400/220v = 11a (arredondado)

 

2400/110v = 22a (arredondado)

 

Eu não sei muito ao certo QUAL a amperagem maxima que vc pode conseguir em uma tomada (supondo que seja em 220v e sistema trifasico), mais acho que fica algo em torno de 30~35 amperes

 

então são 30 amperes da tomada contra 550 de bateria...acho que precisa de um fiozinho mais grosso não? [¨]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mas as normas estipulam os cabos em função da corrente, não da potência!

 

senão, existiria uma norma pra 220 V e outra pra 127V....

 

 

mas eu não acho que os cabos listados no artigo estejam sobredimensionados, lembrando que é melhor que sobre do que falte... (neste caso, capacidade de corrente dos cabos), e como o delima falou, os sons ficam ligados por várias horas, aquela corrente alta fica horas passando nos cabos, portanto é bom termos uma margem de segurança, uma vez que se um cabo esquentar muito no meio da alvenaria não tem maiores problemas, agora esquentar muito perto do estofamento, plástico e outros materiais dos carros pode ser um problemão...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
respondendo à pergunta do título eu acho que sim, mas considere tb a questão dos trios que ficam ligados por horas e no limite

 

Quanto ao tempo ligado, esses cabos são projetados para suportar a corrente que a tabela mostra por qualquer tempo, 24 horas por dia. Há equipamentos em empresas que ficam ligados 24horas por dia. Um exemplo doméstico, embora o consumo seja baixo é a geladeira.

 

Bom, na tabela de cabos de construção civil que vc mostrou não especifica a amperagem. Os cabos automotivos são mais grossos porque a tensão do carro é 12V, logo a potência sendo uma equação entre tensão e amperagem (quando uma cai a outra sobe), constata-se que para ter a mesma potência no carro são necessários mais amperes, por isso o cabo mais grosso.

Se você tivesse, hipoteticamente, um chuveiro funcionando com 12V o cabo para ele seria um belo charuto.

 

Vamos fazer uma continha basica..

 

Supondo que vc tenha 200 amperes de bateria, o que pra quem tem um trio forte é meio que fundamental

 

200ax12v = 2400

 

2400/220v = 11a (arredondado)

 

2400/110v = 22a (arredondado)

 

Eu não sei muito ao certo QUAL a amperagem maxima que vc pode conseguir em uma tomada (supondo que seja em 220v e sistema trifasico), mais acho que fica algo em torno de 30~35 amperes

 

então são 30 amperes da tomada contra 550 de bateria...acho que precisa de um fiozinho mais grosso não? 

 

Na tabela do link o que mostra é a corrente, em amperes, que cada condutor suporta e não a potência. Com certeza a mesma potência em 110V se for em 12V precisará de cabos mais grossos, mas não é esse o caso pois a tabela não fala em potência apenas amperes.

 

mas as normas estipulam os cabos em função da corrente, não da potência!

 

senão, existiria uma norma pra 220 V e outra pra 127V....

 

 

mas eu não acho que os cabos listados no artigo estejam sobredimensionados, lembrando que é melhor que sobre do que falte... (neste caso, capacidade de corrente dos cabos), e como o delima falou, os sons ficam ligados por várias horas, aquela corrente alta fica horas passando nos cabos, portanto é bom termos uma margem de segurança, uma vez que se um cabo esquentar muito no meio da alvenaria não tem maiores problemas, agora esquentar muito perto do estofamento, plástico e outros materiais dos carros pode ser um problemão...

 

A margem de segurança sempre é bom tê-la mas ela está extremamente alta se você der uma comparada rápida entre as duas tabelas.

 

O tempo de uso com certeza é menos que de certos equipamentos como comentei acima.

 

E quanto aos problemas discordo de você. Muitas casas, apartamentos, etc..., pegam fogo por conta de uma instalação elétrica mal feita. Logo o risco, embora maior no carro é também alto em imóveis.

 

 

Apenas lembrando, não quero criar polêmica (embora seja difícil não) quero apenas entender como calcularam essas especificações.

 

Wilson

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Existem cabos e cabos, cada cabo com a sua corrente. Não acho super-dimensionadas até pq os proprios fabricantes indicam cabos grossos dependendo da potencia. Pelo menos aki em ksa a corrente nao chega nem a 5A e sim 220v de tensão. Eu pergunto, cabos mais grosso pra q? com uma corrente dessas? sei lá, n acho justo comparar cabos automotivos com residencias, existem "N" projetos diferentes"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi Wilson

 

Acho que esta tabela deriva de alguma publicação feita nos EUA, já que eles são os precursores nestas coisas de técnica de instalação no carro.

 

Eu vou pela NBR sempre, os cabos são calculados tendo em conta o calor gerado por efeito joule em 1m.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na NBR5410 as bitolas dos fios e cabos referense a corente (i) que é +- igual a potência dividida pela "voltagem" (i=Potência/Voltagem), logo, quanto menor a "voltagem" maior a corente e maior o cabo necessário.

Lembrando que nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul os concessionárias distribuem energia na tensão de 220/380v e nos demais estados (até onde eu sei) distribuem a 110/220v.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Quanto ao tempo ligado, esses cabos são projetados para suportar a corrente que a tabela mostra por qualquer tempo, 24 horas por dia. Há equipamentos em empresas que ficam ligados 24horas por dia. Um exemplo doméstico, embora o consumo seja baixo é a geladeira.

o consumo de uma geladeira doméstica é desprezível neste contexto... já os equipamentos industriais utilizam cabos e todos padrões de instalação como sistemas de aterramento e proteção conforme a NBR, pois tudo já é considerado como investimento inicial, ou seja, é um gasto considerado necessário

 

não confundam as coisas, superdimensionar é igual a ter de sobra, gastar um pouco mais pra não se incomodar e nunca mais mexer, o que é diferente de dimensionar errado...

 

a grande questão no som automotivo é o tempo em que há o consumo contínuo e extremo (difícil mensurar este último) de corrente, gerando aquecimento do cabo, por isso a bitola maior e o isolante de boa qualidade são desejáveis, mas não indispensáveis

 

abs :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não entendi muito bem essa norma nbr!

Esse negocio de 2 ou 3 condutores seria bifásico e trifásico!??

Se for não vi muito absurdo em relação a recomendação da autosom.

 

Na NBR com 2 condutores para uma corrente de 151 amperes pede-se um cabo de 50mm².

 

Nos artigos autosom pra uma distância de 5 à 7 metros e consumo de 150 a 175 amperes pede-se 54mm²

 

Se formos considerar margem de segurança poderíamos colocar uma bitola até maior no caso de som automotivo!!!

 

um Banda Ice ou um SD2300 por exemplo consomem 150A fácil fácil, eh só ter baterias suficientes!!!!!

E a maioria das pessoas não usam nem 35mm² para alimenta-los, nem bateria baterias suficientes!!!!

 

Essa é minha opinião, se alguém discorda por favor apresente fatos para tal discordância!!!

 

Estou aqui para aprender também!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não entendi muito bem essa norma nbr!

Esse negocio de 2 ou 3 condutores seria bifásico e trifásico!??

Se for não vi muito absurdo em relação a recomendação da autosom.

 

Na NBR com 2 condutores para uma corrente de 151 amperes pede-se um cabo de 50mm².

 

Nos artigos autosom pra uma distância de 5 à 7 metros e consumo de 150 a 175 amperes pede-se 54mm²

 

Se formos considerar margem de segurança poderíamos colocar uma bitola até maior no caso de som automotivo!!!

 

um Banda Ice ou um SD2300 por exemplo consomem 150A fácil fácil, eh só ter baterias suficientes!!!!!

E a maioria das pessoas não usam nem 35mm² para alimenta-los, nem bateria baterias suficientes!!!!

 

Essa é minha opinião, se alguém discorda por favor apresente fatos para tal discordância!!!

 

Estou aqui para aprender também!!

O número de condutores da 5410 especifica quantos cabos ficam instalados na mesma calha/eletroduto, qto maior o número menor a corrente, porque o aquecimento é maior.

 

 

Bom, a tabela é gerada levando-se em consideração o consumo médio, apesar que nas instalações industriais tempos correntes de pico 3 ou mais vezes maior.

 

O consumo médio de um amplificador depende de vários fatores, como programa musical, volume, carga, etc, não é como o consumo da iluminação de uma fábrica, por exemplo.

 

O consumo médio do SD2300, ICE1800 é de no máximo 80A, visto que possuem este fusível e normalmente ele não queima.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não entendi muito bem essa norma nbr!

Esse negocio de 2 ou 3 condutores seria bifásico e trifásico!??

Se for não vi muito absurdo em relação a recomendação da autosom.

 

Na NBR com 2 condutores para uma corrente de 151 amperes pede-se um cabo de 50mm².

 

Nos artigos autosom pra uma distância de 5 à 7 metros  e consumo de 150 a 175 amperes pede-se 54mm²

 

Se formos considerar margem de segurança poderíamos colocar uma bitola até maior no caso de som automotivo!!!

 

um Banda Ice ou um SD2300 por exemplo consomem 150A fácil fácil, eh só ter baterias suficientes!!!!!

E a maioria das pessoas não usam nem 35mm² para alimenta-los, nem bateria baterias suficientes!!!!

 

Essa é minha opinião, se alguém discorda por favor apresente fatos para tal discordância!!!

 

Estou aqui para aprender também!!

O número de condutores da 5410 especifica quantos cabos ficam instalados na mesma calha/eletroduto, qto maior o número menor a corrente, porque o aquecimento é maior.

 

 

Bom, a tabela é gerada levando-se em consideração o consumo médio, apesar que nas instalações industriais tempos correntes de pico 3 ou mais vezes maior.

 

O consumo médio de um amplificador depende de vários fatores, como programa musical, volume, carga, etc, não é como o consumo da iluminação de uma fábrica, por exemplo.

 

O consumo médio do SD2300, ICE1800 é de no máximo 80A, visto que possuem este fusível e normalmente ele não queima.

a questão está na natureza dos sinais. a NBR traçou os parametros da tabela com base num condutor sendo percorrido por uma corrente ALTERNADA enquanto que a outra tabela pra som automotivo leva em consideração uma corrente CONTÍNUA.

Se tivermos dois condutores um percorrido por 10A contínuos e outro com 10A alternados este último irá aquecer menos pois como o próprio nome diz o sinal se alterna passando inclusive por 0 , enquanto que o condutor com corrente contínua está submetido a 10A direto. Daí vem a necessidade de se ter para a mesma corrente, condutores mais grossos em sinais contínuos.

 

espero que tenha me feito entender.

 

um abraço a todos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não entendi muito bem essa norma nbr!

Esse negocio de 2 ou 3 condutores seria bifásico e trifásico!??

Se for não vi muito absurdo em relação a recomendação da autosom.

 

Na NBR com 2 condutores para uma corrente de 151 amperes pede-se um cabo de 50mm².

 

Nos artigos autosom pra uma distância de 5 à 7 metros  e consumo de 150 a 175 amperes pede-se 54mm²

 

Se formos considerar margem de segurança poderíamos colocar uma bitola até maior no caso de som automotivo!!!

 

um Banda Ice ou um SD2300 por exemplo consomem 150A fácil fácil, eh só ter baterias suficientes!!!!!

E a maioria das pessoas não usam nem 35mm² para alimenta-los, nem bateria baterias suficientes!!!!

 

Essa é minha opinião, se alguém discorda por favor apresente fatos para tal discordância!!!

 

Estou aqui para aprender também!!

O número de condutores da 5410 especifica quantos cabos ficam instalados na mesma calha/eletroduto, qto maior o número menor a corrente, porque o aquecimento é maior.

 

 

Bom, a tabela é gerada levando-se em consideração o consumo médio, apesar que nas instalações industriais tempos correntes de pico 3 ou mais vezes maior.

 

O consumo médio de um amplificador depende de vários fatores, como programa musical, volume, carga, etc, não é como o consumo da iluminação de uma fábrica, por exemplo.

 

O consumo médio do SD2300, ICE1800 é de no máximo 80A, visto que possuem este fusível e normalmente ele não queima.

galera... td tem a ver com a relação Potência x Corrente.......

 

 

P = E x I logo, I (pela corrente q se verifica a bitola)... = P/E

 

se E (tensão) = 12V >>>> para 1000W por exemplo>>> 1000/12 = 83A +-

 

se E = 127V >>>> para 1000W >>> 1000/127 = 8A +-

 

Quanto maior a tensão, menor a corrente.......

 

è por isso.... uma é CA e a outra CC

 

 

E qto ao esquema das tomadas q citaram...... da carga estar em 30 35 A no máximo....

 

Isso é mto relativo..... quem define a corrente, é a Carga..... a corrente é infinita, quem definirá um numero pra ela é a carga q vai ser colocada......

 

então, dependendo da tomada vc pode ter uma carga de 100A, 200A..... tudo vai depender..... se ela é adequada pra tamanha corrente, se a bitola do fio é adequada... etc....

 

pode ver pelo chuveiro...... normalmente o fio é 6mm2. enquanto os fios de tomada são 1,5mm2 ou 2,5mm2.......isso pq a carga do chuveiro pra 127V, é 5500W) gerando uma corrente de 45a +- :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não entendi muito bem essa norma nbr!

Esse negocio de 2 ou 3 condutores seria bifásico e trifásico!??

Se for não vi muito absurdo em relação a recomendação da autosom.

 

Na NBR com 2 condutores para uma corrente de 151 amperes pede-se um cabo de 50mm².

 

Nos artigos autosom pra uma distância de 5 à 7 metros  e consumo de 150 a 175 amperes pede-se 54mm²

 

Se formos considerar margem de segurança poderíamos colocar uma bitola até maior no caso de som automotivo!!!

 

um Banda Ice ou um SD2300 por exemplo consomem 150A fácil fácil, eh só ter baterias suficientes!!!!!

E a maioria das pessoas não usam nem 35mm² para alimenta-los, nem bateria baterias suficientes!!!!

 

Essa é minha opinião, se alguém discorda por favor apresente fatos para tal discordância!!!

 

Estou aqui para aprender também!!

O número de condutores da 5410 especifica quantos cabos ficam instalados na mesma calha/eletroduto, qto maior o número menor a corrente, porque o aquecimento é maior.

 

 

Bom, a tabela é gerada levando-se em consideração o consumo médio, apesar que nas instalações industriais tempos correntes de pico 3 ou mais vezes maior.

 

O consumo médio de um amplificador depende de vários fatores, como programa musical, volume, carga, etc, não é como o consumo da iluminação de uma fábrica, por exemplo.

 

O consumo médio do SD2300, ICE1800 é de no máximo 80A, visto que possuem este fusível e normalmente ele não queima.

a questão está na natureza dos sinais. a NBR traçou os parametros da tabela com base num condutor sendo percorrido por uma corrente ALTERNADA enquanto que a outra tabela pra som automotivo leva em consideração uma corrente CONTÍNUA.

Se tivermos dois condutores um percorrido por 10A contínuos e outro com 10A alternados este último irá aquecer menos pois como o próprio nome diz o sinal se alterna passando inclusive por 0 , enquanto que o condutor com corrente contínua está submetido a 10A direto. Daí vem a necessidade de se ter para a mesma corrente, condutores mais grossos em sinais contínuos.

 

espero que tenha me feito entender.

 

um abraço a todos

Amigão, a corrente recomendada pela tabela é a corrente rms, que ao passar por um resistor dissipa a mesma energia que a corrente contínua.

 

Procure pela significação de de média da raiz quadrática, root mean square.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

complementando pro gladsom, rms é a integral da função tensão ou corrente senoidal no domínio do tempo, comparada com uma função contínua em um período qualquer, aplicada a uma carga R

 

mais ou menos isso

 

untitled.jpg

 

resolvendo para 0 a T (período qualquer) chega-se a i = ip / \/2 ou i = 0,707 ip

 

ou seja, a Irms já é um cálculo para comparação com corrente (ou tensão) contínua I

 

abs :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ah, e não, se ler ao contrário não tem nenhuma mensagem satânica na fórmula, hehehe.

o-o-o-o-

 

tinha mais coisa na fórmula??? já são alguns anos hehehe [¨]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hehehehe.... como sou leigo nesse assunto, para mim vcs estão escrevendo em hebreu/aramaico !!

:vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Voltanto ao assunto...

 

a questão está na natureza dos sinais. a NBR traçou os parametros da tabela com base num condutor sendo percorrido por uma corrente ALTERNADA enquanto que a outra tabela pra som automotivo leva em consideração uma corrente CONTÍNUA.

Se tivermos dois condutores um percorrido por 10A contínuos e outro com 10A alternados este último irá aquecer menos pois como o próprio nome diz o sinal se alterna passando inclusive por 0 , enquanto que o condutor com corrente contínua está submetido a 10A direto. Daí vem a necessidade de se ter para a mesma corrente, condutores mais grossos em sinais contínuos.

 

espero que tenha me feito entender.

 

Realmente, não havia pensado na questão da diferença por ser corrente contínua. Entretando, eu acho que não há tanta difetença assim e se houver não é tão gritante, pois na corrente alternada, na verdade, o que passa pelo fio não é o valor nominal, e sim ele vairando em 60 Hz de (+1,41 (Raiz de 2) a -1,41)x Valor Nominal e, por isso, pode ser considerada a corrente RMS (valor nominal), que ao meu ver seria igual a corrente contínua no que se diz a aquecimento.

 

Vou pesquisar um pouco mais sobre o assunto.

 

Quanto as integrais, realmente não me lembro delas... hehe... Dois anos quase sem integrar quase nada apagam qualquer memória!

 

 

A questão ainda está no ar! (Pelo menos para mim!)

 

 

Wilson

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Voltanto ao assunto...

 

a questão está na natureza dos sinais. a NBR traçou os parametros da tabela com base num condutor sendo percorrido por uma corrente ALTERNADA enquanto que a outra tabela pra som automotivo leva em consideração uma corrente CONTÍNUA.

Se tivermos dois condutores um percorrido por 10A contínuos e outro com 10A alternados este último irá aquecer menos pois como o próprio nome diz o sinal se alterna passando inclusive por 0 , enquanto que o condutor com corrente contínua está submetido a 10A direto. Daí vem a necessidade de se ter para a mesma corrente, condutores mais grossos em sinais contínuos.

 

espero que tenha me feito entender.

 

Realmente, não havia pensado na questão da diferença por ser corrente contínua. Entretando, eu acho que não há tanta difetença assim e se houver não é tão gritante, pois na corrente alternada, na verdade, o que passa pelo fio não é o valor nominal, e sim ele vairando em 60 Hz de (+1,41 (Raiz de 2) a -1,41)x Valor Nominal e, por isso, pode ser considerada a corrente RMS (valor nominal), que ao meu ver seria igual a corrente contínua no que se diz a aquecimento.

 

Vou pesquisar um pouco mais sobre o assunto.

 

Quanto as integrais, realmente não me lembro delas... hehe... Dois anos quase sem integrar quase nada apagam qualquer memória!

 

 

A questão ainda está no ar! (Pelo menos para mim!)

 

 

Wilson

Cara

Imagina o seguinte.

Imagine que tenhamos 2 condutores de mesma bitola, portanto mesma resistencia eletrica se ambos forem de comrpimento igual.Imagine que nesses condutores, tenhamos em um 10 amperes circulando de corrente alternada, logo Irms.Imaginemos que no outro tenhamos 10 amperes circulando em corrente continua.Para efeitos de energia, a potencia em corrente continua é a mesma que em corrente alternada em RMS.Como disse antes os dois tem a mesma bitola e mesmo tamanho logoa mesma resistencia.Digamos que a resistencia no caso seja de 0,2 ohms.Com os 10 amperes circulando, teremos 2 volts de queda de tensão.

Imaginemos que no condutor de corrente alternada, tenhamos tensão de 220V no inicio da linha, logo com a queda teremos na carga 218 V, pois a queda foi de 2 volts.Imaginemos também que no de corrente continua,a tensão no inicio da linha seja de 12 volts, e com a queda de tensão teremos na carga 10 Volts.

 

Calcule agora o percentual que temos: 218/220*100 = 99,9%

10/12*100= 83,3%

 

Veja que a queda de tensão nos condutores foi a mesma, porém quando temos menor tensão, a queda de tensão começa a ficar critica e nos faz perder rendimento, já que boa parte da potencia será perdida.Por isso para mesma corrente, porém com tensão menor, o condutor deve ter bitola maior, evitando queda de tensão no condutor e consequentemente perda de potencia na carga.

´

Não sei se mais atrapalhei que ajudei, mas se você acompanhar o raciocinio vais entender o que estou falando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Voltanto ao assunto...

 

a questão está na natureza dos sinais. a NBR traçou os parametros da tabela com base num condutor sendo percorrido por uma corrente ALTERNADA enquanto que a outra tabela pra som automotivo leva em consideração uma corrente CONTÍNUA.

Se tivermos dois condutores um percorrido por 10A contínuos e outro com 10A alternados este último irá aquecer menos pois como o próprio nome diz o sinal se alterna passando inclusive por 0 , enquanto que o condutor com corrente contínua está submetido a 10A direto. Daí vem a necessidade de se ter para a mesma corrente, condutores mais grossos em sinais contínuos.

 

espero que tenha me feito entender.

 

Realmente, não havia pensado na questão da diferença por ser corrente contínua. Entretando, eu acho que não há tanta difetença assim e se houver não é tão gritante, pois na corrente alternada, na verdade, o que passa pelo fio não é o valor nominal, e sim ele vairando em 60 Hz de (+1,41 (Raiz de 2) a -1,41)x Valor Nominal e, por isso, pode ser considerada a corrente RMS (valor nominal), que ao meu ver seria igual a corrente contínua no que se diz a aquecimento.

 

Vou pesquisar um pouco mais sobre o assunto.

 

Quanto as integrais, realmente não me lembro delas... hehe... Dois anos quase sem integrar quase nada apagam qualquer memória!

 

 

A questão ainda está no ar! (Pelo menos para mim!)

 

 

Wilson

Cara

Imagina o seguinte.

Imagine que tenhamos 2 condutores de mesma bitola, portanto mesma resistencia eletrica se ambos forem de comrpimento igual.Imagine que nesses condutores, tenhamos em um 10 amperes circulando de corrente alternada, logo Irms.Imaginemos que no outro tenhamos 10 amperes circulando em corrente continua.Para efeitos de energia, a potencia em corrente continua é a mesma que em corrente alternada em RMS.Como disse antes os dois tem a mesma bitola e mesmo tamanho logoa mesma resistencia.Digamos que a resistencia no caso seja de 0,2 ohms.Com os 10 amperes circulando, teremos 2 volts de queda de tensão.

Imaginemos que no condutor de corrente alternada, tenhamos tensão de 220V no inicio da linha, logo com a queda teremos na carga 218 V, pois a queda foi de 2 volts.Imaginemos também que no de corrente continua,a tensão no inicio da linha seja de 12 volts, e com a queda de tensão teremos na carga 10 Volts.

 

Calcule agora o percentual que temos: 218/220*100 = 99,9%

10/12*100= 83,3%

 

Veja que a queda de tensão nos condutores foi a mesma, porém quando temos menor tensão, a queda de tensão começa a ficar critica e nos faz perder rendimento, já que boa parte da potencia será perdida.Por isso para mesma corrente, porém com tensão menor, o condutor deve ter bitola maior, evitando queda de tensão no condutor e consequentemente perda de potencia na carga.

´

Não sei se mais atrapalhei que ajudei, mas se você acompanhar o raciocinio vais entender o que estou falando.

Entendi o quis dizer.

 

A queda de tensão que temos no cabo com tensão mais baixa é mais alta do que quando temos tensão mais baixa.

 

Logo, usamos cabos mais grosso para melhorar o rendimento e não por maior segurança na instalação, certo?

 

Nesse ponto concordo com você.

 

Vou pensar e pesquisar um pouco mais sobre o assunto.

 

Um site que eu visitei e encotrei informações diferentes foi o da Crutchfield, que é bem conceituado nos EUA em vendas e dificilmente passariam informações ruins para clientes. Dêem uma olhada na bitola dos fios e a corrente que ele admitem.

 

http://www.crutchfieldadvisor.com/learning...auge_chart.html

 

Tabela com a correspondência AWG x mm2:

http://www.generalcablecelcat.com/cabos_en...p_calibres.html

 

 

Wilson

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

De acordo com os cálculos e tabelas propostos pelo Autosom, para o meu sistema, eu precisaria de cabos de...6AWG, se não me engano, considerando potência de 300W (50W para cada canal dianteiro a 4ohm, mais 200W no bridge dos traseiros) e amplificador no porta-malas.

 

Só que os terminais do meu amplificador aceitam, no máximo, 8AWG. O manual prevê instalação no porta-malas (o que aumenta o comprimento do cabo). E 8AWG para suportar 400WRMS, que é a potência máxima com os canais ligados a falantes resultando em 2ohm, ou duas pontes de 200W cada.

Estes terminais para 8AWG foram mantidos por bastante tempo na linha Fosgate. E não acho que a empresa fosse recomendar cabos "no limite".

 

Acho que o Autosom preferiu usar uma margem de segurança bem ampla - o que é bom, já que os textos do site devem servir de base para muita gente. Por isso, melhor prezar pela segurança. Além disso, maior bitola = menos perda, por menor que seja.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Creio que o motivo dos cabos da tabela do autosom ser maior por causa da tensão ser menor (12V). O motivo da minha tese tentarei explicar a seguir.

 

Olhando os conceitos de elétrica vemos que a corrente (i em ampére [A]) é quantas unidades de carga (Coulumbs) passam por uma secção do fio (parte verde) por unidade de tempo.

A = Coulumb/segundo

 

Vendo também que a tensão(U) é a quantidade de energia por unidade de carga (coulumb)

Ps.: Joule é a medida energética para o sistema internacional.

 

U = Joule/Coulumb

 

Então mandando 220 Joules/Coulumb (220V)teremos uma corrente mais baixa

que mandando 12 Joules/Coulumb (12V), necessitando esse ultimo ter uma corrente de elétrons maior para suprir a mesma quantidade de energia a ser utilizada pelo equipamento em questão.

Como a velocidade dos elétrons em uma corrente elétrica (~1mm/s) não aumenta com a demanda de mais energia, o único meio de se conseguir mais energia é aumentando a sua corrente, o que acarreta no aumento da área de sua secção, ou seja, "adicionar mais elétrons" para que os mesmos aumentem a capacidade de carga do condutor e consequentemente a quantidade de energia, necessária para suprir a demanda do circuito.

 

Ps1.: O que define resistência elétrica é a quantidade de choques que ocorrem entre os elétrons e os núcleos dos átomos, lembrando que esses choques acabam dissipando energia (Joules) em calor e perca de energia significa queda de voltagem. Por isso temos a equação U = R*i

 

Abaixo vou postar uma imagem do que ocorre dentro de um fio (que nada mais é que uma resistência elétrica).

 

Ps2.: Para um condutor perfeito, leia-se sem resistência elétrica, o mesmo deveria ser feito só de elétrons ( o que é fisicamente impossível), pois assim não ocorreria os choques com os núcleos.

 

fionz3.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...