Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

GustavoAlpine

Sub Alpine Swr-1241d Qual A Litragem?

Recommended Posts

Postado em

Pessoas... eu comprei esse sub Alpine SWR-1241D tenho o manual, mas no manual n tem dizendo a litragem dele dultado, soh tem selado e com uma unidade q eu n sei descifrar - 0,7~1.0f^3 -. me ajudem, eu tenho todos os dados desse sub, se precisar para fazer algum calculo soh é pedir!!! abraço

Postado em
Pessoas... eu comprei esse sub Alpine SWR-1241D tenho o manual, mas no manual n tem dizendo a litragem dele dultado, soh tem selado e com uma unidade q eu n sei descifrar - 0,7~1.0f^3 -. me ajudem, eu tenho todos os dados desse sub, se precisar para fazer algum calculo soh é pedir!!! abraço

passa todas as informaçaoes que voce tiver :legal:

Postado em

f^3 se não me engano é cubic feet, pés cúbicos... não me lembro exatamente da conversão, mas é coisa simples.

:legal:

Postado em

ALPINE SWR-1241D

Power – 300RMS 1000W

Freq. Resp. – Fs~1KHz

Sensibilidade – 87Db

D.C. coil resist – 3,6 ohms+3,6 ohms

Inductance (Le) – 3,85mH 1,34mH

Free air freq. – 28Hz

Vas – 58L

Qms – 8,31

Qes – 0,45

Qts – 0,43

Xmax – 13,87mm

Xpeak – 27,74mm

Mechanical excursion (P-P) – 55mm

GAP – 10mm

Coil height (Hvc) – 37,74mm

Cone Area (Sd) – 467,59cm3

Diafhagm material – Kevlar

Spider material – Nomex

Magnet material – 89,4oz

Voice coil diameter – 50mm

Displacement (front mount) – 0,128Ft^3

Displacement (rear mount) – 0,163Ft^3

Added volume (reverse mount) – 0,073Ft^3

Recommended sealed box volume – 0,7~1,0F^3

dizem q esse sub toca melhor em caisa dultada

Abraço

Postado em

Dá uma olhada neste link aqui:

http://www.rumbo.com.br/htm/viagens/conver...s/br/vol_pt.htm

1 cubic feet (f^3) = 28.3 litros

0.7 cubic feet (f^3) = 19.81 litros

O ideal seria simular ambas as caixas (e alguns valores intermediários) e analisar o resultado, mas de antemão dá pra imaginar que a primeira (maior) te dará menos SPL e uma resposta mais plana (o que para fidelidade é bom).

:legal:

Postado em
Esses Alpino são chatos pra caixa, estarei testando o meu TypeX numa caixa do NOISESTEEL selada esta semana.

~42L

Raphael

Esse e o meu sonho de consumo ou 2 de 10... ou para economizar 2 de 12...

hehehee

nossa acho demais esse sub de 1000w

abssssss

Postado em

Riqute, mto obrigado... realmente é isso msm!! é pra fazer a caixa de 19 a 28 litros!!! eu n entendo pq n tem dizendo a litragem dela dultada! mas por enquanto eu vou usando uma selada q eu já tenho aki!! se vc souber alguem q tenha o programa de culculos... me indique!! valew msm... abraço

Postado em
Riqute, mto obrigado... realmente é isso msm!! é pra fazer a caixa de 19 a 28 litros!!! eu n entendo pq n tem dizendo a litragem dela dultada! mas por enquanto eu vou usando uma selada q eu já tenho aki!! se vc souber alguem q tenha o programa de culculos... me indique!! valew msm... abraço

Da uma verificada mais atenta ao manual, pois se não me engano este sub somente trabalha adequadamente em caixas seladas. Tem alguns subs que tem um ATENTION no manual, falando para não instala-lo em caixas dutadas para evitar danifica-lo.

Postado em
subwoofer_enclosure_800.jpg

Se não me engano esta tabela é da linha mais nova (1242D) e o sub dele é da linha anterior (1241D).

Se no manual só recomenda caixa selada, então monte a caixa selada.

Postado em
Se não me engano esta tabela é da linha mais nova (1242D) e o sub dele é da linha anterior (1241D).

Se no manual só recomenda caixa selada, então monte a caixa selada.

Pois é, agora vi que era 1D.

:blink:

Postado em

no meu pc n aparece assim!! n sei pq... n foi preguiça n... desculpa aew qqer coisa!! valew

Eta po***,aqui tbm não aparece isso.

Olá Gustavo,

Esse sub tem um EBP de 61 isso significa que vc tera uma melhor resposta na caixa selada, mas vc pode fazer dutada tambem, fiz 2 simulações para vc.

Caixa com 46litros totais com um duto de 4 polegadas por 42cm de comp.

Essa caixa tem fb em 35hz e f3 em 33z, boa resposta com um leve pico.

Caixa com 60 litros totais com um duto de 4 polegadas por 48 cm de comp.

Essa caixa tem fb em 28hz e f3 em 28hz com uma resposta quase plana o que gera melhor qualidade.

Abraço

Postado em

no meu pc n aparece assim!! n sei pq... n foi preguiça n... desculpa aew qqer coisa!! valew

Eta po***,aqui tbm não aparece isso.

Olá Gustavo,

Esse sub tem um EBP de 61 isso significa que vc tera uma melhor resposta na caixa selada, mas vc pode fazer dutada tambem, fiz 2 simulações para vc.

Caixa com 46litros totais com um duto de 4 polegadas por 42cm de comp.

Essa caixa tem fb em 35hz e f3 em 33z, boa resposta com um leve pico.

Caixa com 60 litros totais com um duto de 4 polegadas por 48 cm de comp.

Essa caixa tem fb em 28hz e f3 em 28hz com uma resposta quase plana o que gera melhor qualidade.

Abraço

;)

EBP - This measurement is calculated by dividing Fs by Qes. The EBP figure is used in many enclosure design formulas to determine if a speaker is more suitable for a closed or vented design. An EBP close to 100 usually indicates a speaker that is best suited for a vented enclosure. On the contrary, an EBP closer to 50 usually indicates a speaker best suited for a closed box design. This is merely a starting point. Many well-designed systems have violated this rule of thumb! Qts should also be considered.

Postado em

eu vou testar em uma caixa de 28l e to fazendo uma dultada de 50l pra outro sub... n sei se pode oculpar o espaço com garrafas pra diminuir a litragem pra 46l e testar como o markacoustic projetou pra mim!!! da certo fazer isso?? abraço a todos

Postado em

markacoustic , eu testei ele na caixa dutada de 50l com um duto pequeno de 20cm ficou mto bom o rendimento!!! vou fazer o projeto que vc me indicou!!! de 46l!! Obrigado a todos q me ajudaram neste projeto!! abraço

Postado em

E aqueles amps AB novos da linha TA da mtx?

Divulgam potência na bridge em 4 e 2 ohms. Se aguentar mesmo 2 ohms pode ser uma alternativa melhor que os classe D.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...