Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

gustavo-pb

Vale A Pena Gastar Em Qualidade Para Escutar Mp3?

Recommended Posts

Postado em

como todos sabemos comprar CD pirata hj é a coisa mais facil, barato é pratico pois nao precisa ficar trocando de cd toda hora, mas compromete a qualidade do setup. vale a pena gasta 3,3,4,20mil reais em um setup que vai tocar mp3?

Guest PARDAL MeTaL
Postado em

Putz, belo tópico Gustavo!

Em termos de qualidade o MP3 fica devendo, mesmo ele sendo convertido na maior taxa possivel (que é 320kbps). Eu tambem ouço muito MP3 no carro. Mas tambem rola uns CDs de vez em quando, original!

No setup que estou montando agora devo gastar uns R$7.000,00 em equipamentos e instalação. Como comprei um Alpine IVA-D310, quero ligar meu iPod Video nele. Vai dar pra escutar os MP3 e ver os videos ainda por cima.

Cada um tem uma opiniao quanto a esse assunto, eu sou a favor do MP3, mesmo tendo um projeto de qualidade sonora no carro de alto investimento.

Mas é lógico que qualidade mesmo é cd original. Mas to montando o projeto pensando no MP3......se vc tem um player de MP3 é a melhor coisa ligar ele no som.

:legal:

Postado em

Eu nao gastaria mais de 1000 reais pra ouvir MP3 no carro. Usaria um player qualquer com entrada auxiliar, e espetaria o ipod nele. Só. Falantes originais, mais nada.

Mas tem gente que gosta de SPL, por exemplo, que certamente gastaria mais que 1000 reais, e usaria MP3, daí concordo, pois o objetivo de SPL nao confronta com MP3 de maneira tão acentuada

Postado em
Putz, belo tópico Gustavo!

Em termos de qualidade o MP3 fica devendo, mesmo ele sendo convertido na maior taxa possivel (que é 320kbps). Eu tambem ouço muito MP3 no carro. Mas tambem rola uns CDs de vez em quando, original!

No setup que estou montando agora devo gastar uns R$7.000,00 em equipamentos e instalação. Como comprei um Alpine IVA-D310, quero ligar meu iPod Video nele. Vai dar pra escutar os MP3 e ver os videos ainda por cima.

Cada um tem uma opiniao quanto a esse assunto, eu sou a favor do MP3, mesmo tendo um projeto de qualidade sonora no carro de alto investimento.

Mas é lógico que qualidade mesmo é cd original. Mas to montando o projeto pensando no MP3......se vc tem um player de MP3 é a melhor coisa ligar ele no som.

:legal:

tb faco a mesma coisa pardal, gravo os cd na melhor qualidade, mais nao tem jeito o cd´original é muito melhor. estou para comprar kit 2vias nar kevlar,ampli blaukpunt 275, spx666 e 2sub "10" nar. realmete nao chega nem aos pes do seu, e ja to meio receioso de gastar e nao ter uma minima qualidade, imagina vc.

Postado em

Vale a pena sim, porquê não?

O MP3 vai te dar boa qualidade... não a melhor possível, mas não é nada comparado a um toca-fitas por exemplo... Vale sim a pena investir em kit, sub e amp, mas não na mesma medida que vc investe num sistema sério. O ponto de equilíbrio não é assim tão difícil de encontrar.

Guest PARDAL MeTaL
Postado em

o lance de poder ligar um iPod é a praticidade! O meu tem 60gb, cabe musica pra ca*****!!! Muito bom!

Mas carrego uns cdzinhos tb né....

Postado em

Muito legal a pergunta levantada!

Bom, desde de quando decidi entrar de vez nesse mundo rái-fái automotivo, tive a primeira "desilusão" com meu carro um tempo atrás.

Há uns 3 anos pelo menos, minha rotina dentro do carro (que cerca de 1 mês e pouco voltou pra mais de 1:30hs por dia dentro da caranga) é de escutar um CD por dia, sempre original. É um investimento pessoal meu, tenho o prazer de gastar em CD´s originais (tem amigos que me destroem quando falam que compro CD original!).

Escuto um ou dois dias tal CD e volto ele pra prateleira. Embora já tive MP3 no carro, resolvi aposentá-lo pela questão da qualidade sonora e pela pouca praticidade no dia a dia, na minha opinião.

Tudo depende, ao meu ponto de vista, das suas ambições e verdadeiro uso no sistema sonoro. Pra mim, MP3 é dispensável... porque uso pouco. Mas se pra vc sua fonte de músicas for essencialmente MP3, vale a pena sim, como não?

Só gravar em compressões melhores, tá limpo!

Agora, minha desilusão foi a seguinte: fui para Santa Catarina de carro em janeirão. 910Km em 11 hs... o catadão de Bob Marley, Ben Harper, Natiruts, tudo que exista de reggae em E-mule e companhia viraram 5 CD´s... se fosse MP3, caberia em apenas 1, com mais músicas ainda!

Meu sistema fodástico de alguns milhares de reais não me dava folga a cada 1 hora de viagem!

Postado em

Eu acho que depende. È gritante mesmo a qualidade de MP3 para CD originais. Porém, há porens (redundância :P). Para ouvir uma musica eletronica em geral eu não sinto diferença. É tudo a mesma coisa, sendo cd ou mp3. Porém, qdo a coisa fica um pouco mais refinada, um dedilhado basico de cd para mp3, dependendo da compactação, difere muito.

Eu teria um sistema baseado por exemplo em um HD portatil que eu poderia colocar cds originais gravados em algum codec que a qualidade não seja perdida. Acho que esse é o ideal. Cd são caros e as vezes alguns raros. Acidentes acontecem, caem no chão, riscam e tals. Seria como uma copia de segurança que vale a pena.

Agora só falta ideia e achar os produtos certos para o objetivo.

Abraços

Postado em

Só pra botar fogo na discussão...

Investir em amplificadores e kits em um sistema multimídia, pra ver DVD mesmo, valeria a pena?

Se vale pro DVD, porquê não vale pra MP3?

Pq eu levantei esta questão? Depois eu explico. Quero ver a opinião de vcs... :rolleyes:

Guest PARDAL MeTaL
Postado em
Só pra botar fogo na discussão...

Investir em amplificadores e kits em um sistema multimídia, pra ver DVD mesmo, valeria a pena?

Se vale pro DVD, porquê não vale pra MP3?

Pq eu levantei esta questão? Depois eu explico. Quero ver a opinião de vcs... :rolleyes:

na minha opinião vale a pena sim!

Mesmo caindo um pouco a qualidade sonora.

sou a favor [¨]

Postado em

Já vi grande diferença em MP3s baixados da internet, agora, os que eu mesmo faço, por motivos de caber em um só CD, a diferença na minha opinião, é pequena.

Sei lá, ainda não consegui notar essa diferença destruidora que o pessoal fala (no caso de MP3s feitos por mim).

Uma vez fiz um teste e olha que o sistema do meu carro não era ruim: Alpine 7894, 4.6x, sub JL (tá bom que a caixa era pequena) e pezinhos de 8L (que comprei do Fabio Arisa) tocando o kit CS50B (tweeters originais com o famoso 'baipés' do Kleber).

Notei uma leve opacidade dos agudos e só! Mas coisa pequena mesmo, que eu tive que me concentrar muito pra ouvir. De resto, não notei diferença. Não sei se a limitação estava no sistema, se a diferença entre CD audio e MP3 não é tão grande ou se meu ouvido está ruim (voto na 1a. alternativa).

Minha opinião é que vale a pena sim montar um som de qualidade mesmo que seja pra ouvir MP3. É claro que arquivos ruins baixados do E-mule vão te fazer morrer de raiva, mas arquivinhos bem feitos eu acho que dá pra aceitar numa boa.

Às vezes me parece que alguns falam mal de MP3 pra ter uma espécie de credencial de apreciador de som de qualidade, sabem? "Meus ouvidos e meu sistema atingiram um tal nível que o MP3 ofende minha sensibilidade..." Menos, menos...

Postado em
Às vezes me parece que alguns falam mal de MP3 pra ter uma espécie de credencial de apreciador de som de qualidade, sabem? "Meus ouvidos e meu sistema atingiram um tal nível que o MP3 ofende minha sensibilidade..." Menos, menos...

Exatamente... bateu na caçapa que eu indiretamente cantei uns posts acima... por isto a pergunta do DVD...

Como disse, depois eu explico... queria saber do pessoal o que vale mais a pena: Montar um sistema sério pra DVD, ou um sistema sério pra MP3. O que acham?

Aspectos técnicos, teóricos, práticos, empíricos e paranormais... há uma boa explicação nisto tudo.

Postado em

Acho que realmente não vale a pena investir em kits e amplis de alta qualidade para ouvir mp3 exclusivamente, mesmo porque acho que quem vai investir nesse tipo de equipamento não vai pro mp3. A pessoa já vai focada na qualidade.

Concordo com o Kleberlpa vai da pessoa saber achar o ponto de equilibrio pro seu sistema.

Postado em

Eu escuto muita musica eletronica em MP3, as vezes escuto radio e acho que vale a pena sim.

Vale a pena investir ate um certo valor. da pra colocar como limite uns 4 ou 5 mil para todo o sistema. Depois que voc^e fizer esse investimento, vai acabar comprando alguns cds originais pra aproveitar o sistema.

Postado em

Gostei bastante do tópico e das questões levantadas pelo Kleber.

Primeiramente, parabéns para o forista que abriu o tópico.

Segundo, parabéns também para o novo moderador (título este, que na minha opinião, foi puramente pelo mérito) pelas indagações (acho que sei onde vc quer chegar com as perguntas).

Porém, eu te pergunto o mesmo: vc acha que vale a pena investir em equipamentos visando a melhor qualidade sonora, se o propósito é o sistema multimídia?

Na minha opinião são sistemas com propósitos diferentes, mas nada impede a mistura dos mesmos, como exemplo o próprio SQL, que tem como objetivo tanto a maior qualidade, tanto quanto alto SPL. Sendo assim, acho que um sistema multimídia não necessita se privar da qualidade pelo simples fato da prioridade ser o DVD, o mesmo vale para um sistema voltado para músicas MP3.

Agora, krinha querer ter qualidade com um focal ligado num toca fitas é fo** (aí já é um caso sem propósito algum).

Ah, e Mdiana (Marcelo), vc tbm deveria ser moderador pelo mesmo motivo, porque merece.

Valeu!

Postado em

Se você é fan incontestavel do mp3 como eu, eu aconselho a investir em um kit mediano. Eu curto muito qualidade, porem em alguns momentos só quero escutar rádio ou ouvir meu cdzinho de mp3 sem nenhum compromisso com qualidade.

O bom do mp3 é que ele é extremamente prático, mais de 100 músicas com boa qualidade e uma porcaria de um cd de 1 real. Se o cd arranhar você joga ele fora e compra outro.

Outro vantagem do mp3 é sua alta taxa de compressão que possibilita uma fácil distribuição pela internet.

Estão surgindo também outros formatos chamados lowless que é uma espécie de compressão de wav com perda de qualidade praticamente zero e otima taxas de compressão. Vale a pena dar uma olhada nos formatos .flac e .ape.

Cheguei a testar alguns arquivos neste formato e realmente fiquei impressionado com a qualidade, é uma pena que os nossos players ainda não são capaz de reproduzir diretamente estes formatos, apenas pelo micro.

Postado em

Na minha opinião: Vale apena sim, principalmente se o uso do MP3/WMA... for concequencia do uso diario. Explicando melhor: O cara instala um sistema de mais de R$4000,00 (ex) e é claro visando qualidade principalmente usando um cd original, porem na loucura do dia a dia, transito e demais agravantes o uso do MP3 se torna extremamente pratico.

No meu caso, não baixo MP3 da net. Alugo os CD's e converto para MP3 no meu computador. Tenho uns 40 cd's originais que tambem foram para o meu HD.

No meu carro tenho um magazzine com os meus cd's preferidos que dificilmente saem dalí. Quando estou afim de curtir meu som com mais qualidade uso o magazzine, na doidera do dia a dia vou de MP3/WMA.

Minha conclusão: é claro que cd original tem mais qualidade, mas tenque estar tranquilo para escutar e desfrutar caso contrario o MP3 resolve.

Postado em

Primeireiramente, parabéns para o forista que abriu o tópico.

Segundo, parabéns também para o novo moderador (título este, que na minha opinião, foi puramente pelo mérito) pelas indagações (acho que sei onde vc quer chegar com as perguntas).

Porém, eu te pergunto o mesmo: vc acha que vale a pena investir em equipamentos visando a melhor qualidade sonora, se o propósito é o sistema multimídia?

Na minha opinião são sistemas com propósitos diferentes, mas nada impede a mistura dos mesmos, como exemplo o próprio SQL, que tem como objetivo tanto a maior qualidade, tanto quanto alto SPL. Sendo assim, acho que um sistema multimídia não necessita se privar da qualidade pelo simples fato da prioridade ser o DVD, o mesmo vale para um sistema voltado para músicas MP3.

Agora, krinha querer ter qualidade com um focal ligado num toca fitas é fo** (aí já é um caso sem propósito algum).

Ah, e Mdiana (Marcelo), vc tbm deveria ser moderador pelo mesmo motivo, porque merece.

Valeu!

Opa, obrigado pelos elogios...

Então... a questão que levantei (deixa eu quebrar logo o suspense), é que muita gente fala de MP3 com repúdio, por ser um formato facilmente distribuído, e com arquivos que ficam na média de 1 a 2Mb / minuto.

Mas também vejo muita gente que indica os melhores kits, em sistemas multimídia, voltados mais pro uso de DVD. Não é um caso ou dois, nem estou dizendo que as mesmas pessoas que odeiam o MP3 amam DVD... são correntes que existem pelo fórum inteiro...

O que "pega" é que o DVD usa codecs de áudio também... MP3 em áudio 2.0, e outros, tão ruins ou PIORES que o MP3, em 5.1. Pra falar a verdade, DVD é a pior mídia... áudio ruim, vídeo ruim... Tanto é que Blu-ray tá vindo com áudio PCM...

Ou seja, se adotarmos o mesmo peso e mesma medida, tanto faz investir no áudio de um sistema multimídia ou de um sistema MP3... a "subutilização" é a mesma (entre aspas, pois eu mesmo não considero um subuso, desde que seja mantida a razoabilidade na escolha dos componentes).

Postado em

Kleber, isso independe do player utilizado?

Ou seja, toda gravação em DVD tem essa má qualidade em áudio?

Realmente eu não sabia disso! Aliás, achava q fosse pelo menos igual a um CD. Talvez eu não tenha percebido isso por meus DVDs serem todos de gravação ao vivo, q já peca em qualidade de áudio!

Postado em

Então... a questão que levantei (deixa eu quebrar logo o suspense), é que muita gente fala de MP3 com repúdio, por ser um formato facilmente distribuído, e com arquivos que ficam na média de 1 a 2Mb / minuto.

Mas também vejo muita gente que indica os melhores kits, em sistemas multimídia, voltados mais pro uso de DVD. Não é um caso ou dois, nem estou dizendo que as mesmas pessoas que odeiam o MP3 amam DVD... são correntes que existem pelo fórum inteiro...

O que "pega" é que o DVD usa codecs de áudio também... MP3 em áudio 2.0, e outros, tão ruins ou PIORES que o MP3, em 5.1. Pra falar a verdade, DVD é a pior mídia... áudio ruim, vídeo ruim... Tanto é que Blu-ray tá vindo com áudio PCM...

Ou seja, se adotarmos o mesmo peso e mesma medida, tanto faz investir no áudio de um sistema multimídia ou de um sistema MP3... a "subutilização" é a mesma (entre aspas, pois eu mesmo não considero um subuso, desde que seja mantida a razoabilidade na escolha dos componentes).

Ta ai uma coisa que eu tenho dúvida:

Eu não entendo Picas de eletronica, minha dúvida é a seguinte:

Como fica o CD tocado em um aparelho de DVD?

Como fica um SACD tocado em um aparelho de DVD?

Como fica um DVD bem grava?

Tudo isso lembrando que nossa discusão é Audio!

Postado em

Primeireiramente, parabéns para o forista que abriu o tópico.

Valeu!

Kleber, sei que você sempre repudiou o MP3 e acredito que tenha bons motivos pra isso. Um dia você me mostra essa destruição que o MP3 causa, ok? (fechamento do palco, deterioração da dinâmica, enfim).

Complementando a sua explicação sobre o DVD (eu já tinha ouvido dizer que era inferior - não tenho no carro). Tem muita gente com CD player original ou linha de entrada da Pioneer ou outro tipo de HU não voltado à fidelidade, com alto falantes instalados na porta, amplificador Audiobank, enfim, falando mal do MP3. Sinceramente, não acredito que com um setup mediano seja possível notar a diferença de arquivos MP3 convertidos em casa em uma taxa de compressão razoável (é claro que pegando umas tranqueiras na internet a coisa fica evidente).

Como eu disse, eu com um sistema não vou dizer hi-fi, mas já apontado nessa direção mal consegui perceber a diferença. Ouvido ruim certeza de que não tenho. Estou super acostumado a acompanhar gravação em estúdio e ouvir coisas gravadas em equipamentos de altíssima definição (além disso, tenho que confessar, sou considerado chato com o meu perfeccionismo).

Não consigo concordar com a idéia de que "já que vai ouvir MP3 qualquer coisa tá bom". Fora isso, ninguém ouve somente MP3 todo o tempo. Pode ser na maior parte do tempo, mas sempre rola um CDzinho original.

Postado em

RESUMÃO-

FABIO ARISA- quer dizer que tanto faz colocar originais e sub jl, caso ultilize mp3?sera mesmo?

KLEBERLPA- bons hein seus comentarios. frase boa "vale a pena invetir mas nao na mesma medida q vc investe num sistema serio". na questao la do dvd mp3, concordo TOTALMENTE, possuo dvd no meu carro e é uma bosta, tb a marca é muito ruim, que nao vale a pena nem falar, se nao os caras vao zoar da minha cara. mais kleberlpa quando se compra um dvd de 4000r$ a diferenca nao é grande, o fo** é quando compra um de 1000r$.

PARDAL-sempre contribuindo :legal:

MOSKA-simpatia ta sobrando hein. ou é o medo de pisar em ovos, pq quando o forum aqui é fo**, quando vc discorda da maoioria...vou procurar saber mais das compressoes.

GUTOWS-realmete as vezes se grava cds principalmente quando sao ao vivo, e fica com qualidade de LP, mas em outros a diferença é quase imperceptivel, nao sei se é pq nao tenho ouvido tao apurado, mas valeu pelo comentario.

PRMIQUEL-é o que coloquei pro gutows, as vezes fica e as vezes fica ruim. dois pontos de vista diferentes (gutows,prmiquel) mas que tem suas peculiaridades, vai depender muito de como foi gravado o cd. gravar de qualquer jeito é claro que vai ficar ruim, mas se de atencao fica bom. nunca iqual ao original.

GASPERHP-acho que vc esta certo, a chave esta no ponto de equilibrio, ate pq se vc gasta 5mil reais em um setup, deve ter grana para comprar cds originais. agora eu que nao tenho r$ seleciono apenas os melhores para comprar originais, e o resto (grande maioria) vai de mp3 mesmo.

RAFAEL-SC-realmente passar de 5mil e colocar mp3 e ser um tanto mao de vaca ehein! acho que era a resposta que eu queria escutar, valeu.

NEUROTIC-esta questao do sql poderia da um novo topico, la no spl, ja que la a qualidade nao é tao exigida. tb curto umas batidas fortes. boa a colocacao "um sistema multimídia não necessita se privar da qualidade pelo simples fato da prioridade ser o DVD"obg

KEEPWALKING- acredito que seu comentario aqui é unanime "eu aconselho a investir em um kit mediano",boa contribuicao

drm_sound- realmente tem momentos que nao somos tao exigentes

valeu ai galera, brigado a todos e vou fazer meu setup de 3.500 com mp3 mesmo, os cds que costumo escutar mais compro original, nao esta bom!!?

Postado em

Me respondam outra coisa, Players como o Alpine 7998, Clarion 955 e 945 que passam facilmente do valor de 1.300,00 são considerados Medianos?

Todos esses players tocam mp3 e muita gente usa ou já usou pra sistema HI-FI.

Postado em
RESUMÃO-

FABIO ARISA- quer dizer que tanto faz colocar originais e sub jl, caso ultilize mp3?sera mesmo?

KLEBERLPA- bons hein seus comentarios. frase boa "vale a pena invetir mas nao na mesma medida q vc investe num sistema serio". na questao la do dvd mp3, concordo TOTALMENTE, possuo dvd no meu carro e é uma bosta, tb a marca é muito ruim, que nao vale a pena nem falar, se nao os caras vao zoar da minha cara. mais kleberlpa quando se compra um dvd de 4000r$ a diferenca nao é grande, o fo** é quando compra um de 1000r$.

PARDAL-sempre contribuindo :legal:

MOSKA-simpatia ta sobrando hein. ou é o medo de pisar em ovos, pq quando o forum aqui é fo**, quando vc discorda da maoioria...vou procurar saber mais das compressoes.

GUTOWS-realmete as vezes se grava cds principalmente quando sao ao vivo, e fica com qualidade de LP, mas em outros a diferença é quase imperceptivel, nao sei se é pq nao tenho ouvido tao apurado, mas valeu pelo comentario.

PRMIQUEL-é o que coloquei pro gutows, as vezes fica e as vezes fica ruim. dois pontos de vista diferentes (gutows,prmiquel) mas que tem suas peculiaridades, vai depender muito de como foi gravado o cd. gravar de qualquer jeito é claro que vai ficar ruim, mas se de atencao fica bom. nunca iqual ao original.

GASPERHP-acho que vc esta certo, a chave esta no ponto de equilibrio, ate pq se vc gasta 5mil reais em um setup, deve ter grana para comprar cds originais. agora eu que nao tenho r$ seleciono apenas os melhores para comprar originais, e o resto (grande maioria) vai de mp3 mesmo.

RAFAEL-SC-realmente passar de 5mil e colocar mp3 e ser um tanto mao de vaca ehein! acho que era a resposta que eu queria escutar, valeu.

NEUROTIC-esta questao do sql poderia da um novo topico, la no spl, ja que la a qualidade nao é tao exigida. tb curto umas batidas fortes. boa a colocacao "um sistema multimídia não necessita se privar da qualidade pelo simples fato da prioridade ser o DVD"obg

KEEPWALKING- acredito que seu comentario aqui é unanime "eu aconselho a investir em um kit mediano",boa contribuicao

drm_sound- realmente tem momentos que nao somos tao exigentes

valeu ai galera, brigado a todos e vou fazer meu setup de 3.500 com mp3 mesmo, os cds que costumo escutar mais compro original, nao esta bom!!?

O que acontece é o seguinte: quanto mais você for aprimorando o sistema, mais pequenas diferenças não notadas antes ficarão mais evidentes.

Acho que o "equilíbrio" é saber o que se espera do sistema e gastar de acordo.

Como eu disse, meu sistema já apontava pra um hi-fi e a diferença era muito pequena de bons arquivos de MP3 pra CDáudio.

Ainda aguardo a oportunidade de testar essa diferença em carro realmente hi-fi. Tenho até o CD pra fazer isso.

Postado em
Kleber, sei que você sempre repudiou o MP3 e acredito que tenha bons motivos pra isso. Um dia você me mostra essa destruição que o MP3 causa, ok? (fechamento do palco, deterioração da dinâmica, enfim).

Não, nunca repudiei não... na realidade, convivo bem com MP3... muita coisa eu baixo em MP3 mesmo... quando não encontro em APE, vai em MP3 numa boa. É claro que tem coisa que não vale tanto a pena... baixar uma boa apresentação de Blues ou Jazz pra ouvir num sistema sério, é meio frustrante. Mas baixar iron maiden, sepultura, AIC, RATM... nem faz tanta diferença.

Vivo cheio de cd que baixei em MP3 e converti no carro... servem pra quebrar o galho naqueles momentos de "que mer**, não tem nada aqui que eu queira escutar agora"... :vts

Quanto 'as diferenças... num tweeter mais transparente que o do CSB, dá pra sentir o quanto o agudo fica modulado... abaixo de 196k o palco estreita muito... um monte de coisinhas, mas que no trânsito estressante vc está pouco se importando :vts

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...