Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

tinomagno

Caixas Turbo Bass! (hb12/15)

Recommended Posts

Talvez tenha a opção no Akabak.

Trata-se então de double series tuned bandpass; não sei se tem como modelar o duto cônico na saída.

O Mogale fez algo parecido com a band pass de 6ª ordem, quando um lado o duto ficou cônico, não chegando a formar uma corneta, mas melhorou o group delay ele comentou algo assim; mas não passou o modelo (segredo dele).

Saudações,

Paulo.

Paulo se vc puder dar uma analisada olha as fotos ai:

3007071800yz6.th.jpg

3007071801fy8.th.jpg

3007071803pj1.th.jpg

3007071804ph4.th.jpg

3007071805es0.th.jpg

3007071806nm0.th.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Igor ta ficando show.

Agora me diz uma coisa, o que mudou da sua caixa antiga para essa nova? Alem do duto que era retangular e agora triangular e me parece tbm que são "caixas" independentes para cada woofer.

E qual a profundidade dessa corneta?

abss

Compartilhar este post

Link para o post
Olá Igor ta ficando show.

Agora me diz uma coisa, o que mudou da sua caixa antiga para essa nova? Alem do duto que era retangular e agora triangular e me parece tbm que são "caixas" independentes para cada woofer.

E qual a profundidade dessa corneta?

abss

os dutos estão projetados pra angulação da parte interna da corneta, cx com sintonia diferente e + reforçada q a antiga (q tava quase estorando rsrs).

corneta com 41cm.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas aqueles dutos ali na frente não vão gerar cancelamento?! :pirou:

Compartilhar este post

Link para o post
Mas aqueles dutos ali na frente não vão gerar cancelamento?! :pirou:

Você fala o duto de frente para a angulação da corneta? Acho que não entendi o que você disse hehehe

Porque ocorreria cancelamentos?

abss

Compartilhar este post

Link para o post
Talvez tenha a opção no Akabak.

Trata-se então de double series tuned bandpass; não sei se tem como modelar o duto cônico na saída.

O Mogale fez algo parecido com a band pass de 6ª ordem, quando um lado o duto ficou cônico, não chegando a formar uma corneta, mas melhorou o group delay ele comentou algo assim; mas não passou o modelo (segredo dele).

Saudações,

Paulo.

Paulo se vc puder dar uma analisada olha as fotos ai:

3007071800yz6.th.jpg

3007071801fy8.th.jpg

3007071803pj1.th.jpg

3007071804ph4.th.jpg

3007071805es0.th.jpg

3007071806nm0.th.jpg

Agors tá ficando interessante alguém metendo a mão na massa. No aguardo do resultado!

Sds

Wandick Wagnner

Compartilhar este post

Link para o post

os dutos ao que me referi foi justamente o que o paulo falou! Imagina uma band pass de 6a ordem, onde o dulto da camara traseira está virado para a dianteira! Paulo já resumiu o que eu queria falar e ao mesmo tempo já deu a resposta! Dois coelhos com uma caixa d'água só! rsrs

Creio que os dutos pro fundo da caixa (ou outra direção, que não fosse a camara dianteira) seria mais facil (com menos cancelamentos0. Por incrível que pareça, consegui entender TUDO que o paulo falou! (acho q estou evoluindo). E inclusive, já tenho uma vaga idéia de "por onde começar" ao fazer uma caixa tipo horn! []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

eu naum entendi foi po*** nenhuma que o paulo falou...

huahuhaauhuhaua

Paulão fala num português claro! que tem muita inteligente, mas tem muita gente burra como eu...hehehehehehe

Sds

Roberto Magno Jr.

Compartilhar este post

Link para o post

Parabens pelo trabalho Igor, ta ficando com um acabamento otimo, coisa de primeira mesmo. No aguardo dos testes para ver como ficou.

Abs !

Compartilhar este post

Link para o post

Apos analisar os gráficos respectivamente no site (PDF do Produto) , ultimamente , tava quebrando a cabeça :banghead , tentando entender essas caixas !!

Mas vi que nao adianta, o segredo tá nos pequenos detalhes !!!! :(

http://www.rcf.it/VediMacro.phtml/IDMacro/4071/S4022/

http://www.rcf.it/vediMacro.phtml/lang/EN/...028/product.htm

* esse acima, tem SPL maximo de 136dB !! [¨]

Mas, claro que a exelencia dos produtos tem uma grande participação nos resultados das caixas !!

Compartilhar este post

Link para o post
Apos  analisar os gráficos respectivamente no site (PDF do Produto) ,  ultimamente , tava quebrando a cabeça  :banghead , tentando entender essas caixas !! 

Mas vi que nao adianta, o segredo tá nos pequenos detalhes !!!!  :(

http://www.rcf.it/VediMacro.phtml/IDMacro/4071/S4022/

http://www.rcf.it/vediMacro.phtml/lang/EN/...028/product.htm

* esse acima, tem SPL maximo de 136dB !!   [¨]

Mas, claro que a exelencia dos produtos tem uma grande participação nos resultados das caixas !!

Olá

Compartilhar este post

Link para o post
*esse acima, tem SPL maximo de 136dB !!  [¨]

Olá !

Compartilhar este post

Link para o post
Tem esses sites, que trazem alguns projetos de caixas, (não tem nada de muito especial) Mas, se vc analisar com minúcia e atenção, e vc tiver o mínimo de raciocínio técnico, vc descobre coisas que podem te ajudar !!

Além de dicas importantes (inglês) , como fazer travamento (reforços), etc

Se eu fosse ficar esperando cair do céu, acho que não tinha aprendido nada (do pouco que aprendi), e a melhor forma que achei, foi com “experiências próprias”

Gastando um pouco à mais, e fazendo experiências com caixas de “compensado de segunda” , e obtendo a minhas próprias conclusões !!! Antes de fazer as caixas definitivas !!! (mas claro, sempre dentro do caminho que os livros e textos traçavam)

** E outra, marca ou pessoa nenhuma, vai entregar de bandeja, projetos provenientes de pesquisas caras e árduas , muitos fabricantes, divulgam apenas o “segundo fio da prensagem” ( a sobra) , o primeiro fio da prensagem, com aquele peculiar azeite nobre , Ahhhhhh esse ai tem que pagar caro !!!! $ $ $ $ [¨]

Sites :

http://www.speakerplans.com/index.php?id=home

http://www.egbeck.de/speaker.htm

http://www.geocities.com/loudspeakerguru/

http://zmatek.jinak.cz/diy/

http://www.mcsoundlight.com/horn.htm

http://mitglied.lycos.de/crusher844/

http://www.dancetech.com/aa_dt_new/pa/pa-index.cfm

ESSE POST SIM pode trazer alguma coisa de bom pra galera que quer se aventurar em corneta ...

ESSE SIM vale a pena ver ... o resto pra mim nesse tópico tá sendo só abobrinhas com testes sem fundamento ... Não sabe PQ , nem O QUE se está fazendo , mas vamo faze ... Isso eu acho errado !

Antes de tentar algo , seria bom saber O QUE se está fazendo , não simplesmente COPIAR !

Admiro SIM a força de vontade , mas força de vontade pela METADE acho Burrice !

Compartilhar este post

Link para o post
eu naum entendi foi po*** nenhuma que o paulo falou...

huahuhaauhuhaua

Paulão fala num português claro! que tem muita inteligente, mas tem muita gente burra como eu...hehehehehehe

Sds

Roberto Magno Jr.

Cara.. pra entender os posts do Paulo leva tempo! Mas quando vc começar ler bastante (não só os posts dele... mas mt material relativo, inclusive citado por ele em diversos posts), vai "clarear" tudo... vc vai entender o que de fato ele quer dizer! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
*esse acima, tem SPL maximo de 136dB !!  [¨]

Olá !

A quem interessar possa coloco texto de Tom Danley no Prosoundweb a respeito do assunto especificações (o final é interessante):

Tom Danley

Registered: March 2005 Has No Life

Hi Joe

You have hit on one of the more “sad” situations in audio, many of the largest companies seem to participate too (I.M.O.)

On the other hand, you have to understand, this isn’t like medicine where a life in the balance and you get in trouble for selling “BS” (alternately, Bad Sound).

If you were a Madison Ave. type, knowing that the average buyer goes by numbers and reputation what would you do?

I mean if by careful presentation, one could give the impression that your product were 10 or 100 or more times more powerful that it really was, would you present the numbers that way?

Obviously artful presentation is cheaper than R&D or a new idea and that leaves more budget for building a reputation through advertising & image building etc.

A few common practices, which I think, are questionable.

For example, by measuring a subwoofer to several hundred Hz or even higher, one can get a much higher sensitivity than is present in the subwoofer range (where it is used).

This is a common practice.

By stating a 1 Meter sensitivity as an unqualified number, one is in theory providing the output of the speaker where its used, based on input power and response, yet this common practice essentially negates this possibility of this being accurate.

A similar situation is often true for what + - 3 dB and – 10dB means when you measure real products and compare to the data sheets.

By stating a sensitivity as above and using DSP or EQ to correct the response, one takes a step further from knowing how much the speaker can do.

Take the case of an imaginary speaker.

It has a sensitivity of 110dB 1 W 1M, (which is the figure at its highest at 400Hz).

At 40Hz, lets say it is really 95dB, a mere 15 dB less or 1/30 the output of what the spec would suggest.

So now one see’s a measured response flat to 40Hz and stated sensitivity of 110dB one assumes that with a rated 1000W, one could get to 30dB + 110dB = 140dB.

Most companies go on to assume that since the rated power pink noise signal has peaks that are +6 over the average level, that the peak output is 146 dB, see, all the math adds up.

In reality, assuming no excursion limiting or power compression, you really have 95dB + 30dB for a maximum output of 125 dB at 40Hz and if one actually measures the real SPL with a peak hold meter, one finds the actual peak SPL is usually around 1/100 the acoustic power one calcualtes.

Again, this is the common, if they are honest, they will say Max SPL “calculated”.

Your right too, room for these “errors” largely goes away “IF” a measured response curve is given, made in standard repeatable condition.

It makes it easy to look at any frequency and say “the sensitivity at 40Hz is X” and the –3 dB point is Y.

The reason this is not the norm in what otherwise likes to think of itself, as a “technical industry” is pretty obvious, the room for this kind of monkey business goes away.

Tom Danley

“...say “the sensitivity at 40Hz is X and the –3 dB point is Y…”

A RCF foi especifica quando ela disponibilizou o numero (medida) de 136dB, ela coloca a frente; “pico Maximo”

Se por curiosidade quiser ver os gráficos , eles estão disponíveis em um único PDF, que junta todas as analises de vários projetos da RCF :

http://www.rcf.it/vediMacro.phtml/lang/IT/...3632/Downloads/

* Ai, é so clicar no quadro com o titulo : RCF Acústica

Compartilhar este post

Link para o post

Eita, Gutao, filosofou agora !!!! [¨]

o-o- encarnou o Kant !

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já prefiro resultados do que teorias, e pra isso é preciso arriscar, errar e por fim acertar.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com vc Saci ... Mas testar por TESTAR é complicado ... Só pra quem gosta mesmod e gastar dinheiro e ir no papo dos outros ...

Eu acho bem mais construtivo vc SABER o que está fazendo e saber ao menos o que vai dar aquilo que vc tá fazendo !

Compartilhar este post

Link para o post
Poxa Trovac ... e num é verdade ?

é isso mesmo :+1

"vc disse tudo"

Compartilhar este post

Link para o post

É Guto em muitos dos seus testes pelo forum estivesse na mesma q eu agora, lembra??

Realmente estou fazendo um clone, e ja andei testando. Como munca me satisfaço não sei onde vou parar... Ja testei a cx e os q oviram adoraram!!

Compartilhar este post

Link para o post
É Guto em muitos dos seus testes pelo forum estivesse na mesma q eu agora, lembra??

Realmente estou fazendo um clone, e ja andei testando. Como munca me satisfaço não sei onde vou parar... Ja testei a cx e os q oviram adoraram!!

Então conta pra galera o que você achou Igor. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...