Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

tinomagno

Caixas Turbo Bass! (hb12/15)

Recommended Posts

igor pq vc nao tenta fazer a cornetada hb 1505b1 http://img87.imageshack.us/img87/1017/s3019886oa5.jpg

O_Cara,

Vc ja viu o tamanho dessas caixas? acho que não da num Golzinho nao hehehe

E Igor, vc pretende fazer as caixas "turbo" com os falatens de 15" ou os de 18"?

Com os 18" acho que não cabe né? pela disposição dos falantes.

abss

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse tópico ta prometendo !!!!

Vou ficar de olho pra ver no que vai dar !!!!

Igor, vc mandou o desenho da original ou do clone sem a angulação.

O fato de eles terem citado a zeragem das ondas estacionarias me leva a crer que eles analisaram a caixa original

Tu vai usar qual projeto ?

Compartilhar este post

Link para o post
O_Cara,

Vc ja viu o tamanho dessas caixas? acho que não da num Golzinho nao hehehe

E Igor, vc pretende fazer as caixas "turbo" com os falatens de 15" ou os de 18"?

Com os 18" acho que não cabe né? pela disposição dos falantes.

abss

pensei q ele realmente iria comprar a saveiro.

Compartilhar este post

Link para o post

vou fazer essa cx aki.

10235771vz8.jpg

Ela não é selada e analisando os dados temos:

caixa selada perda de 3 db.

corneta ganho de 6db

caixa turbo selada vc perde 3 e ganha 6 = a 3db a +

caixa turbo dutada vc não perde 3 e ganha 6= a 6 db a +

se na pratica for próximo a teória vamos v no q da.

Compartilhar este post

Link para o post
vou fazer essa cx aki.

10235771vz8.jpg

Ela não é selada e analisando os dados temos:

caixa selada perda de 3 db.

corneta ganho de 6db

caixa turbo selada vc perde 3 e ganha 6 = a 3db a +

caixa turbo dutada vc não perde 3 e ganha 6= a 6 db a +

se na pratica for próximo a teória vamos v no q da.

Ai são 4x 18"? Ta parecendo.

O que vc irá fazer é igual ao da Selenium? Se rolar de vc mostrar um projeto exato de como será o seu, seria uma boa, muita gente ta interessado em saber, mostre tipo, medidas, etx...

abss

Compartilhar este post

Link para o post
O que vc irá fazer é igual ao da Selenium? Se rolar de vc mostrar um projeto exato de como será o seu, seria uma boa, muita gente ta interessado em saber, mostre tipo, medidas, etx...

esse ai são 4 de 15" como vou fazer tbm,assim q tiver pronto e testado se prestar eu mando pra galera, vou ser a cobaia [^]

Compartilhar este post

Link para o post

Opa Igor...

Desistiu do esquema "quadradao" ?? Vai fazer com angulação agora ?

Onde vão os dutos nessa caixa ? Atras ?

Essa dai ta me parecendo ser menor d que o projeto original. ou pelo menos a pafrte cornetada está menor !!!

Vai fazer uma dutada na litragem normal e na parte frontal colocar uma corneta ?

Qual vai ser o tamanho final dessa danada ? Já colocou o teu banco no motor ???

Parabéns pela ousadia e coragem

Espero mesmo que fica show de bola !!!

Compartilhar este post

Link para o post

a caixa é uma dutada, os dutos são triangulares e ficam por traz da angulação da corneta. essa mesma tem outra angulação na saida dos dutos, tudo muito bem calculado, a cx rende muito! essa ai ja ganhou varios campeonatos e chegou a ser desclassificada pq ninguem conhecia esse tipo de cx.

A dutada tem 67 litros p cada e sintonia em 47hz, a corneta é construida em separado e tem 41 cm de comprimento, no final a cx fica com 85 cm de comprimento ( ISSO JA COM UMA REDUÇÃO DE 5 CM DA CORNETA ORIGINAL). assim q terminar posto fotos de tudo.

Compartilhar este post

Link para o post

41cm?

desce quanto isso ai? reforça oq? 200Hz?

da uma explicada melhor ai! qual o volume da camara de compressão, e a boca como foi calculada, e a "garganta"?

Compartilhar este post

Link para o post
Entrei em contato com a over e merespoderam sobre as turbo ou canhão de grave como tbm é conehcida:

Boa noite Igor  ?? Cara de acordo com o desenho que vc me mandou realmente a caixa tende á ser um canhão rs rs !! Apezar dela nao ter muita litragem na parte trazeira da caixa , essa falta litragem é compensada pela parte da frente na qual alem de direcionar o grave forma uma camara de compresão fantastica !!Ha e tem um detalhe a parte trazeira da caixa com pouca litragem faz com que o falante trabalhe em uma faixa de frequencia ideal para mediçao (que esta em torno de 60 á 80 Hz !! Um abraço

e tem + esse tipo de caixa praticamente zera as ondas estacionarias.

Olá

Compartilhar este post

Link para o post

Paulo, essa cx não seria band pass de 4º ordem pq ela é tem dutos, na verdade é uma caixa dutada com uma corneta na frete, seria bom q vc simulasse essa cx pros amigos do forum.

Compartilhar este post

Link para o post

creio que estaria mais pra uma band pass de 6a ordem! mas pelo tamanho da abertura frontal, não seria completamente bp.. só n tenho ideia de como calcular o angulo e tamanho dessa abertura frontal par obter o pico desejado! (que seria o básico pra se começar um projeto desse naipe) :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
creio que estaria mais pra uma band pass de 6a ordem! mas pelo tamanho da abertura frontal, não seria completamente bp.. só n tenho ideia de como calcular o angulo e tamanho dessa abertura frontal par obter o pico desejado! (que seria o básico pra se começar um projeto desse naipe) :legal:

Olá !

Compartilhar este post

Link para o post
Aguardando o resultado do Igor,por enquanto,vou ficando com as dutadas bem projetadas msm!

:+1

Acompanhando, esse assunto mto me interessa.

Abraços

By Joeyzaum

Compartilhar este post

Link para o post
não sei se alguem ja tinha visto, mas neste site tem varios tipos de caixas interessantes...

http://paginas.terra.com.br/educacao/audio...ist/caixas.html

achei interessante a JBL 4520!!!

Ultimamente tenho frequentado muito essa Audiolist, estou me interessando bastante por Sonorização profissional, la tem bastantes coisas legais sobre o assunto.

Sobre as caixas, a que me encheu mesmo os olhos foi a MTL4, pena que nunca tive a oportunidade de ter ouvido uma(não que eu saiba).

abss

Compartilhar este post

Link para o post
não sei se alguem ja tinha visto, mas neste site tem varios tipos de caixas interessantes... 

http://paginas.terra.com.br/educacao/audio...ist/caixas.html

achei interessante a JBL 4520!!!

Ultimamente tenho frequentado muito essa Audiolist, estou me interessando bastante por Sonorização profissional, la tem bastantes coisas legais sobre o assunto.

Sobre as caixas, a que me encheu mesmo os olhos foi a MTL4, pena que nunca tive a oportunidade de ter ouvido uma(não que eu saiba).

abss

Olá Saci !

Que sorte a tua!

Saudações,

Paulo.

Compartilhar este post

Link para o post
Olá Saci !

Que sorte a tua!

Saudações,

Paulo.

Paulo Duto, tenho sempre acompanhado as suas respostas aqui no forum e infelizmente nunca vi vc escrever algo q tivesse um fim. Pq vc não ajuda os amigos e indica uma caixa top ou melhor, faz uma tabela para os principais falantes como O Rodrigo Carvalho fez.

Compartilhar este post

Link para o post

Paulo.. o detalhe, como já falei antes, é que (infelizmente) nem todos buscam o conhecimento! Muitos vem aqui apenas querer saber qual o tamanho da caixa e do duto... sem ao menos perguntar a sintonia, onde deve ficar o subsonico!

Entendo bem o seu lado.. tens uma intenção nobre! Porém, tem um ditado que diz: 'Todos querem ir pro céu, mas ninguém quer morrer.'

Compartilhar este post

Link para o post
Paulo.. o detalhe, como já falei antes, é que (infelizmente) nem todos buscam o conhecimento! Muitos vem aqui apenas querer saber qual o tamanho da caixa e do duto... sem ao menos perguntar a sintonia, onde deve ficar o subsonico!

Entendo bem o seu lado.. tens uma intenção nobre! Porém, tem um ditado que diz: 'Todos querem ir pro céu, mas ninguém quer morrer.'

Olá !

Compartilhar este post

Link para o post

Tem esses sites, que trazem alguns projetos de caixas, (não tem nada de muito especial) Mas, se vc analisar com minúcia e atenção, e vc tiver o mínimo de raciocínio técnico, vc descobre coisas que podem te ajudar !!

Além de dicas importantes (inglês) , como fazer travamento (reforços), etc

Se eu fosse ficar esperando cair do céu, acho que não tinha aprendido nada (do pouco que aprendi), e a melhor forma que achei, foi com “experiências próprias”

Gastando um pouco à mais, e fazendo experiências com caixas de “compensado de segunda” , e obtendo a minhas próprias conclusões !!! Antes de fazer as caixas definitivas !!! (mas claro, sempre dentro do caminho que os livros e textos traçavam)

** E outra, marca ou pessoa nenhuma, vai entregar de bandeja, projetos provenientes de pesquisas caras e árduas , muitos fabricantes, divulgam apenas o “segundo fio da prensagem” ( a sobra) , o primeiro fio da prensagem, com aquele peculiar azeite nobre , Ahhhhhh esse ai tem que pagar caro !!!! $ $ $ $ [¨]

Sites :

http://www.speakerplans.com/index.php?id=home

http://www.egbeck.de/speaker.htm

http://www.geocities.com/loudspeakerguru/

http://zmatek.jinak.cz/diy/

http://www.mcsoundlight.com/horn.htm

http://mitglied.lycos.de/crusher844/

http://www.dancetech.com/aa_dt_new/pa/pa-index.cfm

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém aí já se arriscou fazendo essa caixa? Estou interessado tbm, esperando opniões solidas para quem sabe arriscar em algo parecido.

Sds.

Wandick Wagnner

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...