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- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

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emattos

Estou Achando Que Tentaram Me Enganar, Cambagem...

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Bom dia a todos, há um bom tempo não participo do forum, eis aqui novamente para uma duvida:

 

Esse mês uma loja me mandou uma carta dizendo que eu ganhei um Alinhamento e Balanceamento, mais uma visturia no carro por ser mes do meu aniverssário. Pois bem, segunda feira, fui até a loja para fazer o serviço gratuito. Chegando lá, ao fazer o chek up, ele já detectou que os dois cilindros que ficam na rodas trazeiras estavam vazando oleo de freio, e que eu teria que troca-los e tambem o fluido, tudo bem, realmente estava, e realmente fazia tempo que eu tinha trocado o oleo de freio. Chegou a hora do alinhamento, o alinhador me chama e diz que a cambagem esta fora, e bastante, o estranho é que a três meses atraz fiz alinhamento e balanceamento numa loja de confiança e não foi me falado nada, e praticamente o trajeto que eu percorri durante esse tempo foi o mesmo, ou seja, ruas nem tanto esburacadas, já fiz diversos alinhamentos e nunca foi falado de problema na cambagem, então duvidei muito do que o alinhador me disse e não fiz o serviço. Ai ele disse que iria começar a comer o pneu, coisa que não aconteceu ainda. Fui numa outra loja para conversar com o alinhador, para ver se teria como confirmar se realmente a cambagem esta fora, ele me disse que não tem como verificar, eu teria que fazer um novo alinhamento e dai se tiver fora, fazer as cambagens. Gostaria de saber do pessoal do forum o que voces acham, realmente não tem como verificar a cambagem antes de fazer o serviço? O meu carro é um Uno Mille EX 98/99, sera que realmente ele esta com problema na cambagem da dianteira?

 

Obrigado,

 

Emerson

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A geometria do carro tem 3 partes digamos assim.

 

Convergência, Caster e Camber.

 

O mais fácil de sair das medidas corretas da geometria do carro é a convergência das rodas por conta dos buracos e solavancos das ruas.

Convergência é o angulo de abertura que uma roda tem com a outra.

 

Vista superior:

 

convergenciajv9.gif

 

Fazendo revisões a cada 5k, quase sempre está um pouco fora.E é isso que faz o carro puxar para os lados quando soltamos o volante em linha reta.

 

Caster já é o alinhamento da roda "adiantada" ou "atrasada" em relação, digamos assim, ao paralama.É o angulo de avanço da suspensão.

 

caster2wx4.gif

 

Para sair de Caster o carro tem que ter levado uma porrada ou então ter caido em um buraco grande em alta velocidade.

 

Já o camber , grosseiramente falando , é se a roda está inclina (para dentro ou para fora do carro vista de frente).

A parte superiro do pneu inclinado para dentro do paralama é camber negativo.A mesma parte inclinada para fora é camber positivo.

 

camberws7.gif

 

Camber sai fora de medida tb quando o carro cai em buraco grande e coisas mais brutas por exemplo.

 

Um jeito caseiro de ver o camber é em um lugar plano molhar um pano e passar na banda de rodagem.Logo a frente espalhe um pouco de cimento, areia fina ou alguma poeira fina.Passe com o pneu sobre essa "sujeira".Depois veja a banda de rodagem onde o pneu ficou sujo.Veja nas bordas da banda de rodagem (chamada de ombro) se estão iguais.Se a borda estiver ais suja para o lado de "dentro" do carro o pneu tá com camber negativo, se estiver o contrário ... a borda externa do pneu é camber positivo.Assim da pra ter uma noção de como está o camber do carro.

 

 

Voltando ao teu caso, pode sim em 3 meses ter saido de camber as tuas rodas.Quem sabe seja pouca coisa mas saiu.Melhor coisa para se fazer é sempre ir em geometria eletrônica, aquela que usa computadora e não aquele raio laser vermelho com espelhos.

Fique junto com o geometrista olhando o monitor enquanto ele faz as verificações.Ali mostra cada item e seus respectivos graus.É bem fácil de ver.

No inicio do teste ele escolhe o modelo do carro que já tem as medidas certas e tolerâncias.Se o carro estiver dentro da faixa "normal" os números ficam em verde.Se estiver algo errado os números ficam em vermelho.

 

Eu mandaria fazer em outro lugar alinhamento novamente pra ver isso.Depois começa a gasta pneu irregularmente daí o prejuizo é bem maior $$$.

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Voçê pode e tem direito a pedir para verificarem o alinhamento e cambagem, e após diagnóstico, optar por fazê-los ou não. Isso é direito seu. Cabe uma pesquisa de preços também. Agora, eu particularmente, vou pela confiança que adquiri para com o mecânico. Porque existe cada tipo por aí.....

 

O negócio é acompanhar o serviço, e procurar alguem de confiança!!! :legal:

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Voçê pode e tem direito a pedir para verificarem o alinhamento e cambagem, e após diagnóstico, optar por fazê-los ou não. Isso é direito seu. Cabe uma pesquisa de preços também. Agora, eu particularmente, vou pela confiança que adquiri para com o mecânico. Porque existe cada tipo por aí.....

 

O negócio é acompanhar o serviço, e procurar alguem de confiança!!! :legal:

Valeu pelas dicas, realmente eu vou ter que verificar com o Procon sobre esse assunto, porque eles sempre alegam que não tem como verificar sem fazer o alinhamento, ou seja, eles não dão opção de fazer ou não alinhamento, voce acaba fazendo porque acha que esta fora, e não porque tem certeza que esta fora...

 

 

Emerson

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aproveitando o topico, vou ter q fazer alinhamento agora

q vou mexer na susp, alguem sabe onde tem esse alinhamento

eletronico aqui em SP / Zona norte ????

 

vlw

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por acaso a loja q vc foi é a DPaschoal??

 

um tempo atras ganhei tbm esse serviço "grátis" deles....

 

fui lá pra não gastar 1 real... e ganhar novas pastilhas.... e voltei com um orçamento de R$918,00 incluindo cambagem, cilindros de roda e fluido, discos dianteiros, serivo e td mais... hahahahha eu dei risada e mandei remontar td....

 

no outro dia levei no meu mecanico q não prometeu nada gratis mas fez a troca das pastilhas, alinhamento, balanceamento e td mais por 220 reais hahahha

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Muito cuidado com cambagem... O meu carro disseram que estava fora de especificação... Bom vamos fazer então a cambagem... 20 reais cada roda... Ficou blz...

 

Depois de uns 5 minutos andando com o carro começou a fazer um nhecnhec nas rodas... Levei de volta e falaram que ia passar, mas eu já fiquei muito desconfiado...

 

O barulho foi só aumentando... Levei aqui na minha cidade para ver e eles tinham empenado o disco de freio e o cubo de roda com a cambagem... Onde eu fiz eles usam um Y que chamam de ciborg com um macaco hidráulico que destroi o cubo de roda e disco de freio...

 

Resultado... cubo de roda 225 reais cada... o disco de freio nem conto no prejuizo pq o meu já estava ruim mesmo e eu ia trocar. Bom com mao de obra 550 reais de prejuizo... E claro que a loja que fez a cambagem não quis pagar...

 

Onde eu troquei os cubos de roda disseram que a cambagem na maioria das vezes dá para fazer puxando com a mão mesmo, que não é tão dificil assim e não precisa (na maioria das vezes) de macaco hidráulico.

 

Portanto muito cuidado com essas cambagens por aí...

 

[]s

Anderson

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pois eu fiz alinhamento, geometria, cambagem e a PQP final do ano pra viajar...

 

o volante ficou um pouco virado pra direita, o q pode ser?

 

na viajem eu cai em um buraco grande perto de Marilia -SP ( pior trecho de joinville a goiânia ) que amassou 2 rodas e talz, então provavelmente eu me lasquei em todo serviço feito?

 

pra consertar roda, tem que obrigatóriamente repintar sempre, ou o cara me ofereceu um serviço extra q eu fui obrigado a engolir? <_<

 

e aproveitando uma última pergunta; eu olhando pras rodas dianteiras, a do lado do passageiro aparenta estar bem mais pra fora q a do motorista, o q q pode ser????? :unsure::blink:

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Muito cuidado com cambagem... O meu carro disseram que estava fora de especificação... Bom vamos fazer então a cambagem... 20 reais cada roda... Ficou blz...

 

Depois de uns 5 minutos andando com o carro começou a fazer um nhecnhec nas rodas... Levei de volta e falaram que ia passar, mas eu já fiquei muito desconfiado...

 

O barulho foi só aumentando... Levei aqui na minha cidade para ver e eles tinham empenado o disco de freio e o cubo de roda com a cambagem... Onde eu fiz eles usam um Y que chamam de ciborg com um macaco hidráulico que destroi o cubo de roda e disco de freio...

 

Resultado... cubo de roda 225 reais cada... o disco de freio nem conto no prejuizo pq o meu já estava ruim mesmo e eu ia trocar. Bom com mao de obra 550 reais de prejuizo... E claro que a loja que fez a cambagem não quis pagar...

 

Onde eu troquei os cubos de roda disseram que a cambagem na maioria das vezes dá para fazer puxando com a mão mesmo, que não é tão dificil assim e não precisa (na maioria das vezes) de macaco hidráulico.

 

Portanto muito cuidado com essas cambagens por aí...

 

[]s

Anderson

Uma vez levei pra fazer o que ele chamam de alinhamento técnico, na verdade é o alinhamento como deveria ser feito. O japonês lá condenou veementente o uso do ciborg por justamente esse motivo que você citou.

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pois eu fiz alinhamento, geometria, cambagem e a PQP final do ano pra viajar...

 

o volante ficou um pouco virado pra direita, o q pode ser?

 

na viajem eu cai em um buraco grande perto de Marilia -SP ( pior trecho de joinville a goiânia ) que amassou 2 rodas e talz, então provavelmente eu me lasquei em todo serviço feito?

 

pra consertar roda, tem que obrigatóriamente repintar sempre, ou o cara me ofereceu um serviço extra q eu fui obrigado a engolir? <_<

 

e aproveitando uma última pergunta; eu olhando pras rodas dianteiras, a do lado do passageiro aparenta estar bem mais pra fora q a do motorista, o q q pode ser????? :unsure::blink:

1) Volante torto é pq o cara arrumou a convergência se guiando pela roda "errada".

Da pra refazer a convergência e tu dizer pra ele para qual lado ficou torto o volante ou então ele saca o volante fora e pula um ou dois dentes da barra do setor de direção.

 

Mas não é nada grave isso.

 

2)Certeza que o carro deve ter saido pelo menos um pouco de geometria,mesmo ele não apresentando sintoma evidente.

 

3)A roda parece toda mais para fora ou só a parte superior olhando o pneu de frente que parece que tá mais para fora do carro?

 

 

Viagem é complicado.

Se o carro não tá trepidando em alta ou puxando para algum lado só faço serviço de geometria na volta da viagem.Fazer antes é perda de tempo e $$$$.

Com as condições de estradas que temos é difícil escapar pelo menos de um buraco na viagem.

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Alinhamento e/ou balaceamento grátis = problema

 

Esses dias ganhei da Dpaschoal de aniversário... foi pro lixo

 

Mas pra esclarecer, alinhamento eles chamam prender os aparelhos nas rodas e verificar, ou seja, pra verificar camabagem, tem que fazer alinhamento denovo, mas isso não quer dizer que tenha que pagar o ajuste de cambagem

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Olha.. OS 2 estao tentando ganhar em cima de vc...

 

conheço galera de auto-center....

oq mais da dinheiro eh fazer cambagem e caster...

 

oq falou q tinha q alinhar pra verificar a cambagem quer tirar uma grana no alinhamento. O q quer fazer camabgem quer ganhar na cambagem...

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