Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

MeTaL_WaR

Será Que é Possível ?

Recommended Posts

Bom pessoal estava aqui ouvindo som na minha casa quando resolvi colocar minhas caixas atras da estante e BUM... O grave aumentou, fiquei pensando como isso poderia ser possível em uma caixa pra trio, fiz umas contas e cheguei nisso, porém não tenho programas, não sei medir sintonia em caixa. Fiz a caixa pensando em 2 Street Bass de 15", sendo que a caixa é muito grande, mas tenho espaço. Usei o Paint pra fazer o desenho então desculpa a qualidade dele... Huhehueue se alguém não entender me perguntem, mas por favor dêem opiniões....

Estou pensando em usar dois dutos, mas não sei qual seria a medida e profundidade ideais para jogarem mais ar pra fora...

Dentro das câmaras pensei em forrá-las com lã de vidro, mas também não sei se será melhor ou não...

Onde aparece a "?" seria o espaço que formaria umas espécie de "duto", sendo a saída do som produzido....

Alguem poderia me ajudar com isso ? Teriam como testá-la em algum programa e obter alguns dados ? Levando em conta dois Street de 15" ???

Ajuda aii pessoal por favor ???

post-27-1172632805.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa seria o outro desenho não consegui postar os 2 por causa do tamanho do arquivo ( Max.25K)...

post-27-1172632977.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
NADA ? Pessoal ???

Acho que o pessoal (e nem eu) entendemos o que ocorreu aí.

Tipo, você colocou a caixa atrás da estante e isso tapou os dutos, ficando grave mais forte? É isso?

Quantos metros tem essa sala?

Compartilhar este post

Link para o post

pelo desenho que vc fez, é uma caixa band-passa de 4a ordem, nada mais do que isso!

mas tem que calcular isso direito pra dar uma resposta legal e não danificar os falantes

Compartilhar este post

Link para o post
Acho que o pessoal (e nem eu) entendemos o que ocorreu aí.

Tipo, você colocou a caixa atrás da estante e isso tapou os dutos, ficando grave mais forte? É isso?

Quantos metros tem essa sala?

Na verdade o sistema do som de minha sala já é separado, como se fosse 3 vias...

A estante da minha sala é comprida e alta.... teria uns 4 metros de comprimento 2,60 de altura, cada caixa do sytem tem um duto grande (na verdade o sub fica dentro da caixa não dá pra ver ele - sytem AIWA) virei um de frente com o outro atrás da estante, estavam em uma distancia de quase 4 metros virado de frente um pro outro atrás dela, mas o graves ficaram muito intensificados, e não foi só na sala... ouve uma ampliação relativamente boa, e imaginei na possibilidade

de fazer o mesmo efeito, tendo em vista o occorrido na sala ? Será que fui mais claro ??? Senão tentarei explicar melhor....

Compartilhar este post

Link para o post
pelo desenho que vc fez, é uma caixa band-passa de 4a ordem, nada mais do que isso!

mas tem que calcular isso direito pra dar uma resposta legal e não danificar os falantes

Mas a caixa band pass não seria duas câmaras com os dutos na 2ª câmara ? e o resto totalmente selado ???

Na minha os dutos são na 1ª camara com a litragem de uma caixa dutada, porém haveria esta segunda câmara com uma abertura central maior (sem dutos).

Seriam duas caixas dutadas, viradas uma de frente para a outra, porém com um "corredor" onde canalizariam o ar e quando ouvesse o impacto entre a pressão sonora das caixas haveria essa saida central do ar, por fora iria parecer um caixão todo fechado, mas como este "buraco central" ....

E aiii fui um pouco mais claro pessoal ???

É que a diferença de som no caso da estante foi muito interessante.... HEuheueu

Ajuda aii... Por Favor....

Compartilhar este post

Link para o post

Devem ser aquelas caixas de banda passante que vendiam há um tempo atrás nos aparelhos AIWA. Ela já dão um reforço nos graves, e provavelmente você encontrou um ponto na sala que ganha mais alguns dB (ou ressonância).

Mas "fazer o mesmo efeito", você diz, no carro? Se for isso, no ambiente carral isso não vai acontecer tão fortemente, devido principalmente ao espaço.

Compartilhar este post

Link para o post
Devem ser aquelas caixas de banda passante que vendiam há um tempo atrás nos aparelhos AIWA. Ela já dão um reforço nos graves, e provavelmente você encontrou um ponto na sala que ganha mais alguns dB (ou ressonância).

Mas "fazer o mesmo efeito", você diz, no carro? Se for isso, no ambiente carral isso não vai acontecer tão fortemente, devido principalmente ao espaço.

Foi a mesma coisa que pensei, porém no carro seria mais fácil ainda, meu problema complica ainda mais por ser pickup e estar mais aberta ainda, mas tenho avantagem do espaço e como poder ver esta câmara secundária tem uma litragem de aproximadamente 314L, e dependeria também do tamanho desta abertura central/frontal que seria feito ? Será que os 314L não seriam capazes de amplificar da mesma forma com o acontecido da estante ?

Compartilhar este post

Link para o post
Alguem poderia me ajudar com isso ? Teriam como testá-la em algum programa e obter alguns dados ? Levando em conta dois Street de 15" ???

Essa é uma caixa Bandpass de 6ª ordem com os dutos em "série", se não me engano o Bassbox 6 faz essa simulação... Deixa eu achar aqui o CD de instalação dele que já te falo...

Compartilhar este post

Link para o post

Essa é uma caixa Bandpass de 6ª ordem com os dutos em "série", se não me engano o Bassbox 6 faz essa simulação... Deixa eu achar aqui o CD de instalação dele que já te falo...

Brigadão Sandro, nem sabia que isso já existia se eu tivesse nascido uns 20 anos atrás eu seria um gênio mas hj dá pra ser no máximo um plagiador....

Compartilhar este post

Link para o post

Foi a mesma coisa que pensei, porém no carro seria mais fácil ainda, meu problema complica ainda mais por ser pickup e estar mais aberta ainda, mas tenho avantagem do espaço e como poder ver esta câmara secundária tem uma litragem de aproximadamente 314L, e dependeria também do tamanho desta abertura central/frontal que seria feito ? Será que os 314L não seriam capazes de amplificar da mesma forma com o acontecido da estante ?

Ahh sim, na caçamba já melhora a situação. Band pass tem como característica limitar o range de freqüência do falante, mas em troca essa caixa costuma dar um pouco mais SPL. Mas mesmo assim viu, as caixas do AIWA vão servir apenas pra quebra-galho; da mesma forma que na estante não vai ficar não ...

Compartilhar este post

Link para o post

Ahh sim, na caçamba já melhora a situação. Band pass tem como característica limitar o range de freqüência do falante, mas em troca essa caixa costuma dar um pouco mais SPL. Mas mesmo assim viu, as caixas do AIWA vão servir apenas pra quebra-galho; da mesma forma que na estante não vai ficar não ...

Então as caixas do AIWA só foram minhas cobaias, na verdade pelo desenho acima estariam ali dentro dois Street de 15" cada um em uma câmara de 99L sem contar duto e falante...

Compartilhar este post

Link para o post

Então as caixas do AIWA só foram minhas cobaias, na verdade pelo desenho acima estariam ali dentro dois Street de 15" cada um em uma câmara de 99L sem contar duto e falante...

Tem razão man, você falou sobre os Street logo no 1º post....

Vamos esperar o Sandro pra ver como fica a resposta. Só adianto que usar apenas esses Street em BP vai fazer descer com alto SPL, mas não vai subir quase nada (e cuidado pra não torrar). Pra aproveitar o conjunto talvez seja necessário colocar algum midbass pra acompanhar

Compartilhar este post

Link para o post
Brigadão Sandro, nem sabia que isso já existia se eu tivesse nascido uns 20 anos atrás eu seria um gênio mas hj dá pra ser no máximo um plagiador....

Tá me chamando de véio é ???? :angry:

o-o- hahahahahaha

Compartilhar este post

Link para o post
Tá me chamando de véio é ???? :angry:

o-o- hahahahahaha

HUAUHAHUAUHAUHaU pior que não....

Tava me referindo que se eu tivesse essa idade a vinte anos atrás talvez poderia ser uma idéia nova ou teria que ser mais tempo ainda ahahauhhuauha

Compartilhar este post

Link para o post
Vamos esperar o Sandro pra ver como fica a resposta...

já tentei simular de todo jeito com essas caixas aí e a resposta ficou muito estranha, não tá dando um alinhamento que preste...

Vou fazer melhor, quem quiser o Bassbox 6 pra brincar, baixa ele aqui e divirta-se com essa caixa, hehehe...

Ó o link: http://www.4shared.com/file/11483128/bf5ca.../Bassbox_6.html

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Tem razão man, você falou sobre os Street logo no 1º post....

Vamos esperar o Sandro pra ver como fica a resposta. Só adianto que usar apenas esses Street em BP vai fazer descer com alto SPL, mas não vai subir quase nada (e cuidado pra não torrar). Pra aproveitar o conjunto talvez seja necessário colocar algum midbass pra acompanhar

No caso meus 15Pw3 fariam o serviço, ou deveriam ser falantes menores ?

Compartilhar este post

Link para o post
já tentei simular de todo jeito com essas caixas aí e a resposta ficou muito estranha, não tá dando um alinhamento que preste...

Vou fazer melhor, quem quiser o Bassbox 6 pra brincar, baixa ele aqui e divirta-se com essa caixa, hehehe...

Ó o link: http://www.4shared.com/file/11483128/bf5ca.../Bassbox_6.html

Abraços

Brigadao pleo link Sandro vou tentar fazer alguma coisa aqui tbm....

Compartilhar este post

Link para o post

Só uma observaçãozinha:

-Esse programa não é tão simplezinho de mexer como o WinISD não, é algo um pouquinho mais profissional. Portanto se virem atraz de tutoriais, hehehe...

O site do fabricante: http://www.ht-audio.com

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...