Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

tinomagno

Fundamentação Teórica...

Recommended Posts

Gostaria que alguém explanasse uma fundamentação teórica sobre o cunsumo dos módulos em bases concretas, sem "achismos"...

Qual amperagem da bateria deve sem usada corretamente, nem pra mais nem pra nenos, assim como o uso de fontes.

Se possível citando exeplos verídicos...

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigão, não é assim que funciona.

Vou citar alguns pontos a ponderarmos:

Algumas baterias "Especiais para som" são baterias comuns, de segunda linha de produção, com um rótulo bonitinho. Como saber quanto ela vai durar?

Alguns amplificadores funcionam razoavelmente bem em tensões mais baixas, outros se desligam.

Quando circula uma corrente alta pela bateria, existe uma queda de tensão, que é inversamente proporcional à capacidade da bateria, sendo assim quanto maior a sua capacidade, melhor. Como manter uma bateria de grande capacidade carregada?

Os amplicadores tem eficiências diferentes, ou seja, uns utilizam mais energia do que outros para fazer o mesmo serviço.

Diferentes tipos de música solicitam diferentes quantidades de energia, então se deixar tocando ópera/jazz no volume máximo a bateria vai durar muito mais que se deixar tocando 'Tree 6 Mafia' no mesmo volume.

O controle de volume e ajustes de reforço alteram muito, mas muito significativamente o consumo dos amplificadores, obviamente.

Falei, falei e não disse nada? EU ACHO que pro teu caso aí, um SD2300 consumindo 270A nos picos seria ótimo um bom alternador e mais uma bateria de 150Ah.

Compartilhar este post

Link para o post

mas, na real quanto um sd 2300 + uma power one consome?!

sei que são de classes diferentes, como vc falou, cada aplificador tem sei nível de eficiência energética...

mas para que proporção de consumo de um aplificador é colocado uma bateria ou fonte? ( Se é que sai na mesma)

tem que colocar tudo que o manual do módulo pede, ou há uma proporção de margem?

e se colocar uma proporção maior, os módulos naum vão render 100%?

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

*corrigindo a ultima pergunta

colocando uma amperagem menor do que o módulo consome, ele vai render 100%? ( considerando apenas a redução no tempo de uso )?

Compartilhar este post

Link para o post
  tinomagno disse:

colocando uma amperagem menor do que o módulo consome, ele vai render 100%? ( considerando apenas a redução no tempo de uso )?

como me disseram uma vez..

"é pelo menos uns 150a de bateria pra brincar.."

mais é muito relativo, se tu tem um alternador bom em seu carro, pode usar menos bateria (80a por exemplo) e guentar tocando igual com o carro ligado, ou se tu tem uma fonte, o mesmo..quer um exemplo disso? Fale com o Igor do OverTeam.

Mais tenha em mente que bateria nunca é d+ (frase classica do forum ja). :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
  tinomagno disse:
mas, na real quanto um sd 2300 + uma power one consome?!

sei que são de classes diferentes, como vc falou, cada aplificador tem sei nível de eficiência energética...

mas para que proporção de consumo de um aplificador é colocado uma bateria ou fonte? ( Se é que sai na mesma)

tem que colocar tudo que o manual do módulo pede, ou há uma proporção de margem?

e se colocar uma proporção maior, os módulos naum vão render 100%?

abraços

Oras, sabemos que as vezes o fabricante não manja muito de som, mas é melhor confiar do que remediar, sendo assim presume-se que se não obedecermos a recomendação o amplificador não vai "render" o que deveria.

Compartilhar este post

Link para o post
  tinomagno disse:

Não existe tal regra.

(A famosa da bateria de 150Ah para um amplificador que solicite 150A de corrente máxima).

Compartilhar este post

Link para o post
  muriloalvares disse:
  tinomagno disse:

Não existe tal regra.

(A famosa da bateria de 150Ah para um amplificador que solicite 150A de corrente máxima).

Ola amigo... olha eu tenho um SD 2300 + pone mais um buster para cornetas .. tenho uma bateria de 175amp pra segurar tudo e um alternador de 120amp de astra.... sobra a amperagem da bateria a melhor é a que te da um pico maior de amperes, ou como os eletricistas falam "pico de partida" (porque geralmente a maioria não intende de som...srsrs) esse pico ... é o que a bateria deve suportar para que o amplificador de o que tenha. por exemplo essas bateria grandes tem um pico de partida muito alto. a minha tem pico de 1300amp só não sei por quantos segundos ela guenta esse pico. Mas se for considerar seria o suficiente e muito suficiente...srsrsr... para alimentar até mais que um SD e um pone!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade o termo "pico de partida" não estaria errado .... é tbem chamado de "corrente de partida a frio" ou "corrente de partida". Seria a corrente que uma bateria totalmente carregada consegue enviar por um determinado tempo.

Minha ex Moura com prata 150A/h tinha 1600 de CCA e, junto com o capacitor, realmente mantinha MUITO estável a tensão no amp.

Compartilhar este post

Link para o post
  bramer disse:

como me disseram uma vez..

"é pelo menos uns 150a de bateria pra brincar.."

mais é muito relativo, se tu tem um alternador bom em seu carro, pode usar menos bateria (80a por exemplo) e guentar tocando igual com o carro ligado, ou se tu tem uma fonte, o mesmo..quer um exemplo disso? Fale com o Igor do OverTeam.

Mais tenha em mente que bateria nunca é d+ (frase classica do forum ja). :legal:

Isso mesmo, com um alternador de pelo menos 90 amperes e uma bateria de 70A ( com carro ligado) seu som toca por horas sem problemas. + o ideal é q vc utilize uma fonte, assim poderia utilizar seu som por 10, 15,20.... horas sem esquentar a cabeça com "alimentação".

Pra saber a fonte necessaria pra teu som, vc deve comprar uma q tenha a amperagem de pico de consumo deste ( pra utiliza-la sem bateria ) seu trio deve consumir 240 do SD + 90 do PONE, uma de 350 seria a ideal pra vc, porem uma de 200 com a bateria ja deixaria vc satisfeito!!

Compartilhar este post

Link para o post

alguem sabe de quanto é o aternador do polo...pq ja procurei que so a po... no manual é naum tem!!!

igor, quer dizer então que eu com essa bateria minha da moura de 75a/h com carro ligado da pra segurar bem por + ou - quanto tempo??

confesso que naum entendo muito essa parte de consumo, cada um que diga uma coisa, pois existem inumeras classes e rendimentos de aplificadores,por isso pedi uma fundamentação teórica, para acabar com "achismos"!...mas pelo que vejo, cada um que continue dizendo oq acha...

por exmplo...eu tinha uma v-12 (classe ab) e a power one ( Classe a ) e o som segurava com o carro desligado por umas tres horas, com essa mesma bateria e no mesmo carro!

sou daki de jampa...se puder manda teu msn!

e vamos marcar um encontro da galera, ontem estava falando com o waderzon do corsa destroyer, sabe quem é?

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

e fiquei sabendo que vc vende fontes..

quanto ta custando uma de 150 ou 200 amper?

abracos

Compartilhar este post

Link para o post
  NoiseSteel disse:
Na verdade o termo "pico de partida" não estaria errado .... é tbem chamado de "corrente de partida a frio" ou "corrente de partida". Seria a corrente que uma bateria totalmente carregada consegue enviar por um determinado tempo.

Minha ex Moura com prata 150A/h tinha 1600 de CCA e, junto com o capacitor, realmente mantinha MUITO estável a tensão no amp.

Quanto ta uma Moura de 150A +- ?

E onde posso encontrar aqui em jlle?

Compartilhar este post

Link para o post
  ArTrItO disse:
  NoiseSteel disse:

O valor na época era de 360 reais e poderia ser feito em 3x sem juros, isso na BW. Se você conseguir arranjar uma bateria morta de mesma capacidade, eles pegam no jogo e deve cair pra uns 300 reais.

Compartilhar este post

Link para o post
  NoiseSteel disse:
  ArTrItO disse:
  NoiseSteel disse:

O valor na época era de 360 reais e poderia ser feito em 3x sem juros, isso na BW. Se você conseguir arranjar uma bateria morta de mesma capacidade, eles pegam no jogo e deve cair pra uns 300 reais.

to pensando se coloco 2 Impact de 100 ou qualquer outra bateria (boa) de 150...

o problema eh que o preço aumenta se forem 2 de 100 neh.....

edit: é que eu ja tenho uma impact de 100 + original no cofre...

Compartilhar este post

Link para o post

galera jah que o topico eh de fundamentacao teorica, acho que minha pergunta seja pertinente..... eu estudei em fisica eletrica...... que fazer associacao de pilhas(baterias um exemplo que era mto sitado lah) que tenham AMPERAGEMS diferente, nunk eh uma boa..... pois a maior NUNK renderá oq tem ki render.... pois funcionaria tendo 2 trabalhos..... primeiro alimentando o sistema, segundo alimentando a bateria menor...... jah que ela eh mais fraca e tudo no sistema tende ao equilibrio...........

e na verdade, qnd estudei...... associacao de pilhas em paralelo(ou seja aumentar a amperagem) nunca eh 100% eficiente como a associacao delas em serie(para aumentar a voltagem, mas isso nao nos interessa)......... oq interessa eh q mesmo que peguemos 2 baterias de 150a/h associadas em paralalelo..... elas nao irao para 300a/h........ pois ha a resistencia interna que tbm eh associada em paralelo............

se alguem tiver intendido o que eu falei....... e puder explicar na pratica se estou errado, por favor explique...........

pois tudo que falei foi baseado puramente em fisica... (se nao tiverem intendido sobre oq eu falei de associacao de em paralelo e resistencia interna, perder o rendimento eu dou uma procurada nas formulas aki, gosto de fisica msm)

por favor ajuda heheheh

Compartilhar este post

Link para o post
  ArTrItO disse:
  NoiseSteel disse:
  ArTrItO disse:
  NoiseSteel disse:

to pensando se coloco 2 Impact de 100 ou qualquer outra bateria (boa) de 150...

o problema eh que o preço aumenta se forem 2 de 100 neh.....

edit: é que eu ja tenho uma impact de 100 + original no cofre...

Já ví e ouvi tanta coisa sobre Impact que vix ... se der pra pegar outra bateria pra usar como auxiliar, melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

faz sentido oq rutenio disse!!

até na pratica, pq veja o exemplo simples...

uma bateria de 75a/h boa R$ 250,00 (Média)

uma bateria de 40 a/h boa R$ 80,00 (Média)

ou seja seria melhor vc colocar duas de quarenta, que daria 80 a/h, mas naum dá...o problema é esse!

...mas... nada de fundamentação teórica de consumo de aplificadores...

aguardo

abraços

Compartilhar este post

Link para o post
  tinomagno disse:

ou seja seria melhor vc colocar duas de quarenta, que daria 80 a/h, mas naum dá...o problema é esse!

aguardo

abraços

Amigo, como pode ver no linque, os preços não sao assim.

http://www.colombo.com.br/produtoPesquisa....ilia=53&start=0

Se ligar as baterias em paralelo a capacidade se soma porque teoricamente elas tomarão o dobro do tempo para chegar na queda de tensão.

Hmmm, fundamentação teórica, então aqui vai.

Se deixarmos um amplificador classe AB de 200W com 50% de eficiencia tocando um sinal senoidal aplicado a um resistor de carga alimentado por uma bateria de 75Ah, o que vai acontecer?

(Lembrando que a capacidade de uma bateria é o produto da corrente x tempo que ela circula até que suas células cheguem a 1,75V)

O amplificador consome assim 31,7A e teoricamente dura pouco mais de 140 minutos, mas pode durar mais, pois no final do processo a bateria vai estar com 10,5V e o amplificador vai mandar menor potência.

E se substituir o resistor de carga por uma caixa com um alto-falante? Qual a impedância na frequencia utilizada? E o que é compressão de potência e seus efeitos?

E se então tirarmos o sinal senoidal e aplicarmos música? Qual a impedância da caixa (que determina diretamente o consumo instantêneo do amplificador) em cada batida do grave, com frequencia fundamental variante?

Compartilhar este post

Link para o post
  muriloalvares disse:
  tinomagno disse:

aguardo

abraços

Amigo, como pode ver no linque, os preços não sao assim.

http://www.colombo.com.br/produtoPesquisa....ilia=53&start=0

Se ligar as baterias em paralelo a capacidade se soma porque teoricamente elas tomarão o dobro do tempo para chegar na queda de tensão.

Hmmm, fundamentação teórica, então aqui vai.

Se deixarmos um amplificador classe AB de 200W com 50% de eficiencia tocando um sinal senoidal aplicado a um resistor de carga alimentado por uma bateria de 75Ah, o que vai acontecer?

(Lembrando que a capacidade de uma bateria é o produto da corrente x tempo que ela circula até que suas células cheguem a 1,75V)

O amplificador consome assim 31,7A e teoricamente dura pouco mais de 140 minutos, mas pode durar mais, pois no final do processo a bateria vai estar com 10,5V e o amplificador vai mandar menor potência.

E se substituir o resistor de carga por uma caixa com um alto-falante? Qual a impedância na frequencia utilizada? E o que é compressão de potência e seus efeitos?

E se então tirarmos o sinal senoidal e aplicarmos música? Qual a impedância da caixa (que determina diretamente o consumo instantêneo do amplificador) em cada batida do grave, com frequencia fundamental variante?

Boa Murilo .... se o cara pedir mais fundamentação teórica, não saia no soco :vts

Deu pra ver que é tanta variante que fica impossível dar resposta exata nesse caso.

Compartilhar este post

Link para o post
  tinomagno disse:
alguem sabe de quanto é o aternador do polo...pq ja procurei que so a po... no manual é naum tem!!!

igor, quer dizer então que eu com essa bateria minha da moura de 75a/h com carro ligado da pra segurar bem por + ou - quanto tempo??

confesso que naum entendo muito essa parte de consumo, cada um que diga uma coisa, pois existem inumeras classes e rendimentos de aplificadores,por isso pedi uma fundamentação teórica, para acabar com "achismos"!...mas pelo que vejo, cada um que continue dizendo oq acha...

por exmplo...eu tinha uma v-12 (classe ab) e a power one ( Classe a ) e o som segurava com o carro desligado por umas tres horas, com essa mesma bateria e no mesmo carro!

e vamos marcar um encontro da galera, ontem estava falando com o waderzon do corsa destroyer, sabe quem é?

abraços

Amigo, no meu som parece mentira + so utilizo uma Zetta de 70A + alternador de 90 ( inclusive o seu deve ser tbm) e segura por + de 5 horas com carro ligado em volume medio de 80%.

Compartilhar este post

Link para o post
  Igormiranda disse:
  tinomagno disse:

abraços

Amigo, no meu som parece mentira + so utilizo uma Zetta de 70A + alternador de 90 ( inclusive o seu deve ser tbm) e segura por + de 5 horas com carro ligado em volume medio de 80%.

consumo REALMENTE muda DEMAISSSSSSSSS

já tive cliente q tem o RS6800D q nao durava 2hs com baterias de caminhao, enquanto eu com 1 de 70A + 1 de 135a + Cap na epoca da ipanema, tocava 2 monster a 1ohm por 4 horas seguidas sem ligar o carro volume a 90% direto, musicas dance,psy,nacional,funk.. festa mesmo..

Agora uma coisa q falaram acima ta certo..

Bota um axé bahia e depois um RAP tipo eminem, com graves pesados.. e veja a diferenca hehehe

Recomendo sempre 100A pra 1000wrms.. isso da pra brincar umas horas de boa c/ digitais ;)

Ha, UMA DUVIDA, pra 2 Stetsom de 7000rms, com 6 bateria de 135A, que fonte devo usar para "ajudar as baterias a render o dia todo"?

Outra coisa, CAPACITOR, um de 3 ou 6Farad pra cada Stetsom ta bom já pra ajudar a estabilizar?

vlw

Compartilhar este post

Link para o post

hehehe... naum me levem a mal...estou apenas tirando dúvidas...hehehe

pedi um fundamentação teórica, pois cada um que dê sua opinião...e queria apenas a verdade, e em que foi baseado o dito, se apenas na pratica ou por teoria...

abraços

Compartilhar este post

Link para o post
  tinomagno disse:
hehehe... naum me levem a mal...estou apenas tirando dúvidas...hehehe

pedi um fundamentação teórica, pois cada um que dê sua opinião...e queria apenas a verdade, e em que foi baseado o dito, se apenas na pratica ou por teoria...

abraços

O pessoal falou a coisa certa.A depender do programa o consumo muda, já que o fator de crista,do sinal, é diferente, logo a potência média tbm.O amp em intervalos de tempo curtos atinge sua maxima potência, mas a média é sempre inferior.Logo o amplificador só vai consumir toda sua potência com sinal de teste, onde a potência medida na saida é continua.Com musica o consumo max é inferior.Mas se quiser ter uma boa folga, poder usar a quantidade de AH igual ao consumo maximo.Por exemplo um SD 2300.Considerando que a eficiencia dele seja de 80%(é uma hipotese, já que não sei a eficiencia dele), à potência maxima ele vai estar consumindo 2875 watts, com tensão de de 12,6V.Isso dá uma corrente de 228 amperes.Na pratica, com sinal musical, uma bateria de 150 A seria suficiente, já que ela suporta picos de mais de 1000 amperes.Então o SD nos picos de potência seria alimentado.Um mega capacitor também ajudaria bastante a manter o riple baixo, forçando menos a fonte do modulo, já que ela tem controle, para manter a tensão de saida constante.Já se o fator custo não for problema poderia usar uma bateria com corrente proxima aos 228 A.Pra determinar as bateria de todo sistema, deve calcular o consumo de todos módulos, considerando a eficiencia final.

A teoria está ae. O grande problema é que o consumo varia muito a depender do tipo de programa.Mas se o fator $$ não for problematico e o cabra não quiser ter maiores problemas, pode equiparar as correntes de consumo maximo, com a capacidade total em A/H das baterias.

Compartilhar este post

Link para o post
  ***** disse:
Ha, UMA DUVIDA, pra 2 Stetsom de 7000rms, com 6 bateria de 135A, que fonte devo usar para "ajudar as baterias a render o dia todo"?

Outra coisa, CAPACITOR, um de 3 ou 6Farad pra cada Stetsom ta bom já pra ajudar a estabilizar?

Uso e recomendo fontes q tenham a corrente de consumo maximo do som utilizado, sei q na maiorias das vezes o fator R$ pesa muito + na hora da necessidade vc sente a diferença!! Esse q vc amp. deve consumir de pico uns 600 amperes e fazer uma fonte de 1200 seria quase impossivel, sendo assim uma q tivesse pelo menos essa potencia (600A) daria pra brincar sem intervalos.

Fiz a cotação de uma dessas ontem e só o transformador sairia (tudo a preço de custo) 800,00 + 210,00 de diodos e de capacitor usaria um Mega de uns 2 ou 3 farad 350,00 total : R$1360,00 + ventilador, caixa, chaves e cabos (lembrando "preço de custo mesmo").

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...