Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

rogeriomusic

Como Se Mede Corrente De Repouso?

Recommended Posts

Pessoal, por favor, quem sabe os macetes de regular corrente de repouso? Sei que tem a ver com os transistores de saida, mas não sei onde e como medir para ajustar :huh:

Diga-se de passagem que não possuo osciloscópio, tenho apenas o multimetro digital...Dá pra passar uma espécie de passo a passo? Tenho certeza que vai ser bem util pra muita gente aqui.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Há quem recomende valores DC por volta de 0,65V na saída, sem carga, com o amplificador já aquecido. Já medi alguns e deu por volta disto, embora nunca tenha usado tal recurso para ajustar... em casos extremos, prefiro medir a tensão de polarização na base do transístor de saída, e mantê-la em pelo menos 0,7V, tentando manter os valores medidos iguais ao de algum outro canal intocado (afinal, cada fabricante tem sua receita "mágica"). Depois é ouvir pra ver se tá bom ou não.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, aí que eu começo a me confundir :blink:

Vamos supor um exemplo :

2wamp.gif

Aí temos os 2 transistores de saida, BD139 e BD140; os emissores estão junto aos resistores de 1R, certo?

Rl 8R seria o falante ou resistor de carga, ou seja, para onde vai o som amplificado....

Agora estou com o multimetro digital nas mãos, e com o circuito acima montado...

Como proceder agora? Ou seja:

Etapa 1 : Coloque o multi em A... em tal escala (?)

Etapa 2 : Coloque uma das pontas de teste em tal lugar e a outra em tal outro lugar (?)

Etapa 3 : Gire o trimpot (470R ) até obter tal valor (?)

E assim por diante, sacou?

Eu vasculhei a internet para ver algum texto assim, mas não encontrei nada, só achei textos que me confundiram ainda mais; Não sei se devo colocar o multimetro em série com o falante e o resistor do emissor, não sei se devo usar medição de amperagem ou voltagem, não sei se devo mandar algum som continuo de onda senoidal em 1k para poder medir, e nem faço idéia onde entraria um osciloscópio na coisa toda (segundo li por ai também).

Não sei se haveria mais de uma maneira para se ajustar, mas se alguém puder citar passo a passo alguma maneira mais tradicional ou usual, por favor. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Pois é, aí que eu começo a me confundir :blink:

Vamos supor um exemplo :

2wamp.gif

Aí temos os 2 transistores de saida, BD139 e BD140; os emissores estão junto aos resistores de 1R, certo?

Rl 8R seria o falante ou resistor de carga, ou seja, para onde vai o som amplificado....

Agora estou com o multimetro digital nas mãos, e com o circuito acima montado...

Como proceder agora? Ou seja:

Etapa 1 : Coloque o multi em A... em tal escala (?)

Etapa 2 : Coloque uma das pontas de teste em tal lugar e a outra em tal outro lugar (?)

Etapa 3 : Gire o trimpot (470R ) até obter tal valor (?)

E assim por diante, sacou?

Eu vasculhei a internet para ver algum texto assim, mas não encontrei nada, só achei textos que me confundiram ainda mais; Não sei se devo colocar o multimetro em série com o falante e o resistor do emissor, não sei se devo usar medição de amperagem ou voltagem, não sei se devo mandar algum som continuo de onda senoidal em 1k para poder medir, e nem faço idéia onde entraria um osciloscópio na coisa toda (segundo li por ai também).

Não sei se haveria mais de uma maneira para se ajustar, mas se alguém puder citar passo a passo alguma maneira mais tradicional ou usual, por favor. :legal:

Bom, segue o passo-a-passo do Fábio Timi pra ajuste dos seus amplificadores... funciona pra quase qualquer amplificador, então manda bala que não tem erro.

Ajuste

Após concluída a montagem um único ajuste é necessário, o de corrente quiescente (corrente de repouso):

Importante: Este é um ajuste crítico e deve ser feito com atenção.

1- gire o trimpot VR1 totalmente no sentido anti-horário até o fim de seu curso;

2- não conecte carga à saída do FM_2208;

3- ligue o circuito e gire VR1 muito lentamente, no sentido horário, até obter uma leitura próxima dos 6 mV entre os pontos indicados.

2208adj.png

4- observe que a tensão aumentará gradativamente, quase estabilizando, após alguns minutos, próximo dos 60mV ou 70mV; se a tensão subir além dos 80mV gire VR1 no sentido anti-horário para deixar a mesma abaixo dos 70mV.

5- Após 15 minutos, ajuste VR1 para obter 65mV;

6- Aguarde mais 15 minutos e reajuste VR1, se necessário;

O ponto inicial de estabilização térmica dependerá, entre outros fatores, das características do dissipador de calor, bem como da resistência térmica entre este e os transistores. O mais importante é obter uma leitura próxima dos 65mV, com o aparelho já aquecido.

Após uma hora de aquecimento, sem sinal, o dissipador de calor deverá estar apenas morno, sendo possível tocar confortavelmente sobre o invólucro de Q16 e Q17. A tensão de 65mV deverá estar estável, mas, devido às características de transferência de calor, é aceitável que a tensão oscile lentamente um pouco acima ou abaixo deste valor. Se a temperatura estiver muito alta, é sinal de que o dissipador é pequeno ou, apresenta resistência térmica inadequada.

Por medida de segurança, durante o ajuste da corrente quiescente, recomendo conectar uma lâmpada de 100 Watts 127V (ou 60 Watts 220V) em série com a entrada da fonte de alimentação do aparelho.

É recomendável que ambos canais estejam com ajustes mais próximos possíveis.

http://www.geocities.com/fabiomauriciotimi/fm2208.htm

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho uma duvida aki, se esse repouso de saida de um dos canais estiver desregulado eh possivel q queime os fets de saida???

Compartilhar este post

Link para o post
Bom, segue o passo-a-passo do Fábio Timi pra ajuste dos seus amplificadores...

Poxa, eu até já tinha passado nesta pagina ha algum tempo, mas nem tinha reparado no diagrama...Agora ficou fácil [¨]

Tem também uma pagina em ingles de um cara que dá uns toques de ajuste de corrente + evitar DC na saida; mas ingles me da dor de cabeça :(

http://www.tnt-audio.com/clinica/bias_e.html

Valeu , Kleber, me tirou do sufoco aqui no meu pequenino ampli. :legal:

A propósito, voce sabe quem é esse Mauricio Timi? Lendo o site dele me deu curiosidade, principalmente na parte que ele relata que "os projetos aqui descritos são coisa simples, meus esquemas particulares são mais sofisticados"

O cara deve ser um puta engenheiro, ou sei la o que!

Compartilhar este post

Link para o post
Poxa, eu até já tinha passado nesta pagina ha algum tempo, mas nem tinha reparado no diagrama...Agora ficou fácil [¨]

Tem também uma pagina em ingles de um cara que dá uns toques de ajuste de corrente + evitar DC na saida; mas ingles me da dor de cabeça :(

http://www.tnt-audio.com/clinica/bias_e.html

Valeu , Kleber, me tirou do sufoco aqui no meu pequenino ampli. :legal:

A propósito, voce sabe quem é esse Mauricio Timi? Lendo o site dele me deu curiosidade, principalmente na parte que ele relata que "os projetos aqui descritos são coisa simples, meus esquemas particulares são mais sofisticados"

O cara deve ser um puta engenheiro, ou sei la o que!

O cara é famoso... é um coroa que trabalha 'a muito tempo na área de áudio, muita gente o procura pra modificar antigos aparelhos... hoje em dia eu nem sei se ele ainda está trabalhando com isto, mas que tem uma legião de fãs, isto tem.

Particularmente eu não curto a "linha" dele. Acho os projetos dele muito rebuscados. É claro, tem suas vantagens, com certeza tem, mas você fica muito refém da sonoridade de uma infinidade de componentes. Sou fã de projetos mais simples, coisas do tipo "deixe só o indispensável". Existem muitos projetos de amplificadores que apelam para o simplismo, e que tocam tão bem, ou mesmo melhor, que os mais rebuscados. Não que isto signifique que os mais simples custam mais barato...

Compartilhar este post

Link para o post
Particularmente eu não curto a "linha" dele. Acho os projetos dele muito rebuscados...

É, eu também não consegui achar nada la muito simples...Por um lado é louvável a atitude dele disponibilizar os projetos, além de muitos textos didáticos; Por outro lado as vezes ele passa uma certa impressão de ser meio "fresco", mas talvez seja mais por conta do perfeccionismo meio agressivo; É ele mesmo quem cria os projetos, né?

Qualquer hora mais folgada vou ver se monto algum projeto dele; duro vai ser achar os componentes :blink:

Acho que só pela Farnell!

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...