Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Igormiranda

Overteam Com Problemas

Recommended Posts

Pelo q estou vendo a over naum é a única a ter problemas com sua suspensão!!

E ai, seria os amplificadores os responsaveis???? (digitais)

Meu medio grave e medio, tocou as mesmas horas e naum queimou nem rasgou nadinha, ta dudo como antes.......Amplificador AB

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  Rapha_4_bass disse:
Paulo Duto,

quais as marcas de amps automotivos que dão mais garantia para os fabricantes?

Banda está em 1º lugar, ne?

Abçs,

Rapha

Creio eu, também, que sim, mas não por ter amplificadores tão ruins assim e sim por ter uma boa quantidade de gente utilizando.

Até mais,

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post
  Igormiranda disse:
Pelo q estou vendo a over naum é a única a ter problemas com sua suspensão!!

E ai, seria os amplificadores os responsaveis???? (digitais)

Meu medio grave e medio, tocou as mesmas horas e naum queimou nem rasgou nadinha, ta dudo como antes.......Amplificador AB

O Sterio nao vai excursionar o falante como um mono, sendo digital ou AB, não vejo o pq de uma digital queimar ou rasgar autofalante. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
  o_cara disse:

O Sterio nao vai excursionar o falante como um mono, sendo digital ou AB, não vejo o pq de uma digital queimar ou rasgar autofalante. :legal:

um Classe D tem só 1% de THD máx...

qnt um Classe AB tem 0,1% Thd... tem diferença??? viu o pq??? a diferença é abssurda!!!! []-[]

já tive classe D e voltei para os 'monstros' AB... que consomem 100A para dar 1000wrms... e vou te dizer q nao abro mao disso + nao!

Abçs,

Rapha :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Rasguei um tbm nesse carnaval.

Estava ligado por cerca de 12 horas no volume em torno de 70%, e usando um banda ice 1800.

Igor onde vc comprou esses cones, sou de jampa tbm e queria comprar dois pra deles pra mim tbm.

Compartilhar este post

Link para o post
  NoiseSteel disse:
THD não queima falante

Corretissimo!!!!

O que queima falante é a distorção por excesso de sinal (cliping) e não a distorção harmonica do amplificador (THD) que é apenas uma alteração do audio natural, e isso ocorre até em volume mínimo... :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Estou até imaginando: som ligado, o mulheriu rebolando, os amigos pedindo pra aumentar o som e o dono do som bêbado empolgado com tudo isso...RSRS

Isso (acima) acontece com 99,9% dos donos de trio elétrico em dia(s) de festa!

Mas, com relação ao defeito ocorrido eu acho que nosso amigo judiou um pouco dos falantes (eu também judiei os meus no carnaval).

Sem querer ser polêmico, na autorizada da selenium aqui de Natal, a dona me disse que depois do surgimento da BANDA ICE o movimento da loja dela aumentou bastante (reparos em falantes).

Não estou querendo culpar ninguém ou nada, apenas estou relatando o que eu ouvi.

Valeu!!

Compartilhar este post

Link para o post

Finalmente cheguei a uma conclusão:

Existem 3 culpados nessa historia;

1º Eu sou o maior de todos, liguei meu som por horas seguidas (+ 15horas por dia) em volume alto com uma leve distorção (para os expert perceberem)

2º A suspensão, poderia e deveria ser feita com material + resistente ( ja q foi projetada "NESSE MODELO" para som automotivo). Não culpando a Over por isso, como ela, várias outras marcas sofrem com o uso automotivo.

3º O amplificador, que não tem um contrele de "clip" q quer queria quer naum faz com q o cone trabalhe de forma irregular causando um grande excursionamento.

+ Valeu pelo teste, agora estou com uma nova suspensão instalada e vou ver por quanto tempo ela dura.

Tbm penso em trocar meu 2ND por um SD 5000.1 e a 9.8 por um 1000AB

(planos futuros), alem de utilizar + 4 15-800 q tenho aki em casa guardados.

Compartilhar este post

Link para o post
  Igormiranda disse:
Finalmente cheguei a uma conclusão:

Existem 3 culpados nessa historia;

1º Eu sou o maior de todos, liguei meu som por horas seguidas (+ 15horas por dia) em volume alto com uma leve distorção (para os expert perceberem)

2º A suspensão, poderia e deveria ser feita com material + resistente ( ja q foi projetada "NESSE MODELO" para som automotivo). Não culpando a Over por isso, como ela, várias outras marcas sofrem com o uso automotivo.

3º O amplificador, que não tem um contrele de "clip" q quer queria quer naum faz com q o cone trabalhe de forma irregular causando um grande excursionamento.

+ Valeu pelo teste, agora estou com uma nova suspensão instalada e vou ver por quanto tempo ela dura.

Tbm penso em trocar meu 2ND por um SD 5000.1 e a 9.8 por um 1000AB

(planos futuros), alem de utilizar + 4 15-800 q tenho aki em casa guardados.

ja instalei 4 subao 800 de 18 com 1 SD5000

na epoca o juliano ainda tinha o deli e falo que logo logo iria estragar elis..

mas ateh og tao interao.. ja fazem uns 4 meses q ta tocando... sempre respeitado o clip.. piscado so as vezes.. ta td OK ainda com elis

axo q esses problemas de suspençao eh mau uso mesmo...sempre queremos exigir ao maximo dos equipamentos

os batstaka comentei q deu problema tbm.. adimito q foi mau uso.. caixa estava mto pikena e foi exigido d+ delis ..

querendo ou nao td tem um limite... e temos q respeitar issu

Compartilhar este post

Link para o post
  MarceloAbath disse:
Cara, posta as fotos ai de teu DIY, to curioso.

da troca das suspençoes.

Só agora tive tempo de tirar as fotos da suspensão, vou colocar lá no DIY um topico de todo processo.

2702071252tl0.jpg

2702071253jj1.jpg

2702071254dq6.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
  MarceloAbath disse:
Vamos lá... Minha humilde opinião de ex-PAzeiro e ex-estalador de som...

É simples a resposta IGOR, o problema foi o limite.

Em trio de verdade, PA... apos um PAU desses no carnaval é comum e normal a queima de amplificadores e auto-falantes com drivers e tudo mais... isso já tá orçado. Como nossos sons nao nos rendem dinheiro, qualquer prejuizo nós ficamos chorando... hehehe

Qualquer carro turbinado, que ande no seu limite ele vai quebrar... pode ser forjado, mas quebra...

Enquanto nós ficarmos trabalhando com os auto-falantes no limite... queimar vai fazer parte do cotidiano.

Qnd eu tinha meu humilde PA, já deixava em casa guardados... Reparos de tw e drivers... centragem, bobinas, cones... todo esse material...

Lembre-se que tudo na vida tem uma vida útil... qnd a over faz o 15.800... ela deduz que a pessoa vai ligar com um banda ice1500 e usar moderadamente... isso em tese...

Eu tenho plena consciencia que se eu ligar meus bruthus num SD2300 durantes horas e horas... eles vão pro saco...

Em Resumo: Todos nós temos que nos acostumar com a idéia de trocar reparo... que autofalante tem vida útil... que essa historia que o novo over 18.800 aguenta 800w rms durante uma semana... é papo... nem over aguenta, nem selenium aguenta, nem eros aguenta...

Queimar auto-falante faz parte do show...

O que devemos exigir é a venda dos reparos originais...

Quer um exemplo: Pneu se acaba, correia dentada, rolamento, amortecedor, bateria... pq o podre do auto-falante nao se acaba... hehehe

:+1

Quando fui pegar meus auto falantes na assistencia técnica (selenium,oversound e eros), daki o cara de lá me falou a mesma coisa!!!

resumindo ou agente manera ou onera!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu paulão,

Traduz ai que sou semi-analfabeto... kkkkk

o que esse cara disse no meio desse ingles todo ?

Como dizem por aqui: Até menino novo morre...

Compartilhar este post

Link para o post
  MarceloAbath disse:
Vamos lá... Minha humilde opinião de ex-PAzeiro e ex-estalador de som...

É simples a resposta IGOR, o problema foi o limite.

Em trio de verdade, PA... apos um PAU desses no carnaval é comum e normal a queima de amplificadores e auto-falantes com drivers e tudo mais... isso já tá orçado. Como nossos sons nao nos rendem dinheiro, qualquer prejuizo nós ficamos chorando... hehehe

Qualquer carro turbinado, que ande no seu limite ele vai quebrar... pode ser forjado, mas quebra...

Enquanto nós ficarmos trabalhando com os auto-falantes no limite... queimar vai fazer parte do cotidiano.

Qnd eu tinha meu humilde PA, já deixava em casa guardados... Reparos de tw e drivers... centragem, bobinas, cones... todo esse material...

Lembre-se que tudo na vida tem uma vida útil... qnd a over faz o 15.800... ela deduz que a pessoa vai ligar com um banda ice1500 e usar moderadamente... isso em tese...

Eu tenho plena consciencia que se eu ligar meus bruthus num SD2300 durantes horas e horas... eles vão pro saco...

Em Resumo: Todos nós temos que nos acostumar com a idéia de trocar reparo... que autofalante tem vida útil... que essa historia que o novo over 18.800 aguenta 800w rms durante uma semana... é papo... nem over aguenta, nem selenium aguenta, nem eros aguenta...

Queimar auto-falante faz parte do show...

O que devemos exigir é a venda dos reparos originais...

Quer um exemplo: Pneu se acaba, correia dentada, rolamento, amortecedor, bateria... pq o podre do auto-falante nao se acaba... hehehe

E qual o tempo de vida útil de um falante? Um over 800 por exemplo? Usado sempre ao limite, 800wrms, e sem distorção, afinal um falate que tem 800wrms é para ser usado com os 800wrms e não 400wrms, pois a "margem de segurança" quem tem que dar é o fabricante e não o usuáio. ;) Eu nunca vou usar um falante com metade da potencia dele, para nao diminuir a sua vida util e preserva-lo, aliás, só alimentarei um falante mal por falta de $$ ehehehhe

Compartilhar este post

Link para o post
  junior_rosso disse:

E qual o tempo de vida útil de um falante? Um over 800 por exemplo? Usado sempre ao limite, 800wrms, e sem distorção, afinal um falate que tem 800wrms é para ser usado com os 800wrms e não 400wrms, pois a "margem de segurança" quem tem que dar é o fabricante e não o usuáio. ;) Eu nunca vou usar um falante com metade da potencia dele, para nao diminuir a sua vida util e preserva-lo, aliás, só alimentarei um falante mal por falta de $$ ehehehhe

eu diria que se usarmos a potencia total RMS, seria menos de um ano, pra ele ir pro saco.

Compartilhar este post

Link para o post
  Paulo Duto disse:
  Pássaro disse:
Quando fui pegar meus auto falantes na assistencia técnica  (selenium,oversound e eros), daki o cara de lá me falou a mesma coisa!!!

resumindo ou agente manera ou onera!!!

Olá!

Uma vez que já sabemos como são estabelecidos os limites dos falantes, conhecemos decor o assunto compressão dinâmica, e estamos cientes do que acontece quando forçamos a barra coloco mais uma opinião; essa com mais peso;

Parece que tem mais gente que pensa parecido:

Vejam a resposta recente do guru Rog Mogale (Void) quando perguntado sobre alguns posts onde falam em colocar potência além dos limites do falante Void V-1000 e SD18 ingleses, e de quebra comentando amplificadores:

P: “Just wondering about how many watts to put in an x1 loaded with a v18-1000. I saw something in a post about only putting about 1200watts into a band pass box instead of 1600watts in a horn.

Is this true? if so how many watts do you recommend”

R: "Bandpass cabs, especially 6th order like the X1 are very hard on the woofer. The cabinet does not give any real loading to either side of the woofer and because of the lo pass effect of the front chamber you can’t really hear when the woofers are in distress. This makes you falsely believe everything is ok and that you can put even more into the woofer. Next thing you hear is nothing or you start smelling hot glue.

I don’t recommend anymore than 800 watts into A V18-1000 in an X1 and around 650 watts for the SD18. And that’s if you have properly set a Hi pass filter and make sure the amps not clipping. Some amps are better than others at keeping the woofer under control and not letting clipped signals through to the woofer. I’ve been testing many amps lately and the difference is massive. I put an 18” woofer in a sealed rear chamber and attached a thermal probe onto the back of the woofers magnet and another proble in the rear canmber. Some amps made the magnet and chamber get a lot hotter for the same amount of output spl, which I was also measuring. With this in mind I’ve worked really hard on producing the greatest output with the lowest amount of heat with the new v2 Infinites. The v2 Infinite 8 produced more output spl and less heat than any of the other amps I tested. I’m not going to post the findings of this test as its not far game to discredit other manufacturers products, but do the test at home for yourself. It’s quite easy with some types of cabinets. Cabs that have quite small rear chambers with close doors or magnets close to the cabinet wall can sometimes get warm after the cabs been playing for a while. Measure the output and switch to another amps and see if the panel feels warmer or cooler with the same output spl. In one case I measured 40c less heat in the rear chamber when driving the same woofer with a v2 Infinite 8 compared with the worst in the amp in the group. That’s a big difference and the Infinite 8 was producing more output spl at the same time as being 40c cooler in the rear chamber. It’s all about control and how the amp clips or doesn’t.

Rog."

Saudações,

Paulo.

ñ sou muito bom em ingles, mas uma frase que resume bem o texto eh:

amplificadores de qualidade superior são capazes de produzir mais spl gerando menos calor no falante, alem de que ele não recomenda mais potencia no falante que o especificado.

Compartilhar este post

Link para o post

Dessa vez Paulo vez igual ao ditado, "Dê a vara e não o peixe!!!".

Ja faz um bom tempo q tenho trio, tives ao longo de 9 anos varias configurações, e observei com esse passar algunas mudanças. No inicio era comum eu viver trocando reparos de drives e tw, ja os falantes duravam por toda vida. Hoje em dia vejo os drives Ti e TW tocarem por anos sem requerer se quer uma assistencia, + os coitados dos falantes não tão durando nem 8 meses direito!!

No trio q tinha antes desse, eram 4 over sub15c ligados num banda 1500 e tocou e tocou bem por 2 anos sem queimar nada, e olha que nem subsonico eu usava nele e caixa reduzidissima, foi ai q aumentei a caixa e coloquei a 2ND. Num deu nem uma semana e foram os 4 torradinhos depois de 12 horas de pau.

Quando eu ligo é assim, de 5 horas pra cima, (vantagem d quem utiliza fonte dimensionada para o som).

Voltando ao assunto, oq realmente ta acontecendo???

Compartilhar este post

Link para o post
  Paulo Duto disse:
An audio power amplifier's damping factor is defined as the ratio of the load impedance to the output impedance of the amplifier.

Example 1:

Amp output impedance at 1k Hz is known to be: 0.25 Ohms

Impedance of the test load is 8 Ohms (at 1k Hz)

Damping Factor = (Load Impedance) / (Output Impedance) = 8 / 0.25 = 32 (dimensionless ratio)

Now, add a 0.25 Ohm speaker cable between the amp and the speaker and measure the damping factor at the speaker terminals and you would get: Damping Factor = 16

(Note that damping factor varies with frequency)

Example 2:

What if you started with an amp with output impedance of 0.0025 Ohms?

DF = 8 / 0.0025 = 3200            WOW!, what a spec!

Now, add your .25 Ohm speaker cable and evaluate the damping factor at the speaker terminals:

New source impedance = 0.0025 + 0.25 = 0.2525 Ohms (at spkr terminals)

DF = 8 / .2525 = 31.7                Where did the DF=3000 go! I paid extra for that number!

Example 3:

Now determine the damping factor at the actual woofer terminals:

( Hint: Internally the speaker has a 0.5 Ohm inductor in series with the woofer)

Source Impedance = 0.0025 + 0.25 + 0.5 = 0.7525 Ohms (amp+cable+inductor)

DF = 8 / .7525 = 10.6

The point I'm trying to make is that the actual amplifier damping factor specification has little to do with the damping factor seen by a typical woofer...unless the woofer is welded directly to the output terminals of the amplifier ... there could be a patent here. :-)

Many audio engineers are of the opinion that an amplifier damping factor of 10 or greater is adequate. Those sky high damping factors seen on the spec sheets of some amps are frequently just inventions of the marketing department and are irrelevant to actual system performance. The effect of higher source impedances (lower damping factors) is the same as adding series resistance in the speaker cable. Ultimately, the effect is a micro equalization of the frequency response as the voltage drive to the speaker becomes non-flat due to the frequency dependant impedance of the speaker. (adding series resistance creates a small peak at the speaker's own impedance peak...often on the order of 0.25 dB or so) The effect of the series resistance of the "damping" of the speaker is difficult to see when the problem is viewed this way.

viram isso ?

ele fala sobre o fator de amortecimento. com um condutor de saida do amplificador com resistencia de 0,25 ohms, um amplificador com FA de 32 cai para 16, mas um super amplificador com FA de 3000 acaba caindo para 31,7. se considerar a indutancia do sistema o FA fica na realidade de 3000 para 10.

isso mostra que o fator de amortecimento tem pouca relevancia no sistema e concorda que FA acima de 10 (dez) eh um bom valor.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...