Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

igorpiedade

Caixas Laterais E Cancelamento De Frequencias

Recommended Posts

Postado em

Pessoal, troquei meu carro e estou afim de fazer QUASE tudo novo.

Agora estou com um corolla e o porta-malas dele é bemmmmmm grande, mas gostaria de mante-lo assim. Pois para viajar vai ser bem legal poder carregar bastante coisa.

Então pensei em fazer duas caixas laterais mistas(MDF e Fibra) usando 1 sub de cada lado, mas ai me vem a duvida: Será que um SUB de frente para o outro não haverá cancelamento de frequencia? Ou estou falando besteira?

Outra coisa: Meu ampli para o SUB tem dois canais de 160 Wrms a 4 ohms. Se eu pegar um SUB de uns 300 rms em 2x4 ohms eu posso ligar cada canal em 1 bobina ou se fizer isso posso ter problemas pelo fato das bobinas estarem trabalhando diferente? Afim de contas, sabemos que os canais de um modulo nunca trabalham exatamente iguais né.

O que vocês acham?

abraços

Postado em
Pessoal, troquei meu carro e estou afim de fazer QUASE tudo novo.

Agora estou com um corolla e o porta-malas dele é bemmmmmm grande, mas gostaria de mante-lo assim. Pois para viajar vai ser bem legal poder carregar bastante coisa.

Então pensei em fazer duas caixas laterais mistas(MDF e Fibra) usando 1 sub de cada lado, mas ai me vem a duvida: Será que um SUB de frente para o outro não haverá cancelamento de frequencia? Ou estou falando besteira?

Outra coisa: Meu ampli para o SUB tem dois canais de 160 Wrms a 4 ohms. Se eu pegar um SUB de uns 300 rms em 2x4 ohms eu posso ligar cada canal em 1 bobina ou se fizer isso posso ter problemas pelo fato das bobinas estarem trabalhando diferente? Afim de contas, sabemos que os canais de um modulo nunca trabalham exatamente iguais né.

O que vocês acham?

abraços

Igor, snme, o Mdiana tinha exatamente esta configuração no Vectra CD dele. O Corolla é dos novos (mod. 03 em diante) ou dos antigos (até mod. 02)???

Sobre usar um amp as duas bridges, uma em cada bobina, já ouvi, ví e soube de alguns casos chatos de bobina descolando, etc.. Precisa estar muito bem regulado (exatamente igual), e qqer errinho vc. tem um problema mecânico sério no sub. Eu não faria isso, tentaria usar dois subs leves - um em cada bobina.... mas tbem não digo para não usar. Só fique atento na regulagem.

:legal:

Postado em

O problema crítico em ligar a bobina em canais diferentes é mandar sinais diferentes, e não de amplitudes diferentes. Utilize o cabo Y na entrada RCA deste amplificador para mandar apenas um sinal para os dois canais e tente regular o ganho mais ou menos igual.

Sobre a caixa, pela distância que um sub vai ficar do outro não há problema.

Postado em
O problema crítico em ligar a bobina em canais diferentes é mandar sinais diferentes, e não de amplitudes diferentes. Utilize o cabo Y na entrada RCA deste amplificador para mandar apenas um sinal para os dois canais e tente regular o ganho mais ou menos igual.

Num sei Hell, mesmo usando o mesmo sinal, eu tenho um pé atrás... um dos casos que ví usava o mesmo sinal para um Premium BD, o cara aproveitou uma Pyramid roxinha ("800w") como amp de graves - a bobina simplesmente se soltou... Na época, creditei o problema a uma diferença muito grande nos ganhos (mal regulados de ouvido, como usual!!), mas agora vc. me deixou na dúvida. Quanto a sinais diferentes, aí nem tem o que dizer... só se quiser fritar o sub... :-)

um abraço,

Ricardo.

Postado em

Num sei Hell, mesmo usando o mesmo sinal, eu tenho um pé atrás... um dos casos que ví usava o mesmo sinal para um Premium BD, o cara aproveitou uma Pyramid roxinha ("800w") como amp de graves - a bobina simplesmente se soltou... Na época, creditei o problema a uma diferença muito grande nos ganhos (mal regulados de ouvido, como usual!!), mas agora vc. me deixou na dúvida. Quanto a sinais diferentes, aí nem tem o que dizer... só se quiser fritar o sub... :-)

um abraço,

Ricardo.

Como as bobinas estão enroladas juntas, teremos apenas a soma dos campos magnéticos... se há mais sinal em uma delas, não haverá qualquer efeito mecânico. Se uma delas receber sinal e a outra não, também não teremos nenhum efeito mecânico... se receberem 2 sinais completamente diferentes, o sub apenas se moverá pela soma destes 2 sinais...

Em efeitos práticos, nem que vc invertesse o sinal de uma das bobinas, vc teria algum comportamento mecânico estranho, como desalinhamento da bobina, por exemplo. O risco é um só: Sobrecarga. Se uma das bobinas recebe sinal clipado, o resultado pode não ser audível, e o sub poderá estar rendendo pouco, já que a potência final poderá estar abaixo da potência total do amplificador. Neste caso, uma bobina queima, a outra não. Se vc inverte o sinal de uma delas, a bobina não se move, e o sub queima por problemas de refrigeração.

A bobina se soltou por excesso de excursionamento, ou problemas na colagem do conjunto. Sinais diferentes nas bobinas não causam problemas de stress mecânico.

Postado em

um abraço,

Ricardo.

Como as bobinas estão enroladas juntas, teremos apenas a soma dos campos magnéticos... se há mais sinal em uma delas, não haverá qualquer efeito mecânico. Se uma delas receber sinal e a outra não, também não teremos nenhum efeito mecânico... se receberem 2 sinais completamente diferentes, o sub apenas se moverá pela soma destes 2 sinais...

Em efeitos práticos, nem que vc invertesse o sinal de uma das bobinas, vc teria algum comportamento mecânico estranho, como desalinhamento da bobina, por exemplo. O risco é um só: Sobrecarga. Se uma das bobinas recebe sinal clipado, o resultado pode não ser audível, e o sub poderá estar rendendo pouco, já que a potência final poderá estar abaixo da potência total do amplificador. Neste caso, uma bobina queima, a outra não. Se vc inverte o sinal de uma delas, a bobina não se move, e o sub queima por problemas de refrigeração.

A bobina se soltou por excesso de excursionamento, ou problemas na colagem do conjunto. Sinais diferentes nas bobinas não causam problemas de stress mecânico.

Valeu a explicação, Kleber!!!

A bobina em questão se soltou do cone, em um sub novo... provavelmente excesso de excursão então. Interessante que a bobina não queimou (aí seria um indicador de stress térmico), mas soltou-se com forma e tudo do cone. Chances do amp ter algum problema em uma das bridges tbem...

:legal:

Postado em

Valeu as explicações galera.

A pergunta é porque em meu projeto novo ( para o Corolla - é 2004 o meu ) estou na duvida de usar um Sub Clarion 10" de 350 wrms 2x4ohms alimentado por um banda 2.4 cada bobina em um canal ou usar dois N.A.R 10" 180 Wrms cada um alimentado por um canal.

Na verdade ainda estou na duvida, porque com apenas 1 Sub economizaria litragem do porta-malas. Já para 2 sub da N.A.R iria precisar de uma caixa de uns 50L selada.

Na real ainda não sei o que faço.. se faço duas laterias para 2 N.A.R., uma MDF no fundo para um Clarion ou uma MDF para os dos N.A.R.

:huh:

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...