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Hellmind

Crossover Variável De Amplificadores

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Bom Senhores, antes de qualquer coisa gostaria de dizer que escrevi, apaguei e reescrevi várias vezes este post antes de lancá-lo ao ar pois tinha o intuito de formatá-lo de uma maneira que para virar um artigo na seção do Autosom.net fosse apenas necessário o uso do CTRL+C e do CTRL+V. Não achei forma mais didática de passar o que eu pretendia com este post a não ser da maneira que está escrita abaixo.

 

 

 

Quem nunca teve dúvidas em saber a partir de qual frequência estava cortando no crossover variável de um amplificador que atire a primeira pedra. Seja em um sistemas de qualidade para casar a resposta da via de subgraves com o resto dos alto-falantes ou em qualquer outro sistema que é desejado um pico na região de transição entre vias. Se vc carrega este problema/dúvida nas costas como eu carreguei no passado, não se preocupe que após este texto ela será exterminado.

 

Que informações temos sobre o crossover que é comum em todos os amplficadores, sejam eles 12dB/8ª, 18dB/8ª ou até mesmo 24dB/8ª, além daqueles rabiscos que tentam estipular alguma coisa e ficam em volta do potenciômetro de ajuste? Esta informação está mais embaixo do nariz do que parece, talvez não para alguns, mas sempre passou despercebida. Estou falando da atenuação de 3dB que todos os crossovers tem no ponte de corte. Mas agora você se pergunta, por que diabos esta informação é tão importante para saber o ponto de corte do crossover? Explico abaixo.

 

A relação deciBel e potência não é uma escala linear, mas sim exponencial. Como algumas pessoas acompanharam estes anos no fórum (principalmente aqueles que gostam do som um pouco mais alto), o fato de somar 3dB a uma medição de áudio significa que ou a potência foi duplicada ou as vias foram duplicadas, mas vamos nos apegar ao primeiro caso. Como somar 3dB significa dobrar a potência, então subtrair 3dB significa estar enviado apenas metade da potência? Correto.

 

Agora relacionado os -3dB do ponto de corte com a informação acima podemos chegar a conclusão que no ponte de corte o amplificador estará mandando metade da potência. Está é a solução, mas como muitas pessoas ainda podem não ter encontrado o caminho vou demonstrar como fazer isso da maneira prática.

 

Materiais necessários:

 

- Um sistema com um amplificador que possua o crossover variável.

 

- Um multímetro (de preferência True RMS).

 

- Uma chave de fenda caso precise para mexer nos potenciômetros do crossover.

 

- Um CD gravado com a frequência a qual vc deseja que seja o ponto de corte.

 

- Um subwoofer em uma caixa qualquer (quanto mais aguentar potência, melhor).

 

- Lápis, papel, borracha e uma calculadora capaz de extrair raiz.

 

Para começar desligue o player, desconecte os alto-falantes das saídas do amplificador e deixe os ganhos no mínimo. Em seguida defina qual par de canais vai ser adotado o high-pass, posicione a chave de seleção no high-pass e coloque o potenciômetro de ajuste de corte deste par de canais na posição de menor frequência. Agora no outro par de canais ajuste a chave na posição low-pass e coloque o potênciometro de ajuste de corte deste outro par de canais na posição de maior frequência. Conecte o subwoofer em um dos canais dedicado ao high-pass. Ligue o multímetro na posição para ler tensão em corrente alternada e coloque as pontas de prova nos terminais os quais o subwoofer foi ligado. Ligue o player, acerte o volume em 1/3 do total e coloque a faixa do CD com a frequência que vc gravou para tocar em repeat. De olho no multímetro agora, vá aumentando o ganho deste par de canais até chegar em um valor redondo (exemplo 10V). Desligue o player agora para que possa fazer os cálculos.

 

A intenção de procurar um valor com o multímetro e não adivinhar um é por questão do potênciometro que pode facilitar a estabilizar a leitura em uma certa tensão e não em outra.

 

A fórmula:

 

P = U² / R

 

onde P = potência em Watts, U = tensão em volts e R = impedância do subwoofer em ohms.

 

O cálculo:

 

Colocando aquele valor usado no exemplo (10V) na fórmula com um subwoofer de 4 ohms, chegamos a potência de 25W. Mas agora como sabemos que no ponto de corte o que interessa é metade da potência, fazemos o cálculo inverso para saber quantos volts na saída representa 12,5W. Chegamos nos 7,07V. É este valor que nos interessa para podermos voltar ao carro.

 

Ligue o player novamente com o multímetro posicionado nos terminais e vá girando o potênciometro de ajuste de frequência até chegar nos 7,07V. Pronto, este par de canais já esta ajustado.

 

Agora com o player desligado desconecte o subwoofer e ligue-o em um outro canal do outro par de canais que foi dedicado ao low-pass. Ligue o player com as pontas de prova do multímetro nos terminais correspondentes aos quais o subwoofer esta ligado e ajuste o ganho para chegar nos mesmos 10V que chegou ao regular o outro ganho. Assim que chegar nos 10V, gire o potenciômetro de ajuste de frequência até chegar nos 7,07. Exatamente a mesma coisa dos canais de high-pass, só que inicialmente estes poteciômetros de ajuste devem ficar posicionados da maneira que foi mencionado no começo deste guia.

 

 

Realizado os cortes é só reinstalar o sismtema e ajustar os ganhos livremente. Trabalho concluído, só lhe resta aproveitar o prazer que o áudio pode lhe trazer!

 

Algumas ressalvas:

1- Se as frequências de cortes forem muito próximas as frequências limite do amplificador (maior ou menor possível) o corte pode não ficar tão preciso como mostra o gráfico abaixo:

 

cross8b.gif

 

Indica que não há uma queda brusca de -3dB a partir da frequência de corte, mas sim que a atenuação já começa antes desta frequência. Ou seja, quando vc coloca o potênciômetro no mínimo no caso do high-pass já há uma atenuação na saida. Mais detalhes sobre crossovers podem ser encontrado no google, boa diversão

 

2- A chave seletora high-pass/low-pass deve estar em sua devida posição antes de começar a medição com o multímetro. Se medir com a chave na posição sem cortes e logo em seguida mudar a posição da chave para um dos cortes vai ver que há um aumento na tensão medida. Isso se deve ao ganho que o amplificador operacional responsável pelo corte proporciona.

 

3- Não tenho certeza se já vi esta solução antes em algum site, por isso se ver algum texto parecido em outro site datado antes deste ser publicado, não jogue pedras. Entre em contato para que eu posso adicionar possíveis créditos.

 

4- Elaborei o texto em um dia que estava muito cansado, por isso pode conter muito erros de gramática. Se perceber qualquer erro entre em contato.

 

5- Não me responsabilizo por qualquer dano ocorrido por mal uso dos equipamentos mencionados neste texto.

 

01/03/07 - Update!

 

Acabei recebendo algumas MPs de pessoas perguntando aonde conseguir as frequências desejadas e/ou como produzí-las a partir dos softwares que eu mencionei. Aqui vai um tutorial quase auto-explicativo.

 

Programas necessários:

 

- Sony Sound Forge

 

- NCH Tone Generator

 

Ambos são acháveis facilmente no google e no E-Mule, por isso não me pessam por links.

 

Para começar abra o NCH, ele deve estar assim quando aberto:

 

01oa7.jpg

 

Marque as opções mostradas:

 

02qj2.jpg

 

03hd1.jpg

 

Agora é para a janela principal estar assim:

 

03bsy2.jpg

 

Click duas veses sobre os itens da lista (sine 1 left, sine 1 right e sine duration) e preencha os campos com a frequência e o tempo de duração desejados (lembrando que o tempo é em ms e tanto left quanto right devem ter o mesmo valor):

 

04hf5.jpg

 

05da6.jpg

 

Este tempo equivale a 5 minutos:

 

06nj0.jpg

 

Confira se está tudo como desejado:

 

07jm5.jpg

 

Agora salve como wav:

 

08kt8.jpg

 

 

 

Continua no post mais para frente...

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Quem nunca teve dúvidas em saber a partir de qual frequência estava cortando no crossover variável de um amplificador que atire a primeira pedra. Seja em um sistemas de qualidade para casar a resposta da via de subgraves com o resto dos alto-falantes ou em qualquer outro sistema que é desejado um pico na região de transição entre vias. Se vc carrega este problema/dúvida nas costas como eu carreguei no passado, não se preocupe que após este texto ela será exterminado.

 

Que informações temos sobre o crossover que é comum em todos os amplficadores, sejam eles 12dB/8ª, 18dB/8ª ou até mesmo 24dB/8ª, além daqueles rabiscos que tentam estipular alguma coisa e ficam em volta do potenciômetro de ajuste? Esta informação está mais embaixo do nariz do que parece, talvez não para alguns, mas sempre passou despercebida. Estou falando da atenuação de 3dB que todos os crossovers tem no ponte de corte. Mas agora você se pergunta, por que diabos esta informação é tão importante para saber o ponto de corte do crossover? Explico abaixo.

 

A relação deciBel e potência não é uma escala linear, mas sim exponencial. Como algumas pessoas acompanharam estes anos no fórum (principalmente aqueles que gostam do som um pouco mais alto), o fato de somar 3dB a uma medição de áudio significa que ou a potência foi duplicada ou as vias foram duplicadas, mas vamos nos apegar ao primeiro caso. Como somar 3dB significa dobrar a potência, então subtrair 3dB significa estar enviado apenas metade da potência? Correto.

 

Agora relacionado os -3dB do ponto de corte com a informação acima podemos chegar a conclusão que no ponte de corte o amplificador estará mandando metade da potência. Está é a solução, mas como muitas pessoas ainda podem não ter encontrado o caminho vou demonstrar como fazer isso da maneira prática.

 

Materiais necessários:

 

- Um sistema com um amplificador que possua o crossover variável.

 

- Um multímetro (de preferência True RMS).

 

- Uma chave de fenda caso precise para mexer nos potenciômetros do crossover.

 

- Um CD gravado com a frequência a qual vc deseja que seja o ponto de corte.

 

- Um subwoofer em uma caixa qualquer (quanto mais aguentar potência, melhor).

 

- Lápis, papel, borracha e uma calculadora capaz de extrair raiz.

 

Para começar desligue o player, desconecte os alto-falantes das saídas do amplificador e deixe os ganhos no mínimo. Em seguida defina qual par de canais vai ser adotado o high-pass, posicione a chave de seleção no high-pass e coloque o potenciômetro de ajuste de corte deste par de canais na posição de menor frequência. Agora no outro par de canais ajuste a chave na posição low-pass e coloque o potênciometro de ajuste de corte deste outro par de canais na posição de maior frequência. Conecte o subwoofer em um dos canais dedicado ao high-pass. Ligue o multímetro na posição para ler tensão em corrente alternada e coloque as pontas de prova nos terminais os quais o subwoofer foi ligado. Ligue o player, acerte o volume em 1/3 do total e coloque a faixa do CD com a frequência que vc gravou para tocar em repeat. De olho no multímetro agora, vá aumentando o ganho deste par de canais até chegar em um valor redondo (exemplo 10V). Desligue o player agora para que possa fazer os cálculos.

 

A intenção de procurar um valor com o multímetro e não adivinhar um é por questão do potênciometro que pode facilitar a estabilizar a leitura em uma certa tensão e não em outra.

 

A fórmula:

 

P = U² / R

 

onde P = potência em Watts, U = tensão em volts e R = impedância do subwoofer em ohms.

 

O cálculo:

 

Colocando aquele valor usado no exemplo (10V) na fórmula com um subwoofer de 4 ohms, chegamos a potência de 25W. Mas agora como sabemos que no ponto de corte o que interessa é metade da potência, fazemos o cálculo inverso para saber quantos volts na saída representa 12,5W. Chegamos nos 7,07V. É este valor que nos interessa para podermos voltar ao carro.

 

Ligue o player novamente com o multímetro posicionado nos terminais e vá girando o potênciometro de ajuste de frequência até chegar nos 7,07V. Pronto, este par de canais já esta ajustado.

 

Agora com o player desligado desconecte o subwoofer e ligue-o em um outro canal do outro par de canais que foi dedicado ao low-pass. Ligue o player com as pontas de prova do multímetro nos terminais correspondentes aos quais o subwoofer esta ligado e ajuste o ganho para chegar nos mesmos 10V que chegou ao regular o outro ganho. Assim que chegar nos 10V, gire o potenciômetro de ajuste de frequência até chegar nos 7,07. Exatamente a mesma coisa dos canais de high-pass, só que inicialmente estes poteciômetros de ajuste devem ficar posicionados da maneira que foi mencionado no começo deste guia.

 

 

Realizado os cortes é só reinstalar o sismtema e ajustar os ganhos livremente. Trabalho concluído, só lhe resta aproveitar o prazer que o áudio pode lhe trazer!

 

Algumas ressalvas:

1- Se as frequências de cortes forem muito próximas as frequências limite do amplificador (maior ou menor possível) o corte pode não ficar tão preciso como mostra o gráfico abaixo:

 

cross8b.gif

 

Indica que não há uma queda brusca de -3dB a partir da frequência de corte, mas sim que a atenuação já começa antes desta frequência. Ou seja, quando vc coloca o potênciômetro no mínimo no caso do high-pass já há uma atenuação na saida. Mais detalhes sobre crossovers podem ser encontrado no google, boa diversão

 

2- A chave seletora high-pass/low-pass deve estar em sua devida posição antes de começar a medição com o multímetro. Se medir com a chave na posição sem cortes e logo em seguida mudar a posição da chave para um dos cortes vai ver que há um aumento na tensão medida. Isso se deve ao ganho que o amplificador operacional responsável pelo corte proporciona.

 

3- Não tenho certeza se já vi esta solução antes em algum site, por isso se ver algum texto parecido em outro site datado antes deste ser publicado, não jogue pedras. Entre em contato para que eu posso adicionar possíveis créditos.

 

4- Elaborei o texto em um dia que estava muito cansado, por isso pode conter muito erros de gramática. Se perceber qualquer erro entre em contato.

 

5- Não me responsabilizo por qualquer dano ocorrido por mal uso dos equipamentos mencionados neste texto.

:rever1: Quando crescer quero ser igual a vc!

 

 

 

onde arrumo um cd desses????

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Não entendi :(

 

Ainda bem que o corte Maximo é 1200High (que é o que uso), e o outro é 125Hz pelo player..

 

Mto avançado esse artigo pra entender as 3:20 da manhã.. iueahoieuhea.. amanhã eu leio de novo!

 

Valeu pela informação que estás passando, os cortes dos módulos são uma bosta pra regular.. hehehe

 

 

[]'s

Nitrous

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:rever1: Quando crescer quero ser igual a vc!

 

 

 

onde arrumo um cd desses????

Na seção diversos do site Autosom.net tem algumas frequências já prontas na parte MP3 audio test. Vc pode tb criar o CD usando o NCH Tone Generator e depois gravar com o Nero, e se quiser editar pode usar o Sony Sound Forge.

 

Ps. O NCH Tone Generator cria WAVEs com 12dB de atenuação, por isso seria interessante aumentar a amplitude usando o Sound Forge.

 

Não entendi :(

 

Ainda bem que o corte Maximo é 1200High (que é o que uso), e o outro é 125Hz pelo player..

 

Mto avançado esse artigo pra entender as 3:20 da manhã.. iueahoieuhea.. amanhã eu leio de novo!

 

Valeu pela informação que estás passando, os cortes dos módulos são uma bosta pra regular.. hehehe

 

 

[]'s

Nitrous

Pra falar a verdade após escrever e apagar tanta vezes eu fiquei de saco cheio e acabei meio que metralhando o texto do meio até o final. Se tiver alguma dúvida é só perguntar que eu respondo e insiro no texto depois. ;)

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:rever1: Quando crescer quero ser igual a vc!

 

 

 

onde arrumo um cd desses????

Na seção diversos do site Autosom.net tem algumas frequências já prontas na parte MP3 audio test. Vc pode tb criar o CD usando o NCH Tone Generator e depois gravar com o Nero, e se quiser editar pode usar o Sony Sound Forge.

 

Ps. O NCH Tone Generator cria WAVEs com 12dB de atenuação, por isso seria interessante aumentar a amplitude usando o Sound Forge.

 

Não entendi :(

 

Ainda bem que o corte Maximo é 1200High (que é o que uso), e o outro é 125Hz pelo player..

 

Mto avançado esse artigo pra entender as 3:20 da manhã.. iueahoieuhea.. amanhã eu leio de novo!

 

Valeu pela informação que estás passando, os cortes dos módulos são uma bosta pra regular.. hehehe

 

 

[]'s

Nitrous

Pra falar a verdade após escrever e apagar tanta vezes eu fiquei de saco cheio e acabei meio que metralhando o texto do meio até o final. Se tiver alguma dúvida é só perguntar que eu respondo e insiro no texto depois. ;)

valeu vou gravar no sound forge.

 

o q o colega disse e verdade, o texto ta um pouco complicado eheheh

 

valew

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Hellmind,

parabéns pela metodologia.

 

[-]

 

Deveria estar em Artigos.

 

[]´s

Obrigado Daniel! ;)

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...continuação:

 

Sugestão de nome (frequência_tempo_atenuação):

 

09lu7.jpg

 

Aguarde terminar o processo:

 

10je2.jpg

 

Agora sua frequência estaria pronta se não fosse a atenuação de 12dB que o programa NCH gera a frequência. Para corrigir isto usaremos o programa Sound Forge para aumentar a amplitude do sinal. Abra o programa:

 

11xc1.jpg

 

Abra o arquivo gerado pelo NCH:

 

12ac6.jpg

 

13kn5.jpg

 

Espere o programa carregar o arquivo e construir o gráfico:

 

14wt0.jpg

 

Agora vamos mexer na amplitude do sinal:

 

15or5.jpg

 

Mesmo a atenuação sendo 12dB perfeita, por motivos de segurança aumente a amplitude em 11,90dB. Para conseguir um ajuste preciso use as setas do teclado:

 

16cr2.jpg

 

Espere o processo terminar:

 

17ak5.jpg

 

Agora salve:

 

18vj7.jpg

 

Preste atenção no formato que está salvando. Em "Salvar como tipo" coloque "Wave (Microsoft) (*.wav)" e em "Template" coloque "Default Template":

 

19od3.jpg

 

E esta pronta a sua frequência para ser gravada em qualquer CD. Aconselho a criar várias que variam de 5 em 5Hz para testar no seu sistema e encontrar o melhor ponto de transição entre as vias.

 

Espero não ter que criar um outro tutorial ensinando a gravar CDs de áudio. :unsure:

 

Ps. Não aconselho a gravar no formato MP3 pois eu não sei como o sinal é processado. Pode alterar a frequência e/ou a amplitude.

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Caro Hellmint,

 

Muito bacana este metodo, achei bem explicativo e até simples de realizar.

 

Agora vou aproveitar e esclarecer uma pequena duvida que tenho.

 

No caso de vc tem um player que possau high pass e low pass, e ainda com opções de 12, 18 e 24 db/8a, qual a maneira mais eficiente de ajustar os cortes, usando só os cortes do player, só do amplificador, ou usando os dois, sintonizados na mesma frequencia utilizando este método?

 

Te pergunto isso porque tenho a impressão dos cortes eletronicos serem mais eficientes que os analogicos dos amplificadores.

 

Muito Obrigado,

 

RUI.

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Interessante o tópico, mas fiquei meio perdido.

 

Eu mesmo utilizo o método de deixar os cross do amplificador em Full e cortar pelo cd-player, acho assim mais eficiente.

 

Utilizando os cortes do cross do amplificador, sinto uma pequena queda na atenuação, deixando o som um pouco mais baixo.

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Parabéns pelo tópico!

 

Simples e muito prático!!

 

Abçx

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