Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

RiQuati

Construção De Indutores

Recommended Posts

Postado em

Povo, resolvi brincar com isso tbem... preciso construir dois indutores de 0.36mH, para um cross experimental aqui.

Tentei acessar os artigos da Autosom.net (lembro-me de um que tinha várias fotos e dicas do Gio, Sakata, SuperSonico, Kleber, etc...) e não consegui, parece-me que alguns artigos não estão linkados mais.

Já encontrei onde comprar fio esmaltado, e veio a primeira dúvida: qual bitola??? O cabeamento é 2x 1.5mm, pensei em AWG18, é suficiente?? Ou AWG14 seria mais indicado???

Outra dúvida, pensei em usar pedaços de tubo PVC 2" como base, e usar placas de Eucatex nas laterais, para montar as bobinas. Posso fazê-las no PVC e deixar ele lá??? Ou tem de "desenfornar" o PVC?? É preciso usar alguma cola, resina, alguma coisa pra manter os fios na posição, ou é só usar as tie-wraps depois de pronto (presilhas, garrinhas, etc)??

editado o mais importante esqueci: existe alguma regrinha de ouro na proporção altura x diâmetro interno e externo x número de espiras???

Amanhã vou cotar fio, tou na fase de projeto dos indutores ainda... como são bobinas pequenas, creio que não será mto difícil pra contar as espiras (simulei e deu valores como 4 camadas de 8, coisas assim). Tenho de confirmar só se o cabra que vende fio (e enrola tbem, se eu quiser, pelo que entendi) tem a ponte RLC mesmo pra medir.

um abraço a todos, e, quem puder dar uma luz aí, é bem vinda!!!

Postado em

Bom... as que eu montei foram em tubo de PVC... cortei o tubo com a medida da altura + medida das bordas (por exemplo, 5cm de altura + 2cm da lateral de cima, e 2 cm da de baixo). Depois esquentei o cano e dobrei as bordas. Com a prática a fôrma fica muito boa.

Eu sempre uso núcleos grandes quando há espaço... 4" te economiza bastante espiras, logo, mais fácil pra enrolar. Prenda o fio (eu fiz um furo e passei a ponta) e comece a enrolar... lado a lado, vá ajeitando direitinho pra não ficar espaço entre elas... ao final da primeira camada, eu uso fita crepe... 1 camada apenas, pra segurar as coisas em seu lugar... começo a segunda, mais fita crepe ao final...

Quanto à proporção, eu sempre uso o Calcbob e vou mexendo até achar uma combinação legal. O que eu digo de ideal é: Menor quantidade de espiras, menor quantidade de camadas e baixa resistência.

Como disse, a menor quantidade de espiras te ajuda na hora de construir. Alémdisto, reduz a diferença de indutância do teórico prar o mundo real. A menor quantidade de camadas reduz a capacitância inter-camadas da bobina. Como existe uma pequena diferença de potencial entre as camadas (por causa da resistência do fio), uma camada acaba criando interações elétricas com a outra, que se traduzem em capacitância.

Baixa resistência, pois é o primordial... se vc têm uma resistência equivalente a 10% da impedância do falante, a redução no damping factor vai ser sensível. Mantenha-se SEMPRE bem abaixo disto... 5% vc consegue sem muito esforço.

O esquema é brincar!

Postado em
Bom... as que eu montei foram em tubo de PVC... cortei o tubo com a medida da altura + medida das bordas (por exemplo, 5cm de altura + 2cm da lateral de cima, e 2 cm da de baixo). Depois esquentei o cano e dobrei as bordas. Com a prática a fôrma fica muito boa.

Eu sempre uso núcleos grandes quando há espaço... 4" te economiza bastante espiras, logo, mais fácil pra enrolar. Prenda o fio (eu fiz um furo e passei a ponta) e comece a enrolar... lado a lado, vá ajeitando direitinho pra não ficar espaço entre elas... ao final da primeira camada, eu uso fita crepe... 1 camada apenas, pra segurar as coisas em seu lugar... começo a segunda, mais fita crepe ao final...

Quanto à proporção, eu sempre uso o Calcbob e vou mexendo até achar uma combinação legal. O que eu digo de ideal é: Menor quantidade de espiras, menor quantidade de camadas e baixa resistência.

Como disse, a menor quantidade de espiras te ajuda na hora de construir. Alémdisto, reduz a diferença de indutância do teórico prar o mundo real. A menor quantidade de camadas reduz a capacitância inter-camadas da bobina. Como existe uma pequena diferença de potencial entre as camadas (por causa da resistência do fio), uma camada acaba criando interações elétricas com a outra, que se traduzem em capacitância.

Baixa resistência, pois é o primordial... se vc têm uma resistência equivalente a 10% da impedância do falante, a redução no damping factor vai ser sensível. Mantenha-se SEMPRE bem abaixo disto... 5% vc consegue sem muito esforço.

O esquema é brincar!

Opa, ótimas dicas Kleber!!!

Gostei da idéia de esquentar o PVC, foi no fogão mesmo??? Tenho uns pedaços de 3" por aqui, fica fácil então...

O fio 18awg é suficiente??? Serão 4 indutores, para 4 cross (2 lp, 2 hp) em 3500hz. A fiação que vai para os falantes é 2x1.5mm, e o amp fornece seus 60w por canal.

um abraço, e obrigado pelas dicas!!! Vou brincar com o simulador de indutores por aqui, e ver qual a melhor relação espiras x camadas que consigo com o 3".

:legal:

Postado em
Para ilustrar, uma bobininha enrolada na Lider, de 1,37mH... pesa só uns 700g, com fio 14...

070210103752redimensionty9.jpg

$$$?

Aproveitando... tem algum problema em dar um banho de resina no indutor depois para segurar as espiras no lugar?

Postado em
$$$?

Aproveitando... tem algum problema em dar um banho de resina no indutor depois para segurar as espiras no lugar?

42 lascas. (cobram 60 lascas o kg, não importa qual fio ou qual indutância seja, é por kg mesmo).

Essa eu peguei quente ainda, depois do banho de resina e tava na estufa.

Dá nada não.

Postado em

Nos meus indutores, o cara que enrolou usou um tipo de verniz depois de terminar o serviço.

Ficou com um aspecto muito bom e nenhuma espira saiu do lugar até hoje.

Postado em
42 lascas. (cobram 60 lascas o kg, não importa qual fio ou qual indutância seja, é por kg mesmo).

Dá nada não.

E quanto que eles cobram por quilo sem enrolar?

Nos meus indutores, o cara que enrolou usou um tipo de verniz depois de terminar o serviço.

Ficou com um aspecto muito bom e nenhuma espira saiu do lugar até hoje.

Eu estava pensando em usar aquela resina que é usada na laminação de fibra de vidro.

Postado em
Eu estava pensando em usar aquela resina que é usada na laminação de fibra de vidro.

É uma boa pedida também.

Só tem que ver se o catalizador não vai atacar o verniz do fio.

Postado em

Bão, hj de manhã comprei 1 kilo de fio 18awg esmaltado, 29 reais. Calculei as bobinas usando uma calculadora on-line que encontrei aqui, parti do tamanho do suporte que possuo (tubo PVC 3", 75mm) e usei a largura de 36mm. Indicou 2 camadas de 33 espiras, um total de 66 espiras, para uma indutância de 0.36 milliHenries. Lembrei-me das dicas que foram passadas, eu ia utilizar um suporte bem menor, mas achei mais prudente o 3" mesmo... a resistência final indicada foi de 0.337 ohms apenas, e utilizará 16.07 metros de fio para cada bobina.

A indutância descobri a partir de outra calculadora on-line (esta), a indutância consegui comparar com outras calculadoras semelhantes na web e, aparentemente, está ok, para o alinhamento Linkwitz-riley. Já cortei o PVC na medida correta e lixei... vou usar duas tampinhas de MDF (miolo de baffle!) e aparafusar o PVC no meio, para enrolar.

Tentei usar o CalcBob para conferir o indutor, mas não funcionou - ele indica zero espiras, zero camadas, etc. Não sei se é alguma falha no software ou o fato de que o mesmo está rodando no wine (uso Linux em casa). Pelo jeito, vou ter de montar confiando na calculadora que postei acima... ela estava em vários links sobre o assunto, acredito que tenha alguma precisão. O lugar em que eu iria medir não possui a ponte RLC (se enganaram), aí pelo jeito ou construo uma ou confio que alí tem 0.36 mH mesmo.

Quando tiver fotos das crianças, posto por aqui.

Postado em

atualizado: fiz três. Meus dedos tão lisos, a primeira perdi (escapou da forma, virou material de artesanato pra minha sobrinha de 10 anos). As outras duas ficaram "quase" perfeitas, o "quase" é que a calculadora online que eu usei considerou espaçamento zero entre as espiras, e faltaram 5 espiras no final. Para não perder o trabalho, criei uma camada a mais, com as espiras que faltavam... era para ser 66 espiras em 2 camadas de 33 cada, ficou como 2 camadas de 31 espiras, mais uma de 5 espiras.

Minha conclusão, 50% do trabalho pronto: hornwork. E pensar que tem estes indutores baratinhos, lá na Madisound, por 3, 4 dólares... bem que o Forum podia ter algum vendedor que fosse sempre pra lá, e trouxesse estas bugigangas na bagagem. Eu pagava de boa 3 vezes o preço de lá.

Postado em
atualizado: fiz três. Meus dedos tão lisos, a primeira perdi (escapou da forma, virou material de artesanato pra minha sobrinha de 10 anos). As outras duas ficaram "quase" perfeitas, o "quase" é que a calculadora online que eu usei considerou espaçamento zero entre as espiras, e faltaram 5 espiras no final. Para não perder o trabalho, criei uma camada a mais, com as espiras que faltavam... era para ser 66 espiras em 2 camadas de 33 cada, ficou como 2 camadas de 31 espiras, mais uma de 5 espiras.

Minha conclusão, 50% do trabalho pronto: hornwork. E pensar que tem estes indutores baratinhos, lá na Madisound, por 3, 4 dólares... bem que o Forum podia ter algum vendedor que fosse sempre pra lá, e trouxesse estas bugigangas na bagagem. Eu pagava de boa 3 vezes o preço de lá.

Fala RiQuati... vc não deve ter problemas com a nova camada não... O ideal é medir a indutância depois, se tiver alguma casa que enrole transformadores por aí, leve pra confirmar o valor.

Ao final, não se esqueça que vc tem que tirar o esmalte do fio antes de soldar. Pra isto um estilete resolve, basta ir raspando até o cobre ficar nú.

Postado em

Fala RiQuati... vc não deve ter problemas com a nova camada não... O ideal é medir a indutância depois, se tiver alguma casa que enrole transformadores por aí, leve pra confirmar o valor.

Ao final, não se esqueça que vc tem que tirar o esmalte do fio antes de soldar. Pra isto um estilete resolve, basta ir raspando até o cobre ficar nú.

Opa, blz Kleber!!!

Segui sua dica do PVC, consegui um 3" aqui, cortei na medida e pintei o centro (a parte que fica aparente) em prata. Ficou até bonitinha a bobina, fora a layer extra... o-o-

Já descasquei a ponta das duas, medi a resistência e ficou igual, pelo menos no meu xingling 10reau. Amanhã vou procurar um lugar pra medir as crianças, e ver se a indutância confere com o calculado. Já já posto umas fotos por aqui.

valeu!!!

Postado em

Té quenfim, pronto: aqui estão as Bobinas Capivara, 0.36mH, 18awg. Vão duas para o lowpass e duas para o highpass, 12db/oitava, 3.5khz alinhamento Linkwitz-Riley.

Descobri algumas coisas interessantes no decorrer da aventura:

a) boa parte do segredo é a forma estar perfeitamente alinhada; duas não estavam e foi um sufoco manter as espiras no lugar. Portanto, quanto mais retinho o PVC for cortado, mais fácil será a vida do enrolado®.

b) enrolei todas usando dois discos de MDF pouco maiores que o PVC. Vieram do "miolo" de baffles 6", há uns 6 meses atrás eu fiz quase uma dezena destes adaptadores e resolvi guardar os disquinhos. Eu aparafusava os discos com o PVC no meio, formando uma bobina; depois de enroladas as camadas, era só prender o fio esmaltado com fita isolante para não escapar, e tirar os discos com cuidado, mantendo as espiras no lugar. Aí, presilhas nelas!

c) para marcar o início e o fim das espiras e poder passar os fios, fiz dois pequenos entalhes no PVC. Aí o fio entra e sai por lá, basta usar as presilhas sobre este entalhe e pronto, fio firme.

d)enrolar ouvindo música rende mais e a bobina fica mais bonita. Meu midi-system de altíssima fidelidade (não, não aceito troca em Rotel, NAD, McIntosh. Não insistam!!!) Aiwa funfou boa parte do tempo, Neil Young, Art Pepper, Al di Meola. Ajuda bastante.

e)se um dia eu virar bandido e precisar zerar a digital, já sei de um método. Muito fio e uma bobina monstro pra enrolar.

Ah, o CD do Art Pepper é este aí do fundo, Winter Moon, muito bom. Já deixei um mini-reviewzim lá no hot sobre ele. As fotos mais detalhadas são da bobina mais bonita, óbvio... e a capivara, bom... a capivara tava lá pra emprestar um certo "charme pantaneiro" ao cenário.

Bubina quádrupra, muuuuuito mió que bubina dupra:

img1129qu7.th.jpg

Detalhe das Bobinas Capivara:

img1130cj7.th.jpg

Mais um detalhe, reparem na terceira camada... a imprevista...

img1131fo4.th.jpg

Por fim, a trilha sonora:

img1132bs1.th.jpg

ok, na próxima desligo o flash... [^]

Agora é medir, ou testar, ou medir e testar.

Postado em
Dá uma olhada nisso Ricardo: http://www.pxpyclube.com.br/tech/Indut.htm

O indutor de 330uH que é utilizado como referência pode ser encontrado em qualquer loja de componentes eletrônicos.

Beleza Hell, é o do radioclube de Caxias, não?? Qqer hora acabo montando mesmo... se bem que vai ser pouco uso, não pretendo montar mais bobinas não, pelo menos nos próximos meses. :-)

Tou tentando postar as fotos no imageshack, mas tá fora do ar... ou é o DNS da brasil telco, outra vez dando pau.

um abraço,

Ricardo.

update: consegui postar as fotos.

Postado em
$$$?

Dá nada não.

as minhas sairiam bem mais em conta nesta Lider, então... 18awg e 0.36mH, acredito que bem mais leves tbem - as minhas consumiram coisa de 200g cada uma. Até pensei em ver se eles enviariam pra cá, mas penso que o frete engoliria a diferença. Bom é que esta sua já veio conferida.

De qqer forma, bela bobina!!! :legal:

Postado em
R$5,80 cada? Só me animou mais ainda.

Chegou a medi-los com o multímetro para saber a resistência final?

895 ainda, certo?

Belos indutores!

Ate tenho por aqui +- 1kg de fio 16awg. Ate me animei a fazer uns testes de indutores para uns midbass Bravox. Vou tentar e ai posto o resultado.

Alias, mandei email pros caras de Caxias sobre o custo do kit do indutometro. Se for bem baratinho vou montar....

abçssss.......

Postado em

895 ainda, certo?

Belos indutores!

Blz Hell, as minhas saíram até que bem em conta: 29 reais o kilo do fio 18, sobrou um bocadinho ainda, fora a primeira bobina que perdi. O PVC eu já tinha, era parte de um duto antigo... o resto foram presilhas, a pele dos dedos e umas três horas totais. Pra primeira, achei até razoável o "custo"... :-)

Resta saber se elas estão com a indutância especificada, ou ao menos próxima. A resistência eu medi, deu 0.08 ohms em todas, mas o "instrumento" usado foi um multímetro chinês de 9 reais comprado na Havan. Mui confiável...

Ainda é o MTX895 sim (acabou que não vendi o amp), quero dizer, provavelmente será - ainda não troquei de carro. Meio coisa de maluco montar crossover pro som de um carro que ainda não se tem, e pra tweeters que ainda não foram comprados, não??? o-o-

Amanhã devo encomendar os caps que faltam (+ 2 4.7uF, +2 1.0 uF). Serão ligados em paralelo, 5.7 uF final. Vou montar em uma placa de MDF 9mm, pintada em preto ou coisa semelhante; e deixar "no jeito" para integrar um rack. Só não sei se vai ficar exposto ou não (vai depender da verba e do carro).

Ah, obrigado pelo elogio! Eles são bem fotogênicos, mas ao vivo e de perto percebe-se umas "não conformidades"... :-)

um abração,

Ricardo.

editado: como eu disse naquele outro post, agora é a hora dos "upgrades de baixo impacto econômico"... :-)

Postado em

895 ainda, certo?

Belos indutores!

Blz Hell, as minhas saíram até que bem em conta: 29 reais o kilo do fio 18, sobrou um bocadinho ainda, fora a primeira bobina que perdi. O PVC eu já tinha, era parte de um duto antigo... o resto foram presilhas, a pele dos dedos e umas três horas totais. Pra primeira, achei até razoável o "custo"... :-)

Resta saber se elas estão com a indutância especificada, ou ao menos próxima. A resistência eu medi, deu 0.08 ohms em todas, mas o "instrumento" usado foi um multímetro chinês de 9 reais comprado na Havan. Mui confiável...

Ainda é o MTX895 sim (acabou que não vendi o amp), quero dizer, provavelmente será - ainda não troquei de carro. Meio coisa de maluco montar crossover pro som de um carro que ainda não se tem, e pra tweeters que ainda não foram comprados, não??? o-o-

Amanhã devo encomendar os caps que faltam (+ 2 4.7uF, +2 1.0 uF). Serão ligados em paralelo, 5.7 uF final. Vou montar em uma placa de MDF 9mm, pintada em preto ou coisa semelhante; e deixar "no jeito" para integrar um rack. Só não sei se vai ficar exposto ou não (vai depender da verba e do carro).

Ah, obrigado pelo elogio! Eles são bem fotogênicos, mas ao vivo e de perto percebe-se umas "não conformidades"... :-)

um abração,

Ricardo.

editado: como eu disse naquele outro post, agora é a hora dos "upgrades de baixo impacto econômico"... :-)

Ô Ricardo, valeu pelo tópico. Estou achando interessantíssimo. Estou me animando a fazer umas experiências também.

Postado em

E aí RiQuati,

Já que você já enrrolou na mão não adianta te mostrar algo, mas como sou chato :vts olha a máquina Hi End que uso para enrrolar as minhas

img0090mq3.jpg

img0089ha8.jpg

Postado em
E aí RiQuati,

Já que você já enrrolou na mão não adianta te mostrar algo, mas como sou chato :vts olha a máquina Hi End que uso para enrrolar as minhas

img0090mq3.jpg

img0089ha8.jpg

Opa... fina a maquininha, hein??? :-)

Eu usei o mesmo esquema dos discos de MDF+PVC no meio, aparafusava os discos beem firme e ia enrolando. Creio que a diferença, além dos dedos ficarem inteiros com a máquina, as bobinas devem sair mais "uniformes" com ela, não???

um abraço, e parabéns pela criação!!!

PS. a roda da manivela e os discos de MDF alí saíram de baffles tbem??? Eu sempre guardo estes retalhos, nunca se sabe qdo se vai precisar deles... :-)

Postado em

Isso aí...Saíram de bafles das caixas que montei.

Sou adepto do seguinte lema: Sabendo usar, não vai faltar hehehehehe

Uma abraço

Carlos Henrique

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...