Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

RiQuati

Novos Testes - Kevlar, Cross Artesanal, Tweeters

Recommended Posts

Postado em

Blz povo!!!

Aproveitei um restinho de férias por aqui, equipamentos parados (tou vendendo o carro que acabei de comprar, desisti de carro Auto), muita curiosidade acumulada... resolvi ligar o 7892 em uma fonte 12V e experimentar algumas combinações de falantes, tweeters e crossovers.

Em free-air (ugh!), apenas uma chapa isolando os falantes, experimentei por bastante tempo o Nar Kevlar 6". Reforço o que já disse antes: excelentes graves pro conjunto magnético (engenharia acertada!), médios bem corretos, estridente no extremo superior. Chega a ser chato. Tá pedindo uma Zobel, pretendo calcular e construir em breve.... sugestões de valores são bem vindas. Tou lendo os artigos e tentando compreender, quero apenas amansar a fera. Não estou animado a construir cross para ele, se resolver a estridência está 110% bom para o que pretendo.

Experimentei meu velho de guerra Blaupunkt VPC54, midbass com cone em polipropileno da década de 90. Ao contrário da impressão que tive dele montado (última vez no Civic), médios menos ricos que o Kevlar, muitos detalhes se perderam. Em compensação, zero de estridência... este eu caí do cavalo, sempre achei mais realista que o Kevlar, ouvindo com calma ví que não era bem assim.

Aí peguei os tweeters Neo25. Com cross do Blau (12db, indutor ferrite, cap 3.3uF bipolar), o esperado - alto e relativamente detalhado, faltava realismo, não sabia se era limitação do cross ou do falante. Tweeters do Blau (kit), sensibilidade menor, distorção beeeem maior, larguei mão. Custou baratinho o kit (65 reais em 2001), me serviu muito bem por vários anos, mas realmente, não posso exigir tudo isso dele. E era um kit caro na época do lançamento (95, a Blau vendia aqui por 140 dólares...).

Chegou a hora de experimentar os crossovers novos. Dois caps (Solen 4.7uF, MultiCap RTX 1.0uF em paralelo, 6db/oct mesmo - antes que taquem pedra e me chamem de maluco, os RTXs eu ganhei... é uma longa história, mas foi um presentão, custaram o preço dos Solen). No Blau, melhorou mas o tweeter continuou esquisito.... no Neo25, a melhora foi dia/noite, penso que é o máximo que ele pode render. Me animei a pegar o Nar Titanio, assim que sobrar um $$$ compro um par para repor os tweeters (o Neo eu consertei, mas vou usar em outro veículo). Por hora, com a conta do banco indicando saldo de R$ 2, e trocando de carro, som automotivo tem sido diversão apenas na bancada, tempos em tempos eu passo uma flanelinha nos equipamentos. CDs usados: Dave Brubeck Time out, JJ Cale "5", Etta James Let's Rock, Art Pepper - winter moon (este eu comprei nas férias, mutcho bom!!! arrecomêndio com louvor).

Passei umas 4 ou 5 horas na brincadeira, valeu a pena, apesar do ambiente e amplificação bem inadequados, serviu pra distrair, e para ouvir com calma equipamentos que eu já possuo. Instalados, eu não teria esta disponibilidade de tempo e espaço para brincar.

É isto aí. Mini-review sem muita pretensão, pra matar o tempo, e agitar um pouco a tralha guardado no armário. Qdo sobrar um troco, compro os tweeters novos, e experimento a Zobel p/ o Kevlar; até o meio do ano, creio que o ritmo será este, resolvendo os detalhes. Depois, parto para instalar tudo no manco novo.

um abraço a todos,

Ricardo.

Postado em

Tô vendo um câmbio que vai sofrer muito até vc se lembrar que existe um terceiro pedal, ali, do lado do freio... Pelo menos vc não tinha um tiptronic ou outro sequencial... Senão primeira e segunda perderiam os dentes em questão de dias... o-o-

Bom post! Agora é só segurar a ansiedade até o próximo carro...

Postado em
Tô vendo um câmbio que vai sofrer muito até vc se lembrar que existe um terceiro pedal, ali, do lado do freio... Pelo menos vc não tinha um tiptronic ou outro sequencial... Senão primeira e segunda perderiam os dentes em questão de dias... o-o-

Bom post! Agora é só segurar a ansiedade até o próximo carro...

hehe... engraçado isso Kleber, eu uso 2 carros direto: o Corolla e o Uno. No Uno, é tão tranquilo que já vou sem perceber, dirijo sem qqer problema. Parece que só uso ele. Ontem peguei um Civic 01/02 mecanico pra experimentar (garagem, tou vendo este, vectra 01 e focus 01), "internamente" a cpu falou: Civic?? automático!. Pergunta se não deixei apagar... vexame... :-)

Passei um ano e meio com o Civic 98 auto, mais um mês com o Corolla. Suficiente para chegar à conclusão: é confortável, mas não é pro meu bico. Sinto falta da embreagem, sinto falta do trambulador, do controle, etc. Por mais que eu consiga tocar rápido e seguro com o auto, sei que estaria mais "no controle" no manual. Acho que estou nadando contra a corrente, mas gosto é gosto...

Agora é vender o Corollinha, e buscar o substituto com calma. Tou domando a ansiedade aqui msm, tem o som inteiro no armário (mtx, 7892, nar, uxp, cabos), 4 rodas e pneus 15" novos empilhados do lado da cama (o povo de casa proibiu de deixar no meio da sala, que absurdo!)... módulo automatizador de vidros em cima da mesa... etc... pra onde eu olhar tem alguma coisa pra lembrar: "ó, vc. tá trocando de carro!!!".

um abração,

Ricardo.

Postado em

Opa sempre é bom fazer testes e testes..

Qto ao kevlar tdo o q vc falou é verdade...

eu fiz zobel para os meus, mas no momento estou saindo, dpois procuro qual foi o valor que coloquei....

abraços

dj_vini

Postado em

Nossa Ricardo, o Corolla já foi? Foi só o câmbio mesmo que não agradou ou teve alguma zica para desistir tão rápido do carro? Se for partir para um carro da mesma categoria MT fica no Civic, vc já teve um e viu que só foi alegria. O único problema do 7th gen é a suspensão que é firme só que não ao ponto de ser segura, vc sente segurança na reta mas quando tenta entrar forte na curva... Se o bolso permitir tb procure pelo Corolla último modelo que foi lançado no final de 2002 e já tem a suspensão bem mais acertada do que a do Civic. Fica devendo um pouco em espaço interno, mas a posição de dirigir é mais alta e o porta-malas e maior do que o do Civic. O câmbio dele é outro caso a parte, engates leves e precisos, sem falar na ligeira inclinação para o lado do motorista que facilita o engate da 5ª.

Bom, voltando ao assunto som automotivo... Sou a favor do xover para o mid e de um tweeter que desça legal, assim vc eleva o palco e acaba com a faixa de resposta chata do mid. Não sei pq mas não sou fã de zobel, utilizo contra minha vontade no tweeter do CSD pq se não escutar som se torna uma experiência dolorosa de tanto que o desgraçado grita. Não sei o que acontece mas parece que o zobel muda algo mais além da curva de impedância do tweeter, o tweeter fica estranho mas não sei explicar o que é, situação que piorou quando troquei o 480 pelo 7893. Já testei vários capacitores e resistores mas não achei nenhuma combinação que me agradasse.

Postado em
Nossa Ricardo, o Corolla já foi? Foi só o câmbio mesmo que não agradou ou teve alguma zica para desistir tão rápido do carro? Se for partir para um carro da mesma categoria MT fica no Civic, vc já teve um e viu que só foi alegria. O único problema do 7th gen é a suspensão que é firme só que não ao ponto de ser segura, vc sente segurança na reta mas quando tenta entrar forte na curva... Se o bolso permitir tb procure pelo Corolla último modelo que foi lançado no final de 2002 e já tem a suspensão bem mais acertada do que a do Civic. Fica devendo um pouco em espaço interno, mas a posição de dirigir é mais alta e o porta-malas e maior do que o do Civic. O câmbio dele é outro caso a parte, engates leves e precisos, sem falar na ligeira inclinação para o lado do motorista que facilita o engate da 5ª.

Bom, voltando ao assunto som automotivo... Sou a favor do xover para o mid e de um tweeter que desça legal, assim vc eleva o palco e acaba com a faixa de resposta chata do mid. Não sei pq mas não sou fã de zobel, utilizo contra minha vontade no tweeter do CSD pq se não escutar som se torna uma experiência dolorosa de tanto que o desgraçado grita. Não sei o que acontece mas parece que o zobel muda algo mais além da curva de impedância do tweeter, o tweeter fica estranho mas não sei explicar o que é, situação que piorou quando troquei o 480 pelo 7893. Já testei vários capacitores e resistores mas não achei nenhuma combinação que me agradasse.

Beleza Hell!!!

Pois é, não teve jeito. Viajei 4100km com o Corollinha, gostei muito como carro, mas não deu liga. Além de chegar à conclusão de que o automático foi feito para outro público, tem algo no Corolla que me deixou meio maluco: a posição dos pedais consegue ser mais cansativa que a do Civic 98 auto (no Civic, eu dirigia quase no chão, cansava pq. o pé ficava "deitado" o tempo todo). Já no Corolla, o pedal de freio é mais alto uns 4cm que o do acelerador... um degrau esquisito, o do acelerador fica "defendido" pelo console do carro - tem horas em que meu pézão trava lá entre o console e o acelerador. Na estrada até foi tranquilo, freia pouco, na cidade que é acelera/freia direto (ainda mais auto), em 20min o joelho tá latejando de dor. Tentei regular volante, banco (altura), tou dirigindo com o banco inteirinho pra trás, último dente do trilho... ngem consegue usar o banco traseiro (não tem espaço pras pernas). Eu tava animado com o carro, é discreto, bom pra som (portas muito legais, cheguei a abrir e ver, espaço no porta-malas, rádio fixado ISO, espaço pra fiação nas portas nota 10, muita coisa bacana pra isso!)... mas não tem jeito msm. Comparativamente, o Uninho de casa não cansa nada, não detona nada...

Pensei no Corollão (02/03 em diante), mas aí o $$$ foge da faixa... o Corollinha vale seus 27k, no máximo. Teria de ser um carro até 30, 31k; aí pensei no Civic 01(me senti em casa nele, apesar da suspensão traseira meio cabrita), Focus Sedan (minha paixão), Vectra (tranquilo pra arrumar, gostoso de andar, acho um senhor carro, só preocupo com consumo e seguro). Tem outra alternativa que seria a Scenic 02, masssss.... medão da manutenção por ser carro francês, e não sei se eu me acostumo. Posição de dirigir, por incrível que pareça, é confortabilíssima... deve dar um medo da p*rra em curvas fortes, mas é um carro bem prático pro dia-a-dia... pensando em som (pra voltar ao "on topic mode" :-), tem espaço alí pra muuuuuuuuita brincadeira: peitinhos, pezinhos, caixa de sub na frente, etc. Ví uma vez um link para um maluquinho que montou um 01/01 com tudo DLS, calamba....

Eu pensei em montar um cross para o Kevlar, provavelmente com um corte mais agressivo - 12db/oct, 3.5khz (igual ao cross original, aproveito a receita! :-) Aí teria de ver só se "casa" legal com o cross dos tweeters (7khz, 6db/oct). Olhando as curvas de resposta SÓ do cross fica bem interessante, talvez dê até para cortar o mid mais baixo um pouco - 3k, 2.5k... mas na prática não consigo imaginar o resultado.

Isto que vc. falou da Zobel me desanimou um pouco. Era justamente o meu medo, arrumar de um lado e bagunçar o outro (ok, nada é de graça... :-). Será que o acontecido com o seu tweeter tende a se repetir com o meu mid?? Se for assim, pode ser + jogo a rota do crossover mesmo, embora um pouco mais cara (vem indutor na jogada), se o resultado for melhor é o caminho. Meu "pobrema" é ter de acertar mais ou menos de cara os valores, como aconteceu com o tweeter; aqui não encontra-se com muita facilidade bipolares baratos, se encomendar o frete come a vantagem toda, acaba saindo mais conveniente pesquisar bem antes e já encomendar algo bom em um valor mais baunilha. Talvez não tire tudo do falante, mas melhorando a resposta sem colori-la muito já vale a jogada... foi o caso do cross do tw; este ainda foi fácil pq. os valores são mais "comuns" e a turma dos ST302/D250 usa estes caps... já 1.0uf, p.ex., é roça achar. Da outra vez que precisei, tive de despolarizar 2 caps comuns... :-)

um abração,

Ricardo.

Postado em
Opa sempre é bom fazer testes e testes..

Qto ao kevlar tdo o q vc falou é verdade...

eu fiz zobel para os meus, mas no momento estou saindo, dpois procuro qual foi o valor que coloquei....

abraços

dj_vini

Opa, blz Vini!!

Pensei que o CS-K não tivesse este pico estridente... o seu vc. usou junto com o cross original ou montou a zobel somente, sem cross???

Aqui é meio complicado experimentar, eu faço na medida do possível (digo, na medida em que consigo os componentes). Encontrei um lugar que enrola e mede indutores, vou sapear a "precisão" dos caras e quem sabe começo a brincar com cross segunda ordem tbem.

Se vc. puder postar os valores, ajuda, pq. é uma base para começar a busca... semana que vem devo procurar uns caps baratinhos por aqui, neste caso (Zobel ou cross 12db) não vou poder fazer o que fiz no tweeter (exige teste, no caso dos tw não exigia muito - eu já conhecia o falante há uns 7 anos, tinha experimentando montes já com caps baratos), no caso do mid não tem como sair encomendando de cara caps bons. Até pq, minha prioridade no momento, é ter o carro pra poder montar o som .... :-)

um abraço,

Ricardo.

Postado em
Isto que vc. falou da Zobel me desanimou um pouco. Era justamente o meu medo, arrumar de um lado e bagunçar o outro (ok, nada é de graça... :-). Será que o acontecido com o seu tweeter tende a se repetir com o meu mid?? Se for assim, pode ser + jogo a rota do crossover mesmo, embora um pouco mais cara (vem indutor na jogada), se o resultado for melhor é o caminho. Meu "pobrema" é ter de acertar mais ou menos de cara os valores, como aconteceu com o tweeter; aqui não encontra-se com muita facilidade bipolares baratos, se encomendar o frete come a vantagem toda, acaba saindo mais conveniente pesquisar bem antes e já encomendar algo bom em um valor mais baunilha. Talvez não tire tudo do falante, mas melhorando a resposta sem colori-la muito já vale a jogada... foi o caso do cross do tw; este ainda foi fácil pq. os valores são mais "comuns" e a turma dos ST302/D250 usa estes caps... já 1.0uf, p.ex., é roça achar. Da outra vez que precisei, tive de despolarizar 2 caps comuns... :-)

um abração,

Ricardo.

Então, as vezes isso que estou estranhando é alguma característica que estava mascarada pela gritaria, vai saber. A melhor solução para vc é conseguir um xover ativo e ir testanto o corte do mid e do tweeter, assim vc pode investir em um indutor sem medo de gastar dinheiro atoa. Quem sabe uma alma caridosa aqui do fórum não tem um PXA encostado para emprestar?

Postado em

Opa, beleza pessoal?

Eu também contruí uma zobel pro tweeter do kit Beyma RF k62 pra cortar um pouco da estridencia do domo de aluminio. Tentei várias configurações mas não gostei de nehuma. Também senti que junto com a estridência perde-se mais alguma coisa. Senti perda de ataque, mas não sei precisar se foi isto mesmo. De qualquer forma, achei que ficou "xoxo" o som dos tweeters.

[-]

Nilson

Postado em

Opa, beleza pessoal?

Eu também contruí uma zobel pro tweeter do kit Beyma RF k62 pra cortar um pouco da estridencia do domo de aluminio. Tentei várias configurações mas não gostei de nehuma. Também senti que junto com a estridência perde-se mais alguma coisa. Senti perda de ataque, mas não sei precisar se foi isto mesmo. De qualquer forma, achei que ficou "xoxo" o som dos tweeters.

[-]

Nilson

Newsom, é exatamente esta minha preocupação - digamos, arrumar um lado (estridência) e perder uma característica legal do mid (no caso, a articulação). Talvez eu experimente primeiro um cross 12db, simples (bipolares mesmo), se ficar legal parto para algo mais refinado. Andei pensando em pontos de corte, o original (cross da própria NAR, snme desenhado pelo Franco da Wharf) corta em 12db 3.5khz; eu penso em usar o mesmíssimo corte (se alguém souber os valores dos componentes deste cross NAR PRO e puder postar, agradeço muito! LP 3.5khz 12db pode ter vários alinhamentos...) e deixar o tweeter à vontade com o corte HP 7Khz 6db bem-feitinho (este ficou bom, não quero + mexer). Até onde ví as curvas de resposta, independente do alinhamento do LP, parece (visualmente) interessante... quero experimentar na prática.

No caso da Zobel, será que este comportamento se repete nos mids tbem?

um abraço,

Ricardo.

Postado em

Opa, beleza pessoal?

[-]

Nilson

Newsom, é exatamente esta minha preocupação - digamos, arrumar um lado (estridência) e perder uma característica legal do mid (no caso, a articulação). Talvez eu experimente primeiro um cross 12db, simples (bipolares mesmo), se ficar legal parto para algo mais refinado. Andei pensando em pontos de corte, o original (cross da própria NAR, snme desenhado pelo Franco da Wharf) corta em 12db 3.5khz; eu penso em usar o mesmíssimo corte (se alguém souber os valores dos componentes deste cross NAR PRO e puder postar, agradeço muito! LP 3.5khz 12db pode ter vários alinhamentos...) e deixar o tweeter à vontade com o corte HP 7Khz 6db bem-feitinho (este ficou bom, não quero + mexer). Até onde ví as curvas de resposta, independente do alinhamento do LP, parece (visualmente) interessante... quero experimentar na prática.

No caso da Zobel, será que este comportamento se repete nos mids tbem?

um abraço,

Ricardo.

Opa, fala Riquati.

Na verdade, eu nunca ouvi um mid tocando com Zobel, portanto, não tenho a mínima idéia, mas teóricamente, quanto mais componentes no caminho do som, mais este se degrada. Agora, dependendo da qualidade dos componentes, configuração e as características próprias de cada falante, os resultados podem ser diferentes.

No meu caso, como troquei o kit (to feliz, comprei um kit Polk Momo 6,5", usado, mas bem legal), ainda estou tocando o tw no cross original e o mid em flat. Depois que me acostumar bem com o comportamento deste kit, começo a pensar no que mecher.

Abraço

Newsom

Postado em

muita gente diz que o twt do Kit D grita.......eu nao acho nao hein! acho que tem mais a ver se ele ta instalado On- Axis ou Off.....ele é OFF total!!!

é so ''jogar ele para o para-brisa''....e fica belezinha....

o meu nao grita nao!

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...