Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Med

Pré Projetos Dos Pezinhos!

Recommended Posts

Atualizando as novidades.

Chegaram os falantes e consegui testar o protótipo versão 2 no carro.

Ficou uma M**** :banghead:banghead

Não encaixou direito, e ficou absurdamente feio!!!! [^]

Vou ter q procurar alguma outra solução.

Pergunta: Pézinho pequenos, tipo 1 ou 2L, podem estragar os mids? ou "só" terei menor qualidade de som?

[]´s Medina

Bota fotos do monstro do lago ness ai :vts

Po cara fais uma forcinha e mete umas BOTININHAS pezinho de cinderela de 2 L vai ficar um som rocócócó sem timbre com picos etc....

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Xiiiiiiiiiiiiiiiiii

tarde d+ para ver as fotos... o treco ficou tão absurdamente horrendo q foi direto pro arquivo circular, o-o- vulgo lixo :rolleyes:

O complicado é fazer as botinhas mesmo... se pelo menos tivesse UM instalador decente aqui em Porto Alegre, isso já estava resolvido <_<

Vou pensar em algo hoje a noite.... mas já estou pensando seriamente em colocar nas portas mesmo. Arrancar o de 6" original e meter um adaptador, tudo feito sem abrir a porta :pirou:

Ou ainda posso tentar algo em fibra de vidro mas, essa com certeza é a última opção, devido a minha falta de habilidade manual :vts

[]´s Medina

Compartilhar este post

Link para o post
Xiiiiiiiiiiiiiiiiii

tarde d+ para ver as fotos... o treco ficou tão absurdamente horrendo q foi direto pro arquivo circular, o-o- vulgo lixo :rolleyes:

O complicado é fazer as botinhas mesmo... se pelo menos tivesse UM instalador decente aqui em Porto Alegre, isso já estava resolvido <_<

Vou pensar em algo hoje a noite.... mas já estou pensando seriamente em colocar nas portas mesmo. Arrancar o de 6" original e meter um adaptador, tudo feito sem abrir a porta :pirou:

Ou ainda posso tentar algo em fibra de vidro mas, essa com certeza é a última opção, devido a minha falta de habilidade manual :vts

[]´s Medina

fibra de vidro não precisa de mta habilidade não... eh soh toma cuidado com a sujeira... ter bastante paciencia pra forrar bem o local... mais nada... acho que chega a sera mais facil que madeira em alguns aspectos... não tem erro!!

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é tche... ontem não consegui nem tocar nos falantes pra pensar em algo :(

Vou ver se hoje eu consigo algo.

A fibra com certeza é uma boa idéia, mas terei q vem com calma :blink:

[]´s Medina

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje fiz uma simulação no WinIDS pra ver como as coisas se comportariam.

Segundo ele mesmo, o pezinho ideal seria de 8L, conforme a figura abaixo:

50-8lSmall.jpg

E aproveitei e fiz com 2L:

50-2lSmall.jpg

No olho, não parece haver uma diferença assim tão grande. Será q tem problema em fazer com 2L??

Outra coisa, posso colocar os mids com a "bunda" pra fora??

[]´s Medina

Compartilhar este post

Link para o post

vixii... nem rola faze de 2L... pra um par de mid (lembrando hein, eh par, são dois, essa diferença vai atenuar bem mais)... vc vai te que corta mtuuu alto, ai vai te que subir mtu o sub, vai ficar aquelas batidas de sub chatas que confundem todo o palco sonoro... com 8l fica bem melhor, o mid consegue descer mais as frequencias e vc num vai ter nenhum pico chato pra te enche... sem conta que tb tem outros fatores, acho que um deles que pode pegar ai eh refrigeração, essas coisa, vai fica mtu sufocado na minha opinião!!

acho que pelo menos 4l, acho que eh o minimo pra vc começa... tente alcançar uns 5l que dai fica legal e num vai atrapalha mtu!!

hoje mesmo instalei um som pra um amigo... triaxial cortando bem alto na dianteira (cerca de 125 hz) e um sub upgrade de 10" numa seladinha, naum agrado de jeito nenhum, os triaxias são da bravox e responderam super bem nesse corte, mais o sub quando busca umas frequencias mais altas (tipo 80Hz) ele jah aparece mtuuuu brutalmente no palco, puxa mtu pra traseira, ai acabei tendo que corta o sub mais baixo (acho que fico pra baixo de uns 60Hz), respondeu supeerrr bem... mais fico aquela puta falha de frequencia, eh mtu perceptivel a falta dos medio graves, acho que num projeto que tah sendo bem pensando e bem bolado com bastante calma vale vc pensa profundamente em pezin grande... ok!?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu desconfiei disso mas, achei melhor perguntar :rolleyes:

Como já estava brincando no WinIDS, acabei fazendo mais algumas simulações :legal:

3 litros:

50-3lSmall.jpg

4 litros:

50-4lSmall.jpg

5 litros:

50-5lSmall.jpg

Achei a resposta em 3 litros bastante interessante, muito próxima do ideal.

Que tal??

[]´s Medina

Compartilhar este post

Link para o post
Eu desconfiei disso mas, achei melhor perguntar :rolleyes:

Como já estava brincando no WinIDS, acabei fazendo mais algumas simulações :legal:

3 litros:

50-3lSmall.jpg

4 litros:

50-4lSmall.jpg

5 litros:

50-5lSmall.jpg

Achei a resposta em 3 litros bastante interessante, muito próxima do ideal.

Que tal??

[]´s Medina

pode parecer pequena no grafico, mais não eh soh isso... a diferença eh bem aparente na real, forah que tem varios outros fatores... esse eh o fator mais baisco (ganho)... acho que pra um de 5" o que vale eh fazer o possivel pra conseguir ao menos 4 litros, forah isso jah acho que compensa parti pra uma porta bem feita que vai fica bem melhor!!

Compartilhar este post

Link para o post

PUTZ!!!!

Desisto!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Quem manda pegar carro diferente né.... tem mais é q se ferrar!!!!

Não tem jeito não, estou desistindo do projeto... vou tentar ver se acho algo pronto, se não achar tb vou vender o kit....

Estou desde as 13hs (agora aqui são: 15:50) tentado encontrar alguma forma de conseguir ao menos encaixar os mids como pézinhos, nem q fosse com uma caixinha de 2L, não deu. Nas portas me recuso a mexer com esses "estaladô" aqui de Porto Alegre.

Desculpem o desabafo.....

Caso alguém tenha alguma luz no fim do túnel, estou aceitando de bom grado...

[]´s Medina

Compartilhar este post

Link para o post

caraca velhooo... eu di certo to ficando cego, pq eu naum intendi a sua dificuldade, parece que se tem um putaaaaa dum espaço nesse del rey ai... maior que qualquer hatch popular de hoje, como se naum conseguiu?!?!

segue a dica que eu te dei, vai lah na loja compra uma lata de resina e uma de manta, compra os pinceis, luva, thiner pra limpa e estopa, compra fita pra encapa e papel aluminio (não vai dar mais que 30 reais tudo)... encapa tudo certinho ai, cuidando pra não faze uma camada mtu grossa de fita e papel aluminio, que se fica umas parte mtu reta ele num encaixa perfeito depois... ai faz uma camada ai de fibra + manta (jah que eh sua primeira vez, mistura no maximo 7 a 8 gotas de catalisador pra cada 100g que dai se vai te um tempo bom)... forra uma area beeeeem grande e lamina de fibra uma area bem grande tb, bem pra fora dos padrões que vc vai usa... imagina que vc vai faze um pezin de uns 10 litros...

depois que vc tira o molde eh soh festa, vc consegue uma noção inimaginavelmente melhor de onde dah pra coloca esse mid... naum tem erro, o meu carro eu nunca se quer peguei um mid de 6" e coloquei lah no chão pra ve aonde ele ia fica, soh fiz isso depois de molde pronto e as madeirinhas jah cortadas pra posiciona o falante...

vai por mim... mid de 5" vai se baba esse pezin, não desiste naum, no DIY tem que te mtaaaaa força de vontade!!!! o resultado eh super compensador depois!!!

Compartilhar este post

Link para o post

agora me explica melhor... como assim vc naum conseguiu encaixar o mid?! tah sabendo que o legal da fibra eh a possibilidade de vc deixar ele "no ar", em qualquer local por ali, ele num precisa tah perto de nunhuma parede naum!!

edit: te add no msn ai pra tenta ti ajuda!!

Compartilhar este post

Link para o post
... parece que se tem um putaaaaa dum espaço nesse del rey ai... maior que qualquer hatch popular de hoje, como se naum conseguiu?!?!

Esse é o problema... só parece ter um baita espaço ali... na boa, até o corsinha 2p 95, q minha esposa tinha, tem + espaço...

O Del Rey só é grande por fora, dentro é o maior aperto!! Só pra ter uma idéia:

eu tenho 1,78m de altura, mesmo com o banco TODO para trás eu tenho q dirigir com as pernas abertas, fico parecendo um sapo com cãimbras!!!

Outro detalhe, esse é complicado de esplicar assim escrevendo :pirou: ele é raso, ali nos "salões"... assim, a ditsância do fundo carro, até o início da porta, não dá 5cm direito...

[]´s Medina

Compartilhar este post

Link para o post

Bom pessoal.... após uma looooonnngaaaaaa conversa com nosso colega eletronica itaipu, ele me convenceu a fazer em fibra os pézinhos []-[]

Essa semana vou ver se acho onde comprar o material e vou tocar novamente o projeto :vts

Tem como "adivinhar" o quanto de de resina e fibra precisarei comprar??

Outra, existe alguma forma de fazer um molde do canto do carro aonde vou fazer os pézinhos de forma a não precisar arriscar a resina em contato com o carro??

[]´s Medina

Compartilhar este post

Link para o post
PUTZ!!!!

Desisto!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Quem manda pegar carro diferente né.... tem mais é q se ferrar!!!!

Não tem jeito não, estou desistindo do projeto... vou tentar ver se acho algo pronto, se não achar tb vou vender o kit....

Estou desde as 13hs (agora aqui são: 15:50) tentado encontrar alguma forma de conseguir ao menos encaixar os mids como pézinhos, nem q fosse com uma caixinha de 2L, não deu. Nas portas me recuso a mexer com esses "estaladô" aqui de Porto Alegre.

Desculpem o desabafo.....

Caso alguém tenha alguma luz no fim do túnel, estou aceitando de bom grado...

[]´s Medina

Posso te ajudar caceta!

Qualquer coisa dá um toque.. só lembrando, segunda volto as aulas na faculdade ai já viu né? Tempo só nos finais de semana...

Vamos deixar esses pezinhos pronto pra combinar logo esse encontro aqui do AutoSom-RS, quero ouvir o som do Murilo e os ajustes do restante do pessoal.. O som do André já desisti... não sai nunca!! Sempre faltando algo... HeHeHe...

Entra em contato: (51) 9147-3999

Compartilhar este post

Link para o post

AE!!!

Renan, eu to afim de meter a mão nessa bagaça nesse findi mesmo!!!

O complicado é não tenho noção nenhuma de como mexer com fibra!!!

Mas assim, te adicionei no MSN, vamos bater uma papo marcar essa montagem e umas cervas pra acompanhar!!!!

EDIT: Estava olhando nos artigos e achei um DIY muito interessante ((http://autosom.net/artigos/pezinho.htm)) com o pezinho feito em massa plástica, MDF e eucatex.

Ficou bem pequeno mas me agradou o formato final será q é uma opção pros cs50b??

[]´s Medina

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Medina, e aí?

Que desespero hein? Eheheheh...parece até eu. :vts

Em caso de falta de espaço, você pode amortecer o falante usando algum revestimento dentro do pezinho - manta acrílica, por exemplo. Isso dá uma enganada, permite que o mid desça um pouco mais, como se estivesse em um pezinho maior. Há um pouco de perda de SPL, mas é possível balancear o som e anular este problema através de ajustes no player ou no amplificador.

No meu sistema, o corte está em 100Hz, e o som ficou melhor com revestimento do que sem. Assim que chegar o player novo, vou tentar 80Hz, e acho que vai.

Agora, se vai fazer, faz direito!! Esses pezinhos deste tutorial estão mesmo uma gracinha, mas são menores que os meus pré-fabricados! Tão mais pra suporte de falante que caixa acústica. o-o-

Dá pra fazer pezinhos maiores mesmo que em massa plástica, "esqueletando" (essa doeu... [o_] ) o negócio com pedaços de madeira.

Compartilhar este post

Link para o post

E ai FerAbreu!!!

Cara, São Pedro está conspirando contra mim!!! Não para de chover nessa cidade! :(

Assim q parar, vou fazer uns moldes dos cantos do carro, pra poder montar os pezinhos aqui no ap mesmo. Essa de estar levando a esposa todo dia pro trampo dela, não me deixa montar o esquema dentro carro mesmo :unsure:

Vamos ver se no domingo eu consigo montar alguma coisa....

Pensei em fazer 100% em massa plástica mesmo, meu pai tem kilos disso na casa dele, aproveito e faço o teste :pirou: vamos ver no q dá!!!

[]´s Medina

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Medina

Pô cara.... a foto me enganou bem... não lembrava mais de como era o Del por dentro e achei que cabia até um doorpod monstro na porta .... rsss :blink:

Na boa, prefiro trabalhar com fibra do que com massa. Fiz um rack lateral e usei massa plástica em alguns pontos para "arredondar". Cara, segui como manda o fabricante "na lata" e como seca rápido aquilo !! Para moldar tem que ser rápido senão, haja lixa !!

Estou com um problema também. Troquei de carro, comprei os pezinhos "pré-fabricados" para o Polo e estou quebrando a cabeça agora.... O pezinho esquerdo fica bem em cima do "botão puchador" que abre o capô ... :blink:

Até agora nem instalei e está como chegou do sedex....

pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

fala kra... tenho um del rey belina, bem conservado, mas esse seu ta 10 hein...

seguinte, eu coloquei um par de 6x9 ligado diret no player no porta malas, rebati o banco traseiro e desparafusei o assento (4 parafusos sextavado 10),

desmonte a parte inferior do painel (akela q envolve o porta trecos e o cambio, são 4 parafusos philips)

passe o cabo por baixo do carpete, até o freio de mão e de lá pra tras até pegar onde estava o banco, e daí é só alegria...

a respeito dos pezinhos... já tentou passar manta na porta... ela tem uma acustica mto boa... ou sera q vc consegue fazer uma caixa dentro da porta??? mas acho q naum...

falow... qq coisa manda uma msg...

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...