Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Maydana

Rodas 205/40 R17 Em Gol G3

Recommended Posts

Olá pessoal, isso já aconteceu à um bom tempo mas acho que vale a pena discutir, afinal eu recorri a multa e ela aguarda julgamento.

Estava no carro do meu véio, um Gol G3 com aro 17 pneus 205/40 com suspensão cangoorun e fomos abordados por um policial da rodoviária estadual.

Obviamente ele começou a encrencar com as molas do carro, dizendo que eram cortadas, porém alegamos que eram molas em estado original, afinal eram novas e não tinham sido alteradas de nenhuma forma, sendo que andamos até com a nota de compra das molas.

Tudo bem, passamos por essa... Não satisfeito, começou a encrencar com as rodas e veio com um papo de que existe um diâmetro externo padrão para as rodas do gol, dizendo que o correto é aro 13 perfil 70, aro 14 perfil 60, aro 15 perfil 50 e aro 16 perfil 40... Para um aro 17 não iria existir um perfil que se adequasse. (Acho que o perfil mínimo é 35, se estiver errado me corrijam)

Resumindo... O cara fez nós tirarmos nossa estepe do porta-malas e colocar ao lado da roda 17 para comparar... obviamente a roda 17 ficou maior comparada com a estepe original do carro que se não me engano é aro 14 perfil 60.

Resultado... Levei uma multa grave por característica do veículo alterada, documentação do carro apreendida e 5 dias úteis para regularizar o carro e pegar a documentação de volta.

Acabei recorrendo a multa. Gostaria de saber com o pessoal se esse lance de roda 17 perfil 40 em gol foge dos parâmetros do carro? É irregular?

Desde já agradeço! Abraço! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

tudo vai da interpretação da autoridade e de seu humor.

pode dar uma multa de rebaixado, roda, lampada queimada ou por não ter uma chave de fenda...........estamos sujeitos a isso e não adianta tretar com ele se não tiver costas quente....pq só vai piorar sua situação

Compartilhar este post

Link para o post

Tá certo, vai do humor do cara...

Mas será que existe esse lance de limite máximo para o diâmetro externo da roda de um carro? Será que fala em algum local do manual do carro ou da lei?

Compartilhar este post

Link para o post

Para roda, o pouco que eu sei é que ela não pode "sair" para fora do paralama.

Só que não sei muito a fundo sobre isso... mas lembro que falaram que se a roda não saisse para fora do paralama não dava nada.

Compartilhar este post

Link para o post
Para roda, o pouco que eu sei é que ela não pode "sair" para fora do paralama.

Só que não sei muito a fundo sobre isso... mas lembro que falaram que se a roda não saisse para fora do paralama não dava nada.

É oque eu sabia também e as rodas do gol estão para dentro do paralamas.

Compartilhar este post

Link para o post
Tá certo, vai do humor do cara...

Mas será que existe esse lance de limite máximo para o diâmetro externo da roda de um carro? Será que fala em algum local do manual do carro ou da lei?

Rapaz, pelo que já lí por aí, se vc mantiver a altura do conjunto roda + pneu na mesma altura dos originais, não tem problema nenhum. Agora, se passar, é alteração mesmo. A maioria dos policiais não encrencam com isto, desde que seu carro não esteja baixo e vc saiba conversar com ele...

Policial é meio fo**, mas conversando costuma dar certo... já saí de blitz com 3 mil de multas atrasadas (logo, sem CRLV do ano), só conversando com o guarda...

Compartilhar este post

Link para o post
se uma boa conversa não resolver ......

SP e RJ até resolvem... aqui em Brasília, se vc chegar oferecendo, vai ficar umas horas esperando o delegado...

Compartilhar este post

Link para o post

É moçada, já vi que a melhor alternativa era uma boa conversa com o "Seu Guarda". Hehehe!

Compartilhar este post

Link para o post

é isso ai, segundo a lei, nao pode aumentar o diametro do conjunto roda+pneu se nao esta alterando as caracteristicas originais do carro...

Compartilhar este post

Link para o post
É moçada, já vi que a melhor alternativa era uma boa conversa com o "Seu Guarda". Hehehe!

se falar "seu guarda" pra policia civil é pior q xingar a mãe dele.....ahuauhuhah

fui parado num bloqueio do DENAC com um Gozinho g2 turbinho...pediu os documento, viu q tinha mexido no motor e tal.......quando falei "seu guarda" ..o cara estressou heim !....."guarda naõ ! INVESTIGADOR" ........´pedi desculpas e fui liberado sem multa e com meu docs de volta

Compartilhar este post

Link para o post

meu deus hoje em dia eles embaçam ate com voce velho...o que eles nao fazem pra tirar uma graninha pra eles....nunca ouvi falar sobre isso...meu deus...maisssssssssss e assim neh.... falowsss

Compartilhar este post

Link para o post
se falar "seu guarda" pra policia civil é pior q xingar a mãe dele.....ahuauhuhah

fui parado num bloqueio do DENAC com um Gozinho g2 turbinho...pediu os documento, viu q tinha mexido no motor e tal.......quando falei "seu guarda" ..o cara estressou heim !....."guarda naõ ! INVESTIGADOR" ........´pedi desculpas e fui liberado sem multa e com meu docs de volta

Pior que no momento eu em hipótese alguma falei "Seu Guarda", apenas tratei ele como "Senhor", afinal era um sargento... Acho que meu erro foi quando ele tava encrencando com as suspensões e eu quis encrementar com ele... AuhIAhuIHauih! Me ferrei!

Compartilhar este post

Link para o post

É phoda mesmo...

Eu só chamo de ÓTORIDADE!!!ehehehe

Chamo de Oficial, eles gostam, os cabos se acham até importantes,ehehehe!

Compartilhar este post

Link para o post
se uma boa conversa não resolver ......

Rodoviária estadual aqui no estado é complicado mesmo

Dificilmente tem papo ou café, eles sempre tão certos e tu errado

Geralmente só escapa com carteiraço

Melhor alternativa é concordar e rezar pra que o policial seja um pouco sensato

Compartilhar este post

Link para o post

é policial naum tem o q fazer, no ano novo nos saimos dar uns roles de opala de um amigo meu, e se sabe, opala amarelo, rebaixado e tal, na hora os caras pararam, deram geral, xingaram nos, acho q na atitude deles foi até um pouco de abuso de autoridade, até soco na perna de graça tomei, indentidade jogada no chão, zuaram legal com a gente mais naum multaram nem nada, mais nos humilharam bastante!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

por essas e outras que rebaixo tudo e coloco uma roda grande, se é toma uma multa que não tenha dúvida...uahuaha

Compartilhar este post

Link para o post

Seguinte pessoal, saca o que tem na edição 87 da CadStereoTuning;

....""....

Uma resolução do CONTRAN (201), vai estrar em vigor em 10/03/2007, que a instalação de um conjunto de rodas e pneus de última geração é proibida se não respeitar "milimetricamente" as medidas originais.

Assim qualquer alteração poderá ser multado, o condutor que comprar um veículo 0km e troque o jogo de rodas de 13 polegadas por um de 15 polegadas poderá ser multado mesmo conduzindo o veículo abaixo da velocidade permitida e respeitando todas as leis de trânsito.

....""....

O cara matou a pau na carta, com título "NA CONTRA MÃO"

O autor é o Márcio André Gerhadt de Novo Hamburgo-RS

Valeu!

Raphael

Compartilhar este post

Link para o post
Seguinte pessoal, saca o que tem na edição 87 da CadStereoTuning;

....""....

Uma resolução do CONTRAN (201), vai estrar em vigor em 10/03/2007, que a instalação de um conjunto de rodas e pneus de última geração é proibida se não respeitar "milimetricamente" as medidas originais.

Assim qualquer alteração poderá ser multado, o condutor que comprar um veículo 0km e troque o jogo de rodas de 13 polegadas por um de 15 polegadas poderá ser multado mesmo conduzindo o veículo abaixo da velocidade permitida e respeitando todas as leis de trânsito.

....""....

O cara matou a pau na carta, com título "NA CONTRA MÃO"

O autor é o Márcio André Gerhadt de Novo Hamburgo-RS

Valeu!

Raphael

Até aro 16" ainda dá pra conseguir manter a altura original... agora, aro 17 pra frente, nem com o perfil mais baixo...

Na largura, até se vc tiver usando 175/13 em populares, já está fora da medida... :vts

Compartilhar este post

Link para o post

essa de "milimetricamente" foi ridícula... então, um pneu original gasto já é considerada alteração da característica original???

tem q haver uma tolerânicade 2% pelo menos... pq mesmo qdo vc mantém o diâmetro do conjunto original, tem uma pequena diferença (q é desprezível)

o pior vai ser carros q tem aros maiores como opcionais.. tipo stilo abarth, vectra elite e até carros mais básicos... qual vai ser o critério para avaliar? vc vai ser multado pq comprou a 17" como opcional???

Compartilhar este post

Link para o post
essa de "milimetricamente" foi ridícula... então, um pneu original gasto já é considerada alteração da característica original???

tem q haver uma tolerânicade 2% pelo menos... pq mesmo qdo vc mantém o diâmetro do conjunto original, tem uma pequena diferença (q é desprezível)

o pior vai ser carros q tem aros maiores como opcionais.. tipo stilo abarth, vectra elite e até carros mais básicos... qual vai ser o critério para avaliar? vc vai ser multado pq comprou a 17" como opcional???

é isso q eu ia falar agora...

e os carros q tem variação de medida de roda de fabrica?

de 13 pra 14, 13 pra 15, 14 pra 15, 14 pra 16, 15 pra 17... e ai?

eu axo q os caras deviam ficar mais preocupados com nego q ta com droga no carro, ladrao pra rua.. do q com o tamanho da roda do carro, pow..

pq se vc for ve, qm enxe o saco msm e faiz comando e tal e para essas coisas.. aki pelo menos, eh pessoal da PM.. ronda escolar e tal..

Compartilhar este post

Link para o post

E eu não canso de ver carros de 20 anos de idade absolutamente fodidos sems seta , luz de freio , pneu careca , fiat 147 com a parte de trás cortada pra virar picape , motoboy fdp (pleunasmo) fazendo da rua um campo de batalha , etc , etc , etc...

Tudo andando na boa , tranquilamente...

Mas o problema deve ser o cara que gastou 4 k num jogo de rodas e pneus aro 17...Isso sim!

Compartilhar este post

Link para o post

Se eu tivesse que fazer um recurso para esse caso, iria pela idéia de que o fato de um modelo de automóvel ter medida do conjunto roda/pneu menor, é devido exclusivamente a fatores econômicos, pois como sabemos, tais medidas afetariam também o valor final do veículo.

Considerando que o automóvel Gol saiu de fabrica com pneus de medida 195/50 15, não se percebe qualquer limitação inerente as caracteristicas do veículo, deve-se considerar também, que ao utilizar pneus 205/40 17, temos uma alteração de apenas 3.44% na circunferência do conjunto se comparado a medida 195/50 15.

Considerando que as rodas aro 15, embora não estejam no seu carro, poderiam ter sido adquiridas de fábrica como opcional.

Não se observa qualquer limitação técnica ou alteração profunda das caracteristicas do altomóvel utilizando a medida 205/40 17.

:]

A verdade é que eu concordo em parte com a nova resolução, afinal, embora o carro possa acomodar rodas maiores, ele não sai "calibrado" para isso, muita gente apela, e usa medidas que alteram absurdamente o conjunto roda/pneu.

E sabemos que num conjunto com uma diferença muito grande o centro de rolagem fica mais alto e acentua a mudança de cambagem nas curvas, e o centro de rolagem não é passivel de qquer regulagem.

O efeito cáster cresce, e aumenta o peso da direção à medida que a velocidade aumenta, por ai vai.... e se pensarmos que seu carro saiu de fábrica com aro 13, teriamos uma diferença de mais de 10% na circunferência.

Compartilhar este post

Link para o post

acho muita sacanagem, acredito é que se a alteração de um veiculo que venha a usar uma roda 15 para uma 17, venha a mudar algo relacionado a segurança, que se fizesse as alterações necessárias e fosse regularizado pelo detran, ao inves de ficar fazendo com que nao se possa mais nem se quer trocar as rodas de um carro.

:(

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...