Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

xMax

Fotos Do Tweeter Akron Kbt25

Recommended Posts

Postado em
Foi isso o que mais me assustou. Tem mais cara de bom midrange (porque é flat de 2k a 5kHZ +/-) que de tweeter.

Mas tô sim curioso para ouví-lo :)

Quanto a aparência, certamente, gosto é que nem braço!

Abração

Mas a medição é sem damping interno, que, segundo o Renato, já está fazendo parte dos tweeters em linha.

Creio eu que, pela repercussão, não exista nada gritante (no bom sentido... ) alí. Quem me dera ter uns dinheiros sobrando pra testar... :vts

Postado em
pra tocar de 2 a 5K apenas, acho uma via perdida... pois tem bastante midrange legal que toca isto, e tweeter também.... então seria meio que uma via "inútil"...

Tem que tocar como tweeter mesmo, apesar do gráfico... Vale o teste por outros motivos, timbre, peso, refinamento etc.

Falta ver se ele consegue subir o mais plano possível na prática até os sonhados 20k...rsrs

Postado em

Não é muito bom confiar muito em gráficos né ...

por isso muitos falantes nem tem gráficos e sim os parâmetros ... só vcs repararem ... é escutando mesmo pra saber se é legal ou não !

Já escutei o conjunto MID e TW e achei bem legal , mais como foi dito , gosto é que nem braço (rs) .

Eu ainda tenho vontade de ter "os dinheiros" pra poder testar , pois o preço é beeeeem agradável e competitivo , o tal 1tw1 chega quase nesse preço !

Postado em

Se o tweeter não fez feio frente a um XT25(ring radiator muito conceituado lá fora, junto com o XT19, que dizem ser melhor ainda), no minimo vale a pena testar.

Pelo preço, mesmo se apresentar desempenho mid-fi, continua valendo a pena.

Quanto ao gráfico de resposta, -9dB em 15khz é algo preocupante. Essa faixa entre 10khz e 16khz é na minha opinião uma das mais críticas, pois é ali que mora grande parte do ''arejamento'' do tweeter. E um tweeter apagado é algo bastante desagradável.

E uma atenuação destas bem no final da faixa, geralmente acaba passando a impressão de que o tweeter não ''sobe''.

Mas, como disseram, tem que escutar.

E foi comentado sobre a medição ser sem damping aplicado, nesse caso a tendência é a resposta mudar de forma considerável.

Postado em
Qual o material do domo?

Já estão disponíveis os parâmetros do falante?

Para o uso na sua caixa residencial, qual o crossover utilizado(ponto de corte, ordem e alinhamento)?

Como foram os testes e como o falante se comportou com acertos diferentes?

Você disse que é interessante ter ''critério'' ao importar tweeters, pois mesmo alguns TOPs devem(?) ficar envergonhados frente ao Akron Kbt25.

Você teve a oportunidade de comparar o Akron com outros tweeters?

Em caso afirmativo, quais foram e como foram feitas as comparações?

Quais os resultados obtidos?

Só para ajudar mais a discussão segue aí os parametros para o xover do conjunto Mids/Tw.

Divisor de 12 dB/8a usando o .30 mH em série

e mais um Cap de Polipropileno em paralelo com o MID de 3 uF.. Acrescente um

Zobel no MID sendo um Cap de 9,4uF em série( 2 em paralelo de 4,7 de

poliester) com um Resistor de fio comum de 10 W ou 20 W , tudo em paralelo

com o MID, antes do Cross. Para o TW use um Cap de Polipropileno de 2 uF em

série e um indutor de 1,3 mH em paralelo com o TW. Entre o TW e o Cross, use

3 Resistores de Filme por 3 W de 22 R em paralelo entre sí, totalizando 7 R

e dando ao TW 15 Ohm.

Isso aqui foi uma sugestão do Paulo Ramos tipo custoxbeneficio com componentes nacionais cujo configuração que ele testou numa book e gostou muito e recomenda!

abs

Fernando

Postado em

é ... pra uma caixa frontal de HT já está bom ... Mais pra fazer os falantes renderem o que precisam e podem creio que tem que ser algo mais elaborado !

alguém poderia me dizer se cross ativo seria uma boa pra um sistema mais voltado pra fidelidade ?

Postado em
é ... pra uma caixa frontal de HT já está bom ... Mais pra fazer os falantes renderem o que precisam e podem creio que tem que ser algo mais elaborado !

alguém poderia me dizer se cross ativo seria uma boa pra um sistema mais voltado pra fidelidade ?

Se o cross for bom, sim... construir um bom ativo nem é tão difícil... basta fugir dos famosos op-amp com realimentação... Na página do Fábio Timi já tem 2 crosszinhos bem tesão.

Tem ainda os passivos tipo line-level... sim... passivos pra usar antes do amplificador, e não depois... configuração que vou usar no meu carro, apesar de ainda não ter testado. Vou testar no carro mesmo. A única exigência é saber a impedância de entrada do amp (simples até).

Postado em

me chamou de burro na cara dura em Kleber , caraca em ??? hahaha

eu sei diferença de ativo e passivo caspita ! hahaha

tem uns cross de Som aovivo que acho muito bons , DBX é um deles , queria saber se é legal tendeu ??? se serviria !

Postado em

Amigos,

- Tratar este tweeter como MID é até engraçado, é um tweeter, ok ?

- Vejam o gráfico, prestem atenção e leiam o que vou escrever.

Em 900hz está em 91 dBs e em 14khz ele esta a 88 dBs, estou maluco ou

isso é o famoso e desejado + ou - 3 dBs de variação que todos

sonham, tanto que foi a 94 dBs em 3k ? Se mudar então para + ou -

6 dBs o negócio vira o supra sumo do hi-end... aliás, melhor que

todos os gráficos de todas as Wilson-Audio, por exemplo...

Resumo, independente de como interpretarem este gráfico ( que

diga-se de passagem é uma atitude louvável em ser apresentado), por

favor, tenham em mente que é apenas um referencial....nunca uma

definição precisa.

- Pelas curvas Fletcher-Munson, mesmo picos e vales bem maiores a

partir dos 10k, poderia ser dados como desprezíveis já que não

teriamos capacidade para notar... agora, o fato de ir a 30k é um

diferencial e tanto, simplificando muito, considere que se vai a

30, em 20 estará em apenas 2/3 de sua capacidade, logo....

Tanto, que salve planares e ribbons, é muito difícil ver um tweeter

de baixo custo indo a 30k.

- Que me perdoem os amantes de passivos, mas não dá nem para comparar

com qualquer ativo com o mínimo de qualidade em ambiente residencial....

Para finalizar, gostaria de lembrar que não tenho qualquer interesse

comercial nesse ou em qualquer outro produto do Paulo, por ele, tenho

apenas muita admiração já que poderia estar naquela sala fabulosa dele

apenas ouvindo música, quando na verdade, está desenvolvendo produtos

muito legais para pessoas que gostam do DIY, como eu e todos deste

forum e ianda com um preço super justo... minha atitude é apenas

compartilhar e principalmente, incentivar a todos meterem a mão

literalmente no serrote.... heheheh

Um forte abraço,

Renato

Postado em
me chamou de burro na cara dura em Kleber , caraca em ??? hahaha

eu sei diferença de ativo e passivo caspita ! hahaha

tem uns cross de Som aovivo que acho muito bons , DBX é um deles , queria saber se é legal tendeu ??? se serviria !

Não rapaz... é que todo mundo acha que cross na linha é sempre ativo... :vts Só pra deixar explicadinho mesmo... :rolleyes:

Postado em
legal em Renato , gostei da sua explicação , agora realmente entendi/aprender a ver o gráfico !

Poxa , não é do tópico , mais como eu queria escuta a sua LT com os 2 de 12 hahaha !

Sei não... mas acho que eu vou ouvir... :vts

Postado em

Acho que em breve teremos um par destes na minha residência... :)

Pode ser que algum dia eu dê uma de louco e coloque no carro pra passar raiva dos meus audiobank.

Se tudo correr bem, vou adquirir um par neste mês.

Postado em

Ontem cruzei com o kit da Akron... Não cheguei a testar.

O tweeter era menor e bem mais fino do que eu esperava! O domo é estranho! lol

O mid de 6" é parrudo! :o Tirei uma foto para comparar com meu 60K.

1001071202pb2.jpg

Acho que o kit tá a caminho do fernando fpjsam

Postado em
Hoje vou pegar os meus, e de quebra ouvir os tw com upgrade, com Fs mais baixa...

Fora que a sala do hóme é a mais top que já entrei. O.O

Mais é um fella mesmo, eu me matando pra comprar um tweeter descente pro meu som do carro o cara comprando mid e tweeter top.

o-o-

Postado em
Ontem cruzei com o kit da Akron... Não cheguei a testar.

O tweeter era menor e bem mais fino do que eu esperava! O domo é estranho! lol

O mid de 6" é parrudo! :o Tirei uma foto para comparar com meu 60K.

1001071202pb2.jpg

Acho que o kit tá a caminho do fernando fpjsam

:rever1: MEU DEUS!!! AChei um MID de 6" Maior que os bravox. Logico que ele é para outra aplicação, porem não deixa de ser maior.

Em breve neguinho serrando porta para enfiar ele, fazendo bafle malabarismos etc, ou fazendo pezinhos com 15Litros o-o-

Quanto custa este MID? Tem algum site com estes produtos deste fabricante a venda?

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...