Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

BadsouL

Montando Um Hi-fi

Recommended Posts

Postado em

Ano novo, som novo! Estou alterando o meu sistema pra tentar algo com mais qualidade. Vou utilizar o stereo que já tenho, kit 2 vias Nar com tweeter Neo nas portas e coaxiais Nar atrás. O módulo é um fosgate 4.6 que agora vai tocar o 2 vias e um sub. O sub provavelmente será um Nar 10" 180wrms na caixa de 56 l conforme o manual. Agora as dúvidas:

- O carro é sedan, vou ter problemas com o grave já que é um sub de 10"?

- Essa litragem vai causar muito delay? Pois tenho gosto musical muito variado, escuto rock e heavy também que possuem batidas rápidas.

- O player é um Pioneer 7880 que será substituido em breve por um alpine ou algum da linha premier. Indicam algum modelo dessas respectivas marcas? (de preferência novos).

- E por fim, vai ficar um sistema bom? Opiniões, críticas e sugestões serão bem vindas.

Valeu e feliz 2007! :legal:

Postado em
Ano novo, som novo! Estou alterando o meu sistema pra tentar algo com mais qualidade. Vou utilizar o stereo que já tenho, kit 2 vias Nar com tweeter Neo nas portas e coaxiais Nar atrás. O módulo é um fosgate 4.6 que agora vai tocar o 2 vias e um sub. O sub provavelmente será um Nar 10" 180wrms na caixa de 56 l conforme o manual. Agora as dúvidas:

- O carro é sedan, vou ter problemas com o grave já que é um sub de 10"?

- Essa litragem vai causar muito delay? Pois tenho gosto musical muito variado, escuto rock e heavy também que possuem batidas rápidas.

- O player é um Pioneer 7880 que será substituido em breve por um alpine ou algum da linha premier. Indicam algum modelo dessas respectivas marcas? (de preferência novos).

- E por fim, vai ficar um sistema bom? Opiniões, críticas e sugestões serão bem vindas.

Valeu e feliz 2007! :legal:

Para ter um grave em carro sedan, use uma Band-Pass.... Mas o instalador, ou você deve calcular bem ela, e saber fazer, para não fe.rrar bem o sub se ela não estiver bem construida.....

Postado em

Qual o seu propósito, amigo?

Já usei um 10nar-1 (125wrms) com 80wrms dum MC423 num sedan (subaru impreza), em Bass Reflex de 53L livres @ 22Hz. Não use band-pass, acaba com o timbre do falante.

Esse "novo" de 180wrms ainda não ouvi, mas não sei o quanto ele mudou do antigo e famoso "10nar-1". Se for meio que a mesma coisa, esquece esse caixão e até mesmo esse sub se teu mid não tiver descendo um absurdo. Esta caixa não tem o attack todo de um heavy e o sub não responde acima de 50Hz, nem querendo.

Abraços

Postado em
Qual o seu propósito, amigo?

Já usei um 10nar-1 (125wrms) com 80wrms dum MC423 num sedan (subaru impreza), em Bass Reflex de 53L livres @ 22Hz. Não use band-pass, acaba com o timbre do falante.

Esse "novo" de 180wrms ainda não ouvi, mas não sei o quanto ele mudou do antigo e famoso "10nar-1". Se for meio que a mesma coisa, esquece esse caixão e até mesmo esse sub se teu mid não tiver descendo um absurdo. Esta caixa não tem o attack todo de um heavy e o sub não responde acima de 50Hz, nem querendo.

Abraços

No projeto eu pretendo manter o stereo que já utilizo, com os mids Nar CS65.1 6" + tweeters Neo e coaxiais Nar CX65.1 6". Os mids descem muito mesmo, tocam bastante (apesar de eu sentir um pouco ausência de médio-agudo). O módulo é um fosgate 4.6 velho de guerra mas tocando muito bem. Foi mandado pra revisão recentemente e está em perfeito estado. Quanto ao sub, quem testou esse modelo novo de 180wrms disse que é muito parecido com o antigo de 125wrms. Até as caixas são parecidas pra eles. Provavelmente farei a caixa em bass reflex mesmo. Você recomenda alguma litragem em especial para esse Nar 10"? Estou utilizando cabos 21mm pra força e Rg-6 com conectores Sto. Ângelo para RCA.

Postado em

Pra sanar o problemas com médios altos, troque o player por um bom alpine; a fiação dos falantes com cabo de telefone CCI, e trocar o capacitor do tweeter por um de melhor qualidade.

Eu ouvi um astra sedan com um 4.6 empurrando uma caixa de 42l Nar 12 125W, nas portas dois mid bass selenium e tweeter 1tw1 na coluna, portas traseiras falantes originas empurrados pelo player pionner.

Analizando o som como som para gosto variado de músicas, ficou muito bom, o grave é intenso e pode se dizer macio(um pouco +spl).

Tbambém ouvi um corsa sedan mais ou menos parecido, conclusão... fazer um belo tratamento nas portas e fixar os falantes em anéis de madeira (MDF) aee o som ficaria mais firme. O tweeter vç tem algumas opções; no sub a caixa não precisa ser muito grande, creio que - de 35L ficaria bom.

Boa sorte.

Postado em

Valeu cara, estou pretendendo pegar um alpine mesmo. Vou estudar fazer tratamento nas portas também obter maior rendimento dos mids. Quanto ao sub eu estou estudando um de 10 pol desses modelos novos da Nar de 180wrms, que muitos dizem ter a mesma qualidade dos antigos de 125wrms. Não quero perder muito espaço no porta-malas, por isso optei por um de 10 pol.

Valeu

Postado em

Putz... se vc escuta rock/heavy, pode esquecer caixa grande... o ideal é fazer uma caixa menor e sintonizar um pouco mais alto... por volta dos 35Hz mesmo.

O grande problema é que o pessoal que tá entrando no mundo do SQ se fascina por graves extensos... aí monta caixas grandes, com sintonias baixas... daquelas que todo mundo diz "noooosa, que extensão". Na hora de um pedal duplo, a coisa é de chorar. Pra poucos subs esta fórmula traz algum sucesso... pra falar a verdade, ouvi apenas um setup de caixas granes onde dava pra encarar um heavy.

Postado em
Putz... se vc escuta rock/heavy, pode esquecer caixa grande... o ideal é fazer uma caixa menor e sintonizar um pouco mais alto... por volta dos 35Hz mesmo.

O grande problema é que o pessoal que tá entrando no mundo do SQ se fascina por graves extensos... aí monta caixas grandes, com sintonias baixas... daquelas que todo mundo diz "noooosa, que extensão". Na hora de um pedal duplo, a coisa é de chorar. Pra poucos subs esta fórmula traz algum sucesso... pra falar a verdade, ouvi apenas um setup de caixas granes onde dava pra encarar um heavy.

Opa, uma possível solução seria utilizar falantes de menor diâmetro, só que como tudo tem limite não dá para abusar tb. Os Panthers aqui estão em caixas de 31L com dutos sintonizados em 30Hz e estão respondendo bem ainda. Só faltou testar aquela música do Metallica que vc estava comentando com o Noise em outro tópico.

Postado em

Opa, uma possível solução seria utilizar falantes de menor diâmetro, só que como tudo tem limite não dá para abusar tb. Os Panthers aqui estão em caixas de 31L com dutos sintonizados em 30Hz e estão respondendo bem ainda. Só faltou testar aquela música do Metallica que vc estava comentando com o Noise em outro tópico.

Pow... um gravezinho que ficou show foram os 8W0 do tiba... foi áberto só um buraco a mais na caixa do NAR... mesma sintonia, mesmo volume (que, aliás, é pequeno pros 2 subs). Desce MUITO, e tá com uma velocidade invejável.

Postado em

Pow... um gravezinho que ficou show foram os 8W0 do tiba... foi áberto só um buraco a mais na caixa do NAR... mesma sintonia, mesmo volume (que, aliás, é pequeno pros 2 subs). Desce MUITO, e tá com uma velocidade invejável.

Opa, me fala aonde ele comprou os 8W0 :legal:

Postado em

Peguei com um user do fórum, o Eduardo Ricetti.

Mas eles tão em linha ainda. Se for atrás dos bichinhos, procure os de 8 ohms que são mais planos.

Abraços

Postado em
Peguei com um user do fórum, o Eduardo Ricetti.

Mas eles tão em linha ainda. Se for atrás dos bichinhos, procure os de 8 ohms que são mais planos.

Abraços

São os de 8 ohms mesmo que estou interessado... 2 deles no meu RF4.6

Você tem algum contato desse Eduardo Ricetti? Você comprou zerados os 8W0 com ele?

Valeu

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...