Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

sepacheco

7998 X 7893 X 7892

Recommended Posts

putz, kleber.. me lembrou até dos sorvete, sorvetão, piviti povotó e puta velha n rejeita tarado da vida no cursinho

só que eu sempre odiei física :(

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
só que eu sempre odiei física :(

Eu tb... Só consigo gostar daquilo que eu consiga aplicar na vida real... este lado da física é muito bom.

Agora eu pergunto... pq catzo um aluno deve estudar lançamento vertical e horizontal quando faz engenharia de computação? :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post
Eu tb... Só consigo gostar daquilo que eu consiga aplicar na vida real... este lado da física é muito bom.

Agora eu pergunto... pq catzo um aluno deve estudar lançamento vertical e horizontal quando faz engenharia de computação? :unsure:

Basicamente pra evitar que o seu notebook/laptop acerte cabeças alheias qdo ele der pau e vc o jogar longe :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

Sandrão! Muito bom o teu review hain? ta sumido rapaz... como andam as coisas desse lado aí?

Kleber, é até aceitável que se cobre essa materia...mas já pensou no que acrescenta na vida de quem faz exatas, matérias obrigatórias como religião, filosofia, ciências sociais... eco!! Prefiro oR números e a tal da física....

Compartilhar este post

Link para o post
Sandrão! Muito bom o teu review hain? ta sumido rapaz... como andam as coisas desse lado aí?

Kleber, é até aceitável que se cobre essa materia...mas já pensou no que acrescenta na vida de quem faz exatas, matérias obrigatórias como religião, filosofia, ciências sociais... eco!! Prefiro oR números e a tal da física....

Grande Mario ! :) sadade de tu tambem !!

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

E aí Sandro. Não posso concordar com você que a qualidade de audio da 98XX é inferior a linha 79XX,78XX... Tendo como principio o fato da "fonte" ser interna ou externa.

Compartilhar este post

Link para o post

A qualidade de áudio dos 7XXX é superior a dos 98XX, agora o motivo certamente não é este.

Quanto a discussão do fenômenos físicos dos posts anteriores, eu até ia falar alguma coisa(eu conseguir sobreviver a Física 2 e seus estudos de Ondas, MHS e MHS amortecido...), mas sinceramente, não há necessidade.

Na prática, falando de sistemas 2-vias(3-vias deve ser um inferno, como vcs entenderão a seguir) sem bi-amp, quanto mais desalinhados e distantes estiverem mid e tw, mais sensivel fica em relação aos problemas de fase.

Isso porque na verdade eu acredito que o que cause o efeito de giro de fase no ouvinte é justamente o fato de estarmos aplicando um mesmo delay em falantes que estão em condições muito diferentes quanto a posicionamento.

No carro do Mdiana por ex, mid e tw estão alinhados(bobina c/ bobina) e muito próximos entre si, o que é a situação ideal.

O sistema dele foi o 1o que ouvi em que ao regular o delay não ocorriam aparentes problemas de fase, não importando quão brusco fosse o atraso.

Já regulei sistemas bi-amp, e com atrasos diferentes p/ mid e tw ou mid e full era também era possivel minimizar estes efeitos.

Então, em sistemas convencionais(2-vias s/ bi-amp), quando vou acertar o delay eu tento achar o equilíbrio entre 3 fatores: imagem, foco e fase.

O objetivo principal é a obtenção de imagem convincente, porém nem sempre o acerto que proporciona a melhor imagem também oferece o melhor foco.

Nesses casos, melhor deslocar um pouquinho a imagem e ter foco convincente.

E além disso, é necessário estar atento sobre os efeitos de fase que ocorrem. Geralmente ao ultrapassar certa quantidade de atraso, você nota algumas anomalias no som. Explicando para quem não está acostumado a detectar problemas de fase, seria como se tampassem um dos seus ouvidos, ou como se o som se tornasse espacial.

Então é necessário determinar até onde se pode ir c/ o delay.

Isso é mais critico em sistemas mid/tw com mid na porta e tw na coluna ou região próxima. Nesses já é praticamente impossivel obter imagem convincente, e de quebra você tem o pior cenário quanto a efeitos de fase.

Nestes casos o ponto(X.X ms no delay) em que esses efeitos começam a surgir vem bem mais cedo.

Enfim, como disso no começo, um bom projeto te livra de boa parte desses problemas.

Caso contrário é tentar conviver com isso da melhor forma possível.

Compartilhar este post

Link para o post
Isso porque na verdade eu acredito que o que cause o efeito de giro de fase no ouvinte é justamente o fato de estarmos aplicando um mesmo delay em falantes que estão em condições muito diferentes quanto a posicionamento.

No carro do Mdiana por ex, mid e tw estão alinhados(bobina c/ bobina) e muito próximos entre si, o que é a situação ideal.

O sistema dele foi o 1o que ouvi em que ao regular o delay não ocorriam aparentes problemas de fase, não importando quão brusco fosse o atraso

Quando vc aplica atraso a duas vias (mid e tw), entre si elas se comportarão da mesma forma, com os mesmos problemas de fase na região do crossover. Fora dela, convenhamos, não existirão (ou estarão extremamente atenuados)problemas de fase entre o mid e o tweeter, já que uma das vias estará cortada. Isto tudo assumindo um crossover com fase coerente.

No caso do carro do diana, o fato de termos as vias fisicamente alinhadas elimina todos os problemas de fase entre as 2 vias, já que o som parte de um mesmo ponto de origem. Aplicando o delay neste casp, vc começa a ter problemas de fase apenas com o outro lado do carro. Um avanço, sem dúvida.

Compartilhar este post

Link para o post
E aí Sandro. Não posso concordar com você que a qualidade de audio da 98XX é inferior a linha 79XX,78XX... Tendo como principio o fato da "fonte" ser interna ou externa.

Não é só por isso.. tem mais coisas alem do que não adianta ser externa e não chaveada.

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

Como disse, cheguei impiricamente a essas conclusões.

Quanto mais desalinhados e afastados estiverem os 2 drivers que recebem o delay, maiores são os problemas.

Compartilhar este post

Link para o post
Como disse, cheguei impiricamente a essas conclusões.

Quanto mais desalinhados e afastados estiverem os 2 drivers que recebem o delay, maiores são os problemas.

empiricamente, voce quer dizer? rss

edit: pra gerar discussões paralelas ao topico: http://www.cella.com.br/forum/showmessage....sp?cod_key=1466

ahuahuaxs

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo.

No meu sistema, tento manter o tw alinhado ao mid, logo em cima dele.

Compartilhar este post

Link para o post
empiricamente, voce quer dizer? rss

Não não, eu quis dizer impiricamente mesmo.

Eu tenho licença poética.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Concordo.

Isso quando a fita dupla-face tá colando ainda, fala aí Working...

:vts

Zuêra! Lembra no encontro, quando fui escutar seu carro e o tuíta tava pendurado???

Compartilhar este post

Link para o post
Concordo.

Isso quando a fita dupla-face tá colando ainda, fala aí Working...

:vts

Zuêra! Lembra no encontro, quando fui escutar seu carro e o tuíta tava pendurado???

Achei uma fita porreta agora! hauiohauioahuioahuiaohiah

Não fiz nada pq o sistema logo muda, vai pra cima do painel um dia... :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Kleber por responder minhas perguntas, mas sinto dizer que perguntas respondidades levam a pensamento e que faz com que me leve a ter mais duvidas, coisas dos seres humanos.

Então, eu gostaria de saber se poderiamos resolver os problemas de fase como também de distânciamento usando a bi-amplificação mais o TA. Pensando aqui comigo, faz sentido ter o ajuste dos 4 alto-falantes que fica em sua frente (twt e midbass, considerando-os emcima do painel e em pezinhos respectivamente).

Porque tem alguns usuários que não recomendam?

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Obrigado Kleber por responder minhas perguntas, mas sinto dizer que perguntas respondidades levam a pensamento e que faz com que me leve a ter mais duvidas, coisas dos seres humanos.

Excelente. Se as dúvidas vão surgindo, é sinal que vc está absorvendo conhecimento de forma crítica.

Então, eu gostaria de saber se poderiamos resolver os problemas de fase como também de distânciamento usando a bi-amplificação mais o TA. Pensando aqui comigo, faz sentido ter o ajuste dos 4 alto-falantes que fica em sua frente (twt e midbass, considerando-os emcima do painel e em pezinhos respectivamente).

Abraços

Alguém não recomenda a bi-amplificação? Se sim, diga quem é, pois já vou acendendo a fogueira... :vts

Rapaz... considerando que vc tem 2 vias com diferentes distanciamentos, é possível resolver boa parte dos problemas de fase com TA. O grande problema da "coisa" é determinar onde vc resolveu, e onde não resolveu. Vc pode ter um resultado mais agradável, porém muito mais cheio de buracos... é o risco de tentar remendar um sistema deficiente. Nem sempre o que soa melhor aos nossos imprecisos ouvidos está correto... Como eu sempre digo e quase ninguém acredita: o fator psicológico atua mais forte que a real percepção... o áudio é uma ilusão... palco é ilusão. Imagem é ilusão. Até o ato de comprar um CD é uma manifestação da influência do capitalismo. Neste mundo todo, o "real" é utópico.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém não recomenda a bi-amplificação? Se sim, diga quem é, pois já vou acendendo a fogueira... :vts

Eu sou um dos que normalmente não recomendo..... :rolleyes:

Pois eu acho que o rendimento é pouco pelo que se emprega, lógico que tudo depende de vários pontos, eu acho que vale muito mais gastar em um pezinho do que em mais 2 canais para os médios, para um sistema "simples" pode ser até barato, mas para um sistema mais refinado a brincadeira sai cara.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém não recomenda a bi-amplificação? Se sim, diga quem é, pois já vou acendendo a fogueira...  :vts

Eu sou um dos que normalmente não recomendo..... :rolleyes:

Pois eu acho que o rendimento é pouco pelo que se emprega, lógico que tudo depende de vários pontos, eu acho que vale muito mais gastar em um pezinho do que em mais 2 canais para os médios, para um sistema "simples" pode ser até barato, mas para um sistema mais refinado a brincadeira sai cara.

Ah, claro... questão de custo... mas até assustei... achei que tivesse gente achando que ficasse pior... o-o-

Pra sistemas básicos eu não acho necessário... mas quando a coisa vai refinando, passa a ser altamente recomendável...

Compartilhar este post

Link para o post
Pra sistemas básicos eu não acho necessário... mas quando a coisa vai refinando, passa a ser altamente recomendável...

Mas então, em sistemas refinados que não sei se compensa financeiramente, só se o cara tiver grana sobrando ou gostar muito mesmo :) , pois imagina um cara que quer fazer um HI-FI com razoavelmente pouca grana, colocar 2 morpheus/flat HE/genesis/steg , ou seja seria mais de R$1000,00 aplicados, o que vale mais a pena, um pezinho, um CD melhor ou fazer o bi-ampli?

Compartilhar este post

Link para o post
Mas então, em sistemas refinados que não sei se compensa financeiramente, só se o cara tiver grana sobrando ou gostar muito mesmo :) , pois imagina um cara que quer fazer um HI-FI com razoavelmente pouca grana, colocar 2 morpheus/flat HE/genesis/steg , ou seja seria mais de R$1000,00 aplicados, o que vale mais a pena, um pezinho, um CD melhor ou fazer o bi-ampli?

Vou dar a minha humilde opinião. Realmente, se a pessoa conseguir solucionar os problemas de um sistema de alta fidelidade sem incluir mais um amplificador de bom nível, caro, é muito melhor.

Mas, Diana, vou dar o seu próprio exemplo. Se, após regular tudo, finalizar tudo, você fizer testes com um amplificador emprestado, por exemplo, e chegar à conclusão de que é a biamplificação que vai dar o "arremate", vai ser a "cereja do bolo". Você talvez comprasse uma cereja de 1.000 reais, ou não?

Sair comprando, gastando sem saber eu também não recomendo, mas depois de alguns testes... tudo é possível.

Compartilhar este post

Link para o post
Sair comprando, gastando sem saber eu também não recomendo, mas depois de alguns testes... tudo é possível.

Na epoca do vectra eu testei e não comprei, como eu disse a diferença(no meu sistema) era pequena, não valia a pena.

Compartilhar este post

Link para o post

A tempos eu venho lendo aqui coisas como ''bi-amp ñ tem contra indicações''.

Bem...

Eu conheço um caso em que o bi-amp traz desvantagem, por inviabilizar um tipo especial de setup do sistema.

E é justamente esse setup que eu vou utilizar no meu sistema residencial.

Será que o pessoal advinha do que se trata? :vts

Compartilhar este post

Link para o post
A tempos eu venho lendo aqui coisas como ''bi-amp ñ tem contra indicações''.

Bem...

Eu conheço um caso em que o bi-amp traz desvantagem, por inviabilizar um tipo especial de setup do sistema.

E é justamente esse setup que eu vou utilizar no meu sistema residencial.

Será que o pessoal advinha do que se trata? :vts

Qual é o tipo de ligação que o biamp não permite?

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...