Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

AAS/RS

Vcs Poderiam Me Ajudar A Dimensionar...

Recommended Posts

Postado em

Olá galéra da AFS&T HI-FI! Não sou muito ligado a alta fidelidade por questões financeiras, mas gardando um troquinho consegui comprar esses 2 kits e gostaria de dimensioná-los da melhor forma possível em um vectra 97. 1 Kit é de 6" e o outro é de 5".

Player00001008.jpg

Configuration 2-Way Component System

Midrange Diameter 6.5"

Midrange Depth 2.7"

Tweeter Diameter 1.1"

Tweeter Depth n/a

Frequency Response 60Hz - 22kHz

Power Handling 100 Watts RMS

200 Watts Peak

Crossover Low-Pass (LP) 12dB

High-Pass (HP): 24dB

Sensitivity 89dB @ 1 watt/1 meter

Grilles Included Yes

Mounting Hardware Yes

Shipping Weight 11.2 Lbs.

(5.1 Kg.)

Midrange Diameter 5.25"

Midrange Depth 2.5"

Tweeter Diameter 1.1"

Tweeter Depth n/a

Frequency Response 70Hz - 22kHz

200 Watts Peak

Sensitivity 88dB @ 1 watt/1 meter

Grilles Included Yes

Mounting Hardware Yes

Shipping Weight 9.6 Lbs.

(4.4 Kg.)

Gostaria muito da ajuda de vcs para escolher o dimensionamento dos kits, pois gosto de som forte e de qualidade, mas ando muito c/ carona apenas na frente, raramente alguém anda atráz, entenderam?

Abraço a todos e obrigado desde já.

Postado em
Olá galéra da AFS&T HI-FI! Não sou muito ligado a alta fidelidade por questões financeiras, mas gardando um troquinho consegui comprar esses 2 kits e gostaria de dimensioná-los da melhor forma possível em um vectra 97. 1 Kit é de 6" e o outro é de 5".

Player00001008.jpg

Midrange Diameter 6.5"

Midrange Depth 2.7"

Tweeter Diameter 1.1"

Tweeter Depth n/a

Frequency Response 60Hz - 22kHz

200 Watts Peak

Sensitivity 89dB @ 1 watt/1 meter

Grilles Included Yes

Mounting Hardware Yes

Shipping Weight 11.2 Lbs.

(5.1 Kg.)

Midrange Diameter 5.25"

Midrange Depth 2.5"

Tweeter Diameter 1.1"

Tweeter Depth n/a

Frequency Response 70Hz - 22kHz

200 Watts Peak

Sensitivity 88dB @ 1 watt/1 meter

Grilles Included Yes

Mounting Hardware Yes

Shipping Weight 9.6 Lbs.

(4.4 Kg.)

Gostaria muito da ajuda de vcs para escolher o dimensionamento dos kits, pois gosto de som forte e de qualidade, mas ando muito c/ carona apenas na frente, raramente alguém anda atráz, entenderam?

Abraço a todos e obrigado desde já.

Um bom amp e barato, que eu tambêm achei, após escutar, são os Wharf Audio. Manda uma MP para o FrancoWharf e pergunta mais sobre eles.... Um bem recomendado é o Flat e o Flat Light para uma boa qualidade de audio.

Postado em

Opa Dan, como já conversei com ele antes, sei melhor o que ele tá querendo ... ele esqueceu de colocar e explicar aí, que já tem um RF 800.4 pra tocar esses kits.

Acredito que a dúvida seja a de como posicionar os kits.

Postado em

Exatamente camarada Steel! Me refiro a posição dos kits.

A punch q tenho "só" pro stéreo é essa:

Player00001020.jpg

Dynamic Power Rating 14,4V:

Bridged into a 4 ohms load = 525 WATTS x2

Per Channel into a 2 ohms load = 270 WATTS x 4

Per Channel into a 4 ohms load 150 WATTS x 4

Continuous Power Rating 13,8V:

RMS Continuous power per channel both channels driven a 4 ohms = 100 WATTS x 4

RMS Continuous power per channel both channels driven a 2 ohms = 200 WATTS x 4

RMS Continuous power bridged into a 4 ohms = 400 WATTS x 2

Dyn.Pow.Rat. 13,8 V 100 x 4 a 4 ohms.....

Frequency Response 20Hz to 20KHz =- 0.5 dB

Damping Factor a 4 ohms 20Hz to 200KHz =- 3 dB

IM Distortion(IHF) <0.05%

Signal-to-Noise Ratio > 100dB A-Weighted

Crossover Sllope(Butterworth) 12dB/octave

Cross. Freq. 50Hz-210Hz

Sleew Rate 30 Volts/ ms

Equalization (45Hz Punch Bass) = Variable (0 to + 18 dB)

Input Impedance = 20K ohms

Seria isso. Minha dúvida é aonde colocar os falantes para ter uma boa qualidade na frente.

Por ex. O Noisesteel me indicou colocar os de 6" na door pod e os de 5" em pezinhos de 7 +-litros...

Agradeço novamente a todos e peço desculpas por não perguntar direito.

Postado em
O.O

wow... SQPL de responsa!

concordo com a sugestão do noise! 6-doorpods 5-pesinhos Tw-painel

q sub vai acompanhar esses cavalinhos ai?

Gabriel

Só que apenas um par de Tweeters!!

Guarda o outro par pra hora de vender os kits..

Não sei se o mid vai ultrapassar o tweeter, esse seria o grande problema..

Mas como o seu caso não é necessariamente fidelidade e sim SPL com qualidade, acredito que com apenas 1 par de tweeters já fique legal..

Vai tocar alto hein..

Abraços..

Postado em
Opa Dan, como já conversei com ele antes, sei melhor o que ele tá querendo ... ele esqueceu de colocar e explicar aí, que já tem um RF 800.4 pra tocar esses kits.

Ah sim! :legal:

Bom, vai ficar bom este sistema do rapaz.....

Postado em

Mas dependendo do SUB que ele vai por (se por claro), seria melhor manter os 2 pares de tweeters.

E onde tu comprou esses Kits e o Módulo ? pesquisei em varios lugares no RS e nunca achei nada da Fosgate.

Postado em
O.O

wow... SQPL de responsa!

Gabriel

Mas como o seu caso não é necessariamente fidelidade e sim SPL com qualidade, acredito que com apenas 1 par de tweeters já fique legal..

Vai tocar alto hein..

Abraços..

Outra opção, acho que melhor ainda..

Põe um par de tweeters no pézinho, junto com o mid, e o outro par na coluna ou painel..

Abraços..

Postado em
O.O

wow... SQPL de responsa!

Gabriel

Vai tocar alto hein..

Abraços..

Põe um par de tweeters no pézinho, junto com o mid, e o outro par na coluna ou painel..

Abraços..

e esqueça toda a possibilidade de foco né?

um par de Tw é suficiente (pra mim q sou avesso a agudos muito ardidos) e SE pensar em usar os 2 pares coloque eles o mais junto possivel, senão esquece qqr tentativa de criar um palco convincente!

mesmo q ideia seja mais SPL q qualidade acho q isso é um fator importante... até mesmo pra valorizar os componentes q são muito bons!

Gabriel

Postado em

eu acho q usar os 2 mids na frente não é uma boa idéia....

a resposta vai ser mto diferente.

picos em frequências distintas até o delay é diferente...

se for pra usar 2 falantes na frente, q seja em 3 vias....2 tocando a mesma frequência, acho q tem uma chance enorme de dar errado

melhor aplicar bastante potência num kit só e vender o outro ou colocar atrás atenuado

Postado em

se for pra usar 2 falantes na frente, q seja em 3 vias....2 tocando a mesma frequência, acho q tem uma chance enorme de dar errado

melhor aplicar bastante potência num kit só e vender o outro ou colocar atrás atenuado

:legal:

Postado em
O.O

wow... SQPL de responsa!

Gabriel

Vai tocar alto hein..

Abraços..

Abraços..

faz isso naooooo! ou voce quer ter o clone de alguem/alguma coisa tocando acima do painel? (porque ja que vai ter muito mais coisa em baixo, mantenha-se coeso né! ou quebra de vez (tweeter em cima apenas) ou deixa tudo num eixo só (tudo em baixo, direncionado pro mesmo lugar) )

Postado em
O.O

wow... SQPL de responsa!

Gabriel

Vai tocar alto hein..

Abraços..

Abraços..

faz isso naooooo! ou voce quer ter o clone de alguem/alguma coisa tocando acima do painel? (porque ja que vai ter muito mais coisa em baixo, mantenha-se coeso né! ou quebra de vez (tweeter em cima apenas) ou deixa tudo num eixo só (tudo em baixo, direncionado pro mesmo lugar) )

:legal:

Acho que só um par fica melhor neh..

Eu tambem tenho um problema com agudos forte, achei que lá em baixo ele não ia fazer tanta diferença..

Parece que faz..

Abraços..

Postado em

Não... procura instalá-lo em cima do painel mesmo. Uma vez que vc descobre o que é palco sonoro, especialmente com foco, vc não abre mão disso nunca mais!

É igual direção hidráulica, vidro elétrico, etc. Carro sem tudo isso, nunca mais... hehe!

Problema com agudos sibilantes, vitrificados, "nervosos" podem ser contornados com alguns ajustes. Mas vai depender muito tbm da assinatura sônica de todo o conjunto (kit, player, amp, cabos).

E dá pra ter um SPL ferinha até viu... nesse esquema de 2 pares de mid, eu tentaria fazer um configuração meio que em 3 vias mesmo. Jogava um mid em pezinho, outro em door-pod e o tuíta no painel.

Postado em
O.O

wow... SQPL de responsa!

Gabriel

Bom amigo aí é que está o problema! Não é bom pra SQPL! São 2 Extremes 15SW5 mas o próx. upgr. será 2 MTX T9512-04.

Postado em
O.O

wow... SQPL de responsa!

Gabriel

Vai tocar alto hein..

Abraços..

Usarei apenas 1 par de tw no pezinho direcionado c/ lazer para meu crânio...

Postado em
O.O

wow... SQPL de responsa!

Gabriel

Vai tocar alto hein..

Abraços..

Usarei apenas 1 par de tw no pezinho direcionado c/ lazer para meu crânio...

Acho que no painel o palco sobe um pouco e fica melhor..

Abraços..

Postado em

Ah sim! :legal:

Bom, vai ficar bom este sistema do rapaz.....

Olá Dan, conheci ontem uma loja bem bacana em Porto Alegre, chama-se Overdrive, o gerente sabe muito sobre som automotivo e trabalha c/ pessoas que fizeram vários projetos para IASCA.

O que o Kra me recomendou é o seguinte:

2 Cabos RCA RF 5 mts........................................................................300,00

1 cabo de força 21 mts x2, ele disse q pra sub eu não preciso comprar o melhor do mundo e aproveitar a grana para comprar outras coisas....................378,00

4 Bornes para bateria Beyma...............................................................400,00

+1 Bateria Moura MP110HE..................................................................340,00

Fan control Akasa................................................................................200,00

2 coolers 10x10...................................................................................80,00

O kra mandou eu trocar minhas 2 dutadas pros extremes, ele têm o kra certo que trabalhou na selenium não sei quantos anos e agora faz pra Yamaha!!!Contato só por e-mail, ele vai mandar o Kra passar no programa pra dar a litragem correta para meus falantes em relação ao meu carro.........................................320,00

3 fusíveis tipo faca, o kra disse q posso economisar não comprando disjuntor..............................................................................................30,00

2 Pezinhos de 5" q o kra da yamaha vai calcular o volume......................400,00

fiação de 2,5mm...................................................................................50,00

Caixa acústica para door pod, 6"o kra tb vai calcular o volume + forração total da porta ...................................................................................................N/S

Estrado para o porta malas c/ estepe.....................................................100,00

1 Cd Player Pioneer acima do 860 e tem q ser premier, o kara disse q c/ o meu P1Y ele não consegue acertar c/ RTA................................................+-1500,00

obs.: O Kra aconselha ao invez de utilizar os cross dos kits, usar apenas um central na malas, pode ser da Fosgate mesmo ele disse que poderia c/ isso mandar mais potência pros kits............................................................900,00

mas isso fica a meu critério se quiser mais potência nos ki8ts.

Ele tb me disse q o ideal por experiencia, para não correr o risco de queimar nada seria uzar o dobro de potência em cada falante. Tipo assim:

1 MTX 1501D pra cada extreme

1 RF 800.4 pra cada kit, ele me garantiu q c/ RTA meus falantes não queimariam nunca!!!!!

Galéra postei tudo isso pq fiquei horrorizado ao sair da loja, depois de 1:30h, o kra me pareceu seguro do q estava falando e tinha apenas uns 40 carros, 20 importados colocando som.

Em relação aos Tws ele disse q se eu usar 2 não vou aguentar, ele já intalou esses kits várias vz e disse q os Tw são muito fortes...Por isso vai lá embaixo e não na linha do painel. Ele falou muito sobre imagem, palco etc.. q agora não lembro e não saberia explicar.

Seria esse o resto do som, mas o kra me convenceu a fazer todo o interior em curvim, depois eu coloco estofados em couro.

Player00001002_01.jpg

Abraço a todos e gostaria muito de opinîões, ou o Kra da loja é louco ou saca demais, pois me respondeu tudo q perguntava e sabia das especificaçoes tecnicas de todos meus equipamentos, fiquei de boca aberta...

Postado em
O.O

wow... SQPL de responsa!

Gabriel

Vai tocar alto hein..

Abraços..

Abraços..

Exatamente o q me aconselharam pois disseram ser Tws de respeito.

Abraço.

Postado em

Vou regular c/ mesma freq. em RTA e o kra q vai fazer, já fez com os mesmos kits e disse q ficou impressionante o som, disse que eu iria me apavorar c/ a qualidade e SPL, ele me garantiu q fica bom, e outra eu estou cansado de comprar, pagar uma grana e depois dar de graça. ESSES KITS NÃO SAEM MAIS.HEHEHEH!!!

Postado em
O.O

wow... SQPL de responsa!

Gabriel

Vai tocar alto hein..

Abraços..

Abraços..

Vc está falando bem como o Kra q vai montar o som e já montou vários kits iguais...ele disse tudo embaixo........

Abraço

Postado em
Não... procura instalá-lo em cima do painel mesmo. Uma vez que vc descobre o que é palco sonoro, especialmente com foco, vc não abre mão disso nunca mais!

É igual direção hidráulica, vidro elétrico, etc. Carro sem tudo isso, nunca mais... hehe!

Problema com agudos sibilantes, vitrificados, "nervosos" podem ser contornados com alguns ajustes. Mas vai depender muito tbm da assinatura sônica de todo o conjunto (kit, player, amp, cabos).

E dá pra ter um SPL ferinha até viu... nesse esquema de 2 pares de mid, eu tentaria fazer um configuração meio que em 3 vias mesmo. Jogava um mid em pezinho, outro em door-pod e o tuíta no painel.

Se colocar no painel os tw se sobresaem dos mids, o RTA vai acertar até a diferença do pezinho esquerdo pro direito e fazer os dois baterem iguais pro motorista e os tw serão focados à lazer. A preocupação do montador q me pareceu extremamente profissional, na realidade nunca ví alguém explicando tão bem sobre: foco, palco e imagem...

Abraço.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...