Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Rasgado

Duvida de aterramento

Recommended Posts

galera,no manual do meu módulo (boog hybrid 2500) diz que o aterramento só deve ser ligado no gnd do módulo e q a carcaça do módulo não pode estar aterrada ......... pois isso causaria um "loop de aterramento" ..... mas se meu módulo vai ser fixado na parte de trás do banco de traseiro, vou ter q isolar isso? como? usando parafuso de borracha? ehehhe.....

AJUDA EU!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, normalmente o banco é de madeira ou plastico, então não tem problema, mas se for prender na lata, coloca uma arruela isolante!

Compartilhar este post

Link para o post

aproveitando o topico sobre aterramento...

como o povo ta fazendo o aterramento? na lata ou na bateria (independente de qual seja melhor ou pior)?

alguem usa algum macete pra ficar um acabamento mais profissional ou só enfia o cabo debaixo do parafuso e aperta contra a lata mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post
aproveitando o topico sobre aterramento...

como o povo ta fazendo o aterramento? na lata ou na bateria (independente de qual seja melhor ou pior)?

alguem usa algum macete pra ficar um acabamento mais profissional ou só enfia o cabo debaixo do parafuso e aperta contra a lata mesmo?

vc pode botar um terminal igual o que vai na bateria....

tipo, o cabo entra nessa peçinha e essa peçinha tem um furo onde entra o parafuso!!! tendeu?

Compartilhar este post

Link para o post

tipo, o cabo entra nessa peçinha e essa peçinha tem um furo onde entra o parafuso!!! tendeu?

é o q eu to querendo fazer... mas to fazendo pesquisa d opiniao pra ver se alguem ja fez algo parecido com o q eu quero fazer...

minha ideia é arranjar uma placa d cobre d no minimo 1mm d espessura e molda-la em formato d uma arruela com um linguote, fazer um furo no linguote e fixar um conector terminal igual d bateria nessa peça.... ia ficar patrao pra fazer o aterramento no parafuso do cinto de segurança traseiro....

Compartilhar este post

Link para o post
Guest jcesar

por isso que a banda tem umas "buchinhas" de borracha na carcaça onde vai o parafuso de fixação....

Compartilhar este post

Link para o post

é o q eu to querendo fazer... mas to fazendo pesquisa d opiniao pra ver se alguem ja fez algo parecido com o q eu quero fazer...

minha ideia é arranjar uma placa d cobre d no minimo 1mm d espessura e molda-la em formato d uma arruela com um linguote, fazer um furo no linguote e fixar um conector terminal igual d bateria nessa peça.... ia ficar patrao pra fazer o aterramento no parafuso do cinto de segurança traseiro....

precisa mandar fazer não. vai numa loja de eletronicos q tem isso com isolamento de borracha ainda! E vai ficar mais decente!

Compartilhar este post

Link para o post

precisa mandar fazer não. vai numa loja de eletronicos q tem isso com isolamento de borracha ainda! E vai ficar mais decente!

mas eu mesmo q vou fabricar essa peça... com Dremel... sai d gratis.... :P

Compartilhar este post

Link para o post

fazer um furo debaixo do banco traseiro (assento), lixar, lixar o parafuso e a arruela, fica bom ou tem algum outro lugar + recomendado para se fazer aterramento? Ouvi dizer que no parafuso do cinto não é bom.

Compartilhar este post

Link para o post
fazer um furo debaixo do banco traseiro (assento), lixar, lixar o parafuso e a arruela, fica bom ou tem algum outro lugar + recomendado para se fazer aterramento? Ouvi dizer que no parafuso do cinto não é bom.

Acho que tirando aterrar na bateria, não existe um ponto que possa ser considerado "genérico". Aprendi uma maneira de identificar bons ponos que até hoje ninguém me disse porque não seria válida.

Vc passa o cabo postivio normal. Daí pega um multímetro e verifica a tensão na bateria. Vá ao local de instalação do amp e coloque uma das pontas de prova no cabo positivo, e com o outro, vá experimentando pontos onde a tensão se iguale à encontrada na bateria, ou próximo à isso. Este é o ponto de aterramento.

Compartilhar este post

Link para o post

ué... arruela de borracha, coloca uma embaixo do amp e outra emcima ao fixar...

resolve

Compartilhar este post

Link para o post

vixe, arruela isolante e.... o parafuso é de metal :P

Compartilhar este post

Link para o post

eu vjo mta gente colocando madeira entre a lata do banco!! entao nao adianta zorra nenhuma pq onde pega o parafuso no amp eh de ferro, e o parafuso eh de ferro tb........ vai dar na mesma..... nao vai ser = ta encostado..... mas vai ser praticamente igual.......

qual eh a solução?!?

:pirou:

Compartilhar este post

Link para o post
eu vjo mta gente colocando madeira entre a lata do banco!! entao nao adianta zorra nenhuma pq onde pega o parafuso no amp eh de ferro, e o parafuso eh de ferro tb........ vai dar na mesma..... nao vai ser = ta encostado..... mas vai ser praticamente igual.......

qual eh a solução?!?

:pirou:

Você quer dizer ...colocam madeira emtre o amp e a lata ...??

Nesse caso teria que fixar primeiro a madeira e depois fixar o amp com outros parafusos...tomando cuidado para o fundo do amp não encostar nas cabeças dos parafusos que prendem a madeira...

Evertom

Compartilhar este post

Link para o post

puts..... pd cre...... como sou estupido...... :lol:

valew!

Compartilhar este post

Link para o post

Todo mundo q eu conheço q usa madeira é só pra usar como base mesmo... nada d isolaçao... vc fixa a madeira no encosto do banco e o amp na madeira, mas só pq fica mais facil de trabalhar e é mais seguro tb, ja q vc pode fazer trocentos buracos na madeira pra distribuir a carga, alem dela segurar parafuso melhor do q a lata...

alias, alguns carros tem o fundo do banco feito em plastico, e nao lata...

Compartilhar este post

Link para o post

Afinal qual o efeito sonoro do loop de aterramento? Causa algo no som ou prejudica a parte elétrica do módulo!

Imagino que prejudique o som pq talvez a carcaça do módulo se torne um grande campo magnético introduzindo ruído tipo quando se passa energia junto dos rca! É isso?

Compartilhar este post

Link para o post
Acho que tirando aterrar na bateria, não existe um ponto que possa ser considerado "genérico". Aprendi uma maneira de identificar bons ponos que até hoje ninguém me disse porque não seria válida.

Vc passa o cabo postivio normal. Daí pega um multímetro e verifica a tensão na bateria. Vá ao local de instalação do amp e coloque uma das pontas de prova no cabo positivo, e com o outro, vá experimentando pontos onde a tensão se iguale à encontrada na bateria, ou próximo à isso. Este é o ponto de aterramento.

não é mais facil medir a resistencia do que a tensão? o risco de choque é menor! Bota uma ponta do multimetro no borne negativo da bateria e a outra ponta vai encostando nos parafusos disponiveis para ver o qual da menor resistencia! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Vai causar ruido. Como a carcaça do amplificador tb esta ligado no polo negativo da alimentação (efeito "gaiola de farad". Procura na net sobre esse assunto que é muito interessante, mas ele fazia esses experimentos com raios e descargas elétricas), vai começar a escapar corrente pela carcaça. Como a corrente de um sistema sempre procura o caminho mais facil para fluir (sempre pega o caminho da menor resistencia), parte da corrente ira voltar para o amplificador e a outra parte ira para a bateria. A parte q vai para os amplificador causa ruido, não sei explicar porque, mas acredito que seja porque os transistores do amplificadores ficam presos a carcaça para dissipar o calor, e quando há o refluxo de corrente nesses transistores, causa ruido. Isso também é um alerta para as pessoas que teimam em colocar os módulos sem a carcaça no carro ou compram aqueles que tem janela de acrilico, não façam isso!!!

Editado por Hellmind

Compartilhar este post

Link para o post

descobri uns pontos de aterramentos no carro.

é normal ter no minimo 5 pontos no carro inteiro, é só procurar perto das centrais eletricas q tem pontos de aterramento padrão

Compartilhar este post

Link para o post
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...