Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Banditty's

Caixa Bans Pass

Recommended Posts

Postado em

Bom galera aqui esot mais uma vez ja comprei os sub de 15sw1p gostaria de fazer uma caixa band pass para sub-grave queria algumas sugestões de vcs para saber qual litragem da caixa e como ela deve ser feita se de 4° ou 6° ordem espero poder contar com a ajuda de vcs mais uma vez

desde ja agradeço a ateção de todos e fico no aguardo da resposta abraços

Postado em

Tu tentou dar uma olhada no site da selenium? eles tem otimos projetos lá, com diversas configurações e finalidades! vale a pena dar uma olhada! :legal:

Postado em
Tu tentou dar uma olhada no site da selenium? eles tem otimos projetos lá, com diversas configurações e finalidades! vale a pena dar uma olhada! :legal:

cara eu dei uma olhada mais so tem projeto de band pass para os sw1p de 18 ou então para os wpu para os sw1p de 15 não tem se vc poder min ajudar agradeço

Postado em

e-mail acho que não adianta muito..esses dias mandei um e-mail pra eles pedindo sobre projeto de band pass pra street bass, e me responderam que não tem projeto...só falaram pra fazer uma caixa com 62L.....ou é má vontade do cara, ou eles nao tem mesmo :pirou:

Postado em
e-mail acho que não adianta muito..esses dias mandei um e-mail pra eles pedindo sobre projeto de band pass pra street bass, e me responderam que não tem projeto...só falaram pra fazer uma caixa com 62L.....ou é má vontade do cara, ou eles nao tem mesmo :pirou:

cara acho tb que e ma vontade pois pedi tb o projeto e ate agora eles nen me responderam

mas espero poder contar com a ajuda de vcs

abraços a todos

Postado em
Ou então quem sabe o blOom não te dá um bom projeto dele mesmo.

Poxa paulo.. que chato... tu editou teu post pra me "criticar"? Poderia ter editado pra postar algo na prática, e tornar-se útil. Esse lance de "ensinar a pescar", nem todos curtem! Muitos estão aqui apenas pra saber QUAL CAIXA e ponto final! Mas já que uns nem sempre conseguem ser úteis, outros precisam suprir essas necessidades... Então vamos lá!

Banditty, caixas band-pass são um pouco mais complicadas que as dutadas pra se acertar! Seria interessante que vc tivesse um bom conhecimento de WinSD pra ficar simulando medidas e etc, até chegar em algo que te agrade. Ou quem sabe, procurar alguém disposto a ajudar e que entenda de WinSD. Prum falante do porte do sw1p não acho que uma band pass seja tão necessária, pois, mesmo em dutada, o resultado seria satisfatório (fora que uma band pass ficaria enorme!).

No site da selenium, a caixa utilizada pra mostrar a 'resposta' do falante é uma dutada de 100 litros, com 2 dutos de 10cm de diametro e 35cm de comprimento. Não sei a sintonia dessa caixa (sou péssimo com 'winsd e cia') nem se essa caixa é a melhor pra ele, pois dá pra conseguir uma sintonia melhor com os dutos de 10cm por 16cm de diametro (Fb = 45hz), segundo consta em outro material da selenium.

Caso queria algo ainda menor, da pra fazer a caixa (ainda dutada) com 75lts.. porém com 1 duto de 10cm diam. por 8cm comprimento. A sintonia ficaria a mesma, dando alguma diferença apenas no F3 e group delay.

Aconselho vc dar uma conversada com alguem q entenda do assunto (de caixas, especificamente) e de preferência alguem que esteja disposto a ajudar! Porque não vejo lógica ter conhecimento e não compartilha-lo! :legal:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopi...ic=34079&st=520

esse é o link pra seção DIY, tópico ::Selenium::... deixa um recado pro Rodrigo Carvalho q ele é super gente boa e vai te ajudar assim q tiver um tempo disponível! :legal:

Postado em

To aqui pra confirmar !!! Esse eh meu mestre heheheh (eita puxa saco)...

Ei M.Paulo ve se entra no msn q tenho q agradecer um monte de coisas e te contar algumas novidades...

E sobre a caixa BP simulei uma aqui mas quero q o dono do topico use para se basear e coloque sob a inspeçao da galera ..... Ele se mostrou um pouco mais vantajosa q uma dutada de 100l sintonizada a 43~45 hz (caixa de controle) porem so responderia bem ate uns 110 hz ..... Seria uma com camara traseira de 85l com 2 dutos de 4" por 32cm e camara dianteira com 40l e dois dutos de 4" por 10cm ..... Grava esse projeto e começa a brincar com ele ....

Lembrando, nao estou dando um projeto ponto, nunca ouvi essa caixa e nao costumo simular muitas BP entao pode estar cheia de erros porem pode dar um caminho pra seguir...

Postado em

Bom, minha opinião é, se não houvesse tantos sarcasmos e tirações de onda com a cara dos novatos o forum seria melhor, bom se X sabe muito , pq não simplesmente compartilhar das informações? , tem q ficar dando esporro disfarçado e mandando caçar , se o cidadão disse q procurou no site da selenium etc etc, e não encontrou , simplesmente tente-o ajudar, seria mais facil , escreveria menos e teria uma resposta de obrigado mais rapido.

Diggo paiva, vc sim é exemplo, não pode sacar muito de Band pass como vc mesmo disse, mas tentou ajudar e deu respostas concretas, se todos fizessem isso , seria perfeito..!

sem mais!

Postado em

Ei M.Paulo ve se entra no msn q tenho q agradecer um monte de coisas e te contar algumas novidades...

E sobre a caixa BP simulei uma aqui mas quero q o dono do topico use para se basear e coloque sob a inspeçao da galera ..... Ele se mostrou um pouco mais vantajosa q uma dutada de 100l sintonizada a 43~45 hz (caixa de controle) porem so responderia bem ate uns 110 hz ..... Seria uma com camara traseira de 85l com 2 dutos de 4" por 32cm e camara dianteira com 40l e dois dutos de 4" por 10cm ..... Grava esse projeto e começa a brincar com ele ....

Lembrando, nao estou dando um projeto ponto, nunca ouvi essa caixa e nao costumo simular muitas BP entao pode estar cheia de erros porem pode dar um caminho pra seguir...

valeu pela sua ajuda cara vou tentar seguir esse seu calculo e ver no que vai dar se vc poder simular outras litragem eu te agradeceria muito o abraços e valeu pela ajuda

Ps. essa simulação q vc fez foi para 2 alto falantes ou apenas para um so falante?

Postado em

E sobre a caixa BP simulei uma aqui mas quero q o dono do topico use para se basear e coloque sob a inspeçao da galera ..... Ele se mostrou um pouco mais vantajosa q uma dutada de 100l sintonizada a 43~45 hz (caixa de controle) porem so responderia bem ate uns 110  hz ..... Seria uma com camara traseira de 85l com 2 dutos de 4" por 32cm e camara dianteira com 40l e dois dutos de 4" por 10cm .....  Grava esse projeto e começa a brincar com ele ....

valeu pela sua ajuda cara vou tentar seguir esse seu calculo e ver no que vai dar se vc poder simular outras litragem eu te agradeceria muito o abraços e valeu pela ajuda

Ps. essa simulação q vc fez foi para 2 alto falantes ou apenas para um so falante?

Pra um so ... e Vlw caro bafa ....

Postado em

E sobre a caixa BP simulei uma aqui mas quero q o dono do topico use para se basear e coloque sob a inspeçao da galera ..... Ele se mostrou um pouco mais vantajosa q uma dutada de 100l sintonizada a 43~45 hz (caixa de controle) porem so responderia bem ate uns 110  hz ..... Seria uma com camara traseira de 85l com 2 dutos de 4" por 32cm e camara dianteira com 40l e dois dutos de 4" por 10cm .....  Grava esse projeto e começa a brincar com ele ....

Pra um so ... e Vlw caro bafa ....

como eu disse se conseguir mais algum projeto de band pass vc passa ela pra mim ok abraços

Postado em

E por essas e outras inumeras coisas q quem o chama de mestre sou eu e nao o contrario...

E sobre o projeto eu coloquei a sintonia em 38 pq queria um resultado o mais sub possivel mas eh indiscutivel q com a nova sintonia o projeto melhorou bem...

Postado em
Olá Banditty’s!

Veja que o Diogo fez o que a Selenium não fez pra ti; o fez seguindo o caminho que escrevi no post anterior pra ti. É por isso que ele aprendeu a se virar nisso fazendo seus próprios projetos.

O projeto do Diggopaiva tá no caminho certo.

Veja que ele te deu 2 opções:

Uma dutada de 100 l fb 44;

Uma BP 6ªordem com Vb1 = 85 fb 38hz, e Vb2 = 40 l fb 84hz;

Logo temos 100 l contra 125 l # de 25 l a mais na BP;

Se colocares os 2 projetos na tela do Winisd, poderás observar as curvas de máxima potência e spl para ver as possibilidades do falante.

Depois de ver isso e bem entendido, vamos brincar um pouco mais de projetar encima do modelo:

Mudemos a sintonia do Vb1 para 42hz e a do Vb2 para 86hz;

Observe novamente as curvas citadas; interessante o que aconteceu não achas;

Agora vendo os limites do falante em cada projeto, observando o ganho de cerca de 2dBs entre 55hz e 80hz, vais ter de escolher o que melhor se ajustar pras tuas necessidades;

Lembre-se que para tirar 2 dBs a mais na dutada vais ter de quase dobrar a potência aplicada no falante; leve em conta a compressão dinâmica; leve em conta que a banda máxima útil da BP é 45 a 120hz; em 40 hz já está cerca de 8dBs abaixo.

Lembre-se de que a Band-Pass não perdoa erros nos volumes, devendo serem cuidados todos os ítens que vão compor o projeto(alteração da sintonia viste o q acontece nas curvas).

A idéia ao contrário do que o Bafatudo colocou antes é que não tenhamos apenas papagaios aqui repetindo coisas que eventualmente nem são tão boas uma vez que a "chutação" é grande, o que ele deve ter observado em seus quase 3 anos de fórum.

Saudações,

Paulo.

cara agradeço muito sua ajuda mas vc poderia me indicar as litragem dessa bp de sexta ordem ou uma bp de 4 ordem juntamente com o tamanho e a quantidade de dutos sendo que teria que ser uma bp para dois altofalantes ok se vc poder me facilitar nesse trabalho eu te agradeçeria muito ok abraços e fico aguardando sua resposta

Postado em
Olá Banditty's!

Tá escrito no texto:

"O Diogo sugeriu:

Uma BP 6ªordem com Vb1 = 85 fb 38hz, e Vb2 = 40 l fb 84hz;

Alterei para:

Mudemos a sintonia do Vb1 para 42hz e a do Vb2 para 86hz;"

Faz um exforço(inho) e coloca os volumes e sintonias no winisd na opção bp 6ª ordem.

Saudações,

Paulo.

Paulo

A vantagem significativa em utilizar a configuração Iso-barik??? Ja fiz uma boa leitua a respeito do assunto mas nao vejo nenhum projeto assim.

To simulado uma Bandpass apos ler esse topico e aprender um pouco.

Ela e de 6° ordem na configuração iso-barik com 2 pionner ts-w252F 10".

imagemyk0.png

o xmax ta abaixo, o daley ta com 15ms entre o maior pico e o menor

Vb1=40L e fb=33hz Vb2=15L e fb=70hz

To indo no caminho certo????

Grato.

Postado em
Olá Neil!

Tá!

Aumenta Vb2; aumenta sintonia Vb2; vê se não ganha um pouco em banda de resposta.

Isobárica tem resultado de 1 falante com metade do Vb usando 2 falantes e 2 x a potência; faça tuas contas.

Perdas: 2 falantes, ampli 2 x mais forte.

Ganho: resposta igual com 1/2 do Vb.

Saudações,

Paulo.

Paulo.

Realmente ganha banda de resposta, mas fica um pouco "picuda". Isso e normal? Nunca vi grafico de bandpass por isso nao sei se pode ser com pico ou mas plano como no 1 grafico.

imagem2wk8.png

Edit: se puder coloca algum grafico para que eu possa ter uma ideia, e tambem alguma dica sobre daley, Vel. ar etc.....

Grato

P.s.: Peço desculpas ao dono do tópico se estou desvirtuando o tópico.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...