Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

TNT

Porque Carro Sedan Não é Bom?

Recommended Posts

Sou novato, mas já leio o forum a um bom tempo, e sempre vejo o pessoal falando sobre SPL em sedan, que não fica bom que o ideal é Band-Pass etc.

Com algumas conclusoes que eu tirei, pensei numa solução meio radical, tipo recortar o "tampão", colocar os subs, direcionado pra dentro do carro etc...

Andei procurando no forum, e não achei uma explicação concreta, será que alguém explica o fato?

desde já agradeço!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito que o problema se deve ao fato do sedam ser um carro com 3 volumes separados, motor, cabine e mala, aí um fica quase que totalmente isolado do outro. Um Usuário do fórum, não me recordo o nome, deu a idéia de colocar um prolongador nos parafusos dos falantes traseiros, criando um espaçamento que permita a entrada dos sons do sub, outro deu a idéia de retirar os falantes traseiros, mas não fure a lataria, pode ser que desvalorize o veículo.

Compartilhar este post

Link para o post

fiz isso uma vez....coloquei 2 de 12', numa dutada, e os dutos, fiz certinho para que dessem no rumo onde eram para ser o falante traseiro....ficou melhor.

O problema é que no porta malas do sedan, não dá para criar o comprimento da onda do grave. Por isso, também, eles ficam restritos no porta malas. Se falei algo errado.....

abraço!!!!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Meu carro é um Sedan , porém o PM não fica totalmente sem comunicação com o interior do veículo. Basicamente existe um "tampão" , fixo , de uns 30 x 95 cm , que vibra um pouco , mas o grave "passa" sim.

Em termos de SPL , não notei grandes difereças deste (Fiesta Sedan novo) pro anterior , um Astra Hatch. O setup é exatamente o mesmo.

Creio que se eu trabalhar esse tampão (ainda não o fiz pq o carro tem 8k km) , ainda melhoraria mais ainda.

O que eu quero dizer com isto é que essa questão do Sedan é uma regra meio que geral , mas não quer dizer que não existam exceções. Claro , se o carro fosse um corsa seria bem mais forte , mas não é bem esse o objetivo.

Na foto não dá pra ver , mas o tampão fica bem em cima da caixa:

caixa04.jpg

Abraço

Persevalli

Compartilhar este post

Link para o post
Um Usuário do fórum, não me recordo o nome, deu a idéia de colocar um prolongador nos parafusos dos falantes traseiros, criando um espaçamento que permita a entrada dos sons do sub

Fui eu ! segue a foto ...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estava com a idéia de colocar os subs numa caixa dutada virado para cima em direção ao tampão, e no tampão fazer um recorte para que o grave entre para dentro do carro, eu acho que funciona.

oque acham?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu faria uma BandPass com os dutos pra dentro da cabine..

post-28-1165410126.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Eu faria uma BandPass com os dutos pra dentro da cabine..

Eu tbm...

Compartilhar este post

Link para o post

Basta mandar fazer uma band-pass com os subs virados para o encosto do banco, se o carro tiver o descanso de braço no banco traseiro e nesse descanso tiver uma portinha que dê acesso à mala, basta baixar o descanso de braço para quando for ouvir música, os dutos podem ficar na direção dessa portinha.

Compartilhar este post

Link para o post

A Bandpass tem que ser de 4a ou 6a ordem?

qual a diferença de som?

Compartilhar este post

Link para o post

qual a diferença de som?

A 6ª ordem vai fazer o sub descer bem mais com pouquissimo SPL, a 4ª ordem vai dar mais SPL em todas as faixas de subgraves, mas uma das desvantagens desses tipos de caixas é que vc não tem controle de excursão do sub, como um um membro aqui disse, esses tipos de caixas camuflam a distorção, vc sabe que o sub está tocando, mas não sabe se ele está distorcendo e se está sub-excursionando além do normal. Mas se a caixa for bem elaborada, vai tocar horrores de subgraves! Só o que essas caixas tocam é só isso: Subgraves!

Compartilhar este post

Link para o post

qual a diferença de som?

A 6ª ordem vai fazer o sub descer bem mais com pouquissimo SPL, a 4ª ordem vai dar mais SPL em todas as faixas de subgraves, mas uma das desvantagens desses tipos de caixas é que vc não tem controle de excursão do sub, como um um membro aqui disse, esses tipos de caixas camuflam a distorção, vc sabe que o sub está tocando, mas não sabe se ele está distorcendo e se está sub-excursionando além do normal. Mas se a caixa for bem elaborada, vai tocar horrores de subgraves! Só o que essas caixas tocam é só isso: Subgraves!

Boas explicacoes!

Me cobraram R$ 500,00 pra fazer uma BandPass. Ta no preco?

Um cara me falou que o UXP toca melhor pra dentro do que o E2k. Oq vcs acham?

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, eu não faria uma caixa de 500 paus nem ferrando, há outros meios masi baratos como a Idéia do Betoup, mas é verdade que o UXP toca melhor que o E2k, melhor, mas o e2k ainda é mais potente (700 RMS)

Compartilhar este post

Link para o post
Pra quê bandpass? Nada melhor que uma boa "dutada".

Ah eu tenho dúvidas, já carros sedans com caixas dutadas bem projetadas para esses carros, mas vc sentia os graves bem longe! Agora é vantagem pegar um UXP e fazer uma band-pass pra ele, pede caixa bem pequena mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem carros que realmente não dá pq a divisão da cabine e da mala é feita por chapa, mas no carro do meu pai onde estou fazendo o som, que é um corsa sedan modelo novo, a divisão é feita somente pelo banco que fica preso por uns parafusos, então a solução será soltar esses parafusos e na hora que quiser ouvir o som com vontade abaixa o banco... eu acho que dá certo.

Compartilhar este post

Link para o post
Ah eu tenho dúvidas, já carros sedans com caixas dutadas bem projetadas para esses carros, mas vc sentia os graves bem longe! Agora é vantagem pegar um UXP e fazer uma band-pass pra ele, pede caixa bem pequena mesmo.

A bandpass pode dar um pequeno ganho nas frequências mais baixas, podendo dar um pouco mais de SPL .... mas limita MUITO a resposta do falante. Sem contar que qualquer erro no cálculo e construção da BP pode arruinar o projeto.

Compartilhar este post

Link para o post

o carro da minha mae que estou mechendo tem o tampão de metal e um metal grosso... e como eu conheço eles, NUNCA eu iria furar NADA (NADA É NADA MESMO)...

ai fico nessa: ou escuto o som com o sub na mala ou abaixo os bancos, estes presos pelos parafusinhos de cima tb... nao tinha pensado nisso, vou ver como fica...

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal aproveitando a discussão sobre band pass, uma duvida - 2 subs Swiss Audio modelo SPL1291 (700W RMS), numa band pass vão tocar bem - o modulo q será utilizado será o B52 Z1300D digital de 1x 1600W @1? O carro é um voyage.

Compartilhar este post

Link para o post

O unico problema da dutada no sedan é porque a mala eh um compartimento separa. E se eu fizer virar um compartimento só, recortando o tampão, ainda vai ser preciso ser uma BP?

meu plano é 2 UXP de 10" na BP, ou 1 de 12"

Compartilhar este post

Link para o post
Pessoal aproveitando a discussão sobre band pass, uma duvida - 2 subs Swiss Audio modelo SPL1291 (700W RMS), numa band pass vão tocar bem - o modulo q será utilizado será o B52 Z1300D digital de 1x 1600W @1? O carro é um voyage.

Voyage é menos complicado, já tem até uns buraquinhos, se o casamento do sub e amp tiver ok vai tocar legal.

Compartilhar este post

Link para o post
O unico problema da dutada no sedan é porque a mala eh um compartimento separa. E se eu fizer virar um compartimento só, recortando o tampão, ainda vai ser preciso ser uma BP?

meu plano é 2 UXP de 10" na BP, ou 1 de 12"

Se recortar todo não vai ser preciso, fica um vão bem grande e uma selada toca legal, mas dependendo do carro eu não cortaria, masssssssssssss, como é seu. heheheheh

Compartilhar este post

Link para o post
Sou novato, mas já leio o forum a um bom tempo, e sempre vejo o pessoal falando sobre SPL em sedan, que não fica bom que o ideal é Band-Pass etc.

Com algumas conclusoes que eu tirei, pensei numa solução meio radical, tipo recortar o "tampão", colocar os subs, direcionado pra dentro do carro etc...

Andei procurando no forum, e não achei uma explicação concreta, será que alguém explica o fato?

desde já agradeço!

Olha eu tenho um Sedan e não tenho problema algum com os graves.Eu uso um JL de 10" numa dutada que esta ótimo e sem problemas.Na verdade me parece que o pulo do gato é escolher um sub,mais sensivel, esperto,pois assim não tem problema nenhum.

abs! [-]

Compartilhar este post

Link para o post
A bandpass pode dar um pequeno ganho nas frequências mais baixas, podendo dar um pouco mais de SPL .... mas limita MUITO a resposta do falante. Sem contar que qualquer erro no cálculo e construção da BP pode arruinar o projeto.

Isso com certeza. O projetista tem que ser "O Cara" para fazer essa caixa perfeita. Agora nada melhor do que ouvir uma band-pass bem projetada tocando, hummmmmmmm, os subgraves saem violentos, pena que essas caixas é de apenas uma nota, tocando somente os subgraves, mas pra quem se amarra em tremer chão hummm.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas esses sedans como voyage, chevette são bem mais vantajosos, pois eles tem as malas curtas e rasas, assim facilitando mais dos graves se propagarem mais para dentro da cabine, carros de mala funda e comprida já complica mais como, vectra, omega, santana, corsa sedan classic e o novo, Polo, marea, tempra...

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...