Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Alves

Como Instalar Um Kit 3 Vias.

Recommended Posts

Acho q o título já diz tudo. Então, gostaria q postassem as vantagens de ter um kit 3 vias, dicas de instalação (posicionamento de falantes/tw, por ex.), fotos, etc.

Aproveitei e peguei emprestado uma parte de um outro tópico, onde o Crasher deu uma breve aula sobre o assunto.

Foco quebrado não existe.

O que vc tem é foco inconsistente ou inexistente(desfocado).

 

E com mid no pé e tw na coluna/painel é perfeitamente possivel ter foco consistente.

Você vai sofrer mais com altura de palco do que com foco.

 

Quanto ao 3way vs 2way, concordo com o que foi dito. Se é para instalar 3-vias de qualquer jeito, melhor usar 2-vias mesmo.

 

Por que? Porque no 2-vias na pior das hipoteses você joga o mid na porta.

Foge bastante do ideal? Foge. Mas dá para conseguir algum rendimento. Rendimento muito maior do que um midrange em algum canto da porta ou em um peitinho/pezinho completamente mal dimensionado.

 

É justamente por isso que o 2-vias é tão popular, porque ele é prático.

Mids em geral se viram bem na porta e colocando o tweeter na coluna você consegue subir um pouco o palco, o que melhora em muito o conforto auditivo no ambiente automotivo.

 

Ao meu ver a maior vantagem de um 3-vias é a possibilidade de deixar o mid numa posição mais baixa(porta/pezinho) e passar a trabalhar com um falante posicionado mais alto, de modo a puxar radicalmente o palco para cima(uma vez que as frequências que reproduzidas pelo midbass em sistemas 3-vias não extrapolam muito o patamar do omnidirecional).

Fora os expressivos ganhos em imagem, palco, precisão tonal e equilibrio espectral, uma vez que você trabalha com uma gama muito maior de frequências sendo reproduzidas por falantes trabalhando on-axis, ou o mais próximo disto.

Quando falei em ganhos no palco, me refiro ao classico problema dos 2-vias. Com mid e tweeter muito distantes, você tem um palco instável quanto a altura. Em passagens de frequências mais baixas, o som parece vir de baixo. Já em passagens com predominio das frequências mais altas, o som parecer vir mais do alto.

Isso é bastante critico em vozes, principalmente as masculinas.

No 3-vias este problema é bastante amenizado.

 

Sobre o posicionamento do 3-vias.

Basicamente você vai colocar um midrange(entre 3" e 5" geralmente) em cima do painel, tocando junto com o tweeter.

Ou seja, 80% do ''stereo'' posicionado ''na cara do crime''.

 

Dá p/ fazer isso com 2-vias apenas? Claro!

Vide carro do MDiana, com mid+tw instalados num painel totalmente novo.

Ai fica melhor ainda pois aumenta a gama de frequências a serem reproduzidas pelos falantes com posicionamento mais altos(deixa de existir o mid lá embaixo).

Só que temos um pequeno problema, mais precisamente 10 litros. Que é o volume de cada uma das caixas dos mids.

Com o 3-vias não temos esse problema, uma vez que midranges geralmente são falantes menores e que de quebra não precisam responder muito baixo. Logo vão exigir caixas de volume relativamente pequeno.

 

 

Mas isso é apenas uma parte da história, a mais simplezinha na minha opinião.

A outra parte diz respeito a performance sonora propriamente dita.

 

O 3-vias te abre as portas de um artificio extremamente valioso, que é o de limitar o bandwidth das vias. Cada via passa a reproduzir uma gama menor de frequências.

 

Vantagens?

Para começar, podemos trabalhar com falantes ''especialistas'' ao invés de ''generalistas''. Não é necessário ter um midbass que renda absurdos em matéria de graves e ao mesmo tempo reproduza o médio alto com perfeição.

Um mid que simplesmente reproduza os graves e o começo dos médios de forma satisfatória já é o ideal, uma vez que temos um midrange para complementar a resposta do mesmo, até chegar o ponto em que entra o tweeter.

 

A escolha do tweeter por sua vez limita-se agora apenas aquisição de um falante que reproduza de maneira as frequências mais altas do spectro. Não temos mais a necessidade de ter um tweeter que responda muito baixo(1K, 1,5Khz, com slopes os mais diversos) como forma de complementar da melhor maneira possivel a resposta do mid.

Aliás, tweeter que atinja frequências mais baixas é importante em 2-vias também por possibilitar uma gama mais ampla de frequências respondendo próximo a região dos ouvidos.

No 3-vias tb não existe mais essa necessidade.

 

Dessa forma fica claro que escolher drivers p/ um set 3-vias é mto mais simples do que p/ um set 2-vias, onde tanto mid como tw tem que ser extremamente versáteis e ainda soar bem.

 

Outro ponto muito interessante no que se refere a limitar bandwidth é quanto a amplificação.

Amplificadores automotivos passam muito longe do patamar de excelência encontrado em alguns bons amps residenciais.

Uma das maiores deficiências é no que diz respeito ao controle do cone e a resposta a transientes.

 

O maior vilão de um set 2-vias ao meu ver chama-se modulação.

Basicamente você tem um coral e um orgão de tubo que entra ao fundo em determinado momento. Na hora que o orgão de tubo começar a atingir as frequências mais baixas, ao mesmo tempo em que o coral continua a cantar, são grandes as chances de você sofrer com modulação. Ou seja, as vozes vão sair moduladas com o grave. Parecido com remix de musica eletrônica, lembrando também distorção e as caracteristcas ''rachadas''.

No 3-vias, separando a ''voz'' do grave, você praticamente elimina esses problemas.

 

Ainda falando em amps... O que foi dito sobre ''falantes especialistas'' também se aplica aos amps. Num mundo de amps deficientes, no 3-vias você tem mais flexibilidade para escolher amps distintos, cada um melhor na reprodução de determinada faixa de frequência. Um amp ''bom de grave'', um amp ''bom de médio'' e um amp ''bom de águdo''. As opções aumentam já que podemos utilizar tri-amp ao invés de bi-amp.

 

Aumentam também as opções quanto a crossover, cabos e fios.

Você pode utilizar nas diversas ''vias'' do divisor componentes adequados para as frequências especificas do corte. Um bypass com capacitores importados na via do tweeter, por exemplo...

 

Quanto a fios, mais uma vez temos mais flexibilidade. Fios ''especialistas'', bons apenas p/ determinadas frequências. O mesmo vale para cabos RCA no caso de utilizar crossover ativo.

 

 

Mas já que são tantas as vantagens, por que quase ng usa 3-vias?

 

No caso dos kits comerciais, a dificuldade basicamente se encontra em encontrar um espaço para instalar a via do meio(midrange). A idéia de ter uma caixa entre 1 e 5L em cima do painel não agrada a muita gente... E se for p/ instalar o midrange no pezinho ou na porta, perde um pouco do sentido, como foi comentado.

Então voltamos a proposição do inicio, se é para instalar ''meia boca'', melhor ficar no 2-vias.

 

Já no caso de um kit DIY, a dificuldade esta em todo canto.

Infinitas opções de drivers, infinitas combinações entre eles, infinitas possibilidades de caixas e seus respectivos posicionamentos...

Definição do tipo de crossover, dos pontos de corte, dos slops, o cuidado com a questão da fase e do equilibro espectral...

É algo que já começa a fugir do viável para o entusiasta, para o amador, a quem geralmente falta conhecimento. Tanto conhecimento técnico básico como conhecimento aprofundado dos diversos drivers disponiveis, tipos de crossover, cabos, fios, caixas e etc. Esses ultimos são coisas que demandam antes de mais nada tempo, muito tempo para testes e mais teste. E tempo é algo raro nos dias de hoje.

 

 

Basicamente é isso.

 

PS.: Para ñ desvirtuar outros tópicos, vamos debater nesse, se possível, sem confusão! Se alguém discordar de alguma opinião citada aqui, então, seja claro, objetivo e se explique, ok! Sei q cada um tem um gosto. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tem como dar uma receita de bolo.. Tipo "Como posicionar os falantes num kit 3 vias"..

 

Tudo depende do carro, dos falantes, etc.. Isso só testando as diferentes possibilidades e vendo qual melhor se encaixa para seu objetivo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que o que tinha que ser discutido, já foi... está lá... Seria chover no molhado.

 

Desde a minha idéia de recortar um fusca, até a idéia de enfiar o mid na saída de ar do painel pra não ficar chamativo... No geral, cada caso é um caso. Basta a coragem de encarar o desafio... pq simples nunca foi... no máaaaximo, se vc tiver um tipo, um gol caixa GL/GLS ou um santana, pode considerar a tarefa como sendo mais simples, pois existem aluns lugares "quase bons".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No meu sistema eu colocarei o mid juntamente com o tw, na coluna, Eu vou poder fazer isso simplesmente porque o midr é bem compacto, é um de 3", menor que um TW Hiquphon por exemplo em diametro e tal.

 

Mas tbm estou vendo a possibilidade de colocar o midr em pezinho do lado do midbass.

 

Vou testar as diversas possibilidades dentro do carro para só depois decidir a posição final.

 

[]s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não tem como dar uma receita de bolo.. Tipo "Como posicionar os falantes num kit 3 vias"..

 

Tudo depende do carro, dos falantes, etc.. Isso só testando as diferentes possibilidades e vendo qual melhor se encaixa para seu objetivo.

Ñ precisa de receita de bolo. Basta dar dicas. Se a dica é p/um corsa, q seja. [-] Se for p/um gol, tb tá valendo.

Posso até citar uma dúvida:

Dá certo usar os midbass na porta, midrange em pezinho e tw no lugar original? Ou só dá certo se o midrange ficar no painel?

Ou seja, qq dúvida é válida, assim como qq dica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tudo pode dar certo..

 

Depende do carro, dos falantes, da sua capacidade de processamento (T.A/etc), entre outros fatores.

 

Tem que testar no carro e descobrir sozinho :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tudo pode dar certo..

 

Depende do carro, dos falantes, da sua capacidade de processamento (T.A/etc), entre outros fatores.

 

Tem que testar no carro e descobrir sozinho :)

No caso de TA, seria feito pelos midranges?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Acho que o que tinha que ser discutido, já foi... está lá... Seria chover no molhado.

:(

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não tem como dar uma receita de bolo.. Tipo "Como posicionar os falantes num kit 3 vias"..

 

Tudo depende do carro, dos falantes, etc.. Isso só testando as diferentes possibilidades e vendo qual melhor se encaixa para seu objetivo.

Ñ precisa de receita de bolo. Basta dar dicas. Se a dica é p/um corsa, q seja. [-] Se for p/um gol, tb tá valendo.

Posso até citar uma dúvida:

Dá certo usar os midbass na porta, midrange em pezinho e tw no lugar original? Ou só dá certo se o midrange ficar no painel?

Ou seja, qq dúvida é válida, assim como qq dica.

Neste caso, como foi falado na primeira página do outro tópico... é melhor ficar com um 2 vias em pezinho mesmo.

 

Faz essa salada de posicionamentos, e pod eesquecer qualquer foco... ou pode começar a imaginar instrumentos fabricados em Itu, num palco de 1,5m de largura, com piso completamente irregular. Sem falar que o woofer não responderia tão bem, e o midrange deixaria a maior parte do palco baixo.

 

3 vias implica em usar a criatividade... mas quando o negócio começou a ir pro lado das idéias, aí começou a reclamação de tópico desviado... <_<

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tudo pode dar certo..

 

Depende do carro, dos falantes, da sua capacidade de processamento (T.A/etc), entre outros fatores.

 

Tem que testar no carro e descobrir sozinho :)

No caso de TA, seria feito pelos midranges?

????

Como assim?

Midrange faz TA?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo que aquele tópico teve um mínimo de off.

 

O crasher deu uma boa contribuição teórica, o resto do pessoal contribuiu bastante com idéias sobre posicionamento, tudo para defender o porquê de em teoria o 3 vias tende a ser melhor que o 2 vias.

 

Eu fou fazer um teste em casa: mid em open bafle mesmo.

 

A dúvida: Será possível? Quais serão as vantagens / desvantagens de um full de 4" respondendo de 200Hz a 12k em cima do painel apenas num bafle? Fica magro? Xoxo? Melhoraria a imagem?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Concordo que aquele tópico teve um mínimo de off.

 

O crasher deu uma boa contribuição teórica, o resto do pessoal contribuiu bastante com idéias sobre posicionamento, tudo para defender o porquê de em teoria o 3 vias tende a ser melhor que o 2 vias.

 

Eu fou fazer um teste em casa: mid em open bafle mesmo.

 

A dúvida: Será possível? Quais serão as vantagens / desvantagens de um full de 4" respondendo de 200Hz a 12k em cima do painel apenas num bafle? Fica magro? Xoxo? Melhoraria a imagem?

120hz num baffle... complicado... o vidro fica muito próximo, e o baffle fica muito grande.

 

No geral, pra ficar legal em open baffle, o mid vai precisar de um bom timbre... ainda mais respondendo 120Hz...

 

E vc nem veio pra ver 2 pares de vietnamitas respondendo de ~80 a 15Khz com um pico fooorte em 6KHz... :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não precisa responder 120, corte em 1ª ordem em 200, 300, até 400Hz adianta. Seria praticamente em free mesmo. Timbre ele tem, e até dos bons.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não precisa responder 120, corte em 1ª ordem em 200, 300, até 400Hz adianta. Seria praticamente em free mesmo. Timbre ele tem, e até dos bons.

o fo** é a reflexão no parabrisa... vai prejudicar muito o foco. Na melhor das hipóteses, vc vai ter um palco largo com instumentos gigantes...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acredito que o maior problema em fazer o TA seja no caso em que o Cross não tenha entrada separado. Entao seria um caso de usar um mid bass e um kit de 4", assim no caso da instalação do tweeter junto com o MR o alinhamento fica mais fácil, daria até pra trabalhar em bi amp, sendo dois canais o MB e dois o resto.

 

No caso de colocar apenas um baffle que teinha kadett ou ipanema do primeiro modelo sabe que fica legal eu usava um coaxial Kenwood HQ102 no lugar original, dava um puta som, depois no kadett usei um par de CH4 e tweeter neo poit, tb fiocu legal, só que em ambos cortei com 400 HZ.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
E vc nem veio pra ver 2 pares de vietnamitas respondendo de ~80 a 15Khz com um pico fooorte em 6KHz... :vts

Já pensou no filtro notch?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Já pensou no filtro notch?

Já... mas daqui a pouco eu instalo os tweeters... os mids vão ser cortados em 4khz, quase 1 oitava abaixo do pico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se as bm's vem com kit 3 vias origes de fabrica, pq não podemos te-lo tb? só q o detalhe das bm's é q o woofer trabalha a 2 ohms, o mid a 4 e o tweter a 8ohms, o mid 6" em pezinho, o 3" na porta perto da maçaneta e o tweter nos retrovisores (acho q maior problema de acerto de TA q esse não tem)

 

 

a 6 anos q falo isso aqui e sempre quiseram cortar dizendo q havia um grande problema de posicionamento.....qto ao posicionamento, dá pra ter um acerto agradável sim....

 

eu ainda não começei a confeccionar meus cross, mas qdo começar, se prepare banana mbquart

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
se as bm's vem com kit 3 vias origes de fabrica, pq não podemos te-lo tb? só q o detalhe das bm's é q o woofer trabalha a 2 ohms, o mid a 4 e o tweter a 8ohms, o mid 6" em pezinho, o 3" na porta perto da maçaneta e o tweter nos retrovisores (acho q maior problema de acerto de TA q esse não tem)

 

 

a 6 anos q falo isso aqui e sempre quiseram cortar dizendo q havia um grande problema de posicionamento.....qto ao posicionamento, dá pra ter um acerto agradável sim....

 

eu ainda não começei a confeccionar meus cross, mas qdo começar, se prepare banana mbquart

Bom... se for pra ter um 3 vias tocando igual o 3 vias da BMW, é melhor ficar no 2 vias bem montado mesmo... Há outro compromisso naquele kit... apenas tocar legal, timbre rasoável... coisa que vc consegue num 2 vias bom, e bem acertado.

 

Quanto ao direcionamento, bem... fica legal sem um direcionamento "à queima-roupa"? Fica. Mas entre direcionar e ter a possibilidade de ter o kit tocando realmente 100% e ter o kit tocando mais ou menos, é melhor fazer bem direcionado, pois temos que pensar que as frequências mais altas são direcionais... fora do eixo, vc vai perdendo muito na resposta em frequência.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
se as bm's vem com kit 3 vias origes de fabrica, pq não podemos te-lo tb? só q o detalhe das bm's é q o woofer trabalha a 2 ohms, o mid a 4 e o tweter a 8ohms, o mid 6" em pezinho, o 3" na porta perto da maçaneta e o tweter nos retrovisores (acho q maior problema de acerto de TA q esse não tem)

 

 

a 6 anos q falo isso aqui e sempre quiseram cortar dizendo q havia um grande problema de posicionamento.....qto ao posicionamento, dá pra ter um acerto agradável sim....

 

eu ainda não começei a confeccionar meus cross, mas qdo começar, se prepare banana mbquart

Bom... se for pra ter um 3 vias tocando igual o 3 vias da BMW, é melhor ficar no 2 vias bem montado mesmo... Há outro compromisso naquele kit... apenas tocar legal, timbre rasoável... coisa que vc consegue num 2 vias bom, e bem acertado.

 

Quanto ao direcionamento, bem... fica legal sem um direcionamento "à queima-roupa"? Fica. Mas entre direcionar e ter a possibilidade de ter o kit tocando realmente 100% e ter o kit tocando mais ou menos, é melhor fazer bem direcionado, pois temos que pensar que as frequências mais altas são direcionais... fora do eixo, vc vai perdendo muito na resposta em frequência.

Começou a melhorar. :rolleyes:[^]

Teria alguma idéia sobre como fazer c/midbass como MBquart, q pedem caixas grandes? Porta ñ rola, né! E um pezinho seria na verdade uma bota enorme, ñ? Nesse caso, midbass MBQ ñ seria indicado?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
se as bm's vem com kit 3 vias origes de fabrica, pq não podemos te-lo tb? só q o detalhe das bm's é q o woofer trabalha a 2 ohms, o mid a 4 e o tweter a 8ohms, o mid 6" em pezinho, o 3" na porta perto da maçaneta e o tweter nos retrovisores (acho q maior problema de acerto de TA q esse não tem)

 

 

a 6 anos q falo isso aqui e sempre quiseram cortar dizendo q havia um grande problema de posicionamento.....qto ao posicionamento, dá pra ter um acerto agradável sim....

 

eu ainda não começei a confeccionar meus cross, mas qdo começar, se prepare banana mbquart

Bom... se for pra ter um 3 vias tocando igual o 3 vias da BMW, é melhor ficar no 2 vias bem montado mesmo... Há outro compromisso naquele kit... apenas tocar legal, timbre rasoável... coisa que vc consegue num 2 vias bom, e bem acertado.

 

Quanto ao direcionamento, bem... fica legal sem um direcionamento "à queima-roupa"? Fica. Mas entre direcionar e ter a possibilidade de ter o kit tocando realmente 100% e ter o kit tocando mais ou menos, é melhor fazer bem direcionado, pois temos que pensar que as frequências mais altas são direcionais... fora do eixo, vc vai perdendo muito na resposta em frequência.

Começou a melhorar. :rolleyes:[^]

Teria alguma idéia sobre como fazer c/midbass como MBquart, q pedem caixas grandes? Porta ñ rola, né! E um pezinho seria na verdade uma bota enorme, ñ? Nesse caso, midbass MBQ ñ seria indicado?

Com cross original e sem um mid-range complementando, não.

 

A não ser que tenha 3 vias da MB q vc esteja falando. O mais indicado é algo que renda entre 250ml e 1l pra instalar no painel sem maiores complicações. No meu carro cabe até kit 2 vias completo em cima do painel. Ainda veremos se isso é possível um dia!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
se as bm's vem com kit 3 vias origes de fabrica, pq não podemos te-lo tb? só q o detalhe das bm's é q o woofer trabalha a 2 ohms, o mid a 4 e o tweter a 8ohms, o mid 6" em pezinho, o 3" na porta perto da maçaneta e o tweter nos retrovisores (acho q maior problema de acerto de TA q esse não tem)

 

 

a 6 anos q falo isso aqui e sempre quiseram cortar dizendo q havia um grande problema de posicionamento.....qto ao posicionamento, dá pra ter um acerto agradável sim....

 

eu ainda não começei a confeccionar meus cross, mas qdo começar, se prepare banana mbquart

Bom... se for pra ter um 3 vias tocando igual o 3 vias da BMW, é melhor ficar no 2 vias bem montado mesmo... Há outro compromisso naquele kit... apenas tocar legal, timbre rasoável... coisa que vc consegue num 2 vias bom, e bem acertado.

 

Quanto ao direcionamento, bem... fica legal sem um direcionamento "à queima-roupa"? Fica. Mas entre direcionar e ter a possibilidade de ter o kit tocando realmente 100% e ter o kit tocando mais ou menos, é melhor fazer bem direcionado, pois temos que pensar que as frequências mais altas são direcionais... fora do eixo, vc vai perdendo muito na resposta em frequência.

Começou a melhorar. :rolleyes:[^]

Teria alguma idéia sobre como fazer c/midbass como MBquart, q pedem caixas grandes? Porta ñ rola, né! E um pezinho seria na verdade uma bota enorme, ñ? Nesse caso, midbass MBQ ñ seria indicado?

Com cross original e sem um mid-range complementando, não.

 

A não ser que tenha 3 vias da MB q vc esteja falando. O mais indicado é algo que renda entre 250ml e 1l pra instalar no painel sem maiores complicações. No meu carro cabe até kit 2 vias completo em cima do painel. Ainda veremos se isso é possível um dia!

Seria sim um kit 3 vias MBquart. Mb 6", mr, 4", tw e xover 3 vias (tudo da marca). O problema é fazer pezinho p/um MBq 6". :huh: Quanto ao mr, tudo bem. Pelo q vi, dá p/fazer um peitinho (+/-850ml) p/o mr c/posicionamento à queima-roupa, em pé, diagonal, etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
se as bm's vem com kit 3 vias origes de fabrica, pq não podemos te-lo tb? só q o detalhe das bm's é q o woofer trabalha a 2 ohms, o mid a 4 e o tweter a 8ohms, o mid 6" em pezinho, o 3" na porta perto da maçaneta e o tweter nos retrovisores (acho q maior problema de acerto de TA q esse não tem)

 

 

a 6 anos q falo isso aqui e sempre quiseram cortar dizendo q havia um grande problema de posicionamento.....qto ao posicionamento, dá pra ter um acerto agradável sim....

 

eu ainda não começei a confeccionar meus cross, mas qdo começar, se prepare banana mbquart

Bom... se for pra ter um 3 vias tocando igual o 3 vias da BMW, é melhor ficar no 2 vias bem montado mesmo... Há outro compromisso naquele kit... apenas tocar legal, timbre rasoável... coisa que vc consegue num 2 vias bom, e bem acertado.

 

Quanto ao direcionamento, bem... fica legal sem um direcionamento "à queima-roupa"? Fica. Mas entre direcionar e ter a possibilidade de ter o kit tocando realmente 100% e ter o kit tocando mais ou menos, é melhor fazer bem direcionado, pois temos que pensar que as frequências mais altas são direcionais... fora do eixo, vc vai perdendo muito na resposta em frequência.

Começou a melhorar. :rolleyes:[^]

Teria alguma idéia sobre como fazer c/midbass como MBquart, q pedem caixas grandes? Porta ñ rola, né! E um pezinho seria na verdade uma bota enorme, ñ? Nesse caso, midbass MBQ ñ seria indicado?

Com cross original e sem um mid-range complementando, não.

 

A não ser que tenha 3 vias da MB q vc esteja falando. O mais indicado é algo que renda entre 250ml e 1l pra instalar no painel sem maiores complicações. No meu carro cabe até kit 2 vias completo em cima do painel. Ainda veremos se isso é possível um dia!

Seria sim um kit 3 vias MBquart. Mb 6", mr, 4", tw e xover 3 vias (tudo da marca). O problema é fazer pezinho p/um MBq 6". :huh: Quanto ao mr, tudo bem. Pelo q vi, dá p/fazer um peitinho (+/-850ml) p/o mr c/posicionamento à queima-roupa, em pé, diagonal, etc.

Se o corte do crossover for acima de 300Hz, 0,8L é mais que o necessário. 0,5L já estaria de bom tamanho.

 

dependendo do seu carro, vc tira 8L brincando. com 8L seu MBQ já deve tocar mais que bem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É importante verificar a distancia entre o MIDR da esquerda e o motorista e a distancia do da direita e o motorista por exemplo. Achar uma posição onde essa distancia é a mais igual possível.

 

As vezes colocar os MIDR em pezinho próximo do MIDBASS pode ser uma grande vantagem. Alguns midranges respondem muito bem em OFF-AXIS. Tudo depende do speaker. :)

 

[]s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Se o corte do crossover for acima de 300Hz, 0,8L é mais que o necessário. 0,5L já estaria de bom tamanho.

 

dependendo do seu carro, vc tira 8L brincando. com 8L seu MBQ já deve tocar mais que bem.

Xover: 350/3500Hz.

Carro: corsa wagon.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...