Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Marco RJ

Composição De Som Interno - Me Ajudem!

Recommended Posts

Postado em

Bom dia, pessoal!

:vts

Sou novo por aqui e já estou fazendo perguntas. Nunca gostei de som para fora, mas nunca tive sistemas de alta fidelidade. Através de artigos de revistas e aqui do AUTOSOM comecei a me interessar pela área e acabei adquirindo por minha conta os seguintes equipamentos:

Kit Bravox CSD 60 70w RMS

Triaxiais Selenium 60w RMS

Coaxiais Arlen 60w RMS

Amplificador JBL GTS 190 séries 4x35w rms e 2x95w (Bridge)

A minha dúvidas são as seguintes: Será que este módulo será suficiente para o sistema? Na opinião de vcs devo utilizar os Pionner que são mais antigos ou os Selenium que são novos? Seria melhor trocar o amplificador por um audiobank 4060?

Estava pensando em ligar dois falantes traseiros direto na saída do CD PLAYER e utilizar a saída RCA para alimentar o amplificador de 4 canais, alimentando o kit duas vias dianteiro e fazendo um Bridge para o SUB que ainda não foi comprado. O problema é que mesmo em bridge a potência me parece baixa (95w RMS), embora deseje um som que previlegie a qualidade em detrimento do volume elevado sem qualidade.

Atualmente estou com um cd player JVC com apenas um par de RCA para o canal traseiro, mas vou adquirir em breve um Pioneer DEH 4800 com saída endependente para o SUB.

Conto com a ajuda de vcs!!!!!

[-]

Postado em

se quer realmente alta fidelidade, o pessoal entendido logo te dará as dicas, provavelmente vai aproveitar pouca coisa do que vc. tem. E o pioneer 4800, apesar de ser um bom player não é pra essa finalidade.

Prepare o bolso

Postado em
se quer realmente alta fidelidade, o pessoal entendido logo te dará as dicas, provavelmente vai aproveitar pouca coisa do que vc. tem. E o pioneer 4800, apesar de ser um bom player não é pra essa finalidade.

Prepare o bolso

Então, vou me preparar! Rsssss....... Mas creio que já dá pra começar com que tem aí, melhor do que ficar com os bomber, hinor, hbuster e outras poracrias gritando no ouvido! Rssss....

Valeu! :legal:

Postado em

Marco, essas marcas que vc. citou, passam longe do conceito hi-fi mas tb. não são porcarias e não são necessariamente falantes que gritam, depende dos modelos, a finalidade e como são utilizados, não generalize dessa forma

Postado em

Eu venderia os triaxiais e coaxiais p/ajudar a comprar os outros equipos. Um sub de 8" seria uma boa. Faz umas buscas pelo fórum e vc verá q há várias dicas :legal:

Postado em
Eu venderia os triaxiais e coaxiais p/ajudar a comprar os outros equipos. Um sub de 8" seria uma boa. Faz umas buscas pelo fórum e vc verá q há várias dicas :legal:

Alves, com certeza este deve ser o melhor caminho. O que vc sugere? O que vc pensa sobre o amplificador? Vejo algumas marcas apresentando equipamento MOSFET com 100w RMS por canal por um preço muito inferior a outros de marcas mais consagradas com potência inferior.

O JBL que disponho apresenta 30w RMS por canal em 4ohms e está bem abaixo do suportado pelo Kit duas vias 70w RMS, embora uma margem de segurança seja trabalhar em torno de 80% da capacidade dos falantes, o que daria algo entre 50 e 60w RMS. O audiobank 4060 apresenta 60w RMS por canal (4) com bridge de 140w RMS. Esta seria uma boa opção?

Postado em
Marco, essas marcas que vc. citou, passam longe do conceito hi-fi mas tb. não são porcarias e não são necessariamente falantes que gritam, depende dos modelos, a finalidade e como são utilizados, não generalize dessa forma

Bo atarde, Halvaro!

Talvez tenha sido um pouco enfatico demais e fui mal entendido. Na verdade não tive intenção de fazer qualquer juízo de valor quanto aos equipamentos citados, apenas citei-os por justamente não estarem enquadrados como equipamentos top de linha. Assim como os que adquiri. Melhor opu pior depende do ouvido de cada um e principalemnte do quão fundo é o bolso!!! Rsssss.........

:legal:

Postado em

sem crise marco

só um detalhe, eu tb. sempre pensei que o falante tinha que ter mais potência que o amp. pra poder suportar, mas aprendi aqui no forum um conceito bem diferente, o modulo é que deve dar mais potência para trabalhar com folga, sem distorção , esta é que danifica os falantes. Tem lógica

uma idéia seria fazer 2 bridges com esse seu JBL mandando 1 bridge pra cada lado do kit 2 vias, 95 w por canal, casaria legal e compraria outro modulo pro sub. Não sei quanto a qualidade desse modulo, o pessoal aqui deve conhecer mais

Postado em
sem crise marco

só um detalhe, eu tb. sempre pensei que o falante tinha que ter mais potência que o amp. pra poder suportar, mas aprendi aqui no forum um conceito bem diferente, o modulo é que deve dar mais potência para trabalhar com folga, sem distorção , esta é que danifica os falantes. Tem lógica

uma idéia seria fazer 2 bridges com esse seu JBL mandando 1 bridge pra cada lado do kit 2 vias, 95 w por canal, casaria legal e compraria outro modulo pro sub. Não sei quanto a qualidade desse modulo, o pessoal aqui deve conhecer mais

O que aprendi foi exatamente o que vc postou. Os amp deveriam ser mais potentes que os falantes. Mas pelo que vc falou o melhor é o contrário, mas fazendo desta forma tenho receio de danificar os falantes do Kit duas vias.

Pensei em fazer uma montagem conforme a especificada e mais para frente quando compra um cd player com saída independente para Sub adquirir tb um novo amplificador.

Valeu pela dica Halvaro!

Postado em

não vai dar um nó no meu cérebro, que confusão:

eu falei que o amp. tem que ser mais potente que os falantes e não o contrário, leia melhor o meu post, foi vc. que falou que seu jbl da menos que os kits mas ta dentro da margem de segurança, por isso fiz o comentário, fazendo 2 bridges no JBl, da 95 w por canal que atende bem o kit 2 vias

Postado em

eu falei que o amp. tem que ser mais potente que os falantes e não o contrário, leia melhor o meu post, foi vc. que falou que seu jbl da menos que os kits mas ta dentro da margem de segurança, por isso fiz o comentário, fazendo 2 bridges no JBl, da 95 w por canal que atende bem o kit 2 vias

Bom dia, Halvaro! Entendi o que vc escreveu apenas a redação deu entendimento de uqe vc havia recomendado o uso de amplificadores com potência inferior aos falantes. Estou pensando em trocar por um Audiobank 4060, o que vc acha? O que vc usa? Tenho um amigo que mora nos EUA e pedi que ele me enviasse um kit 2 vias da Audiobahn e um par de coaxiais da mesma marca para dar um up grade no sistema. Creio que dará em a boa melhorada!!! :legal:

Postado em

eu falei que o amp. tem que ser mais potente que os falantes e não o contrário, leia melhor o meu post,  foi vc. que falou que seu jbl  da menos que os kits mas ta dentro da margem de segurança, por isso fiz o comentário, fazendo 2 bridges no JBl, da 95 w por canal que atende bem o kit 2 vias

Bom dia, Halvaro! Entendi o que vc escreveu apenas a redação deu entendimento de uqe vc havia recomendado o uso de amplificadores com potência inferior aos falantes. Estou pensando em trocar por um Audiobank 4060, o que vc acha? O que vc usa? Tenho um amigo que mora nos EUA e pedi que ele me enviasse um kit 2 vias da Audiobahn e um par de coaxiais da mesma marca para dar um up grade no sistema. Creio que dará em a boa melhorada!!! :legal:

Eu ñ gastaria c/coaxiais... deixaria apenas 1 kit 2 vias e sub.

Postado em

Marco, vou tentar te ajudar.

Se a sua finalidade é um som que reproduza com fidelidade e o bolso está raso rsrsrs vou dar algumas dicas:

o projeto básico mais simples para começar no hi-fi, sempre preparando-se para possiveis upgrades (são inevitáveis) e com bom planejamento é o seguinte, em ordem de importância:

1- cd player com no mínimo 2 pares de saída RCA (preferência front e sub).

para o cd, é interessante (mas não indispensável para um custo-benefício) possuir crossover interno e TA, que seria um recurso que atrasa um dos canais para os dois lados chegarem ao ouvido do motorista ao mesmo tempo. Normalmente Alpine tem este recurso em modelos mais acessíveis, antigos.

2- Instalação. Procure ler os artigos do autosom.net para dicas de boa instalação. mas leia MESMO. Desde como montar caixas acústicas a como escolher os cabos para seu sistema, inclusive RCA.

3- amplificador 3 ou 4 canais, preferencialmente com possibilidade de bridge.

4- Alto falantes. De preferência 1 kit 2 vias, 5 ou 6 polegadas. Caso vá instalar nas portas, procure fazer um tratamento nelas, reforçar a porta com manta asfáltica, ou ao menos fazer um baffle em madeira para o falante não "sambar" no local. Use um subwoofer de preferencia leve (dê uma pressionadinha no cone dele, para saber qual é mais "mole").

Não precisa de mais nada para atingir o primeiro estágio custo-benefício, voltado para hi-fi.

Quanto aos equipamentos, agora dando uma personalizada na sua situação:

Veja que o CD player é o mais importante. Portanto use sua verba para atender a estes requisitos. Depois disso é mais fácil ter um resultado melhor. Eu recomendo fortemente os players Alpine, e já que voce vai comprar um player ainda, concentre seus esforços nisto.

O amplificador, este seu fazendo bridge, não tem porque mudar neste momento.

Quanto aos falantes, você já tem um kit Bravox, certo? Instale-o. depois de saber o resultado, se gostou ou não, venha compartilhar as experiências no fórum.

Quanto ao sub, utilize minhas recomendaçoes acima. Tente um sub de 10", é o mais adequado para projetos simples. Subs usados são validos, e recomendo tb subwoofers NAR, excelente custo-benefício para hi-fi. Novo voce nao gasta mais de 150 reais para ter um.

Tiraxiais, coaxiais, esqueça!

Postado em
para o cd, é interessante (mas não indispensável para um custo-benefício) possuir crossover interno e TA, que seria um recurso que atrasa um dos canais para os dois lados chegarem ao ouvido do motorista ao mesmo tempo. Normalmente Alpine tem este recurso em modelos mais acessíveis, antigos.

esqueceu de falar que esses antigos mais acessíveis são USADOS, nem todos estão dispostos a comprar som usado, é difícil encontrar em bom estado, quem tem não vende barato, sabe o valor que tem, normalmente a maioria quer tudo novo.

Alpine novo e com recursos, só os 9853 e 9855, na faixa de 1.500,00 pra cima, e isso no importabando

ps: não estou criticando não, apenas esclarecendo

Postado em

esqueceu de falar que esses antigos mais acessíveis são USADOS, nem todos estão dispostos a comprar som usado, é difícil encontrar em bom estado, quem tem não vende barato, sabe o valor que tem, normalmente a maioria quer tudo novo.

Alpine novo e com recursos, só os 9853 e 9855, na faixa de 1.500,00 pra cima, e isso no importabando

ps: não estou criticando não, apenas esclarecendo

Ah sim, isso é bem verdade.

O que me remete a um outro ponto importantíssimo para iniciar em hi-fi:

no pain, no gain

não existe almoço grátis

quer hi-fi, não tem moleza O.O

Infelizmente montar um sistema hi-fi não é como fazer um pastel de queijo.

Postado em
Seu amp deve ser GTQ190 e não S os S eram 2 canais.

Use ele mesmo com certeza vc vai gostar ele toca parecido com o 4600x antigo 4.6x da fosgate.

Abraço

Boa tarde, Yabrudi!

Na verdade reproduzi o que se encontra na parte frontal do módulo! O equipamento possui 4 x 30w RMS e permite bridge de 2 x 95w RMS e o nome é exatamente o que descrevi. Será que este é alguma série específica? Valeu! :legal:

Postado em

Se a sua finalidade é um som que reproduza com fidelidade e o bolso está raso rsrsrs vou dar algumas dicas:

o projeto básico mais simples para começar no hi-fi, sempre preparando-se para possiveis upgrades (são inevitáveis) e com bom planejamento é o seguinte, em ordem de importância:

1- cd player com no mínimo 2 pares de saída RCA (preferência front e sub).

2- Instalação. Procure ler os artigos do autosom.net para dicas de boa instalação. mas leia MESMO. Desde como montar caixas acústicas a como escolher os cabos para seu sistema, inclusive RCA.

4- Alto falantes. De preferência 1 kit 2 vias, 5 ou 6 polegadas. Caso vá instalar nas portas, procure fazer um tratamento nelas, reforçar a porta com manta asfáltica, ou ao menos fazer um baffle em madeira para o falante não "sambar" no local. Use um subwoofer de preferencia leve (dê uma pressionadinha no cone dele, para saber qual é mais "mole").

Não precisa de mais nada para atingir o primeiro estágio custo-benefício, voltado para hi-fi.

Veja que o CD player é o mais importante. Portanto use sua verba para atender a estes requisitos. Depois disso é mais fácil ter um resultado melhor. Eu recomendo fortemente os players Alpine, e já que voce vai comprar um player ainda, concentre seus esforços nisto.

Quanto aos falantes, você já tem um kit Bravox, certo? Instale-o. depois de saber o resultado, se gostou ou não, venha compartilhar as experiências no fórum.

Quanto ao sub, utilize minhas recomendaçoes acima. Tente um sub de 10", é o mais adequado para projetos simples. Subs usados são validos, e recomendo tb subwoofers NAR, excelente custo-benefício para hi-fi. Novo voce nao gasta mais de 150 reais para ter um.

Boa tarde, Fábio!

Fico grato pela resposta detalhada, assim como por todas as orientações que o pessoal tem enviado. Vou pensar melhos a compra do Alpine pq o valor realmente é bem elevado. Com relação ao SUB NAR encontrei um de 10" no ML com 180w RMS e imagino que a potência em bridge de 95w RMS seja muito pouca para o SUB. O que vc acha? :legal:

Postado em

Pra tocar o sub mais o kit 2 vias, esse seu modulo nao da mesmo.

Como já falei, da pra usar ele pra tocar os kit, usando 2 bridges e compra outro modulo só pro sub

Postado em

P/projetos simples, gosto de usar apenas um amp. Nesse caso, seria um de 4 canais... Até aí, nenhuma novidade, ok!

Vc pode procurar um bom sub (ñ quero dizer q seja um sub super potente). Acho boa a dica do n.a.r. Vc testa no seu amp e vê se agrada. Mesmo q agrade, com o tempo (e $) é normal partir p/algo melhor ou mais equipos. Se vc tiver algum $ sobrando aí, pode tentar trocar o seu amp ou vendê-lo e comprar outro. Mas já terá seu kit e seu sub instalados.

Ou seja, tenta decidir primeiro o sub. Se o seu amp for insuficiente p/ele, vai mudando. A vantagem disso é q vc já vai instalando algumas coisas no carro e vendo a diferença... se gostar, acaba viciando :blink:

Postado em

1-  cd player com no mínimo 2 pares de saída RCA (preferência front e sub).

Boa tarde, Fábio!

Fico grato pela resposta detalhada, assim como por todas as orientações que o pessoal tem enviado. Vou pensar melhos a compra do Alpine pq o valor realmente é bem elevado. Com relação ao SUB NAR encontrei um de 10" no ML com 180w RMS e imagino que a potência em bridge de 95w RMS seja muito pouca para o SUB. O que vc acha? :legal:

Olha, tanto pode ficar bom, como pode ficar fraco. Não conheço este módulo. porém conheço diversos módulos com 50 RMS que tocam subs de 150 RMS tranquilamente. Então não dá pra ser cético a esse ponto.

Porque nao tenta um Bravox Premium? É um sub de 90, 100 reais, 10 polegadas e 100 RMS, se não me engano. O Mgarcia tem um de 12, eu já tive um, e dá pra acertar uma caixinha pra ele sim!

mas como eu te disse, tenta dar uma fuçada, ir a encontros, leva teu amp e a gente testa em algum carro... Pegar sub emprestado nao deve ser difícil! Eu mesmo estou com um emprestado. Se eu tivesse um que encaixasse na sua necessidade, te emprestava

Postado em
Seu amp deve ser GTQ190 e não S os S eram 2 canais.

Use ele mesmo com certeza vc vai gostar ele toca parecido com o 4600x antigo 4.6x da fosgate.

Abraço

Ontem dei uma olhada no amp e de fato vc estava correto, é o GTQ 190 series. Vlw!!!

:legal::legal::legal:

Postado em
P/projetos simples, gosto de usar apenas um amp. Nesse caso, seria um de 4 canais... Até aí, nenhuma novidade, ok!

Vc pode procurar um bom sub (ñ quero dizer q seja um sub super potente). Acho boa a dica do n.a.r. Vc testa no seu amp e vê se agrada. Mesmo q agrade, com o tempo (e $) é normal partir p/algo melhor ou mais equipos. Se vc tiver algum $ sobrando aí, pode tentar trocar o seu amp ou vendê-lo e comprar outro. Mas já terá seu kit e seu sub instalados.

Ou seja, tenta decidir primeiro o sub. Se o seu amp for insuficiente p/ele, vai mudando. A vantagem disso é q vc já vai instalando algumas coisas no carro e vendo a diferença... se gostar, acaba viciando :blink:

Bom dia!

Creio que o melhor seja vender o módulo e comprar outro, pois a potência dele só é satisfatória quando em bridge e mesmo assim para empurrar o kit duas vias. Aí, conforme o Halvaro mencionou, terei que adquirir outro amp para o SUB. Creio que comprando um Audiobank 40160 ou 4100 o sistema fique mais equilibrado com apenas um amplificador. O que vc acha deste módulo? è melhor do que o que eu tenho, correto?

Conforme vc recomendou li várias vezes e imprimi os projetos encontrados no site e me encontro bem esclarecido quanto as opções de composição de som interno.Abraços, Marco!

Postado em
Pra tocar o sub mais o kit 2 vias, esse seu modulo nao da mesmo.

Como já falei, da pra usar ele pra tocar os kit, usando 2 bridges e compra outro modulo só pro sub

Bom dia, Halvaro!

Tô afim de comprar o audiobank 4060 ou 4100 (mais provável) e vender o JBL, pois assim não terei de adicionar outro amplificador para os graves do SUB. O que vc acha deste sub NAR de 10" 150w RMS(R$ 150,00) com bobina dupla 2x4. Ten um outro Audiobank 10" 120w RMS (120,00) tb 2x4. O que vc recomenda? Netse momento não estou podendo gastar demais pq estou mobiliando meu imóvel, mas ficar sem som no carro é ruim demais!!! Valeu!

Postado em

não tenho bom conhecimento de subs não, mas pelo que a turma fala, o NAR sempre é uma boa pedida em termos de qualidade sonora. Agora acho que bobina dupla de 4 fica dificil de casar com a maioria dos amps, uma vez que o bridge geralmente é a 4 ohm. Seria melhor bobina simples de 4

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...