Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

possamai

Diy - Montando Caixa De Fibra

Recommended Posts

Dae galera.. blzinha??

Downloads:

Tutorial em Html (Pra guardar no PC): Mega Upload

Vídeo do Sub Tocando (Dj Astrix - Sex Style) -

Vídeo do Sub Tocando (Ds Astrix - Poison) - YouSendit

Tutorial em Html: YouSendit

Tutorial em Html: MegaUpload

Ta ae como eu fiz minha caixa.. heheh..

Caso não abram as fotos, ou queiram guardar de lembrança, montei um tutorial em HTML que pode ser baixado

Vamos lá...

Tutorial criado por Anderson Possamai

Como fazer uma caixa de som em Fibra de Vidro!

Dae galera beleza??? Espero que sim... :) .. Bem.. depois de 1 mês confeccionando (tanto tempo porque eu enrolei) consegui "termina" minha caixa de som. "Termina" porque não gostei do acabamento e tenho que melhorar... Lixar e repintar, mais nada grave.. :) Vamos lá?!?!?!

Antes de começar as fotos, como são muitas fotos e provavelmente só olhando vocês vão se perder, vou dar uma breve descrição de como eu fiz:

1º) Precisamos definir o projeto. Qual alto-falante vai usar, litragem para caixa, formato (que no meu caso mudei 3 vezes) da caixa, onde ela vai e por aí vai..

2º) Começamos a fazer a base da caixa, e com isso precisamos isolar bem o lugar. Eu utilizei uma camada de Fita crepe e por cima coloquei uma camada de papel Alumínio, daqueles de fazer churrasco.

3º) Prepara resina da Fibra e começa aplicar na área desejada e por cima da resina já vai colocando a manta de fibra e por cima da manta já vai umedecendo ela com mais resina. OBS.: Atenção.. não pode deixar bolhas por baixo da manta, pois essas bolhas deixam a estrutura da caixa fraca.

5º) Passa massa plástica pra reforçar toda caixa. Utilizei a receitinha: "Resina da Fibra de Vidro + Massa Plástica + Areia + Brita (Pedra) 0 (zero) aquelas pedrinhas beeeeem pequenininhas mesmo.

4º) Depois faz a "Argola" onde o alto falante vai ficar parafusado.

5º - Opcional) Faz o suporte para a Argola para que a Argola fique direcionado como você quiser, já medindo a litragem com areia, água, bolinha de isopor, aí fica a critério.

6º) Fixa o suporte e a Argola com cola quente e espera secar. (O passo 5 é opcional pois se caso não quiser fazer o suporte, pode ser utilizado os próprios bastões de cola pra segurar o Alto-Falante. Eu utilizei o suporte pra fica mais resistente).

7º) Após tudo bem fixado, coloca o tecido por cima da caixa e cola na parte da base com cola quente, já verificando a litragem desejada anterior.

8º) Prepara a resina da Fibra e Passa em todo o tecido, principalmente na borda da Argola e na parte onde o tecido se fixa na base feita anterior.

9º) Depois de seco, já vai dar uma endurecida, aí passa Massa Plástica por cima pra reforçar (Se quiser passar só Massa + resina + Areia).

10º) Fazer o acabamento. Fica a critério: Tecido, Carpe, Courvim, Lixar e Pintar.

Meu acabamento foi Lixar e Pintar. Como a Massa + Areia dá um trabalhão pra lixa, eu passei mais uma mão só de massa Plástica e depois da massa seca eu Passei uma mão leve de Massa Rápida (essa não precisa prepara, é só passa, só que é ruinzinha pra trabalha com ela). O bom dessa massa que você passa e ela deixa lisinha. Depois de bem liso, passa com Compressor de ar, Primer PU, Tinta e por último Verniz.

Não coloquei mais entre o passo 4 e 7, se a caixa for dutada, deve-se fazer o suporte e já deixar ajeitado pra fixar ele, para depois colocar o tecido e fechar.

Projeto:

Rádio Pioneer DEH-480MP

Amplificador Roadstar RS4510 (POWER ONE)

SubWoofer Pioneer TS-W256C 10"

Caixa:

Caixa de Aproximadamente 25 litros.

1 Duto de 4" de aproximadamente 50cm.

Cabeamento:

Amplificador - 25mm.

SubWoofer - 2x4mm.

RCA - Hurricane.

Custo da Caixa (aproximado):

3 Latas Massa Plástica - R$ 15,00

4 Latas de Resina de Fibra - R$ 60,00

2 Manta de Fibra de Vidro - R$ 16,00

1 Chapa de MDF 15mm - R$ 60,00 (Só que não usei, metade da metade da metade da metade.. hehehe.. dá pra conseguir uns retalhos de graça nas marcenarias ou madereiras)

2 Lata de Massa Rápida - R$ 16,00

2 Lata de Thinner - R$ 15,00

1 Lata de Esmalte Acrílico (Tinta) - R$ 12,00 (Também usei bem pouco).

1 Lata de Primer PU - R$ 18,00 (Também usei bem pouco).

Areia + Brita 0 - Consegui um balde de graça.

4 par de Luva Cirúrgica - R$ 2,00

1 Máscara - R$ 4,50

Total: R$ 218,50 (OBS.: Paguei um pouco caro, mais sobrou bastante material (Madeira, Tinta, Thinner, PU). E o mais importante, acredito que uma caixa desse jeito que eu fiz, vão me cobrar cerca de R$350,00.

Bem.. vamos as fotos:

1º - Aqui vai a foto dos equipamentos e ferramentas que eu comprei no Paraguai pra fazer a caixa:

equipamentosqh2.jpg

Esquerda para Direita: Soprador Térmico - Subwoofer Pioneer Ts-W256C - Amplificado Roadstar RS 4510 - Power One

Em cima: Rádio Pioneer DEH - P480mp - Serra Tico-Tico

2º - Modelo da Caixa, eu tinha medido aproximadamente e fiz ela em papelão, pra ter noção se caberia atrás do banco do motorista (que era minha idéia no projeto):

123.th.jpg

3º - Foto do Bonito dentro da Vítima:

127.th.jpg

4º - Espaço Disponível:

126.th.jpg

5º - Modelo da Caixa (O Problema que a caixa depois de pronta ficou um pouco maior do que eu esperava):

114.th.jpg

6º - Material Necessário pra começar a isolar:

122.th.jpg

7º - Começando a isolar com Fita-Crepe (Obs.: Sempre Isolem uma parte maior para proteger da Resina, pois onde ela pega... GRUDA):

119.th.jpg

8º - Isolando com Papel Alumínio:

124.th.jpg

9º - Depois de isolado como ficou:

120.th.jpg

10º - A isolação do lado da porta:

09.th.jpg

Continua...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

11º - Começando a preparar a Resina (ATENÇÃO: Muito cuidado com a resina pois ela gruda fácil, faz uma Sujeira e tem um Cheiro MUUUUIIIITOOO Forte, portanto... Se for mexer com resina, Uso obrigatório de luva (Cirúrgica que é fácil Manusear) e Máscara, áááá de de preferencia em lugares arejados e que podem sujar.)

125.th.jpg

12º - Começando a passar a resina na isolação (ATENÇÃO: Cuidado pra não respingar em outras partes do carro):

118.th.jpg

13º - Depois de passado a Resina e colocado a Fibra:

116.th.jpg

14º - Mais uma:

115.th.jpg

15º - Outro ângulo:

117.th.jpg

16º - Bem.. como minha mistura de Resina fico fraca (Pouco Catalisador), demorou praticamente um dia pra ele endurecer, e enquanto eu tava aguardando (achando que iria secar rápido) nada melhor que uma loira pra acompanhar (Não querendo incentivar a nada).... Reparem no ventilador.. o cheiro dentro do carro tava forte, aí liguei ele pra ver se tirava um pouco de cheiro.:

121.th.jpg

17º - Depois da caixa seca, tirei ela do carro pra ver como ficou a base:

701.th.jpg

18º - Esperei mais um dia pra garantir que estivesse bem seca, aí no outro dia a noite depois que cheguei do trabalho resolvi mexer de novo com a caixa. Esse é meu "Kit Chapeador" que uso pra fazer esses tipos de serviço (Já pintei minha moto). A caixa eu já tinha retirada boa parte das fita crepe e dos papel alumínio que fica grudado e que por sinal é um saco de tirar:

712.th.jpg

19º - Caixa:

711.th.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

20º - "Kit Chapeador":

715.th.jpg

21º - Cortando a Manta de Fibra. (Obs. 1: Se quiser por segurança utilizar luvas é bom, pois as vezes começa a pinicar a mão e coça pra Cacet*.

Obs.2: Depois descobri que é melhor utilizar um pedaço grande de manta do que os pedacinhos, a não ser que os pequenos vão deixar um acabamento e estrutura melhor:

714.th.jpg

22º - Preparando Resina:

713.th.jpg

23º - Preparando a Resina com Catalisador, o problema que é meio no olhômetro mesmo (Utiliza cerca de 10 gotas pra cada 100ml - Se secar muito rápido, utilize menos da próxima vez):

706.th.jpg

24º - O Bonito (De acordo com o Vini vulgo Wolverine) usando a coisa mais importante.. Máscara!!!

702.th.jpg

25º - Aplicando a Resina na Peça Base:

717.th.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

26º - Aplicando a Manta, e depois Resina de novo por cima (Lembrando: Não deixar bolha de ar!):

704.th.jpg

27º - Caixa vista de cima:

708.th.jpg

28º - Esse é outro brinquedinho que comprei no Submarino (Caro por sinal =/).. Comprei pra da os acabamento e tal. Micro-Retífica:

707.th.jpg

29º - Começando a corta as borda que sobraram (DICA: Eu não me toquei na hora, mais já deixar a caixa no formato agora ajuda pra depois que for passar a massa plástica pra reforçar, pois depois que a massa plástica seca, pra cortar as sobras que passaram da litragem correta é difícil.

718.th.jpg

30º - Começando a cortar:

716.th.jpg

31º - Uma lixada nas bolhas:

709.th.jpg

32º - Bem como iria utilizar aproximadamente 55 cm de duto.. eu tinha que testar como ia coloca ele intero dentro da caixa, aqui estou "tentando" achar uma maneira:

703.th.jpg

33º - "Kit-Chapeador":

710.th.jpg

34º - Preparando a Receitinha Básica pra deixar a caixa resistente... Massa Plástica + Resina + Areia + Brita 0:

705.th.jpg

35º - Aqui depois de misturar bem a Massa + Resina:

719.th.jpg

Continua...

Compartilhar este post

Link para o post

32º - Bem como iria utilizar aproximadamente 55 cm de duto.. eu tinha que testar como ia coloca ele intero dentro da caixa, aqui estou "tentando" achar uma maneira:

703.th.jpg

33º - "Kit-Chapeador":

710.th.jpg

34º - Preparando a Receitinha Básica pra deixar a caixa resistente... Massa Plástica + Resina + Areia + Brita 0:

705.th.jpg

35º - Aqui depois de misturar bem a Massa + Resina:

719.th.jpg

36º - Acrescentando Areia:

146.th.jpg

37º - Acrescentando Brita 0 (zero):

141.th.jpg

38º - Massa Pronta:

135.th.jpg

39º - Passei na parte interna da Base da Caixa (Coloquei e esperei secar pra ela grudar, para então virar a caixa e colocar na parede traseira, pois senão a massa cai):

137.th.jpg

continua...

Compartilhar este post

Link para o post

40º - Na parede da parte de Trás da caixa (O "piso" da caixa já estava seco):

129.th.jpg

41º - Depois da caixa seca comecei a encher os saquinhos plásticos com areia pra verificar +- como ficaria o tamanho da caixa pra dar a litragem certa. Aqui como eu medi... Peguei uma garrafa de Refrigerant de 2,5 litros, cortei a parte de cima pra poder medir aproximado a litragem):

134.th.jpg

42º - Garrafa:

145.th.jpg

43º - Sacos com areia:

130.th.jpg

44º - Aqui aproximadamente a litragem, e como que eu queria que ficasse o subwoofer:

133.th.jpg

45º - Litragem naquele tamanho aproximado (Claro.. deu um pouco a mais por causa do espaço mais é uma idéia de tamanho, e é até preferível ficar um pouco maior pois depois pra diminuir a caixa é só jogar massa dentro até a litragem desejada):

142.th.jpg

46º - Depois de medido, comecei a corta as sobras:

143.th.jpg

47º - Reforçando as laterais da Fibra:

132.th.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

2º Passo - Madeira:

48º - A vítima que comprei (Chapa de MDF 15mm):

138.th.jpg

49º - Marcando o suporte do Anel do Alto-Falante:

147.th.jpg

50º - Desenhado:

136.th.jpg

51º - Cortando:

144.th.jpg

52º - Suporte pronto:

140.th.jpg

53º - Aqui já coloquei os 2 suporte do "Anel Provisório" :P para ver como ficaria o Sub:

139.th.jpg

54º - De Lado:

131.th.jpg

55º - De frente:

54.th.jpg

continua...

Compartilhar este post

Link para o post

56º - Colando a parte de Baixo-Frente da Madeira para depois fixar bem com Massa Plástica:

55.th.jpg

57º - Duto... Tentei fazer meu duto de 4" torto pra caber dentro da caixa, mais não gostei muito, além de que me disseram que iria ficar soprando o duto atrapalhando a qualidade do som:

56.th.jpg

58º - Modelo na Caixa:

57.th.jpg

59º - Idéia geral do Duto:

58.th.jpg

60º - Como ficou o canto interno:

59.th.jpg

61º - Ajeitando o canto:

60.th.jpg

62º - Então pensei em Confeccionar uma Curva, mais também não gostei nada do acabamento:

61zl7.jpg

63º - Então comprei a bendita Curva 45° (Também tem joelho, só que parece que o joelho também sopra pois ele é muito curvo):

62mj4.jpg

continua...

Compartilhar este post

Link para o post

64º - Tirando Medidas do Anel para segurar o Sub (e meu tão sonhado Sub Pioneer TS-W256C):

63ry1.jpg

65º - Medidas (e ao lado minha ajudante):

64mh5.jpg

66º - Cortando mais um Anel pois achei que só um não ficaria resistente o suficiente (15mm). Como colei um sobre o outro fiquei com 30mm:

65qo2.jpg

Pessoal, peço desculpas pois daqui pra frente fiquei apurado e não consegui tirar muitas fotos, portanto alguns passos vou pular.

67º - Mais uma foto dos Equipamentos (Obs 1: Reparem que já colei o Anel, as Estruturas, Duto já estava preso, tudo colado com cola Quente pra segurar e depois Massa Plástica + Areia pra fixar bem.

Obs 2: Não utilizei o butijão de gás... é porque tinha acabado o gás e minha mãe comprou.. heheh):

66jc4.jpg

68º - Passado o Tecido e colado a traseira:

67fo4.jpg

69º - Preparando a resina pra aplicar:

68dl7.jpg

70º - Aplicando...:

69zk7.jpg

Pessoal, novamente peço desculpas pois não consegui tirar as fotos da parte de acabamento e instalação.

Porém não gostei desse acabamento e estarei refazendo, aí eu tiro mais fotos para vocês verem como fazer com a Massa Rápida e Pintura.

71º - Caixa "Pronta" e instalada:

70mi0.jpg

Bem, não foi grandes coisa, mais acredito que ajudou vocês a terem uma noção de como fazer a caixa em fibra de vidro. Qualquer coisa mandem as dúvidas que vou tentar ajudar na medida do possível. Foi difícil, mais a melhor coisa que tem é você ver funcionando e ver que foi você que fez... Para terem uma idéia.. já pintei minha moto também :)

motoin5.jpg

Loucura... hehehe mais é isso aí.. Viva o DIY (DO IT YORSELF - FAÇA VOCÊ MESMO)...

Bem espero que tenha ajudado ae galera.. Qualquer dúvida manda ae..

Abraços,

Criado por Anderson Possamai.

Compartilhar este post

Link para o post

O.OO.OO.O

Tá desde que horas hospedando fotos???... hehe

As fotos não estão abrindo aqui. =/

Mas pelo o que li você fez um ótimo trabalho, parabéns.

Vou ver se consigo visualizar as fotos!

Valeu por contribuir seu conhecimento com o fórum!

Abraço,

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post

iai....

ta de parabens....

oq acho desse sub...?

tava interessado em compra um desse...

posta impresao dele ai....

abraços.....

Compartilhar este post

Link para o post

Dae pessoal.. vlw pelo comentário.. vamos lá..

gabrielninja, bem.. deu mó trabalho, tanto pra construi a caixa como pra hospedar as fotos.. hehehe..

Bem.. realmente não sei pq não ta aparecendendo.. qualquer coisa.. eu hospedei o tutorial em html no rapidshare... qualquer coisa baixa de lá.. Amanhã vou ter que mudar pro Image shack... O problema é ter que enviar de 1 em 1... =////

E sobre o acabamento... eu achei que ficou +-... Vou tentar melhorar.. ae posto mais aqui.. hehehe

Ordinariu, cara... eu achei um ótimo Sub... tem um grave gostoso e aparentemente é um falante forte... Não testei muito ele.. mais pelo pouco que usei... adorei... Particularmente eu recomendo!!

Abraços,

Possamai

Compartilhar este post

Link para o post

Carangolas parabens pela iniciativa, :rever1: , mas vou fazer aklgumas observações. :vts

1º Pelo tamanho da caixa eu imagino que vc tenha as pernas bem pequenas, quando eu dirijo essas pick up's pequenas eu arregaço o banco lá tras e ainda fico com a perna curvada.

2º Dava para fazer a traseira da caixa em mdf, usando toda traseira da gabine, o assoalho faria com fibra e a parte da frente em mdf novamente, o sub eu posicionaria ele no meio entre os bancos. ( tem uma saveiro aqui que é assim vo ver se arrumo umas fotos)

3º Aff MARIA, PELO AMOR DE DEUS num posta fotos suas mais não só se for na seção TERROR :vts

a 3ª obs. É só de onda brincadeira em, mas tem um topico que fala sobre a beleza dos integrantes do forum acho que vc devia procurar por ele!!!! Voce sera exaltado lá [^]

Vou ajudar o pessoal e botar sua foto aqui para não acharem que estou de onda :vts

02xz4.jpg

Ps. REPITO QUE FOI SÓ BRINCADEIRA o pessoal decide o resto!

Compartilhar este post

Link para o post

éim Lucas_Barretos... vlw ae tá.. eu se que não so um Gianechini (acho que é assim)... mais num é pra tanto também.. hehehe.. :rolleyes: Pior que em outro fórum fui apelidado de Wolverine porcausa das "costeleta" hehehe. :(

Mais é isso ae.. vlw pelas dicas..

Na verdade eu fiz a parte de trás em fibra, pra encaixar certo, pq na pick up corsa, ela tem uns detalhe atrás... e fiz desse jeito pra fika diferente mesmo.. quem sabe mais pra frente eu mude!! heehe

Abraços,

Possamai

Compartilhar este post

Link para o post
éim Lucas_Barretos... vlw ae tá.. eu se que não so um Gianechini (acho que é assim)... mais num é pra tanto também.. hehehe.. :rolleyes: Pior que em outro fórum fui apelidado de Wolverine porcausa das "costeleta" hehehe. :(

Mais é isso ae.. vlw pelas dicas..

Na verdade eu fiz a parte de trás em fibra, pra encaixar certo, pq na pick up corsa, ela tem uns detalhe atrás... e fiz desse jeito pra fika diferente mesmo.. quem sabe mais pra frente eu mude!! heehe

Abraços,

Possamai

E esta atrapalhando a dirigibilidade não mano? Por que num botou a caixa atras do coitado do passageiro :vts

Pode cre que STILE ficou sim!!! bem original []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal... reupado as fotos e o vídeo.. heheh..

e Lucas... tenho pra mim não mudou muito a dirigibilidade.. ainda consigo andar trankilo!! heheh..

Abraços,

Possamai

Compartilhar este post

Link para o post

Muito legal esse tutorial,parece ter ficado muito forte a caixa, Parabéns!!

me insteressei em outras coisinhas tbm, onde vc encontrou essas ferramentas no PY? explica +ou- que me interesso em comprar esse tipo de coisa por lah

abraço

Compartilhar este post

Link para o post
Muito legal esse tutorial,parece ter ficado muito forte a caixa, Parabéns!!

me insteressei em outras coisinhas tbm, onde vc encontrou essas ferramentas no PY? explica +ou- que me interesso em comprar esse tipo de coisa por lah

abraço

Então kra... de cabeça eu não lembro o nome.. mais tem uma rua la que tem de monte essas loja.. (Acho que é Pro Tools)... tipo.. tem tudo quanto é tipo de ferramenta.. bem massa.. só que é aquela coisa, marca diabo..

Eu comprei um soprador térmico e uma serra tico-tico.. os 2 deu se eu não me engano 98 reais.. o-o-

Abraços,

Possamai

Compartilhar este post

Link para o post

Puts, nem acho que tu deves pensar "não ficou legal" pois dá um trampo IMENSO fazer isto..

Parabéns! Ficou r0x!

Compartilhar este post

Link para o post

Alguns podem olhar e achar que tem que ser doido para encarar uma trabalheira dessas... mas não há recompensa melhor que você chegar e dizer que foi você mesmo quem fez!

Fora isso, você faz o negócio do jeitinho que você quer e não tem que ficar argumentando com "estaladores", que sempre insistem em fazer de outro jeito, pois é sempre melhor (segundo eles).

Parabens pela iniciativa irmão. [-]

É muito bom ver que, apesar de ser bem trabalhoso, é possível você fazer com suas próprias mãos. []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Vlw pessoal pelos comentários.. e realmente... o melhor é você ver pronto e dizer.. "éééé... fui eu que fiz.." heehehe...

Vlw pela força... e qualquer coisa estamos ae..

Abraços,

possamai

Compartilhar este post

Link para o post

rapaz. ... quanto tempo, naum tinha passado depois que arruma as fotos.. fio fileh hein!! parabéns!!

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...