Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
TatuiH

Misturar subs

Recommended Posts

Opa, num sei se minha pergunta eh meio doida, mas é possivel misturar subs como por ex. 1 E2K + 1 wpu. :blink:

O intuito é suprir a deficiancia de ambos. Como o E2K (dizem) bate fraquinho pra fora o wpu entraria em cena na hr de abrir a mala, e o E2K seria mais usado pra o som interior (nao sei se wpu bate fraco pra dentro).

Fica legal isso? :huh:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Opa, num sei se minha pergunta eh meio doida, mas é possivel misturar subs como por ex. 1 E2K + 1 wpu. :blink:

O intuito é suprir a deficiancia de ambos. Como o E2K (dizem) bate fraquinho pra fora o wpu entraria em cena na hr de abrir a mala, e o E2K seria mais usado pra o som interior (nao sei se wpu bate fraco pra dentro).

Fica legal isso? :huh:

só nao pode por na mesma caixa, pq subs com TS diferentes nao podem ir na mesma caixa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Opa, num sei se minha pergunta eh meio doida, mas é possivel misturar subs como por ex. 1 E2K + 1 wpu. :blink:

O intuito é suprir a deficiancia de ambos. Como o E2K (dizem) bate fraquinho pra fora o wpu entraria em cena na hr de abrir a mala, e o E2K seria mais usado pra o som interior (nao sei se wpu bate fraco pra dentro).

Fica legal isso? :huh:

Boa pergunta nunca tinha pensado nisso.Espero q alguem posso responder isso. :+1

 

valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito q seria mais interessante fazer uma caixa com 2 camaras independentes e cada adequada a cada sub. A idéia não seria usar os 2 sumultaneamente mas sim adptar uma chave para usas o E2K com mala fechada e o WPU quando fosse abrir a mala. Assim vc evitaria cancelamentos ou grave emblando e poderia usar um unico amp para os 2. Teria apenas q ver o esquema dos cortes...mas dependendo vc poderia resolver isso pelo player....

 

O que vcs acham dessa idéia ? ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Acredito q seria mais interessante fazer uma caixa com 2 camaras independentes e cada adequada a cada sub. A idéia não seria usar os 2 sumultaneamente mas sim adptar uma chave para usas o E2K com mala fechada e o WPU quando fosse abrir a mala. Assim vc evitaria cancelamentos ou grave emblando e poderia usar um unico amp para os 2. Teria apenas q ver o esquema dos cortes...mas dependendo vc poderia resolver isso pelo player....

 

O que vcs acham dessa idéia ? ;)

a ideia era mais ou menos essa. cada sub na sua caixa.

Mas os dois funcionando juntos, senao seria meio que desperdicio colocar o sub pra forta, ate porque (acho eu) que usa-se muito mais o som interno do que externo.

Dessa forma ocorreria um cancelamento dos graves? ou graves embaralhados? :blink:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Acredito q seria mais interessante fazer uma caixa com 2 camaras independentes e cada adequada a cada sub. A idéia não seria usar os 2 sumultaneamente mas sim adptar uma chave para usas o E2K com mala fechada e o WPU quando fosse abrir a mala. Assim vc evitaria cancelamentos ou grave emblando e poderia usar um unico amp para os 2. Teria apenas q ver o esquema dos cortes...mas dependendo vc poderia resolver isso pelo player....

 

O que vcs acham dessa idéia ? ;)

Nesse caso com tudo separado não tem erro né... só acertar potência impedância com o amp, cortes, caixas bem feitas e blzz

 

Tem gente que vai pra campeonatinho com mais de um sistema, e fica trocando, daí compete com 1 sub, com 2, com 10", com 12", heheheh

 

cada coisa!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa pergunta!

eu to com um JBL GT122 e não consigo achar outro em bom estado como o meu para fazer par, sera que outro sub ficaria bem com ele??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

posso colocar um bicho papao de 15 numa caixa e noutra caixa um street bass de 15 e ligar os dois ao mesmo tempo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou pensando em fazer algum assim tambem, estou sentindo falta de umas batidas mais secas, vou tirar um nitro e colocar um woofer pra ver como fica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu achu que naum pode naum.... eu já vi isso acontecer, mas era num sistema gambiarra...... um dos subs (+ potente) acaba naum respondendo tudo que pode.. pois vc poderá queimar o sub mais fraco ao tentar atingir a potência do mais forte!!

 

sei lá..... dependendo do que eu teria em mãos eu ligaria!só para testar...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se vc usar chave liga desliga e subs em cameras separadas, td bem,

se for p/ usar ambos ligados, o ideal seria vc utilizar um crossover p/ fazer os cortes, mas acho que nao fica legal nao. além das respostas diferentes, tem sensibilidade bem diferente e teria de ter muito controle nas regulajens de ganho pra acertar tudo isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Opa, num sei se minha pergunta eh meio doida, mas é possivel misturar subs como por ex. 1 E2K + 1 wpu.  :blink:

O intuito é suprir a deficiancia de ambos. Como o E2K (dizem) bate fraquinho pra fora o wpu entraria em cena na hr de abrir a mala, e o E2K seria mais usado pra o som interior (nao sei se wpu bate fraco pra dentro).

Fica legal isso?  :huh:

Dá pra fazer sim, dá um pouco de trabalho... :banghead

 

Primeiro são dois falantes com funções diferente os WPU são woofers (e não sub woofers como a maioria pensa) e não trabalham direito abaixo de 50 Hz (pelo menos os de 12 e 15, os de 18 - 45Hz)... Portanto fariamos uma caixa de 30 á 60 Hz pro E2K e uma caixa de 50-60 á 200-300 Hz pros WPU. Entretanto o WPU é bem mais sensível que o E2K, portanto temos que ter amplificações diferentes para equalizar o SPL, não vamos aproveitar tudo que o WPU pode dar de pressão caso contrario cobriria o E2K.

Com uma caixa para essas frequências mais altas, o ganho de caixa dos WPU seria maior que do E2K também. Teriamos que ajustar o atraso de grupo das duas caixas para que não houvesse cancelamento de fase, talvez não consigamos trabalhar a resposta de frequência desejada por esse motivo. Perdemos o acoplamento mútuo que nos dá +3 dB em caso de falantes iguais tocando na mesma faixa de frequência.

 

Mas seria algo assim:

 

E2K Export 12 D2 com bobinas em série

52 L com 1 duto de 4 polegadas por 37 cm

 

WPU 1207 Quatro

40L com 1 duto de 4 polegadas por 20,5 cm

 

Potencia a aplicar

 

E2K export = 87+(10log700)+3(caixa)=118,45 dB

WPU 1207 Quatro = 94+(10logX)-1 (caixa)=118,45 dB X=350 WRMS

 

Ou seja precisariamos aplicar 700 WRMS em 4 ohms no E2K e 350 WRMS em 4 ohms no WPU1207 quatro.

 

Antes que os maniacos de plantão falem alguma coisa, o WPU pode render muito mais que isso, mas como precisamos "casa-lo" com o E2K a caixa até atenua ao invez de dar ganho ao conjunto, pois precisamos regular o atraso de grupo.

 

[]

 

Sandro

Editado por sepacheco

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Boa pergunta!

eu to com um JBL GT122 e não consigo achar outro em bom estado como o meu para fazer par, sera que outro sub ficaria bem com ele??

Como fico o som do teu sub? Ta te agradando?

Eu tenho o 122D mas ainda não fiz a caixa dele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Opa, num sei se minha pergunta eh meio doida, mas é possivel misturar subs como por ex. 1 E2K + 1 wpu. :blink:

O intuito é suprir a deficiancia de ambos. Como o E2K (dizem) bate fraquinho pra fora o wpu entraria em cena na hr de abrir a mala, e o E2K seria mais usado pra o som interior (nao sei se wpu bate fraco pra dentro).

Fica legal isso? :huh:

vc misturando os subs ate pode mas vai ficar um nojo seu som e vao dar risada de vcs se mostrar pra alguem , nao estou zuando nao fica um lixo, tenta usar da mesma marca e modelo ok

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
up

eu tenho o gt122, gosto bastante do sub, grave nem pancada nem macio, não da muito subgrave, mas por ser muito sensivel, toca muito alto.

 

o meu ta numa bandpass

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sepacheco

 

"Teriamos que ajustar o atraso de grupo das duas caixas para que não houvesse cancelamento de fase, talvez não consigamos trabalhar a resposta de frequência desejada por esse motivo. Perdemos o acoplamento mútuo que nos dá +3 dB em caso de falantes iguais tocando na mesma faixa de frequência. "

 

Manu.. intaum quer dizer, que dois sub iguais tocando na mesma câmara tem um rendimento superior?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
sepacheco

 

"Teriamos que ajustar o atraso de grupo das duas caixas para que não houvesse cancelamento de fase, talvez não consigamos trabalhar a resposta de frequência desejada por esse motivo. Perdemos o acoplamento mútuo que nos dá +3 dB em caso de falantes iguais tocando na mesma faixa de frequência. "

 

Manu.. intaum quer dizer, que dois sub iguais tocando na mesma câmara tem um rendimento superior?

Com certeza !!!

Tem atraso de grupo idêntico, mesma curva de resposta (teorica) temos ganho por acomplameto mútuo frontal e ser for uma caixa bass reflex única por acoplamento mutuo traseiro..

Entretanto ficamos limitado ao que o falante pode fazer, não adianta queres extender a resposta ou dar mais ganho que o falante consegue...

 

 

A Ideia de usar falantes diferente é muito válida, mas requer um projeto bem eleborado de posicionamento e de intersecção de respostas para funcionar direito.

Pegar dois falantes diferentes e colocar na mesma caixas... :hug

Pegar dois falantes diferentes em caixas que não foram cauculadas pra trabalhar junto ... :hug

 

Agora com um bom projeto... :rolleyes: afinal os PAs estão ai pra provar que é possível !!!

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...